Comentário Bíblico
Adventista
Não tenhas receio - (cba)
Rute 3:11
Boaz não estava em condições de dar a Rute uma resposta imediata e definitiva, e mais do que depressa passa a explicar a razão (Rute 3:12,13). Em outras palavras, algum tempo de espera era inevitável. Boaz não podia aceitar a proposta no momento, mas assegurou Rute de que sua precaução não significava que estivesse fugindo ao dever. Ele a tranquiliza, dizendo: “Não temas” (ARC). Com toda sinceridade, ela já havia deixado claro quais eram suas intenções sobre o assunto. Contudo, para evitar fofocas e possíveis críticas. Boaz achou por bem esperar até que o “resgatador mais chegado do que eu” tivesse a oportunidade de cumprir com a obrigação do levirato que, pela lógica, lhe cabia. Se Boaz tomasse outro curso de ação, esse parente mais chegado provavelmente se sentiria gravemente injustiçado e até poderia tomar medidas legais contra Boaz. O único procedimento seguro e adequado em tal situação seria seguir o que a lei e os costumes ditavam.
Eu te farei - (cba)
Rute 3:11
Apesar de precisar adiar o assunto, Boaz fez a Rute uma promessa incondicional, que só seria quebrada caso o outro parente chegado escolhesse exercer suas prerrogativas em relação a Rute.
Toda a cidade - (cba)
Rute 3:11
Embora fosse uma viúva e estrangeira residindo em Belém havia algumas semanas, Rute já era conhecida e respeitada por todos. Tem-se a impressão de que Elimeleque havia sido um morador influente e honrado de Belém, e que todos da cidade se interessavam de forma espontânea pelos problemas de sua família e pelo rumo que esta tomaria. Além disso, a chegada de uma estrangeira despertaria a curiosidade de todos, e era natural que Rute se tornasse alvo de cuidadosa observação naquelas primeiras semanas. Rute havia passado no teste do escrutínio público e era reconhecida como “mulher virtuosa”, Ao mencionar esse fato, Boaz deixa mais evidente ainda a alta consideração que tinha por ela.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Rute 3:6-13
O que não seria apropriado em uma nação ou em uma época, nem sempre é considerado da mesma maneira em outra época e nação. Sendo um juiz em Israel, Boaz diria a Rute o que deveria fazer; se ele teria ou não o direito de redenção, os métodos que deveria adotar, e os ritos que deveria utilizar para que o matrimônio de Rute fosse consumado com ele ou com outra pessoa de direito.
A conduta de Boaz é digna de grande elogio. Não procurou aproveitar-se de Rute, não a tratou com desdém por ser uma estrangeira pobre e necessitada, nem suspeitou que ela tivesse más intenções. Falou dela honradamente, como mulher virtuosa, fez-lhe uma promessa e, durante a noite, não a tocou, e ainda despediu-a com um presente para a sua sogra. Boaz condicionou a sua promessa, porque havia um parente mais próximo do que ele, a quem correspondia o direito de redenção.
Comentário Bíblico
Vídeos
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 4 A mulher virtuosa é a coroa do seu marido; porém a que procede vergonhosamente é como apodrecimento nos seus ossos. Provérbios 12:4 10 Álefe. Mulher virtuosa, quem a pode achar? Pois o seu valor muito excede ao de jóias preciosas. 29 Reche. Muitas mulheres têm procedido virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas. 30 Chine. Enganosa é a graça, e vã é a formosura; mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada. 31 Tau. Dai-lhe do fruto das suas mãos, e louvem-na nas portas as suas obras. Provérbios 31:10,29-31