Comentário Bíblico
Adventista
Abrindo os olhos - (cba)
Atos 9:8
Porém, Paulo estava cego.
Nada podia ver - (cba)
Atos 9:8
Ele ficou cego pela glória da luz celestial (cf. Atos 22:11). Sua cegueira provou que a visão não fora mera alucinação. Para Saulo, a cegueira pode ter adquirido significado espiritual. Ele se considerava “guia dos cegos”, gloriando-se de conseguir ver com clareza (cf. Romanos 2:19). Então, por um período, até a luz interior e exterior brilhar sobre ele, Paulo precisou aceitar a cegueira.
- 11 Como eu nada visse por causa do esplendor daquela luz, guiado pela mão dos que estavam comigo cheguei a Damasco. Atos 22:11 19 e confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas, Romanos 2:19
Alguns comentaristas encontram evidências de um efeito permanente desta experiência na visão do apóstolo por ele ter o costume de ditar suas cartas (ver 2 Tessalonicenses 3:17), de usar letras grandes ao escrever (ver com. de Gálatas 6:11) e de não reconhecer o sacerdote que mandou agredi-lo (ver Atos 23:2-5). A teoria mais razoável dentre as muitas sobre seu “espinho na carne” é que se tratava de um problema nos olhos, que talvez envolvesse ataques de dor (ver com. de 2 Coríntios 12:7). Levando ern conta esse pressuposto, o ávido desejo dos gálatas de, se possível, arrancar os próprios olhos para dar a Paulo adquire significado especial (ver com. de Gálatas 4:15).
- 17 Esta saudação é de próprio punho, de Paulo, o que é o sinal em cada epístola; assim escrevo. 2 Tessalonicenses 3:17 11 Vede com que grandes letras vos escrevo com minha própria mão. Gálatas 6:11 2 Mas o sumo sacerdote, Ananias, mandou aos que estavam junto dele que o ferissem na boca. 3 Então Paulo lhe disse: Deus te ferirá a ti, parede branqueada; tu estás aí sentado para julgar-me segundo a lei, e contra a lei mandas que eu seja ferido? 4 Os que estavam ali disseram: Injurias o sumo sacerdote de Deus? 5 Disse Paulo: Não sabia, irmãos, que era o sumo sacerdote; porque está escrito: Não dirás mal do príncipe do teu povo. Atos 23:2-5 7 E, para que me não exaltasse demais pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte demais; 2 Coríntios 12:7 15 Onde está, pois, aquela vossa satisfação? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, teríeis arrancado os vossos olhos, e mos teríeis dado. Gálatas 4:15
Guiando-o pela mão - (cba)
Atos 9:8
A visão de seus companheiros de viagem permaneceu relativamente inalterada. Talvez não tenham olhado de maneira direta para a glória, ou o brilho não tenha se revelado a eles. De todo modo, conseguiram guiar Saulo, levando pela mão aquele que fora o líder deles. O orgulho de Saulo se transformou em humilhação. Sua missão em Damasco já era conhecida, e a chegada dele era avidamente aguardada pela facção sacerdotal e temida pelos cristãos. Ele chegou ao destino, mas a missão fora cancelada. As cartas às sinagogas nunca foram entregues.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Cego para que ele pudesse ver
Atos 9:3-9
Que humilhação foi para Paulo saber que o tempo todo ele estava usando suas forças contra a verdade, pensando que estava fazendo o serviço de Deus, estava perseguindo a Cristo. Quando o Salvador se revelou a Paulo nos raios brilhantes de Sua glória, ele ficou cheio de repulsa por sua obra e por si mesmo. O poder da glória de Cristo pode tê-lo destruído, mas Paulo era um prisioneiro de esperança. Ele foi tornado fisicamente cego pela glória da presença dAquele a quem havia blasfemado, mas era para que ele pudesse ter visão espiritual, que ele pudesse ser despertado da letargia que havia entorpecido e amortecido suas percepções. Sua consciência, despertada, agora trabalhava com uma energia de autoacusação. O zelo de sua obra, sua sincera resistência à luz que brilha sobre ele por meio dos mensageiros de Deus, agora trouxe condenação sobre sua alma, e ele se encheu de amargo remorso. Ele não se via mais como justo, mas condenado pela lei em pensamento, espírito e ações. Ele se viu um pecador, totalmente perdido, sem o Salvador que ele vinha perseguindo. Nos dias e noites de sua cegueira, ele teve tempo para refletir e se lançou todo desamparado e sem esperança sobre Cristo, o único que poderia perdoá-lo e revesti-lo de justiça (Manuscrito 23, 1899 ).
