Comentário Bíblico
Adventista
No princípio - (cba)
Gênesis 1:1
Estas palavras lembram o fato de que tudo que é humano tem um princípio. Somente Aquele que está entronizado como Senhor soberano do tempo não tem princípio nem fim. Assim, as palavras iniciais da Bíblia traçam um decidido contraste entre tudo o que é humano, fugaz e finito, e aquilo que é divino, eterno e infinito. Ao sugerir as limitações humanas, estas palavras apontam para Aquele que é sempre o mesmo e cujos anos não têm fim (Hebreus 1:10-12; Salmos 90:2,10). A mente humana finita não pode pensar no "princípio" sem pensar em Deus, pois Ele "é o princípio" (Colossenses 1:18; João 1:1-3). A sabedoria e todas as outras coisas boas têm seu princípio com Ele (Salmos 111:10; Tiago 1:17). Assim, a vida e todos os planos de quem deseja um dia se assemelhar novamente ao Criador devem ter um novo começo nEle (Gênesis 1:26,27; 1 João 3:1-3). É privilégio do cristão desfrutar a plena certeza de que "Aquele que começou boa obra" em nós "há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus" (Filipenses 1:6). Ele é "o Autor e Consumador da fé" (Hebreus 12:2). Não se pode esquecer o sublime fato implícito nestas palavras: "No princípio [ ... ] Deus."
- 10 e: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, e os céus são obras de tuas mãos; 11 eles perecerão, mas tu permaneces; e todos eles, como roupa, envelhecerão, 12 e qual um manto os enrolarás, e como roupa se mudarão; mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão. Hebreus 1:10-12 2 Antes que nascessem os montes, ou que tivesses formado a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade tu és Deus. 10 A duração da nossa vida é de setenta anos; e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, a medida deles é canseira e enfado; pois passa rapidamente, e nós voamos. Salmos 90:2,10 18 também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência, Colossenses 1:18 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. João 1:1-3 10 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; têm bom entendimento todos os que cumprem os seus preceitos; o seu louvor subsiste para sempre. Salmos 111:10 17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Tiago 1:17 26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. 27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:26,27 1 Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos. Por isso o mundo não nos conhece; porque não conheceu a ele. 2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos. 3 E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro. 1 João 3:1-3 6 tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus, Filipenses 1:6 2 fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus. Hebreus 12:2
Esse primeiro verso das Escrituras Sagradas enfoca nitidamente um dos antigos conflitos entre os cristãos que creem na Bíblia, de um lado, e os céticos, ateus e vários tipos de materialistas, do outro. Os últimos, que buscam de diversas formas e em variadas situações explicar um universo sem Deus, defendem que a matéria/energia é eterna. Se isso fosse verdade, que a matéria tivesse o poder de evoluir, primeiro para as formas mais simples de vida, e depois para as mais complexas, até chegar ao ser humano, então Deus na verdade seria desnecessário.
Gênesis 1:1 afirma que Deus é antes de tudo o mais e que Ele é a única causa de toda a criação. Esse verso é o fundamento de todo pensamento correto com respeito ao mundo material. Aqui é apresentada a impressiva verdade de que "na formação de nosso mundo, Deus não dependeu de matéria preexistente" (T8, 258).
O panteísmo, a antiga heresia que despoja a Deus de Sua personalidade ao difundi-Lo por todo o universo, tornando-O sinônimo da totalidade da criação, também é negado e refutado por Gênesis 1:1. Não há base para a ideia do panteísmo, quando se crê que Deus vivia imperturbável e supremo antes que houvesse uma criação e, assim, é distinto e está acima daquilo que criou.
Nenhuma declaração poderia ser mais apropriada como introdução para as Escrituras Sagradas. Ela apresenta ao leitor um Ser Onipotente, que possui personalidade, vontade e propósito, e que, pelo fato de existir antes de tudo o mais e, portanto, não depender de nada, exerceu Sua vontade divina e "criou [ ... ] os céus e a Terra".
