Comentário Bíblico
Adventista
Ajuntem-se as águas - (cba)
Gênesis 1:9
O terceiro ato criador, realizado durante a primeira parte do terceiro dia, foi a separação entre água e terra seca. O salmista descreve esse evento em termos pitorescos e poéticos: "As águas ficaram acima das montanhas; à Tua repreensão, fugiram, à voz do Teu trovão, bateram em retirada. Elevaram-se os montes, desceram os vales, até ao lugar que lhes havias preparado. Puseste às águas divisa que não ultrapassarão" (Salmos 104:6-9). O ajuntamento das águas implica que, dali em diante, elas deviam estar reunidas "num só lugar" e, por si mesmas, confinadas dentro dos limites de um local, de forma a permitir que o solo terrestre ficasse exposto. Ver o surgimento das colinas por cima da água que havia coberto tão completamente a superfície da Terra deve ter sido um grandioso espetáculo para um observador celestial. No local outrora coberto apenas por água até onde os olhos podiam alcançar, surgiram de repente grandes áreas de terra, dando ao planeta uma aparência inteiramente nova.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 1:9-13
No terceiro dia, Deus separou a água da terra.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 1:6-13
A terra estava desolada; porém, através de uma só palavra, encheu-se das riquezas de Deus; essas riquezas continuam pertencendo a Ele. Ainda que seja permitido ao homem utilizá-las, elas pertencem a Deus e devem ser empregadas para o seu serviço e honra.
A terra, conforme a sua ordem, produz pasto, ervas e frutos. Devemos dar a Deus a glória sobre todo o proveito que recebemos por meio do produto da terra. se desfrutamos de benefícios por meio dEle, que é a Fonte, por meio da graça devemos regozijar-nos nEle também quando se secam os riachos temporais da misericórdia.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 7 Ele estende o norte sobre o vazio; suspende a terra sobre o nada. 10 Marcou um limite circular sobre a superfície das águas, onde a luz e as trevas se confinam. Jó 26:7,10 8 Ou quem encerrou com portas o mar, quando este rompeu e saiu da madre; 9 quando eu lhe pus nuvens por vestidura, e escuridão por faixas, 10 e lhe tracei limites, pondo-lhe portas e ferrolhos, 11 e lhe disse: Até aqui virás, porém não mais adiante; e aqui se quebrarão as tuas ondas orgulhosas? Jó 38:8-11 1 Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam. 2 Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios. Salmos 24:1,2 7 Ele ajunta as águas do mar como num montão; põe em tesouros os abismos. Salmos 33:7 5 Seu é o mar, pois ele o fez, e as suas mãos formaram a serra terra seca. Salmos 95:5 3 És tu que pões nas águas os vigamentos da tua morada, que fazes das nuvens o teu carro, que andas sobre as asas do vento; 5 Lançaste os fundamentos da terra, para que ela não fosse abalada em tempo algum. 6 Tu a cobriste do abismo, como dum vestido; as águas estavam sobre as montanhas. 7 Â tua repreensão fugiram; à voz do teu trovão puseram-se em fuga. 8 Elevaram-se as montanhas, desceram os vales, até o lugar que lhes determinaste. 9 Limite lhes traçaste, que não haviam de ultrapassar, para que não tornassem a cobrir a terra. Salmos 104:3,5-9 5 àquele que com entendimento fez os céus, porque a sua benignidade dura para sempre; 6 àquele que estendeu a terra sobre as águas, porque a sua benignidade dura para sempre; Salmos 136:5,6 28 quando estabelecia o firmamento em cima, quando se firmavam as fontes do abismo, 29 quando ele fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando traçava os fundamentos da terra, Provérbios 8:28,29 7 Todos os ribeiros vão para o mar, e contudo o mar não se enche; ao lugar para onde os rios correm, para ali continuam a correr. Eclesiastes 1:7 22 Não me temeis a mim? diz o Senhor; não tremeis diante de mim, que pus a areia por limite ao mar, por ordenança eterna, que ele não pode passar? Ainda que se levantem as suas ondas, não podem prevalecer; ainda que bramem, não a podem traspassar. Jeremias 5:22 9 Respondeu-lhes ele: Eu sou hebreu, e temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca. Jonas 1:9 5 Pois eles de propósito ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste; 2 Pedro 3:5 6 e jurou por aquele que vive pelos séculos dos séculos, o qual criou o céu e o que nele há, e a terra e o que nela há, e o mar e o que nele há, que não haveria mais demora, Apocalipse 10:6
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Houve Mais de Uma Criação da Terra? Houve Um Intervalo Entre Gênesis 1:1 e 1:2? Novela Gênesis
