Comentário Bíblico
Adventista
Bendita sejas tu - (cba)
Rute 3:10
As primeiras palavras de Boaz refletem não somente o quanto ele estimava Rute, mas também sua disposição em atender ao pedido dela. Além disso, ele invoca a bênção de Deus e expressa seu desejo de que a proposta de Rute seja cumprida de acordo com a vontade de Deus.
Minha filha - (cba)
Rute 3:10
Aqui Boaz se dirige a Rute da mesma forma como o fez da primeira vez em que se encontrou com ela (Rute 2:8), provavelmente em razão da grande diferença de idade entre eles.
Melhor fizeste a tua última benevolência - (cba)
Rute 3:10
Boaz gentilmente aceita a proposta de Rute, e a vê como um ato de bondade para consigo mesmo, se bem que o pedido de Rute representava, antes de tudo, um ato de bondade e misericórdia para com ela e seu falecido marido. As palavras de Boaz certamente dissiparam qualquer constrangimento da parte de Rute, por ela ter tomado a iniciativa de fazer a proposta de casamento. Boaz não demonstra nenhuma hesitação em levar adiante o plano proposto.
A primeira - (cba)
Rute 3:10
Ou seja, a benevolência feita para com Noemi.
Não foste após jovens - (cba)
Rute 3:10
Obviamente, Boaz não era mais um jovem. Antes de tomar conhecimento de quem era Rute, no princípio da colheita, Boaz indagou sobre ela, chamando-a de naarah, uma “moça” (Rute 2:5,6). Posteriormente, os habitantes de Belém usaram o mesmo termo para se referir a ela por ocasião de seu casamento com Boaz (Rute 4:12). O fato de uma mulher jovem como Rute ter-se interessado por ele, possivelmente no limiar da terceira idade, o impressionou imensamente.
- 5 Depois perguntou Boaz ao moço que estava posto sobre os segadores: De quem é esta moça? 6 Respondeu-lhe o moço: Esta é a moça moabita que voltou com Noêmi do país de Moabe. Rute 2:5,6 12 Também seja a tua casa como a casa de Pérez, que Tamar deu a Judá, pela posteridade que o Senhor te der desta moça. Rute 4:12
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Rute 3:6-13
O que não seria apropriado em uma nação ou em uma época, nem sempre é considerado da mesma maneira em outra época e nação. Sendo um juiz em Israel, Boaz diria a Rute o que deveria fazer; se ele teria ou não o direito de redenção, os métodos que deveria adotar, e os ritos que deveria utilizar para que o matrimônio de Rute fosse consumado com ele ou com outra pessoa de direito.
A conduta de Boaz é digna de grande elogio. Não procurou aproveitar-se de Rute, não a tratou com desdém por ser uma estrangeira pobre e necessitada, nem suspeitou que ela tivesse más intenções. Falou dela honradamente, como mulher virtuosa, fez-lhe uma promessa e, durante a noite, não a tocou, e ainda despediu-a com um presente para a sua sogra. Boaz condicionou a sua promessa, porque havia um parente mais próximo do que ele, a quem correspondia o direito de redenção.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 4 E eis que Boaz veio de Belém, e disse aos segadores: O Senhor seja convosco. Responderam-lhe eles: O Senhor te abençoe. 20 Disse Noêmi a sua nora: Bendito seja ele do Senhor, que não tem deixado de misturar a sua beneficência nem para com os vivos nem para com os mortos. Disse-lhe mais Noêmi: Esse homem é parente nosso, um dos nossos remidores. Rute 2:4,20 4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, 5 não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; 1 Coríntios 13:4,5 8 disse Noêmi às suas noras: Ide, voltai, cada uma para a casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós o fizestes com os falecidos e comigo. Rute 1:8