“As marcas do Senhor Jesus.”
Atos 9:8-9
Ver 2 Coríntios 12:7-9; Gálatas 6:17. Ele [Paulo] deveria sempre levar consigo no corpo as marcas da glória de Cristo, em seus olhos, que haviam sido cegados pela luz celestial ( Esboços da Vida de Paulo, 34 ).
- 7 E, para que me não exaltasse demais pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte demais; 8 acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim; 9 e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. 2 Coríntios 12:7-9 17 Daqui em diante ninguém me moleste; porque eu trago no meu corpo as marcas de Jesus. Gálatas 6:17
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 9:1-9
Saulo estava tão mal informado, que pensava ter de fazer o que pudesse contra o nome de Cristo, e que com isso fazia um serviço a Deus; parece que ele se fundamentava nisto. Não percamos a esperança da graça renovadora para a conversão dos piores pecadores, nem permitamos que estes percam a esperança na misericórdia de Deus, que perdoa os maiores pecados. É um sinal do favor divino, por meio da obra interior de sua graça ou pelas ações exteriores de sua providência, impedir-nos de continuar ou executar objetivos pecaminosos. Saulo viu o Justo (Atos 22:14 e Atos 26:13).
- 14 Disse ele: O Deus de nossos pais de antemão te designou para conhecer a sua vontade, ver o Justo, e ouvir a voz da sua boca. Atos 22:14 13 ao meio-dia, ó rei vi no caminho uma luz do céu, que excedia o esplendor do sol, resplandecendo em torno de mim e dos que iam comigo. Atos 26:13
Quão próximo de nós está o mundo invisível! Se Deus descortina o véu, os objetos se apresentam à vista, comparados com os quais, tudo o que mais se admira na terra será vil e desprezível. Saulo submeteu-se sem reservas, desejoso de saber o que o Senhor Jesus queria que ele fizesse. As revelações de Cristo às pobres almas são humilhantes; as abatem profundamente com pobres pensamentos sobre si mesmas.
Saulo não comeu durante três dias, e Deus se agradou em deixá-lo sem alívio durante esse tempo. Agora seus pecados foram colocados de modo ordenado diante dele; estava em trevas em relação ao seu próprio estado espiritual, e o seu espírito estava ferido pelo pecado. Quando o pecador é levado a uma percepção adequada de seu estado e conduta, lança-se totalmente à misericórdia do Salvador, perguntando-lhe: O que desejas que eu faça, Senhor? Deus dirige o pecador humilhado, e ainda que não costume levar os transgressores ao gozo e à paz de crer sem dor, nem intranquilidade de consciência, sob os quais a alma é profundamente comprometida com as coisas eternas, de qualquer modo, bem-aventurados são aqueles que semeiam com lágrimas, porque eles colherão com gozo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 18 Logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista: então, levantando-se, foi batizado. Atos 9:18 11 Agora eis a mão do Senhor sobre ti, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. Imediatamente caiu sobre ele uma névoa e trevas e, andando à roda, procurava quem o guiasse pela mão. Atos 13:11 11 Como eu nada visse por causa do esplendor daquela luz, guiado pela mão dos que estavam comigo cheguei a Damasco. Atos 22:11 11 e feriram de cegueira os que estavam do lado de fora, tanto pequenos como grandes, de maneira que cansaram de procurar a porta. Gênesis 19:11 11 Ao que lhe replicou o Senhor: Quem faz a boca do homem? ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego?. Não sou eu, o Senhor? Êxodo 4:11 17 E Eliseu orou, e disse: Ó senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo em redor de Eliseu. 18 Quando os sírios desceram a ele, Eliseu orou ao Senhor, e disse: Fere de cegueira esta gente, peço-te. E o Senhor os feriu de cegueira, conforme o pedido de Eliseu. 19 Então Eliseu lhes disse: Não é este o caminho, nem é esta a cidade; segui-me, e guiar-vos-ei ao homem que buscais. E os guiou a Samária. 20 E sucedeu que, chegando eles a Samária, disse Eliseu: Ó Senhor, abre a estes os olhos para que vejam. O Senhor lhes abriu os olhos, e viram; e eis que estavam no meio de Samária. 2 Reis 6:17-20 15 Dividiu-se contra eles de noite, ele e os seus servos, e os feriu, perseguindo-os até Hobá, que fica à esquerda de Damasco. Gênesis 14:15 32 Em Damasco, o que governava sob o rei Aretas guardava a cidade dos damascenos, para me prender; 2 Coríntios 11:32 17 nem subi a Jerusalém para estar com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco. Gálatas 1:17