Comentário Bíblico
Adventista
Sinal evidente - (cba)
2 Tessalonicenses 1:5
Do gr. endeigma, “evidência", "prova”, “sinal” (cf. com. de Filipenses 1:28, em que a palavra relacionada, endeixis, é usada). As perseguições e tribulações não eram prova do justo julgamento de Deus, mas a atitude dos crentes diante da aflição. Mesmo sob perseguição, uma fé perseverante e corajosa como resultado da graça de Deus evidencia Seu interesse e cuidado pelos sofredores, provando que o Senhor finalmente reverterá a injustiça do mundo (cf. Eclesiastes 3:16,17).
- 28 e que em nada estais atemorizados pelos adversários, o que para eles é indício de perdição, mas para vós de salvação, e isso da parte de Deus; Filipenses 1:28 16 Vi ainda debaixo do sol que no lugar da retidão estava a impiedade; e que no lugar da justiça estava a impiedade ainda. 17 Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo propósito e para toda obra. Eclesiastes 3:16,17
Reto juízo de Deus - (cba)
2 Tessalonicenses 1:5
Pode-se aplicar à interposição de Deus em favor de Seu povo (2 Tessalonicenses 1:6) e ao grande julgamento, cuja execução é retratada em 2 Tessalonicenses 1:7-10 (ver com. de Salmos 73:3-24; Romanos 2:5). A fortaleza dos santos perseguidos é, para os ímpios, um presságio de sua destruição vindoura (cf. com. de Filipenses 1:28).
- 6 se de fato é justo diante de Deus que ele dê em paga tribulação aos que vos atribulam, 2 Tessalonicenses 1:6 7 e a vós, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder em chama de fogo, 8 e tomar vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus; 9 os quais sofrerão, como castigo, a perdição eterna, banidos da face do senhor e da glória do seu poder, 10 quando naquele dia ele vier para ser glorificado nos seus santos e para ser admirado em todos os que tiverem crido (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós). 2 Tessalonicenses 1:7-10 3 Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios. 4 Porque eles não sofrem dores; são e robusto é o seu corpo. 5 Não se acham em tribulações como outra gente, nem são afligidos como os demais homens. 6 Pelo que a soberba lhes cinge o pescoço como um colar; a violência os cobre como um vestido. 7 Os olhos deles estão inchados de gordura; trasbordam as fantasias do seu coração. 8 Motejam e falam maliciosamente; falam arrogantemente da opressão. 9 Põem a sua boca contra os céus, e a sua língua percorre a terra. 10 Pelo que o povo volta para eles e não acha neles falta alguma. 11 E dizem: Como o sabe Deus? Há conhecimento no Altíssimo? 12 Eis que estes são ímpios; sempre em segurança, aumentam as suas riquezas. 13 Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração e lavado as minhas mãos na inocência, 14 pois todo o dia tenho sido afligido, e castigado cada manhã. 15 Se eu tivesse dito: Também falarei assim; eis que me teria havido traiçoeiramente para com a geração de teus filhos. 16 Quando me esforçava para compreender isto, achei que era tarefa difícil para mim, 17 até que entrei no santuário de Deus; então percebi o fim deles. 18 Certamente tu os pões em lugares escorregadios, tu os lanças para a ruína. 19 Como caem na desolação num momento! ficam totalmente consumidos de terrores. 20 Como faz com um sonho o que acorda, assim, ó Senhor, quando acordares, desprezarás as suas fantasias. 21 Quando o meu espírito se amargurava, e sentia picadas no meu coração, 22 estava embrutecido, e nada sabia; era como animal diante de ti. 23 Todavia estou sempre contigo; tu me seguras a mão direita. 24 Tu me guias com o teu conselho, e depois me receberás em glória. Salmos 73:3-24 5 Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, Romanos 2:5 28 e que em nada estais atemorizados pelos adversários, o que para eles é indício de perdição, mas para vós de salvação, e isso da parte de Deus; Filipenses 1:28
Considerados dignos - (cba)
2 Tessalonicenses 1:5
O cristão, por si mesmo, não é digno do reino de Deus, nem os sofrimentos o tornam digno. Não há nada que possa fazer para merecer o reino de Deus (cf. com. de Efésios 2:8), no entanto, ele é considerado digno pela graça perdoadora de Deus (cf. com. de Romanos 6:23).
- 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; Efésios 2:8 23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23
Do reino de Deus - (cba)
2 Tessalonicenses 1:5
A expressão, como utilizada neste versículo, é geralmente considerada sinônimo de “Céu” (cf. com. de Mateus 4:17).
Estais sofrendo - (cba)
2 Tessalonicenses 1:5
Ou, "também estais sofrendo”. Paulo compreende que os apóstolos não são os únicos que sofrem e que os tessalonicenses naquele tempo enfrentavam perseguição por amor ao reino.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Tessalonicenses 1:5-10
A religião, se tiver valor, valerá mais do que tudo; aqueles que não possuem uma religião, ou nada que seja digno de temor em sua vida, ou que não sabem como valorizar a sua religião, não poderão encontrar em seus corações uma razão para sofrer por ela. Não podemos merecer o céu por todos os nossos sofrimentos nem por nossas obras de fé, mas, a nossa paciência prepara-nos para o gozo que nos está prometido, para as ocasiões em que estivermos sujeitos ao sofrimento. Nada marca o homem com mais força para a ruína eterna, do que o espírito de perseguição e de inimizade contra o homem de Deus e o seu povo. Deus trará a tribulação sobre aqueles que atribularem o seu povo. Existe um repouso para o povo de Deus; um repouso do pecado e da tristeza. A certeza da recompensa futura é provada pela justiça de Deus. Pensar neste assunto deve ser terrível para os ímpios, mas sustenta o justo. A fé, com o seu olhar voltado para este grande dia, é parcialmente capacitada para compreender o livro da providência, que parece confuso para os incrédulos.
