Comentário Bíblico
Adventista
Saudação - (cba)
2 Tessalonicenses 3:17
Do gr. aspasmos (ver com. de Colossenses 4:18; 1 Tessalonicenses 5:26). A referência é à bênção (2 Tessalonicenses 3:18), mas a saudação acrescenta significado, já que foi escrita por Paulo (cf. com. de 1 Coríntios 16:21; Gálatas 6:11; Colossenses 4:18; Filemon 1:19). O autógrafo pessoal não era incomum nas cartas ditadas, mas deve ter tido significado especial nesta epístola, em vista do possível perigo de cartas forjadas (ver com. de 2 Tessalonicenses 2:2). Mesmo se tal perigo não existisse, o sinal de saudar por escrito pessoalmente assegura uma recepção ainda mais calorosa da carta pelos tessalonicenses.
- 18 Esta saudação é de próprio punho, de Paulo. Lembrai-vos das minhas cadeias. A graça seja convosco. Colossenses 4:18 26 Saudai a todos os irmãos com ósculo santo. 1 Tessalonicenses 5:26 18 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. 2 Tessalonicenses 3:18 21 Esta saudação é de meu próprio punho, Paulo. 1 Coríntios 16:21 11 Vede com que grandes letras vos escrevo com minha própria mão. Gálatas 6:11 19 Eu, Paulo, de meu próprio punho o escrevo, eu o pagarei, para não te dizer que ainda a ti mesmo a mim te deves. Filemon 1:19 2 que não vos movais facilmente do vosso modo de pensar, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola como enviada de nós, como se o dia do Senhor estivesse já perto. 2 Tessalonicenses 2:2
Sinal - (cba)
2 Tessalonicenses 3:17
Do gr. sêmeion, “sinal” (ver com. de Lucas 2:34), referindo-se não tanto à saudação, mas ao fato de ter sido escrita pelo próprio punho de Paulo.
Em cada epístola - (cba)
2 Tessalonicenses 3:17
Isto mostra que era hábito de Paulo autografar todos os seus escritos, embora não mencione especificamente o fato em cada carta.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Tessalonicenses 3:16-18
O apóstolo ora a favor dos tessalonicenses. Desejemos as mesmas bênçãos para nós e para os nossos amigos. A paz com Deus lhes é desejada sempre e em todas as coisas. Paz por todos os meios e formas para que, ao desfrutar dos meios da graça, possam utilizar todos os métodos que sejam necessários para assegurarem a paz. Para sentirmo-nos seguros e felizes, não necessitamos nem podemos desejar algo melhor para nós e para os nossos amigos, do que ter por graça a presença de Deus conosco e com eles. Não importa aonde estejamos, se Deus estiver conosco; nem quem esteja ausente, se Deus estiver presente. Por meio da graça do Senhor Jesus, esperamos ter paz com Deus e desfrutarmos da presença dEle. Esta graça é tudo o que nos faz felizes; mesmo que a desejemos muito para outras pessoas, ela é suficiente para nós.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 21 Esta saudação é de meu próprio punho, Paulo. 1 Coríntios 16:21 18 Esta saudação é de próprio punho, de Paulo. Lembrai-vos das minhas cadeias. A graça seja convosco. Colossenses 4:18 5 o que é prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis; 2 Tessalonicenses 1:5 12 Agora pois, peço-vos, jurai-me pelo Senhor que, como usei de bondade para convosco, vós também usareis de bondade para com a casa e meu pai; e dai-me um sinal seguro Josué 2:12 18 Leva, também, estes dez queijos ao seu comandante de mil; e verás como passam teus irmãos, e trarás notícias deles. 1 Samuel 17:18