Comentário Bíblico
Adventista
Eis que chamei - (cba)
Êxodo 31:2
Após ter dado instruções detalhadas para a construção do tabernáculo, sua mobília e utensílios, Deus apontou aqueles que deveriam dirigir a obra. Bezalel deveria estar à frente, com Aoliabe como assistente. Sem dúvida, esses homens foram escolhidos devido ao talento superior e à experiência prévia. A isso Deus prometeu acrescentar sabedoria e conhecimento especiais. Assim, estavam habilitados para a tarefa, tanto de forma natural como sobrenatural (ver PP, 214; Mateus 13:12; OTN, 827). Dons de sabedoria, conhecimento e habilidade para o trabalho secular são sem dúvida dados por Deus às pessoas assim como os dons espirituais (1 Coríntios 12:8). A igreja necessita tanto de homens como Bezalel e Aoliabe quanto de pessoas como Paulo e Isaías. Deus somente chama pelo nome aqueles a quem pede algum serviço especial (Êxodo 3:4; Isaías 45:1-4).
- 12 pois ao que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. Mateus 13:12 8 Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; 1 Coríntios 12:8 4 E vendo o Senhor que ele se virara para ver, chamou-o do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés! Respondeu ele: Eis-me aqui. Êxodo 3:4 1 Assim diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis; para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão; 2 eu irei adiante de ti, e tornarei planos os lugares escabrosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro. 3 Dar-te-ei os tesouros das trevas, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chamo pelo teu nome. 4 Por amor de meu servo Jacó, e de Israel, meu escolhido, eu te chamo pelo teu nome; ponho-te o teu sobrenome, ainda que não me conheças. Isaías 45:1-4
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Interferência punida pela morte
Êxodo 31:1-6
Ver 1 Timóteo 5:13. O Senhor adora ver Sua obra realizada da maneira mais perfeita possível. No deserto, os israelitas tiveram que aprender a realizar com exatidão e prontidão o trabalho relacionado com a ordem do acampamento e especialmente o trabalho do tabernáculo, seus ornamentos e seu serviço. Todos tiveram que aprender antes que pudessem realizar isso, para eles um novo trabalho. Eles tiveram que ser treinados antes que pudessem fazer como Deus desejava. Havia homens prontos para dar conselhos e conselhos e se intrometer na tarefa de montar e desmontar o tabernáculo; e aqueles que negligenciaram seu trabalho especial para se intrometer no trabalho de outros, pensando que tinham sabedoria especial e sabiam como deveria ser feito, foram condenados à morte. Cada um precisava aprender o valor da prontidão e exatidão em cada posição de confiança. A memória teve que ser sobrecarregada.
Esta é a disciplina que o Senhor deu antigamente a Seu povo, e é a disciplina que deve existir em nossas missões, nossos colégios, nossas casas publicadoras, nossos hospitais. Deus gosta de ver os homens compreenderem seus pontos fracos e, em vez de fechar os olhos aos seus defeitos, devem fazer esforços perseverantes para superá-los ( Manuscrito 24, 1887 ).
Como o trabalho poderia ser realizado?
Êxodo 31:1-6
Israel foi mantido todos os seus dias na escravidão do Egito, e embora houvesse homens engenhosos entre eles, eles não haviam sido instruídos nas curiosas artes que foram exigidas na construção do tabernáculo. Eles sabiam fazer tijolos, mas não entendiam como trabalhar em ouro e prata. Como foi o trabalho a ser feito? Quem foi suficiente para essas coisas? Essas foram perguntas que perturbaram a mente de Moisés.
Então o próprio Deus explicou como a obra deveria ser realizada. Ele indicou pelo nome as pessoas que desejava fazer certa obra. Bezaleel seria o arquiteto. Este homem pertencia à tribo de Judá - uma tribo que Deus se agrada em honrar ( Manuscrito 29, 1908 ).
Não dependia de egípcios habilidosos
Êxodo 31:2-7
Nos tempos antigos, o Senhor instruiu Moisés a construir-lhe um santuário. O povo deveria fornecer o material, e homens habilidosos deveriam ser encontrados para manejar esse precioso material. Entre a multidão estavam egípcios, que haviam atuado como supervisores para esse trabalho e compreendiam perfeitamente como deveria ser feito. Mas a obra não dependia deles. O Senhor uniu-se aos instrumentos humanos, dando-lhes sabedoria para trabalhar habilmente.
Que os obreiros a serviço de Deus hoje orem a Ele por sabedoria e perspicácia, para que possam fazer seu trabalho com perfeição ( Manuscrito 52, 1903 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Êxodo 31:1-11
Os israelitas, que haviam sido pedreiros e fabricantes de tijolos no Egito não estavam qualificados para trabalhos especiais de artesanato; porém, o Espírito que concedeu aos apóstolos que falassem em diversas línguas, deu milagrosamente a Bezalel e a Aoliabe a habilidade que lhes faltava. Quando Deus honra uma pessoa, sempre a acompanha com uma tarefa para desempenhar; ser empregado por Deus é uma elevada honra. Aqueles que forem chamados por Deus para algum serviço, receberão dEle a devida aptidão para o desempenharem. O Senhor concede diferentes dons a diversas pessoas; que cada um se ocupe da obra correspondente, recordando-se diligentemente que é o Senhor que coloca a sabedoria no coração das pessoas, para que possam executar aquilo que Ele lhes ordenou.
- Veja também

Conselhos aos Professores, Pág. 59

Conselhos aos Professores, Pág. 314

Minha Consagração Hoje, Pág. 101

E Recebereis Poder, Pág. 208

Este Dia com Deus, Pág. 361
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 12 E Moisés disse ao Senhor: Eis que tu me dizes: Faze subir a este povo; porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo. Disseste também: Conheço-te por teu nome, e achaste graça aos meus olhos. 17 Ao que disse o Senhor a Moisés: Farei também isto que tens dito; porquanto achaste graça aos meus olhos, e te conheço pelo teu nome. Êxodo 33:12,17 30 Depois disse Moisés aos filhos de Israel: Eis que o Senhor chamou por nome a Bezaleel, filho de îri, filho de Hur, da tribo de Judá, Êxodo 35:30 1 Assim trabalharão Bezaleel e Aoliabe, e todo homem hábil, a quem o Senhor deu sabedoria e entendimento, para saberem exercer todo ofício para o serviço do santuário, conforme tudo o que o Senhor tem ordenado. Êxodo 36:1 3 Dar-te-ei os tesouros das trevas, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chamo pelo teu nome. 4 Por amor de meu servo Jacó, e de Israel, meu escolhido, eu te chamo pelo teu nome; ponho-te o teu sobrenome, ainda que não me conheças. Isaías 45:3,4 16 Designou, pois, os doze, a saber: Simão, a quem pôs o nome de Pedro; 17 Tiago, filho de Zebedeu, e João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão; 18 André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, 19 e Judas Iscariotes, aquele que o traiu. Marcos 3:16-19 27 Respondeu João: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu. João 3:27 1 Fez também Bezaleel a arca de madeira de acácia; o seu comprimento era de dois côvados e meio, a sua largura de um côvado e meio, e a sua altura de um côvado e meio. Êxodo 37:1 19 Morreu Azuba; e Calebe tomou para si Efrata, da qual lhe nasceu Hur. 20 Hur foi pai de Uri, e Uri de Bezaleel. 1 Crônicas 2:19,20
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Conselhos aos Professores, Pág. 59

Conselhos aos Professores, Pág. 314

Minha Consagração Hoje, Pág. 101

E Recebereis Poder, Pág. 208

Este Dia com Deus, Pág. 361