Não se deve permitir que questões secundárias sobre o mistério da criação divina, seja a respeito do tempo ou do método envolvido, obscureçam o fato de que a linha divisória entre a verdadeira e a falsa crença sobre Deus e a origem da Terra é a aceitação ou rejeição da declaração feita nesse verso.
Uma advertência deve ser feita. Durante longos séculos os teólogos têm especulado sobre a palavra "princípio", esperando descobrir mais a respeito dos caminhos de Deus do que a sabedoria infinita achou apropriado revelar. Toda especulação é ociosa. Nada se sabe sobre o método da criação além da concisa declaração de Moisés: "Disse Deus", "e assim se fez", que é a misteriosa e majestosa nota dominante no hino da criação. Estabelecer como a base de raciocínio que Deus deve ter feito desta ou daquela forma ao criar o mundo, pois do contrário as leis da natureza teriam sido violadas, é escurecer os desígnios de Deus com palavras sem conhecimento. Além disso, essa atitude abre espaço para o ceticismo que sempre insiste no fato de o registro mosaico não ter credibilidade porque supostamente viola as leis da natureza. Por que colocar a sabedoria humana acima do que está escrito?
Na verdade, pouco se tem a ganhar na especulação sobre quando foi trazida à existência a matéria que compõe o planeta. Com respeito ao aspecto temporal da criação da Terra e de tudo o que nela há, o Gênesis faz duas declarações: (l) "No princípio, criou Deus os céus e a Terra" (v. 1); e (2) "Havendo Deus terminado no dia sétimo a Sua obra, que fizera" (Gênesis 2:2). Outras passagens relacionadas ao assunto não acrescentam nada ao que é declarado nesses dois textos com respeito ao tempo envolvido na criação. À pergunta: Quando Deus criou "os céus e a Terra"? só se pode responder: "No princípio." E à pergunta: Quando Deus completou Sua obra? só há uma resposta: "No dia sétimo" (Gênesis 2:2), "porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou" (Êxodo 20:11).
- 2 Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera. Gênesis 2:2 11 Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou. Êxodo 20:11
Essas observações quanto ao relato da criação são feitas, não na tentativa de encerrar a discussão, mas como uma confissão de que há pouca possibilidade de se falar de forma segura além daquilo que é claramente revelado. Muitas coisas estão alicerçadas no relato da criação - na verdade, todo o edifício das Escrituras-, e isso deve levar o prudente pesquisador da Bíblia a submeter suas declarações às explícitas palavras do livro sagrado. Quando o vasto campo da especulação propicia vaguear por áreas desconhecidas de tempo e espaço, o melhor a fazer é enfrentar a situação com a simples resposta: "Está escrito." Sempre há segurança dentro dos limites protetores das aspas de uma citação da Escritura .
Criou Deus - (cba)
Gênesis 1:1
O verbo "criar" vem do hebraico bara', que na forma aqui usada descreve uma atividade de Deus, nunca do ser humano. Deus cria "o vento" (Amós 4:13), "um coração puro" (Salmos 51:10) e "novos céus e nova Terra" (Isaías 65:17). As palavras hebraicas traduzidas como "fazer" ('asah), "formar" (yatsar) e outras, que são frequentemente (mas não exclusivamente) usadas em conexão com a atividade humana, subentendem matéria preexistente. Esses três verbos são usados para descrever a criação do homem. As primeiríssimas palavras da Bíblia apontam para o fato de que a criação traz a marca da atividade do próprio Deus. A página inicial do livro sagrado apresenta ao leitor um Deus a quem todas as coisas animadas e inanimadas devem sua própria existência (ver Hebreus 11:3). A "Terra" mencionada aqui evidentemente não é a porção seca que só foi separada das águas no terceiro dia, mas todo o planeta.
- 13 Porque é ele o que forma os montes, e cria o vento, e declara ao homem qual seja o seu pensamento, o que faz da manhã trevas, e anda sobre os lugares altos da terra; o Senhor, o Deus dos exércitos é o seu nome. Amós 4:13 10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável. Salmos 51:10 17 Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão: Isaías 65:17 3 Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê. Hebreus 11:3
Nota - (cba)
Gênesis 1:1
O verso de abertura de Gênesis 1 tem sido assunto de muita discussão nos círculos teológicos ao longo de toda a era cristã. Alguns têm defendido que o verso se refere a uma criação deste mundo físico e de toda a vida que há nele num momento de tempo muito anterior aos sete dias da semana da criação.
