Comentário Bíblico
Adventista
Serviços - (cba)
1 Coríntios 12:5
Do gr. diakoniai, “ministrações”, “serviços” (ver Romanos 15:31). Com frequência, a palavra é traduzida como “ministério” (ver Atos 1:17,25; Atos 6:4; Atos 20:24; Romanos 12:7; 1 Timóteo 1:12). Existem diferentes tipos de serviços na igreja, mas todos são controlados por um único Senhor.
- 31 para que eu seja livre dos rebeldes que estão na Judéia, e que este meu ministério em Jerusalém seja aceitável aos santos; Romanos 15:31 17 pois ele era contado entre nós e teve parte neste ministério. 25 para tomar o lugar neste ministério e apostolado, do qual Judas se desviou para ir ao seu próprio lugar. Atos 1:17,25 4 Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. Atos 6:4 24 mas em nada tenho a minha vida como preciosa para mim, contando que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. Atos 20:24 7 se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; Romanos 12:7 12 Dou graças àquele que me fortaleceu, a Cristo Jesus nosso Senhor, porque me julgou fiel, pondo-me no seu ministério, 1 Timóteo 1:12
Senhor - (cba)
1 Coríntios 12:5
No NT, em geral, este termo se refere a Cristo. É um dos nomes pelos quais Ele é conhecido pelos discípulos (João 20:25). O propósito deste versículo parece ser o de estabelecer que as variadas formas de ministério na igreja se originaram em Cristo. Por causa disso e por causa de todos os tipos de ministrações necessárias, ninguém deve se orgulhar de sua posição na igreja nem se sentir desapontado por ter sido designado a uma função considerada humilde (cf. Mateus 23:8; 1 Pedro 5:2,3).
- 25 Diziam-lhe, pois, ou outros discípulos: Vimos o Senhor. Ele, porém, lhes respondeu: Se eu não vir o sinal dos cravos nas mãos, e não meter a mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei. João 20:25 8 Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi; porque um só é o vosso Mestre, e todos vós sois irmãos. Mateus 23:8 2 Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade; 3 nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho. 1 Pedro 5:2,3
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Cada membro deve trabalhar em seu lugar designado
1 Coríntios 12:4,5,6,12
Ver Efésios 4:4-13. A videira tem muitos ramos, mas embora todos os ramos sejam diferentes, eles não brigam. Na diversidade existe unidade. Todos os ramos obtêm seu alimento de uma fonte. Esta é uma ilustração da unidade que existe entre os seguidores de Cristo. Em suas diferentes linhas de trabalho, todos eles têm apenas uma Cabeça. O mesmo Espírito, de maneiras diferentes, opera por meio deles. Há ação harmoniosa, embora os dons sejam diferentes. Estude este capítulo. Você verá por aí que o homem que está verdadeiramente unido a Cristo nunca agirá como se fosse um todo completo em si mesmo ....
A perfeição da igreja não depende de cada membro ser formado exatamente da mesma forma. Deus pede a cada um que ocupe o seu devido lugar, que se coloque na sua sorte para fazer a obra que lhe foi designada, de acordo com a capacidade que lhe foi dada ( Carta 19, 1901 ).
Dois capítulos a serem memorizados
1 Coríntios 12:4,5,6,12
Os capítulos 12 e 13 de 1° Coríntios devem ser guardados na memória, escritos na mente e no coração. Por meio de Seu servo Paulo, o Senhor colocou diante de nósesses assuntos para nossa consideração, e aqueles que têm o privilégio de serem reunidos na capacidade da igreja, serão unidos, de maneira compreensiva e inteligente. A figura dos membros que compõem o corpo representa a igreja de Deus e a relação que seus membros devem manter uns com os outros ( Manuscrito 82, 1898 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 12:1-11
Os dons espirituais são poderes extraordinários outorgados a partir das primeiras épocas, para convencer os incrédulos e para difundir o Evangelho. Os dons e a graça diferem amplamente. Ambos são dados generosamente por Deus; porém, onde a graça é dada, é para a salvação daqueles que a recebem. Os dons são para o benefício e a salvação do próximo. E pode haver grandes dons onde não há graça. Os dons extraordinários do Espírito Santo eram exercidos principalmente nas assembléias públicas, onde parece que os coríntios faziam exibição deles, por faltar-lhes o espírito de piedade e do amor cristão.
Enquanto eram pagãos, não haviam sido influenciados pelo Espírito de Cristo. Ninguém pode chamar a Cristo de Senhor, por fé, se esta fé não for uma obra do Espírito Santo. Ninguém pode crer em seu coração, ou provar por um milagre que Jesus é o Cristo, senão pelo Espírito Santo. Há diversidade de dons e diversidade de operações, mas todos procedem de um só Deus, um só Senhor, um só Espírito; isto é, do Pai, Filho e Espírito Santo, origem de todas as bênçãos espirituais. Nenhum homem os recebe simplesmente para si mesmo. Quanto mais os usarem para o benefício dos demais, mais se favorecerão a si mesmos. Os dons mencionados parecem significar o exato entendimento e a expressão das doutrinas da religião cristã; o conhecimento dos mistérios, e a destreza para exortar e aconselhar. Além do mais, representam o dom de curar os enfermos, fazer milagres e explicar as Escrituras através de um dom peculiar do Espírito Santo, e a habilidade para falar e interpretar línguas. se temos algum conhecimento da verdade, ou algum poder para ensiná-la, devemos dar toda a glória a Deus. Quanto maiores furem os dons, mais exposto à tentação estará o seu possuidor, e maior será a medida de graça necessária para mantê-lo humilde e espiritual; e este se deparará com mais experiências dolorosas e dispensações humilhantes. Não temos nenhuma razão para nos gloriarmos por algum dom a nós concedido, ou para desprezar aqueles que não os possuam.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 28 E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. 29 Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos mestres? são todos operadores de milagres? 1 Coríntios 12:28,29 6 De modo que, tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; 7 se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; 8 ou que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com zelo; o que usa de misericórdia, com alegria. Romanos 12:6-8 11 E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, 12 tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Efésios 4:11,12 6 todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também. 1 Coríntios 8:6 10 Nem queirais ser chamados guias; porque um só é o vosso Guia, que é o Cristo. Mateus 23:10 36 A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos) - Atos 10:36 8 Pois, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, quer vivamos quer morramos, somos do Senhor. 9 Porque foi para isto mesmo que Cristo morreu e tornou a viver, para ser Senhor tanto de mortos como de vivos. Romanos 14:8,9 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. Filipenses 2:11 18 Porque a palavra da cruz é deveras loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. 21 Visto como na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus, aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que crêem. 23 nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos, 1 Coríntios 1:18,21,23 14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1 Coríntios 2:14 4 Porque, ainda que foi crucificado por fraqueza, vive contudo pelo poder de Deus. Pois nós também somos fracos nele, mas viveremos com ele pelo poder de Deus para convosco. 2 Coríntios 13:4