Comentário Bíblico
Adventista
Até que se achou iniquidade - (cba)
Ezequiel 28:15
O pecado levou à expulsão de Satanás do Céu (ver PP, 33-43; GC, 492-504).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Esta História uma Salvaguarda Perpétua
Ezequiel 28:1-26
O primeiro pecador foi aquele a quem Deus havia exaltado grandemente. Ele é representado sob a figura do príncipe de Tiro florescendo em poder e magnificência. Pouco a pouco Satanás veio a satisfazer o desejo de exaltação própria. A Escritura diz: “Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor”. “Tu disseste no teu coração: ... Eu exaltarei o meu trono acima das estrelas de Deus; ... serei como o Altíssimo”. Embora toda a sua glória fosse de Deus, esse poderoso anjo passou a considerá-la como pertencente a si mesmo. Não contente com sua posição, embora honrado acima das hostes celestiais, ele se aventurou a cobiçar a homenagem devida somente ao Criador. Em vez de procurar tornar Deus supremo nas afeições e fidelidade de todos os seres criados, era seu esforço garantir o serviço e a lealdade deles para si mesmo. E cobiçando a glória com que o Pai infinito investiu Seu Filho, este príncipe dos anjos aspirou ao poder que era prerrogativa somente de Cristo.
Até o fim da controvérsia no céu, o grande usurpador continuou a justificar-se. Quando foi anunciado que com todos os seus simpatizantes ele deveria ser expulso das moradas da bem-aventurança, então o líder rebelde confessou corajosamente seu desprezo pela lei do Criador. Ele denunciou os estatutos divinos como uma restrição de sua liberdade, e declarou que era seu propósito assegurar a abolição da lei. De comum acordo, Satanás e seu exército lançaram a culpa de sua rebelião inteiramente sobre Cristo, declarando que, se não tivessem sido repreendidos, nunca teriam se rebelado.
A rebelião de Satanás deveria ser uma lição para o universo por todas as eras vindouras, um testemunho perpétuo da natureza e dos terríveis resultados do pecado. A operação do governo de Satanás, seus efeitos tanto sobre os homens como sobre os anjos, mostrariam o que deve ser o fruto de pôr de lado a autoridade divina. Isso testemunharia que com a existência do governo de Deus e Sua lei está ligado o bem-estar de todas as criaturas que Ele fez. Assim, a história desse terrível experimento de rebelião deveria ser uma salvaguarda perpétua para todas as inteligências santas, para evitar que fossem enganadas quanto à natureza da transgressão, para salvá-las de cometer pecado e sofrer seu castigo.
A qualquer momento Deus pode retirar do impenitente os sinais de Sua maravilhosa misericórdia e amor. Oh, que as agências humanas possam considerar qual será o resultado seguro de sua ingratidão para com Ele e de sua desconsideração do infinito Dom de Cristo ao nosso mundo! Se continuarem a amar a transgressão mais do que a obediência, as presentes bênçãos e a grande misericórdia de Deus que agora desfrutam, mas não apreciam, finalmente se tornarão a ocasião de sua ruína eterna. Quando for tarde demais para eles verem e entenderem o que desprezaram como nada, eles saberão o que significa estar sem Deus, sem esperança. Então eles perceberão o que perderam ao escolher serem desleais a Deus e permanecerem em rebelião aos Seus mandamentos ( Manuscrito 125, 1907 ).
Um Movimento Geral Representado
Ezequiel 28:1-26
Peço ao nosso povo que estude o capítulo vinte e oito de Ezequiel. A representação aqui feita, embora se refira principalmente a Lúcifer, o anjo caído, tem ainda um significado mais amplo. Não é descrito um ser, mas um movimento geral, e um que testemunharemos. Um estudo fiel deste capítulo deve levar aqueles que estão buscando a verdade a andar em toda a luz que Deus deu ao Seu povo, para que não sejam enganados pelos enganos destes últimos dias ( Testemunhos Especiais, Série B, No. 17a, página 30 ).
Por que Deus não podia fazer mais
Ezequiel 28:12-15
Ver Isaías 14:12-14. Satanás, o chefe dos anjos caídos, já teve uma posição enaltecida no céu. Ele foi o próximo em honra a Cristo. O conhecimento que ele, bem como os anjos que caíram com ele, tinham do caráter de Deus, de Sua bondade, Sua misericórdia, sabedoria e excelente glória, tornou sua culpa imperdoável.
Não havia esperança possível para a redenção daqueles que testemunharam e desfrutaram da inexprimível glória do céu, e viram a terrível majestade de Deus e, na presença de toda essa glória, se rebelaram contra Ele. Não houve novas e maravilhosas exibições do exaltado poder de Deus que pudessem impressioná-los tão profundamente quanto as que já haviam experimentado. Se eles pudessem se rebelar na própria presença de uma glória inexprimível, não poderiam ser colocados em condição mais favorável para serem provados. Não havia força de reserva de poder, nem havia maiores alturas e profundidades de glória infinita para dominar suas dúvidas ciumentas e murmuração rebelde ( Redenção; ou a tentação de Cristo no deserto, 18, 19 ).
A atuação corrupta de Satanás
Ezequiel 28:15-19
Ver Isaías 14:12-15; Apocalipse 12:7-9. Há uma grande rebelião no universo terrestre. Não existe um grande líder dessa rebelião? Não é Satanás a vida e a alma de toda espécie de rebelião que ele mesmo instigou? Ele não é o primeiro grande apóstata de Deus? Existe uma rebelião. Lúcifer se revoltou de sua lealdade e faz guerra ao governo divino. Cristo é designado para acabar com a rebelião. Ele faz deste mundo Seu campo de batalha. Ele está à frente da família humana. Ele reveste Sua divindade com a humanidade e Ele passa sobre o terreno onde Adão caiu e suporta todos os assaltos das tentações de Satanás, mas Ele não cede em uma única instância.
- 12 Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! como foste lançado por terra tu que prostravas as nações! 13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; 14 subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. 15 Contudo levado serás ao Seol, ao mais profundo do abismo. Isaías 14:12-15 7 Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, 8 mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu. 9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele. Apocalipse 12:7-9
A salvação de um mundo está em jogo. Ele resistiu ao arquienganador. Em favor do homem, Ele deve vencer como homem, e da mesma maneira o homem deve vencer “está escrito”. Suas próprias palavras sob o disfarce da humanidade seriam mal julgadas, mal interpretadas, falsificadas. Suas próprias palavras ditas como o divino Filho de Deus não podiam ser falsificadas.
Será no último grande dia quando cada caso recebe como suas obras foram; será a condenação final e eterna do diabo e de todos os seus simpatizantes e de todos os que serviram sob sua jurisdição e se identificaram com ele. Ele terá um motivo para designar para sua rebelião? Quando o Juiz de todo o mundo exige: Por que fizeste assim? que razão ele pode atribuir, que causa ele pode pleitear? Tenha em mente que toda língua está em silêncio, toda boca que esteve tão pronta para falar mal, tão pronta para acusar, tão pronta para proferir palavras de recriminação e falsidade é interrompida, e todo o mundo de rebelião fica sem palavras diante de Deus; suas línguas se apegam ao céu da boca. O lugar onde o pecado entrou pode ser especificado.
“Tu eras perfeito nos teus caminhos... até que se achou iniqüidade em ti.” “Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor.” Tudo isso foi dom de Deus. Deus não era responsável por isso – tornando o querubim da cobertura belo, nobre e bom. “Com a multidão das tuas mercadorias encheram de violência o meio de ti, e pecaste; ... Neste lugar, o “tráfico” é o emblema da administração corrupta. Denota a introdução do egoísmo em ofícios espirituais. Nada no serviço espiritual é aceitável a Deus, exceto os propósitos e obras que são para o bem do universo. Fazer o bem aos outros redundará para a glória de Deus.
Os princípios da operação de Satanás no céu são os mesmos princípios pelos quais ele trabalha por meio de agentes humanos neste mundo. É por meio desses princípios corruptores que cada império terreno e as igrejas têm sido cada vez mais corrompidos. É pela aplicação desses princípios que Satanás engana e corrompe o mundo inteiro desde o princípio até o fim. Ele continua esse mesmo trabalho de política, originalmente iniciado no universo celestial. Ele está energizando o mundo inteiro com sua violência com a qual corrompeu o mundo nos dias de Noé ( Carta 156, 1897 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Ezequiel 28:1-19
Etbaal ou Itobal era o príncipe ou rei de Tiro; e havendo se enaltecido com orgulho excessivo, reivindicou honras divinas. o orgulho é o pecado peculiar de nossa natureza caída. Nenhuma sabedoria pode conduzir à felicidade neste mundo ou no vindouro, salvo aquela que o Senhor nos dá, o altivo príncipe de Tiro pensou que era capaz de proteger o seu povo por seu próprio poder, e considerou-se igual aos habitantes do céu. Se fosse possível habitar no jardim do Éden, ou até mesmo entrar no céu, nenhuma felicidade sólida poderia ser desfrutada sem uma mente humilde, santa e espiritual. Todo orgulho espiritual é especialmente diabólico. Aqueles que o permitem devem ter a expectativa de perecer.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 763