Esse ponto de vista é conhecido como a teoria da ruína e restauração. Tem sido defendido durante séculos por teólogos especuladores que veem na expressão hebraica tohu wabohu, "sem forma e vazia" (v.2), a ideia de que um intervalo de tempo - bem longo, na verdade - separa o v. 1 do 2. É atribuído a tohu wabohu o significado de "a Terra veio a ficar sem forma e vazia". Com base nessa interpretação do texto é que se constrói o ponto de vista de que o mundo foi criado perfeito em algum momento do remoto passado (v.1), mas que um terrível cataclismo destruiu todo vestígio de vida sobre ele e reduziu sua superfície a uma condição que poderia ser descrita como "sem forma e vazia". Muitos que defendem esse ponto de vista acreditam que houve repetidas criações, cada uma seguida por um cataclismo global. Finalmente, após incontáveis eras, Deus começou uma vez mais a tirar ordem do caos e a encher a Terra de vida, como é registrado nos v. 2-31.
Mais de um século atrás vários teólogos protestantes passaram a defender fortemente esse conceito, achando ter encontrado nele um meio de harmonizar o relato mosaico da criação com a ideia que estava sendo promovida por alguns cientistas, de que a Terra havia passado por longas eras de mudança geológica. Esse conceito é popular entre certos fundamentalistas. Segundo esse ensino, os estratos de rocha que compõem grande parte da superfície terrestre foram depositados no decurso dos supostos cataclismos e os fósseis sepultados nesses estratos são supostamente os resquícios da vida que existia na Terra antes desse tempo.
Outros acham nessa teoria um argumento para apoiar a ideia de que, quando Deus realizou Sua obra criadora registrada nos v. 2-31, dependeu de matéria preexistente. Assim, limitam Seu poder, minimizando ou até negando o fato de que Ele trouxe a matéria à existência e de que "o visível veio a existir das coisas que não aparecem" (Hebreus 11:3). Vários aspectos dessa teoria se refletem em muitas traduções bíblicas modernas.
O conceito da "restituição" deve ser rejeitado em sua totalidade, porque: (1) As palavras hebraicas tohu wabohu não trazem a ideia de ser deixado em ruínas, mas descrevem um estado desorganizado e sem vida da matéria . A interpretação dada a essas palavras é, portanto, totalmente injustificável. (2) A Bíblia ensina claramente que as obras da criação de Deus foram "concluídas desde a fundação do mundo" (Hebreus 4:3). (3) Esse conceito implica a perigosa doutrina de que as tentativas divinas anteriores de efetuar a criação, muito particularmente a do homem, foram imperfeitas e sem sucesso, por causa da operação de forças sobre as quais Deus tinha apenas controle limitado. (4) Seguindo até sua conclusão lógica, esse conceito na verdade nega a inspiração e a autoridade das Escrituras como um todo, limitando o Criador ao uso de matéria preexistente na obra da semana da criação e sujeitando-O às leis da natureza. (5) A ideia de sucessivas criações e catástrofes que tenham ocorrido antes dos eventos da semana da criação não conta com evidência válida, quer na ciência, quer na Palavra inspirada. É especulação. E (6) Pode-se acrescentar ainda que a origem e o desenvolvimento desse ponto de vista estão comprometidos por especulações filosóficas pagãs de várias seitas heréticas e são influenciados por conceitos racionalistas do naturalismo e do evolucionismo.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 1:1
Este versiculo é a base teológica de Gênesis e, por extensão, das Escrituras. Deus (em contraste com o ateísmo) criou sozinho (em contraste com o politeismo) e exerce domínio sobre a criação (em contraste com o panteismo). Os leitores são lembrados de que a matéria teve um inicio (em oposição ao materialismo) e que a realidade suprema é Deus (não a humanidade).
No principio
Gênesis 1:1
Introduz a história da CRIAÇÃO. O universo teve um princípio, pois Deus o criou do nada. As histórias de criação das culturas do antigo Oriente Médio geralmente informavam que os deuses haviam usado materiais preexistentes. Gênesis 1:1 desafia esse conceito ao deixar subentendido que Deus criou a partir do nada (ver Hebreus 11:3).
- 1 No princípio criou Deus os céus e a terra. Gênesis 1:1 3 Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê. Hebreus 11:3
criou
Gênesis 1:1
