Comentário Bíblico
Adventista
E o enchi - (cba)
Êxodo 31:3
O Espírito Santo daria a Bezalel "conhecimento", ou informação factual; "compreensão", ou bom senso, na aplicação de fatos conhecidos; e "inteligência", ou discernimento, juízo e discrição. Além disso, ele receberia habilidade em todo "artifício", incluindo tanto perícia como dom artístico em sua qualidade de artífice principal.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Interferência punida pela morte
Êxodo 31:1-6
Ver 1 Timóteo 5:13. O Senhor adora ver Sua obra realizada da maneira mais perfeita possível. No deserto, os israelitas tiveram que aprender a realizar com exatidão e prontidão o trabalho relacionado com a ordem do acampamento e especialmente o trabalho do tabernáculo, seus ornamentos e seu serviço. Todos tiveram que aprender antes que pudessem realizar isso, para eles um novo trabalho. Eles tiveram que ser treinados antes que pudessem fazer como Deus desejava. Havia homens prontos para dar conselhos e conselhos e se intrometer na tarefa de montar e desmontar o tabernáculo; e aqueles que negligenciaram seu trabalho especial para se intrometer no trabalho de outros, pensando que tinham sabedoria especial e sabiam como deveria ser feito, foram condenados à morte. Cada um precisava aprender o valor da prontidão e exatidão em cada posição de confiança. A memória teve que ser sobrecarregada.
Esta é a disciplina que o Senhor deu antigamente a Seu povo, e é a disciplina que deve existir em nossas missões, nossos colégios, nossas casas publicadoras, nossos hospitais. Deus gosta de ver os homens compreenderem seus pontos fracos e, em vez de fechar os olhos aos seus defeitos, devem fazer esforços perseverantes para superá-los ( Manuscrito 24, 1887 ).
Como o trabalho poderia ser realizado?
Êxodo 31:1-6
Israel foi mantido todos os seus dias na escravidão do Egito, e embora houvesse homens engenhosos entre eles, eles não haviam sido instruídos nas curiosas artes que foram exigidas na construção do tabernáculo. Eles sabiam fazer tijolos, mas não entendiam como trabalhar em ouro e prata. Como foi o trabalho a ser feito? Quem foi suficiente para essas coisas? Essas foram perguntas que perturbaram a mente de Moisés.
Então o próprio Deus explicou como a obra deveria ser realizada. Ele indicou pelo nome as pessoas que desejava fazer certa obra. Bezaleel seria o arquiteto. Este homem pertencia à tribo de Judá - uma tribo que Deus se agrada em honrar ( Manuscrito 29, 1908 ).
Não dependia de egípcios habilidosos
Êxodo 31:2-7
Nos tempos antigos, o Senhor instruiu Moisés a construir-lhe um santuário. O povo deveria fornecer o material, e homens habilidosos deveriam ser encontrados para manejar esse precioso material. Entre a multidão estavam egípcios, que haviam atuado como supervisores para esse trabalho e compreendiam perfeitamente como deveria ser feito. Mas a obra não dependia deles. O Senhor uniu-se aos instrumentos humanos, dando-lhes sabedoria para trabalhar habilmente.
Que os obreiros a serviço de Deus hoje orem a Ele por sabedoria e perspicácia, para que possam fazer seu trabalho com perfeição ( Manuscrito 52, 1903 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Êxodo 31:1-11
Os israelitas, que haviam sido pedreiros e fabricantes de tijolos no Egito não estavam qualificados para trabalhos especiais de artesanato; porém, o Espírito que concedeu aos apóstolos que falassem em diversas línguas, deu milagrosamente a Bezalel e a Aoliabe a habilidade que lhes faltava. Quando Deus honra uma pessoa, sempre a acompanha com uma tarefa para desempenhar; ser empregado por Deus é uma elevada honra. Aqueles que forem chamados por Deus para algum serviço, receberão dEle a devida aptidão para o desempenharem. O Senhor concede diferentes dons a diversas pessoas; que cada um se ocupe da obra correspondente, recordando-se diligentemente que é o Senhor que coloca a sabedoria no coração das pessoas, para que possam executar aquilo que Ele lhes ordenou.
- Veja também

Conselhos aos Professores, Pág. 59

Conselhos aos Professores, Pág. 314

Testemunhos Seletos 3, Pág. 113
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 31 e o encheu do espírito de Deus, no tocante à sabedoria, ao entendimento, à ciência e a todo ofício, Êxodo 35:31 9 Dá, pois, a teu servo um coração entendido para julgar o teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque, quem poderia julgar a este teu tão grande povo? 1 Reis 3:9 14 Era ele filho de uma viúva, da tribo de Naftali, e fora seu pai um homem de Tiro, que trabalhava em bronze; ele era cheio de sabedoria, de entendimento e de ciência para fazer toda sorte de obras de bronze. Este veio ter com o rei Salomão, e executou todas as suas obras. 1 Reis 7:14 6 e por espírito de juízo para o que se assenta a julgar, e por fortaleza para os que fazem recuar a peleja até a porta. 26 Pois o seu Deus o instrui devidamente e o ensina. Isaías 28:6,26 4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. 7 A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum. 8 Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; 9 a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; 10 a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas. 11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer. 1 Coríntios 12:4-11