Comentário Bíblico
Adventista
Corpo - (cba)
1 Coríntios 12:14
Em 1 Coríntios 12:14-26, Paulo defende que a unidade de organização inclui, em vez de excluir, uma pluralidade de membros. Ele ilustrou isso por meio da organização do corpo humano, um sistema em que cada parte tem seu dever essencial. Para que o corpo funcione com eficiência, nenhuma parte dele pode ser ignorada. Paulo apresenta os diferentes membros como se estivessem discutindo esse problema.
Um só membro - (cba)
1 Coríntios 12:14
O corpo é composto de diferentes membros, com muitas tarefas a desempenhar. Espera-se semelhante variedade na igreja, e não se deve pensar que todos sejam semelhantes ou que algum membro que Deus colocou ali seja inútil. Não é meramente de uma multiplicidade de partes que o corpo precisa, nem de mera multiplicidade de pessoas que a igreja necessita. Em ambos os casos, o que se requer é que os membros se complementem de forma plena, desempenhando, unidos, todas as funções necessárias para o bem do todo. O corpo humano não tem lugar para membros inativos nem pode haver algum que não contribua para a eficiência geral do organismo inteiro. Do mesmo modo, a igreja precisa de membros consagrados e ativos que continuamente deem sua contribuição ao desempenho da igreja em salvar pessoas para o reino de Deus (ver 14, 590; T5, 456, 457; T6, 434, 435).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 12:12-26
Cristo e a sua Igreja formam um corpo, como cabeça e membros. Os cristãos tornam-se membros deste corpo pelo batismo. Este rito exterior é uma instituição divina, é um símbolo do novo nascimento e portanto, chamado lavagem da regeneração (Tito 3:5). É somente pela renovação do Espírito Santo que nos tornamos membros do corpo de Cristo. Pela comunhão com Cristo na ceia do Senhor, somos fortalecidos, não por beber vinho, mas por beber de um mesmo Espírito. Cada membro tem a sua forma, lugar e uso. O de menos honra faz parte do corpo.
Deve haver diversidade de membros no corpo, sim, os membros de Cristo têm diferentes poderes e distintas posições. Devemos cumprir os deveres de nosso próprio cargo sem nos queixarmos nem pelejar com os demais. Todos os membros do corpo são úteis e necessário, uns para os outros. Não existe nem um membro do corpo de Cristo que não deva nem possa ser de proveito para os seus co-membros. Como no corpo natural do homem, os membros devem estar estritamente unidos pelos mais fortes laços de amor, o objetivo de todos deve ser o bem do todos. Todos os cristãos dependem uns dos outros; cada um deve esperar e receber ajuda dos demais. Então, tenhamos mais do espírito de união em nossa religião.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 351

Atos dos Apóstolos, Pág. 318

Jesus Meu Modelo, Pág. 82
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 12 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. 19 E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? 27 Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros. 28 E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. 1 Coríntios 12:12,19,27,28 25 Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros. Efésios 4:25 20 Agora, porém, há muitos membros, mas um só corpo. 1 Coríntios 12:20