O Senhor Jesus Cristo se manifestará do céu naquele dia. virá na glória e no poder do mundo do alto. A sua luz será penetrante e o seu poder será consumidor, para todos aqueles que naquele dia forem contados como palha. Esta manifestação será terrível para todos aqueles que não conhecem a Deus, especialmente para aqueles que. rebelam-se contra a revelação e não obedecem o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Este é o grande crime das multidões: o Evangelho é revelado e eles não lhe querem dar crédito, ou, se fingem crer, recusam-se a obedecê-lo. Está estabelecido que o ato de crer nas verdades do Evangelho tem, como finalidade, a obediência dos seus preceitos.
Ainda que os pecadores possam ser tolerados por muito tempo, no final serão castigados. Fizeram a obra do pecado, e devem receber o salário do pecado. Aqui Deus castiga os pecadores utilizando as criaturas como instrumento, mas no futuro haverá destruição por parte do Todo- Poderoso; e quem conhece o poder da sua ira?
Este será um dia de gozo para alguns, para aqueles que são santificados, que crêem e obedecem o Evangelho. O Senhor Jesus Cristo será glorificado e admirado pelos seus santos neste dia brilhante e bendito. Cristo será glorificado e admirado neles. A sua graça e o seu poder serão demonstrados quando se manifestar o que Ele adquiriu para aqueles que crêem no Senhor, e a obra que realizou neles e que lhes tem outorgado.
Senhor, se a glória concedida aos teus santos será assim admirada, quanto mais tu serás admirado como aquEle que deu esta glória! A glória de tua justiça na condenação dos maus será admirada, porém, não como a glória de tua misericórdia na salvação dos crentes. Que santa admiração este fato provocará nos anjos adoradores, e transportará a teus santos admiradores com eterna admiração! O crente mais vil desfrutará além do que o coração mais dilatado poderia imaginar, enquanto estejamos aqui; Cristo será admirado em todos aqueles que crêem, até mesmo na pessoa do crente mais vil.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 6 se de fato é justo diante de Deus que ele dê em paga tribulação aos que vos atribulam, 2 Tessalonicenses 1:6 28 e que em nada estais atemorizados pelos adversários, o que para eles é indício de perdição, mas para vós de salvação, e isso da parte de Deus; Filipenses 1:28 14 Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória, o Espírito de Deus. 15 Que nenhum de vós, entretanto, padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se entremete em negócios alheios; 16 mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus neste nome. 17 Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e se começa por nós, qual será o fim daqueles que desobedecem ao evangelho de Deus? 18 E se o justo dificilmente se salva, onde comparecerá o ímpio pecador? 1 Pedro 4:14-18 3 Perverteria Deus o direito? Ou perverteria o Todo-Poderoso a justiça? Jó 8:3 7 Mas o Senhor está entronizado para sempre; preparou o seu trono para exercer o juízo. 8 Ele mesmo julga o mundo com justiça; julga os povos com eqüidade. Salmos 9:7,8 5 Ele ama a retidão e a justiça; a terra está cheia da benignidade do Senhor. Salmos 33:5 6 Os céus proclamam a justiça dele, pois Deus mesmo é Juiz. Salmos 50:6 2 Julgue ele o teu povo com justiça, e os teus pobres com eqüidade. Salmos 72:2 4 És Rei poderoso que amas a justiça; estabeleces a eqüidade, executas juízo e justiça em Jacó. Salmos 99:4 7 As obras das suas mãos são verdade e justiça; fiéis são todos os seus preceitos; Salmos 111:7 24 mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em entender, e em me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço benevolência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor. Jeremias 9:24 37 Agora, pois, eu, Nabucodonozor, louvo, e exalço, e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são retas, e os seus caminhos justos, e ele pode humilhar aos que andam na soberba. Daniel 4:37 5 Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, Romanos 2:5 4 Quem não te temerá, Senhor, e não glorificará o teu nome? Pois só tu és santo; por isso todas as nações virão e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos. Apocalipse 15:4 7 E ouvi uma voz do altar, que dizia: Na verdade, ó Senhor Deus Todo-Poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos. Apocalipse 16:7 2 porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua prostituição, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos. Apocalipse 19:2 11 Pelo que também rogamos sempre por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação, e cumpra com poder todo desejo de bondade e toda obra de fé. 2 Tessalonicenses 1:11 35 mas os que são julgados dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem se casam nem se dão em casamento; Lucas 20:35 36 Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do homem. Lucas 21:36 46 Então Paulo e Barnabé, falando ousadamente, disseram: Era mister que a vós se pregasse em primeiro lugar a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos viramos para os gentios; Atos 13:46 1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, Efésios 4:1 12 dando graças ao Pai que vos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz, Colossenses 1:12 4 Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram as suas vestes e comigo andarão vestidas de branco, porquanto são dignas. Apocalipse 3:4 7 e a vós, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder em chama de fogo, 2 Tessalonicenses 1:7 22 confirmando as almas dos discípulos, exortando-os a perseverarem na fé, dizendo que por muitas tribulações nos é necessário entrar no reino de Deus. Atos 14:22 17 e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Romanos 8:17 14 Pois vós, irmãos, vos haveis feito imitadores das igrejas de Deus em Cristo Jesus que estão na Judéia; porque também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que elas padeceram dos judeus; 1 Tessalonicenses 2:14 12 se perseveramos, com ele também reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; 2 Timóteo 2:12 32 Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições; 33 pois por um lado fostes feitos espetáculo tanto por vitupérios como por tribulações, e por outro vos tornastes companheiros dos que assim foram tratados. Hebreus 10:32,33