O verbo hebraico sempre está ligado à atividade criadora divina (Salmos 33:6,9; Amós 4:13), embora nem sempre se refira à criação a partir do nada.
- 6 Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo sopro da sua boca. 9 Pois ele falou, e tudo se fez; ele mandou, e logo tudo apareceu. Salmos 33:6,9 13 Porque é ele o que forma os montes, e cria o vento, e declara ao homem qual seja o seu pensamento, o que faz da manhã trevas, e anda sobre os lugares altos da terra; o Senhor, o Deus dos exércitos é o seu nome. Amós 4:13
Deus
Gênesis 1:1
Deus é apresentado como um agente que fica além e fora da criação para realizar o ato criador. O ser de Deus não se confunde com a criação.
os céus e a terra
Gênesis 1:1
Esta expressão tem sido compreendida como uma referência a universo inteiro. Todavia, por causa do foco do relato da criação na Terra, ela também pode designar a Terra e o céu atmosférico que a cerca. Ambos os pontos de vista são possíveis (ver toda a história da CRIAÇÃO em Gn 1-2; sobre a revelação de Deus na CRIAÇÃO, ver Salmos 19:1-6 Rm; sobre a CRIAÇÃO como base da adoração, confira Salmos 95:1-6; ).
- 1 Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. 2 Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. 3 Não há fala, nem palavras; não se lhes ouve a voz. 4 Por toda a terra estende-se a sua linha, e as suas palavras até os consfins do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol, 5 que é qual noivo que sai do seu tálamo, e se alegra, como um herói, a correr a sua carreira. 6 A sua saída é desde uma extremidade dos céus, e o seu curso até a outra extremidade deles; e nada se esconde ao seu calor. Salmos 19:1-6 Rm 1 Vinde, cantemos alegremente ao Senhor, cantemos com júbilo à rocha da nossa salvação. 2 Apresentemo-nos diante dele com ações de graças, e celebremo-lo com salmos de louvor. 3 Porque o Senhor é Deus grande, e Rei grande acima de todos os deuses. 4 Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são suas. 5 Seu é o mar, pois ele o fez, e as suas mãos formaram a serra terra seca. 6 Oh, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou. Salmos 95:1-6
Um reservatório de meios
Gênesis 1:1-3
Ver Salmos 33:6,9. Deus falou e Suas palavras criaram suas obras no mundo natural. A criação de Deus é apenas um reservatório de meios preparados para que Ele os empregue instantaneamente para fazer Sua vontade ( Carta 131, 1897 ).
O Deus da criação
Gênesis 1:1
Qual é a reação humana ao Deus da criação? Por quê? Salmos 100:1-3.
“Deus” está na primeira frase do relato da criação em Gênesis 1. Na tradução, lemos: “No princípio, Deus” (Gênesis 1:1). Na primeira linha, a palavra “Deus” está no meio do verso, e no canto litúrgico tradicional é pronunciada com maior entonação para enfatizar Sua importância. Sendo assim, o texto da criação começa dando ênfase a Deus, seu Autor.
O livro de Gênesis inicia com duas apresentações diferentes de Deus. O primeiro relato da criação (Gn 1:1 – 2:4) O apresenta como infinitamente distante do ser humano, o Deus transcendente, Elohim, cujo nome traduz a supremacia divina. O nome Elohim denota preeminência e força, e o uso da forma plural expressa a ideia de majestade e transcendência.
O segundo relato da criação (Gênesis 2:4-25) apresenta Deus como próximo e pessoal, o Deus imanente YHWH, cujo nome para muitos indica proximidade e relacionamento. Portanto, o texto da criação como um todo é um apelo implícito para adorarmos a Deus, estarmos cientes de Sua grandeza e de Seu poder infinitos em primeiro lugar e, ao mesmo tempo, reconhecermos nossa dependência Dele, pois Ele nos criou, “e não nós” (Salmos 100:3, ARC). Por isso, com frequência, muitos salmos associam a adoração com a criação (Salmos 95:1-6; Salmos 139:13,14 [compare com Apocalipse 14:7]).
- 4 Eis as origens dos céus e da terra, quando foram criados. No dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus 5 não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois nenhuma erva do campo tinha ainda brotado; porque o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, nem havia homem para lavrar a terra. 6 Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra. 7 E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente. 8 Então plantou o Senhor Deus um jardim, da banda do oriente, no Éden; e pôs ali o homem que tinha formado. 9 E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida, bem como a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. 