Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Esta História uma Salvaguarda Perpétua
Ezequiel 28:1-26
O primeiro pecador foi aquele a quem Deus havia exaltado grandemente. Ele é representado sob a figura do príncipe de Tiro florescendo em poder e magnificência. Pouco a pouco Satanás veio a satisfazer o desejo de exaltação própria. A Escritura diz: “Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor”. “Tu disseste no teu coração: ... Eu exaltarei o meu trono acima das estrelas de Deus; ... serei como o Altíssimo”. Embora toda a sua glória fosse de Deus, esse poderoso anjo passou a considerá-la como pertencente a si mesmo. Não contente com sua posição, embora honrado acima das hostes celestiais, ele se aventurou a cobiçar a homenagem devida somente ao Criador. Em vez de procurar tornar Deus supremo nas afeições e fidelidade de todos os seres criados, era seu esforço garantir o serviço e a lealdade deles para si mesmo. E cobiçando a glória com que o Pai infinito investiu Seu Filho, este príncipe dos anjos aspirou ao poder que era prerrogativa somente de Cristo.
Até o fim da controvérsia no céu, o grande usurpador continuou a justificar-se. Quando foi anunciado que com todos os seus simpatizantes ele deveria ser expulso das moradas da bem-aventurança, então o líder rebelde confessou corajosamente seu desprezo pela lei do Criador. Ele denunciou os estatutos divinos como uma restrição de sua liberdade, e declarou que era seu propósito assegurar a abolição da lei. De comum acordo, Satanás e seu exército lançaram a culpa de sua rebelião inteiramente sobre Cristo, declarando que, se não tivessem sido repreendidos, nunca teriam se rebelado.
A rebelião de Satanás deveria ser uma lição para o universo por todas as eras vindouras, um testemunho perpétuo da natureza e dos terríveis resultados do pecado. A operação do governo de Satanás, seus efeitos tanto sobre os homens como sobre os anjos, mostrariam o que deve ser o fruto de pôr de lado a autoridade divina. Isso testemunharia que com a existência do governo de Deus e Sua lei está ligado o bem-estar de todas as criaturas que Ele fez. Assim, a história desse terrível experimento de rebelião deveria ser uma salvaguarda perpétua para todas as inteligências santas, para evitar que fossem enganadas quanto à natureza da transgressão, para salvá-las de cometer pecado e sofrer seu castigo.
A qualquer momento Deus pode retirar do impenitente os sinais de Sua maravilhosa misericórdia e amor. Oh, que as agências humanas possam considerar qual será o resultado seguro de sua ingratidão para com Ele e de sua desconsideração do infinito Dom de Cristo ao nosso mundo! Se continuarem a amar a transgressão mais do que a obediência, as presentes bênçãos e a grande misericórdia de Deus que agora desfrutam, mas não apreciam, finalmente se tornarão a ocasião de sua ruína eterna. Quando for tarde demais para eles verem e entenderem o que desprezaram como nada, eles saberão o que significa estar sem Deus, sem esperança. Então eles perceberão o que perderam ao escolher serem desleais a Deus e permanecerem em rebelião aos Seus mandamentos ( Manuscrito 125, 1907 ).
Um Movimento Geral Representado
Ezequiel 28:1-26
Peço ao nosso povo que estude o capítulo vinte e oito de Ezequiel. A representação aqui feita, embora se refira principalmente a Lúcifer, o anjo caído, tem ainda um significado mais amplo. Não é descrito um ser, mas um movimento geral, e um que testemunharemos. Um estudo fiel deste capítulo deve levar aqueles que estão buscando a verdade a andar em toda a luz que Deus deu ao Seu povo, para que não sejam enganados pelos enganos destes últimos dias ( Testemunhos Especiais, Série B, No. 17a, página 30 ).
Em breve será cumprido
Ezequiel 28:2,6,7,8,9,10
Ver 2 Tessalonicenses 2:7,8. O tempo está se aproximando rapidamente quando esta escritura será cumprida. O mundo e as igrejas professamente protestantes estão em nossos dias tomando partido do homem do pecado. ... A grande questão que está por vir será no sábado do sétimo dia ( The Review and Herald, 19 de abril de 1898 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Ezequiel 28:1-19
Etbaal ou Itobal era o príncipe ou rei de Tiro; e havendo se enaltecido com orgulho excessivo, reivindicou honras divinas. o orgulho é o pecado peculiar de nossa natureza caída. Nenhuma sabedoria pode conduzir à felicidade neste mundo ou no vindouro, salvo aquela que o Senhor nos dá, o altivo príncipe de Tiro pensou que era capaz de proteger o seu povo por seu próprio poder, e considerou-se igual aos habitantes do céu. Se fosse possível habitar no jardim do Éden, ou até mesmo entrar no céu, nenhuma felicidade sólida poderia ser desfrutada sem uma mente humilde, santa e espiritual. Todo orgulho espiritual é especialmente diabólico. Aqueles que o permitem devem ter a expectativa de perecer.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 763

O Grande Conflito, Pág. 672

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 352
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 2 Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o Senhor Deus: Visto como se elevou o teu coração, e disseste: Eu sou um deus, na cadeira dos deuses me assento, no meio dos mares; todavia tu és homem, e não deus, embora consideres o teu coração como se fora o coração de um deus. Ezequiel 28:2 17 Tu ainda te exaltas contra o meu povo, não o deixando ir? Êxodo 9:17 4 Ele é sábio de coração e poderoso em forças; quem se endureceu contra ele, e ficou seguro? Jó 9:4 9 Ou tens braço como Deus; ou podes trovejar com uma voz como a dele? 10 Orna-te, pois, de excelência e dignidade, e veste-te de glória e de esplendor. 11 Derrama as inundações da tua ira, e atenta para todo soberbo, e abate-o. 12 Olha para todo soberbo, e humilha-o, e calca aos pés os ímpios onde estão. Jó 40:9-12 22 Ou provocaremos a zelos o Senhor? Somos, porventura, mais fortes do que ele? 1 Coríntios 10:22 4 aquele que se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, de sorte que se assenta no santuário de Deus, apresentando-se como Deus. 2 Tessalonicenses 2:4 11 Pois o sol se levanta em seu ardor e faz secar a erva; a sua flor cai e a beleza do seu aspecto perece; assim murchará também o rico em seus caminhos. Tiago 1:11