Patriarcas e Profetas, Pág. 35

O Grande Conflito, Pág. 494

Conselhos aos Professores, Pág. 26

Cristo Triunfante, Pág. 4

Jesus Meu Modelo, Pág. 53
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 3 com efeito és mais sábio que Daniel; não há segredo algum que se possa esconder de ti. 4 Pela tua sabedoria e pelo teu entendimento alcançaste para ti riquezas, e adquiriste ouro e prata nos teus tesouros. 5 Pela tua grande sabedoria no comércio aumentaste as tuas riquezas, e por causa das tuas riquezas eleva-se o teu coração; 6 portanto, assim diz o Senhor Deus: Pois que consideras o teu coração como se fora o coração de um deus, 12 Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-te: Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Ezequiel 28:3-6,12 3 e dize a Tiro, que habita na entrada do mar, e negocia com os povos em muitas ilhas: Assim diz o Senhor Deus: Ó Tiro, tu dizes: Eu sou perfeita em formosura. 4 No coração dos mares estão os teus termos; os que te edificaram aperfeiçoaram a tua formosura. Ezequiel 27:3,4 17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem. 18 Pela multidão das tuas iniqüidades, na injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra, à vista de todos os que te contemplavam. Ezequiel 28:17,18 26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. 27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 31 E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto. Gênesis 1:26,27,31 5 Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente. 6 Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração Gênesis 6:5,6 34 A justiça exalta as nações; mas o pecado é o opróbrio dos povos. Provérbios 14:34 29 Eis que isto tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas os homens buscaram muitos artifícios. Eclesiastes 7:29 12 Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! como foste lançado por terra tu que prostravas as nações! Isaías 14:12 16 Caiu a coroa da nossa cabeça; ai de nós. porque pecamos. Lamentações 5:16 9 E outrora eu vivia sem a lei; mas assim que veio o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri; Romanos 7:9 4 Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo; 2 Pedro 2:4
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 763

Patriarcas e Profetas, Pág. 35

O Grande Conflito, Pág. 494

Conselhos aos Professores, Pág. 26

Cristo Triunfante, Pág. 4

Jesus Meu Modelo, Pág. 53