10 E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços. 11 O nome do primeiro é Pisom: este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro; 12 e o ouro dessa terra é bom: ali há o bdélio, e a pedra de berilo. 13 O nome do segundo rio é Giom: este é o que rodeia toda a terra de Cuche. 14 O nome do terceiro rio é Tigre: este é o que corre pelo oriente da Assíria. E o quarto rio é o Eufrates. 15 Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Édem para o lavrar e guardar. 16 Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; 17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. 18 Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea. 19 Da terra formou, pois, o Senhor Deus todos os animais o campo e todas as aves do céu, e os trouxe ao homem, para ver como lhes chamaria; e tudo o que o homem chamou a todo ser vivente, isso foi o seu nome. 20 Assim o homem deu nomes a todos os animais domésticos, às aves do céu e a todos os animais do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. 21 Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu; tomou-lhe, então, uma das costelas, e fechou a carne em seu lugar; 22 e da costela que o senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem. 23 Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. 24 Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne. 25 E ambos estavam nus, o homem e sua mulher; e não se envergonhavam. Gênesis 2:4-25 3 Sabei que o Senhor é Deus! Foi ele quem nos fez, e somos dele; somos o seu povo e ovelhas do seu pasto. Salmos 100:3 1 Vinde, cantemos alegremente ao Senhor, cantemos com júbilo à rocha da nossa salvação. 2 Apresentemo-nos diante dele com ações de graças, e celebremo-lo com salmos de louvor. 3 Porque o Senhor é Deus grande, e Rei grande acima de todos os deuses. 4 Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são suas. 5 Seu é o mar, pois ele o fez, e as suas mãos formaram a serra terra seca. 6 Oh, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou. Salmos 95:1-6 13 Pois tu formaste os meus rins; entreteceste-me no ventre de minha mãe. 14 Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Salmos 139:13,14 7 dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. Apocalipse 14:7
Esse conceito duplo de um Deus que é majestoso, poderoso e que ao mesmo tempo é próximo, amoroso e Se relaciona conosco, contém um ponto importante sobre como devemos nos aproximar do Criador na adoração. Temor e reverência devem acompanhar a alegria e a certeza da familiaridade com Deus, bem como do perdão e do amor divinos (ver Salmos 2:11). A sequência das duas apresentações sobre Deus contém uma mensagem: a experiência da proximidade divina e da intimidade de Sua presença segue a experiência de Seu distanciamento. Somente quando percebemos que Ele é grande, somos capazes de apreciar Sua graça e desfrutar, com reverência, de Sua presença maravilhosa e amorosa em nossa vida.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 1:1-2
O primeiro versículo da Bíblia concede-nos um relato satisfatório e útil sobre a origem dos céus e da terra. A fé do cristão humilde compreende melhor este fato do que a fantasia dos homens mais doutos. Através daquilo que vemos no céu e na terra aprendemos sobre o poder do grande Criador. Que o fato de sermos criados e o nosso lugar como homens nos lembrem de nosso dever cristão de manter sempre o céu à vista, e a terra sob os nossos pés.
O Filho de Deus, que é um com o Pai, estava presente quando o mundo foi criado; ou melhor, sabemos que o mundo foi feito por Ele e sem Ele nada foi feito. Elevados pensamentos deveriam existir em nossa mente a respeito do grande Deus que adoramos, e a respeito deste grande Mediador em cujo nome oramos! Aqui, mesmo no princípio do texto sagrado, lemos sobre este Espírito divino cuja obra no coração do homem é mencionada tão frequentemente em outras passagens da Bíblia.
Observe que, no princípio, não havia algo desejável para se ver, pois o mundo estava informe e vazio; era confusão e desolação. De modo similar, a obra da graça na alma é uma nova criação; e em uma alma sem a graça, que não nasceu de novo, existe desordem, confusão e toda a má obra: está vazia de todo o bem, porque está sem Deus; é escura, está em trevas; este é o nosso estado por natureza, até que a graça do Todo-Poderoso realize em nós uma mudança.
Comentário Bíblico
Vídeos
- Veja também

