Comentário Bíblico
Adventista
Orlas - (cba)
Jó 26:14
Do heb. qetsoth, "fins", "extremidades". Jó se esforçou para retratar a Deus como o grande Criador e sustentador do universo. Seu método consistiu em ilustrar o poder de Deus referindo-se a fenômenos naturais. Mas, depois de ter feito seu melhor, ele exclama: "Eis que isto são apenas as orlas dos Seus caminhos!" Jó foi capaz de descrever apenas os aspectos periféricos do poder de Deus.
Leve sussurro - (cba)
Jó 26:14
Literalmente, "o sussurro de uma palavra". O que sabemos sobre Deus é meramente um leve murmúrio.
Trovão - (cba)
Jó 26:14
Em contraste com o sussurro, Jó compara o real poder de Deus ao trovão. Ele sugere que mencionou apenas uma pequena fração das grandes obras de Deus. Dificilmente poderia ter escolhido linguagem mais nobre para expressar seus profundos sentimentos quanto à maneira como a glória divina ultrapassa o conhecimento humano.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jó 26:5-14
Aqui são dados muitos exemplos que causam impacto sobre a sabedoria e o poder de Deus, sobre a criação e a preservação do mundo. se olharmos ao nosso redor, a terra, e as águas aqui embaixo, veremos a sua onipotência. se considerarmos o inferno, ainda que esteja fora de nosso alcance, podemos imaginar que descobriremos ali uma demonstração do poder de Deus. Se olharmos para o céu, veremos a divulgação da onipotência de Deus.
Por seu Espírito, o Espírito eterno que se movia sobre a face das águas, através do hálito de sua boca (Salmos 33:6), Ele não somente fez os céus, mas também os embelezou. A redenção destaca-se entre todas as demais obras do Senhor; e podemos nos aproximar, experimentar a sua graça, aprender a amá-lo, e andar com alegria e prazer em seus caminhos.
A base da controvérsia entre Jó e os demais é que estes injustamente pensavam que, por causa de suas aflições, Jó era culpado de crimes abomináveis. Eles parecem não haver considerado devidamente o mal e a justa retribuição pelo pecado; tampouco consideraram os bondosos desígnios de Deus ao purificar o seu povo. Jó também obscureceu o conselho com palavras sem sabedoria; porém, suas opiniões eram mais claras. Não parece ter confiado em sua justiça pessoal como base de sua esperança em relação a Deus. contudo, o que ele de maneira geral reconhece sobre o seu caso, com efeito o nega quando se queixa de seus sofrimentos, por serem imerecidos e severos; essa mesma queixa demonstra o objetivo para que estes sofrimentos lhe foram permitidos, a fim de que o seu ser se humilhasse ainda mais diante dos olhos de Deus.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 7 Poderás descobrir as coisas profundas de Deus, ou descobrir perfeitamente o Todo-Poderoso? 8 Como as alturas do céu é a sua sabedoria; que poderás tu fazer? Mais profunda é ela do que o Seol; que poderás tu saber? 9 Mais comprida é a sua medida do que a terra, e mais larga do que o mar. Jó 11:7-9 6 Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; elevado é, não o posso atingir. Salmos 139:6 3 Grande é o Senhor, e mui digno de ser louvado; e a sua grandeza é insondável. Salmos 145:3 26 Levantai ao alto os vossos olhos, e vede: quem criou estas coisas? Foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; ele as chama a todas pelos seus nomes; por ser ele grande em força, e forte em poder, nenhuma faltará. 27 Por que dizes, ó Jacó, e falas, ó Israel: O meu caminho está escondido ao Senhor, e o meu juízo passa despercebido ao meu Deus? 28 Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, não se cansa nem se fatiga? E inescrutável o seu entendimento. 29 Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor. Isaías 40:26-29 33 Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Romanos 11:33 9 porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; 10 mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado. 11 Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. 12 Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido. 1 Coríntios 13:9-12 9 Ou tens braço como Deus; ou podes trovejar com uma voz como a dele? Jó 40:9 10 Os que contendem com o Senhor serão quebrantados; desde os céus trovejará contra eles. O Senhor julgará as extremidades da terra; dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido. 1 Samuel 2:10 3 A voz do Senhor ouve-se sobre as águas; o Deus da glória troveja; o Senhor está sobre as muitas águas. Salmos 29:3 12 Ora, uma palavra se me disse em segredo, e os meus ouvidos perceberam um sussurro dela. Jó 4:12 29 Poderá alguém entender as dilatações das nuvens, e os trovões do seu pavilhão? Jó 36:29 4 Depois do relâmpago ruge uma grande voz; ele troveja com a sua voz majestosa; e não retarda os raios, quando é ouvida a sua voz. 5 Com a sua voz troveja Deus maravilhosamente; faz grandes coisas, que nós não compreendemos. Jó 37:4,5