Comentário Bíblico
Adventista
Chamou Deus à luz Dia - (cba)
Gênesis 1:5
Nomes são dados à luz e às trevas. Dar nome era um importante ato na Antiguidade. Os nomes tinham significado e eram cuidadosamente escolhidos. Deus, mais tarde, comissionou Adão a dar nomes aos animais. Ele algumas vezes mudou o nome de Seus servos para fazer com que o nome estivesse de acordo com a experiência de vida ou o caráter da pessoa. Também instruiu os pais terrenos de Seu Filho quanto ao nome que deviam dar ao Salvador. Na semana da criação, Deus deu nomes até a coisas inanimadas que são produto de Seu poder criador.
Houve tarde e manhã, o primeiro dia - (cba)
Gênesis 1:5
Literalmente, "foi tarde, foi manhã, dia um". Assim se encerra a misteriosa descrição do momentoso dia que foi o primeiro da semana da criação. Já foram dadas muitas explicações diferentes para esta declaração. Ela indica claramente a duração de cada uma das sete etapas da semana da criação e é repetida mais cinco vezes neste capítulo (Gênesis 1:8,13,19,23,31). Alguns já cogitaram que cada ato criador durou uma noite, do entardecer até a manhã; e outros, que cada dia começava com a manhã, embora o relato inspirado diga claramente que a tarde precedia a manhã.
Muitos eruditos têm interpretado essa expressão como um longo e indefinido período de tempo, crendo que algumas das atividades divinas dos dias seguintes, como a criação das plantas e dos animais, não poderiam ter sido realizadas dentro de um dia literal. Eles pensam ter uma justificativa para essa interpretação nas palavras de Pedro: "para o Senhor, um dia é como mil anos" (2 Pedro 3:8). Que esse texto não pode ser usado para se averiguar a extensão dos dias da criação fica óbvio, quando se lê o restante do verso: "e mil anos, como um dia". O contexto das palavras de Pedro deixa claro que ele enfatiza a independência de Deus em relação ao tempo. O Criador pode fazer em um dia a obra de mil anos, e um período de mil anos, que é um longo tempo para os que esperam que os juízos de Deus se cumpram, pode ser considerado por Ele como apenas um dia. O Salmos 90:4 transmite a mesma ideia.
- 8 Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. 2 Pedro 3:8 4 Porque mil anos aos teus olhos são como o dia de ontem que passou, e como uma vigília da noite. Salmos 90:4
A declaração literal: "Foi tarde [com as horas sucessivas da noite], e foi manhã [com as horas sucessivas do dia], dia um" é claramente a descrição de um dia astronômico, isto é, um dia com a duração de 24 horas. É o equivalente da composição hebraica de época posterior encontrada em Daniel 8:14 "tarde-manhã", que a KJV traduz como "dias" (significando aqui dias proféticos), e também da palavra grega empregada por Paulo, 'nuchthemeron', traduzida como "uma noite e um dia" (2 Coríntios 11:25). Assim, os hebreus, que nunca tiveram dúvidas quanto ao significado dessa expressão, começavam o dia com o pôr do sol e o terminavam com o pôr do sol seguinte (Levítico 23:32; Deuteronômio 16:6). Além disso, a linguagem do quarto mandamento não deixa dúvidas quanto ao fato de a tarde e a manhã do relato da criação serem as etapas que compõem um dia na Terra. O mandamento, reportando-se em palavras inequívocas à semana da criação, declara: "Porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou" (Êxodo 20:11).
- 14 Ele me respondeu: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; então o santuário será purificado. Daniel 8:14 25 Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; 2 Coríntios 11:25 32 Sábado de descanso vos será, e afligireis as vossas almas; desde a tardinha do dia nono do mês até a outra tarde, guardareis o vosso sábado. Levítico 23:32 6 mas no lugar que o Senhor teu Deus escolher para ali fazer habitar o seu nome; ali sacrificarás a páscoa à tarde, ao pôr do sol, ao tempo determinado da tua saída do Egito. Deuteronômio 16:6 11 Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou. Êxodo 20:11
A tenacidade com que muitos comentaristas se apegam à ideia de que os dias da criação foram longos períodos de tempo, e mesmo milhares de anos, em grande parte encontra explicação no fato de que eles tentam fazer com que o relato da criação se harmonize com a teoria da evolução. Geólogos e biólogos têm ensinado as pessoas a crerem que a história primitiva da Terra abrange milhões de anos, nos quais as formações geológicas foram vagarosamente tomando forma e as espécies vivas, evoluindo. Ao longo de suas páginas, a Bíblia contradiz a teoria da evolução. A crença numa criação divina e instantânea como resultado de palavras pronunciadas por Deus se encontra em completa oposição à teoria defendida pela maioria dos cientistas e por muitos teólogos modernos, de que o mundo, com tudo o que há nele, veio à existência por meio de um vagaroso processo de evolução que durou eras incalculáveis.