Filhas de Deus, Pág. 12

Filhas de Deus, Pág. 15

Filhas de Deus, Pág. 18

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 19

Exaltai-O, Pág. 40

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 7
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 22 O Senhor me criou como a primeira das suas obras, o princípio dos seus feitos mais antigos. 23 Desde a eternidade fui constituída, desde o princípio, antes de existir a terra. 24 Antes de haver abismos, fui gerada, e antes ainda de haver fontes cheias d'água. Provérbios 8:22-24 4 O Senhor fez tudo para um fim; sim, até o ímpio para o dia do mal. Provérbios 16:4 19 porque naqueles dias haverá uma tribulação tal, qual nunca houve desde o princípio da criação, que Deus criou, até agora, nem jamais haverá. Marcos 13:19 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. João 1:1-3 10 e: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, e os céus são obras de tuas mãos; Hebreus 1:10 1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida 1 João 1:1 11 Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou. Êxodo 20:11 17 Entre mim e os filhos de Israel será ele um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, e ao sétimo dia descansou, e achou refrigério. Êxodo 31:17 26 Pois todos os deuses dos povos são ídolos, porém o Senhor fez os céus. 1 Crônicas 16:26 6 Tu, só tu, és Senhor; tu fizeste o céu e o céu dos céus, juntamente com todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela existe, os mares e tudo quanto neles já, e tu os conservas a todos, e o exército do céu te adora. Neemias 9:6 13 Pelo seu sopro ornou o céu; a sua mão traspassou a serpente veloz. Jó 26:13 4 Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Faze-mo saber, se tens entendimento. Jó 38:4 3 Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que estabeleceste, Salmos 8:3 6 Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo sopro da sua boca. 9 Pois ele falou, e tudo se fez; ele mandou, e logo tudo apareceu. Salmos 33:6,9 11 São teus os céus, e tua é a terra; o mundo e a sua plenitude, tu os fundaste. 12 O norte e o sul, tu os criaste; o Tabor e o Hermom regozijam-se em teu nome. Salmos 89:11,12 5 Porque todos os deuses dos povos são ídolos; mas o Senhor fez os céus. Salmos 96:5 25 Desde a antigüidade fundaste a terra; e os céus são obra das tuas mãos. Salmos 102:25 24 Ó Senhor, quão multiformes são as tuas obras! Todas elas as fizeste com sabedoria; a terra está cheia das tuas riquezas. 30 Envias o teu fôlego, e são criados; e assim renovas a face da terra. Salmos 104:24,30 15 Sede vós benditos do Senhor, que fez os céus e a terra. Salmos 115:15 2 O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra. Salmos 121:2 8 O nosso socorro está no nome do Senhor, que fez os céus e a terra. Salmos 124:8 3 Desde Sião te abençoe o Senhor, que fez os céus e a terra. Salmos 134:3 5 àquele que com entendimento fez os céus, porque a sua benignidade dura para sempre; Salmos 136:5 6 que fez os céus e a terra, o mar e tudo quanto neles há, e que guarda a verdade para sempre; Salmos 146:6 4 Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus! 5 Louvem eles o nome do Senhor; pois ele deu ordem, e logo foram criados. Salmos 148:4,5 19 O Senhor pela sabedoria fundou a terra; pelo entendimento estabeleceu o céu. Provérbios 3:19 22 O Senhor me criou como a primeira das suas obras, o princípio dos seus feitos mais antigos. 23 Desde a eternidade fui constituída, desde o princípio, antes de existir a terra. 24 Antes de haver abismos, fui gerada, e antes ainda de haver fontes cheias d'água. 25 Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros eu nasci, 26 quando ele ainda não tinha feito a terra com seus campos, nem sequer o princípio do pó do mundo. 27 Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava um círculo sobre a face do abismo, 28 quando estabelecia o firmamento em cima, quando se firmavam as fontes do abismo, 29 quando ele fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando traçava os fundamentos da terra, 30 então eu estava ao seu lado como arquiteto; e era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo; Provérbios 8:22-30 1 Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles; Eclesiastes 12:1 16 O Senhor dos exércitos, Deus de Israel, tu que estás sentado sobre os querubins; tu, só tu, és o Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste o céu e a terra. Isaías 37:16 26 Levantai ao alto os vossos olhos, e vede: quem criou estas coisas? Foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; ele as chama a todas pelos seus nomes; por ser ele grande em força, e forte em poder, nenhuma faltará. Isaías 40:26 28 Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, não se cansa nem se fatiga? E inescrutável o seu entendimento. Isaías 40:28 5 Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus e os desenrolou, e estendeu a terra e o que dela procede; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela. Isaías 42:5 24 Assim diz o Senhor, teu Redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o Senhor que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus, e espraiei a terra (quem estava comigo?); Isaías 44:24 18 Porque assim diz o Senhor, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu, não a criando para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o Senhor e não há outro. Isaías 45:18 13 e te esqueces de Senhor, o teu Criador, que estendeu os céus, e fundou a terra, e temes continuamente o dia todo por causa do furor do opressor, quando se prepara para destruir? Onde está o furor do opressor? 16 E pus as minhas palavras na tua boca, e te cubro com a sombra da minha mão; para plantar os céus, e para fundar a terra, e para dizer a Sião: Tu és o meu povo. Isaías 51:13,16 17 Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão: Isaías 65:17 12 Ele fez a terra pelo seu poder; ele estabeleceu o mundo por sua sabedoria e com a sua inteligência estendeu os céus. Jeremias 10:12 17 Ah! Senhor Deus! És tu que fizeste os céus e a terra com o teu grande poder, e com o teu braço estendido! Nada há que te seja demasiado difícil! Jeremias 32:17 15 É ele quem fez a terra com o seu poder, estabeleceu o mundo com a sua sabedoria, e estendeu os céus com o seu entendimento. Jeremias 51:15 1 A palavra do Senhor acerca de Israel: Fala o Senhor, o que estendeu o céu, e que lançou os alicerces da terra e que formou o espírito do homem dentro dele. Zacarias 12:1 25 Naquele tempo falou Jesus, dizendo: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Mateus 11:25 24 Ao ouvirem isto, levantaram unanimemente a voz a Deus e disseram: Senhor, tu que fizeste o céu, a terra, o mar, e tudo o que neles há; Atos 4:24 15 e dizendo: Senhores, por que fazeis estas coisas? Nós também somos homens, de natureza semelhante à vossa, e vos anunciamos o evangelho para que destas práticas vãs vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar, e tudo quanto há neles; Atos 14:15 24 O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; Atos 17:24 19 Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. 20 Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis; Romanos 1:19,20 36 Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. Romanos 11:36 6 todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também. 1 Coríntios 8:6 9 e demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou, Efésios 3:9 16 porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. 17 Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas; Colossenses 1:16,17 2 nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo; Hebreus 1:2 4 Porque toda casa é edificada por alguém, mas quem edificou todas as coisas é Deus. Hebreus 3:4 3 Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê. Hebreus 11:3 5 Pois eles de propósito ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste; 2 Pedro 3:5 14 Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o pricípio da criação de Deus: Apocalipse 3:14 11 Digno és, Senhor nosso e Deus nosso, de receber a glória e a honra e o poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade existiram e foram criadas. Apocalipse 4:11 6 e jurou por aquele que vive pelos séculos dos séculos, o qual criou o céu e o que nele há, e a terra e o que nela há, e o mar e o que nele há, que não haveria mais demora, Apocalipse 10:6 7 dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. Apocalipse 14:7 6 Disse-me ainda: está cumprido: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida. Apocalipse 21:6 13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro, o princípio e o fim. Apocalipse 22:13 21 Porventura não sabeis? porventura não ouvis? ou desde o princípio não se vos notificou isso mesmo? ou não tendes entendido desde a fundação da terra? Isaías 40:21 2 Antes que nascessem os montes, ou que tivesses formado a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade tu és Deus. Salmos 90:2
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Houve Mais de Uma Criação da Terra? Houve Um Intervalo Entre Gênesis 1:1 e 1:2? Novela Gênesis

Podemos Comer de Tudo? (2) (Gênesis 1:30, Atos 15, Mateus 15, Marcos 7) #Alimentos #Porco #Carne
- Veja também

Filhas de Deus, Pág. 12

Filhas de Deus, Pág. 15

Filhas de Deus, Pág. 18

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 19

Exaltai-O, Pág. 40

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 7