Comentário Bíblico
Adventista
O mesmo Espírito - (cba)
1 Coríntios 12:11
Todos os dons concedidos à igreja provêm do Espírito Santo, que opera nos crentes e por meio deles. Visto -*4 que Deus controla a atuação dos dons do Espírito, é seguro concluir que todos devem estar em perfeita harmonia com Seu plano supremo para o cumprimento de Sua obra na Terra. A consciência de que todos os dons vêm de Deus deve ser suficiente para impedir qualquer demonstração de orgulho em possuí-los.
Como lhe apraz - (cba)
1 Coríntios 12:11
O Espírito Santo distribui os dons de acordo com o conhecimento das capacidades e das necessidades de cada indivíduo. Não é uma distribuição arbitrária, mas baseada em conhecimento e compreensão supremos. O grande objetivo de preparar a igreja para se encontrar com Cristo sem mancha e sem culpa, na segunda vinda, é o fator determinante na distribuição dos dons (ver Efésios 4:12,13; Efésios 5:27; Apocalipse 14:5). A consciência de que os dons são concedidos a cada um, à medida que o Espírito Santo considera necessário, é motivo de encorajamento. Isso assegura que cada pessoa recebe exatamente a habilidade necessária para viver corretamente e testemunhar com poder sob quaisquer circunstâncias.
- 12 tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; 13 até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo; Efésios 4:12,13 27 para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Efésios 5:27 5 E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis. Apocalipse 14:5
A cada um - (cba)
1 Coríntios 12:11
Ver com. de 1 Coríntios 12:7. Da mesma forma hoje, todos os que se entregam a Cristo e se tornam membros de Sua igreja, não importando sua nacionalidade, condição social, econômica ou intelectual, têm a certeza de que o Espírito Santo os capacitará a realizar sua missão com eficácia (ver DTN, 823).
A personalidade do Espírito Santo é revelada neste versículo, pois o ato de distribuir dons conforme Ele considera melhor para as pessoas e para o bem da igreja revela que se trata de um Ser inteligente. A soberania do Espírito também é provada aqui, pois Ele distribui os dons como Lhe apraz.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 12:1-11
Os dons espirituais são poderes extraordinários outorgados a partir das primeiras épocas, para convencer os incrédulos e para difundir o Evangelho. Os dons e a graça diferem amplamente. Ambos são dados generosamente por Deus; porém, onde a graça é dada, é para a salvação daqueles que a recebem. Os dons são para o benefício e a salvação do próximo. E pode haver grandes dons onde não há graça. Os dons extraordinários do Espírito Santo eram exercidos principalmente nas assembléias públicas, onde parece que os coríntios faziam exibição deles, por faltar-lhes o espírito de piedade e do amor cristão.
Enquanto eram pagãos, não haviam sido influenciados pelo Espírito de Cristo. Ninguém pode chamar a Cristo de Senhor, por fé, se esta fé não for uma obra do Espírito Santo. Ninguém pode crer em seu coração, ou provar por um milagre que Jesus é o Cristo, senão pelo Espírito Santo. Há diversidade de dons e diversidade de operações, mas todos procedem de um só Deus, um só Senhor, um só Espírito; isto é, do Pai, Filho e Espírito Santo, origem de todas as bênçãos espirituais. Nenhum homem os recebe simplesmente para si mesmo. Quanto mais os usarem para o benefício dos demais, mais se favorecerão a si mesmos. Os dons mencionados parecem significar o exato entendimento e a expressão das doutrinas da religião cristã; o conhecimento dos mistérios, e a destreza para exortar e aconselhar. Além do mais, representam o dom de curar os enfermos, fazer milagres e explicar as Escrituras através de um dom peculiar do Espírito Santo, e a habilidade para falar e interpretar línguas. se temos algum conhecimento da verdade, ou algum poder para ensiná-la, devemos dar toda a glória a Deus. Quanto maiores furem os dons, mais exposto à tentação estará o seu possuidor, e maior será a medida de graça necessária para mantê-lo humilde e espiritual; e este se deparará com mais experiências dolorosas e dispensações humilhantes. Não temos nenhuma razão para nos gloriarmos por algum dom a nós concedido, ou para desprezar aqueles que não os possuam.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 469

Atos dos Apóstolos, Pág. 92

Patriarcas e Profetas, Pág. 19

E Recebereis Poder, Pág. 220

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 823
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 1 Coríntios 12:4 7 Contudo queria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um deste modo, e outro daquele. 17 Somente ande cada um como o Senhor lhe repartiu, cada um como Deus o chamou. E é isso o que ordeno em todas as igrejas. 1 Coríntios 7:7,17 27 Respondeu João: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu. João 3:27 6 De modo que, tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; Romanos 12:6 13 Nós, porém, não nos gloriaremos além da medida, mas conforme o padrão da medida que Deus nos designou para chegarmos mesmo até vós; 2 Coríntios 10:13 7 Mas a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo. Efésios 4:7 6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. 1 Coríntios 12:6 35 E todos os moradores da terra são reputados em nada; e segundo a sua vontade ele opera no exército do céu e entre os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes? Daniel 4:35 26 Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. Mateus 11:26 15 Não me é lícito fazer o que quero do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom? Mateus 20:15 8 O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. João 3:8 21 Pois, assim como o Pai levanta os mortos e lhes dá vida, assim também o Filho dá vida a quem ele quer. João 5:21 18 Portanto, tem misericórdia de quem quer, e a quem quer endurece. Romanos 9:18 11 nele, digo, no qual também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade, Efésios 1:11 4 testificando Deus juntamente com eles, por sinais e prodígios, e por múltiplos milagres e dons do Espírito Santo, distribuídos segundo a sua vontade. Hebreus 2:4 18 Segundo a sua própria vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas. Tiago 1:18
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 469

Atos dos Apóstolos, Pág. 92

Patriarcas e Profetas, Pág. 19

E Recebereis Poder, Pág. 220

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 823