Comentário Bíblico
Adventista
Dando-lhe a mão - (cba)
Atos 9:41
Ela aceitou a mão oferecida, pois já estava consciente, ao contrário da filha de Jairo, em cujo caso Jesus “tomou a menina pela mão” (Mateus 9:25). Este detalhe é uma evidência de que as duas narrativas são independentes. A segunda não é um mero eco da anterior, como alguns argumentam.
- 25 Tendo-se feito sair o povo, entrou Jesus, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. Mateus 9:25
Os santos - (cba)
Atos 9:41
Ver com. de Atos 9:13. Isto não significa que as viúvas não faziam parte do grupo dos “santos”, ou cristãos, embora Dorcas pudesse ajudar também algumas que não faziam parte da igreja.
Apresentou-a viva - (cba)
Atos 9:41
Pedro garantiu que o milagre de Deus recebería o devido reconhecimento. Ele reuniu os que conheciam Dorcas pessoal mente e que poderíam dar testemunho da realidade de sua morte e, depois, a apresentou publicamente a eles. Assim, certificou-se de que a ocorrência do milagre seria testemunhada em grande escala.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 9:36-43
Muitos daqueles que estão cheios de boas palavras estão vazios e estéreis de boas obras; porém, Tabita era uma grande trabalhadora, não uma grande conversadora. Os cristãos que não possuem propriedades para dar como caridade podem realizar outras obras de caridade, trabalhando com as suas mãos, ou indo com os seus pés, para o bem do próximo. São certamente mais elogiados aqueles cujas obras os elogiam, não importando se as palavras dos demais o façam ou não. São ingratos os que não reconhecem o bem que lhes é feito, nem a bondade que lhes é mostrada.
Enquanto vivermos a plenitude de Cristo para nossa plena salvação, devemos desejar estar cheios de boas obras para a glória do seu nome e para benefício de seus santos. Pessoas com o caráter de Dorcas são úteis onde quer que morem, porque mostram a excelência da Palavra da verdade por meio de suas vidas. Quão vis são as preocupações de tantas mulheres que não procuram ser distintas, senão no ornamento exterior, e desperdiçam as suas vidas na frívola busca de vestidos e vaidades!
O poder uniu-se à Palavra, e Dorcas voltou à vida. Assim é a ressurreição das almas mortas à vida espiritual: o primeiro sinal de vida é abrir os olhos da mente. Aqui vemos que o Senhor pode compensar toda perda, que Ele governa cada acontecimento para o bem daqueles que confiam nEle, e para a glória do seu nome.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 7 Nisso, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente os seus pés e artelhos se firmaram Atos 3:7 31 Então Jesus, chegando-se e tomando-a pela mão, a levantou; e a febre a deixou, e ela os servia. Marcos 1:31 1 Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas daqueles estavam sendo esquecidas na distribuição diária. Atos 6:1 13 A bênção do que estava a perecer vinha sobre mim, e eu fazia rejubilar-se o coração da viúva. Jó 29:13 9 O Senhor preserva os peregrinos; ampara o órfão e a viúva; mas transtorna o caminho dos ímpios. Salmos 146:9 12 Quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam para fora um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade. Lucas 7:12 12 E levaram vivo o jovem e ficaram muito consolados. Atos 20:12 26 e lhe anunciaram, dizendo: José ainda vive, e é governador de toda a terra do Egito. E o seu coração desmaiou, porque não os acreditava. Gênesis 45:26 23 E Elias tomou o menino, trouxe-o do quarto à casa, e o entregou a sua mãe; e disse Elias: Vês aí, teu filho vive: 1 Reis 17:23 15 O que estivera morto sentou-se e começou a falar. Então Jesus o entregou à sua mãe. Lucas 7:15 13 Respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; 32 E aconteceu que, passando Pedro por toda parte, veio também aos santos que habitavam em Lida. Atos 9:13,32