Outra razão pela qual muitos comentaristas declaram que os di as da criação foram longos períodos de tempo é a rejeição do sábado. Um famoso comentário assim expressa essa ideia: "A duração do sétimo dia necessariamente determina a extensão dos outros seis. [ ... ] O repouso sabático de Deus é compreendido pelos melhores intérpretes da Escritura como tendo se estendido do final da criação até este momento; portanto, a consistência exige que os seis dias anteriores sejam considerados, não como tendo duração curta, mas indefinida" (Pulpit Commentary). Esse tipo de raciocínio é circular. Devido ao fato de o sábado do sétimo dia, tão claramente definido nas Sagradas Escrituras como um dia de descanso que se repete semanalmente, ser rejeitado como tal, declara-se que o sétimo dia da semana da criação dura até o presente . Com base nessa explicação não bíblica, a duração de todos os outros dias da criação também é expandida. A coerente interpretação da Bíblia não concorda com esse tipo de raciocínio. As Escrituras falam claramente de sete dias de criação (Êxodo 20:11), e não de períodos de duração indefinida . Portanto, somos compelidos a declarar enfaticamente que o primeiro dia da criação, indicado pela expressão hebraica "foi tarde, foi manhã, dia um", consistiu de um dia de 24 horas.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Chamou
Gênesis 1:5
A ação de nomear dá prova da soberania divina. Nas Escrituras, o nome indica existência, expectativas e planejamento.
Dia
Gênesis 1:5
Os dias da criação são divididos em "tardes" e "manhãs", sugerindo a existência de um dia normal (de uma semana). Quando o substantivo "dia" ocorre junto a um numeral no AT, em geral se refere a um dia literal de 24 horas. A interação entre luz, vegetação e animais exige um período curto. O mandamento do sábado, em Êxodo 20:11, é um memorial da semana da criação e especifica um dia literal.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 1:3-5
Disse Deus: Haja luz; Ele a quis, e imediatamente houve luz. Que poder existe na Palavra de Deus! Na nova criação, a primeira coisa que é levada à alma é a luz: o Espírito Santo opera na vontade e nos afetos iluminando o entendimento. Aqueles que por causa do pecado estavam em trevas, pela graça encontraram luz no Senhor. As trevas estariam sempre sobre o homem caído se o Filho de Deus não tivesse vindo para dar-nos o entendimento, conforme registra 1 João 5:20. Deus aprovou a luz que Ele mesmo desejou. Deus separou a luz das trevas, pois que comunhão tem a luz com as trevas? No céu há perfeita luz e nenhuma escuridão; no inferno, a escuridão é absoluta e não há sequer um raio de luz, o dia e a noite pertencem ao Senhor; utilizemos então ambos para a sua honra, cada dia no trabalho para Ele, descansando nEle a cada noite e meditando diariamente em sua lei.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 22 Enquanto a terra durar, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite. Gênesis 8:22 2 Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Salmos 19:2 16 Teu é o dia e tua é a noite: tu preparaste a luz e o sol. Salmos 74:16 20 Fazes as trevas, e vem a noite, na qual saem todos os animais da selva. Salmos 104:20 7 Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas. Isaías 45:7 20 Assim diz o Senhor: se puderdes invalidar o meu pacto com o dia, e o meu pacto com a noite, de tal modo que não haja dia e noite a seu tempo, Jeremias 33:20 13 a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será reveldada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um. 1 Coríntios 3:13 13 Mas todas estas coisas, sendo condenadas, se manifestam pela luz, pois tudo o que se manifesta é luz. Efésios 5:13 5 porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas; 1 Tessalonicenses 5:5 8 Chamou Deus ao firmamento céu. E foi a tarde e a manhã, o dia segundo. 13 E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro. 19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto. 23 E foi a tarde e a manhã, o dia quinto. 31 E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto. Gênesis 1:8,13,19,23,31 8 Os que habitam os confins da terra são tomados de medo à vista dos teus sinais; tu fazes exultar de júbilo as saídas da manhã e da tarde. Salmos 65:8
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Houve Mais de Uma Criação da Terra? Houve Um Intervalo Entre Gênesis 1:1 e 1:2? Novela Gênesis
