Comentário Bíblico
Adventista
Eterna destruição - (cba)
2 Tessalonicenses 1:9
Do gr. olethros aiõnios (sobre olethros, ver com. de 1 Tessalonicenses 5:3; sobre aiõnios, ver com. de Mateus 25:41). A justaposição de duas palavras descreve exatamente o destino final daqueles que rejeitaram as misericórdias do Senhor. Todos serão destruídos ao final, não temporariamente, com uma ressurreição posterior, mas com uma destruição da qual não haverá despertar. As palavras de Paulo excluem qualquer ideia de tormento eterno (ver com. de Mateus 3:12; Mateus 5:22).
- 3 pois quando estiverem dizendo: Paz e segurança! então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão. 1 Tessalonicenses 5:3 41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; Mateus 25:41 12 A sua pá ele tem na mão, e limpará bem a sua eira; recolherá o seu trigo ao celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível. Mateus 3:12 22 Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno. Mateus 5:22
Da face do Senhor - (cba)
2 Tessalonicenses 1:9
A frase transmite o pensamento de separação do Senhor. O auge da felicidade dos justos é habitar na presença do Senhor (Mateus 5:8; Apocalipse 22:4), assim, no outro extremo da escala, a pior parte do castigo dos ímpios será a exclusão da presença divina. Na Terra, os ímpios rejeitaram as oportunidades para conhecer o Senhor (cf. com. de 2 Tessalonicenses 1:8), mas, no final, quando for tarde demais, perceberão o valor dos privilégios que rejeitaram.
- 8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus. Mateus 5:8 4 e verão a sua face; e nas suas frontes estará o seu nome. Apocalipse 22:4 8 e tomar vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus; 2 Tessalonicenses 1:8
Deve-se notar que Paulo não diferencia as vindas de Cristo antes e depois do milênio, mas abrange as duas num grande evento. A morte dos ímpios no início do milênio é seguida, mil anos depois, pela ressurreição, quando serão lançados no lago de fogo e destruídos (ver Malaquias 4:1-3; ver com. de Apocalipse 20:5,15). Já que Paulo fala de “destruição eterna”, não é correto mencionar esta passagem como evidência de que os ímpios serão destruídos na segunda vinda de Cristo (ver com. de Apocalipse 20:3).
- 1 Pois eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como restolho; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo. 2 Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo curas nas suas asas; e vós saireis e saltareis como bezerros da estrebaria. 3 E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés naquele dia que prepararei, diz o Senhor dos exércitos. Malaquias 4:1-3 5 Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição. 15 E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo. Apocalipse 20:5,15 3 Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem. Depois disto é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo. Apocalipse 20:3
Glória do Seu poder - (cba)
2 Tessalonicenses 1:9
Ou, “glória da Sua força", isto é, a glória que emana da força de Cristo (ver com. de João 1:14), manifestada na salvação dos santos e na destruição dos ímpios.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Tessalonicenses 1:5-10
A religião, se tiver valor, valerá mais do que tudo; aqueles que não possuem uma religião, ou nada que seja digno de temor em sua vida, ou que não sabem como valorizar a sua religião, não poderão encontrar em seus corações uma razão para sofrer por ela. Não podemos merecer o céu por todos os nossos sofrimentos nem por nossas obras de fé, mas, a nossa paciência prepara-nos para o gozo que nos está prometido, para as ocasiões em que estivermos sujeitos ao sofrimento. Nada marca o homem com mais força para a ruína eterna, do que o espírito de perseguição e de inimizade contra o homem de Deus e o seu povo. Deus trará a tribulação sobre aqueles que atribularem o seu povo. Existe um repouso para o povo de Deus; um repouso do pecado e da tristeza. A certeza da recompensa futura é provada pela justiça de Deus. Pensar neste assunto deve ser terrível para os ímpios, mas sustenta o justo. A fé, com o seu olhar voltado para este grande dia, é parcialmente capacitada para compreender o livro da providência, que parece confuso para os incrédulos.
O Senhor Jesus Cristo se manifestará do céu naquele dia. virá na glória e no poder do mundo do alto. A sua luz será penetrante e o seu poder será consumidor, para todos aqueles que naquele dia forem contados como palha. Esta manifestação será terrível para todos aqueles que não conhecem a Deus, especialmente para aqueles que. rebelam-se contra a revelação e não obedecem o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Este é o grande crime das multidões: o Evangelho é revelado e eles não lhe querem dar crédito, ou, se fingem crer, recusam-se a obedecê-lo. Está estabelecido que o ato de crer nas verdades do Evangelho tem, como finalidade, a obediência dos seus preceitos.
Ainda que os pecadores possam ser tolerados por muito tempo, no final serão castigados. Fizeram a obra do pecado, e devem receber o salário do pecado. Aqui Deus castiga os pecadores utilizando as criaturas como instrumento, mas no futuro haverá destruição por parte do Todo- Poderoso; e quem conhece o poder da sua ira?
Este será um dia de gozo para alguns, para aqueles que são santificados, que crêem e obedecem o Evangelho. O Senhor Jesus Cristo será glorificado e admirado pelos seus santos neste dia brilhante e bendito. Cristo será glorificado e admirado neles. A sua graça e o seu poder serão demonstrados quando se manifestar o que Ele adquiriu para aqueles que crêem no Senhor, e a obra que realizou neles e que lhes tem outorgado.
Senhor, se a glória concedida aos teus santos será assim admirada, quanto mais tu serás admirado como aquEle que deu esta glória! A glória de tua justiça na condenação dos maus será admirada, porém, não como a glória de tua misericórdia na salvação dos crentes. Que santa admiração este fato provocará nos anjos adoradores, e transportará a teus santos admiradores com eterna admiração! O crente mais vil desfrutará além do que o coração mais dilatado poderia imaginar, enquanto estejamos aqui; Cristo será admirado em todos aqueles que crêem, até mesmo na pessoa do crente mais vil.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 14 Os pecadores de Sião se assombraram; o tremor apoderou-se dos ímpios. Quem dentre nós pode habitar com o fogo consumidor? quem dentre nós pode habitar com as labaredas eternas? Isaías 33:14 24 E sairão, e verão os cadáveres dos homens que transgrediram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e eles serão um horror para toda a carne. Isaías 66:24 2 E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. Daniel 12:2 41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; 46 E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna. Mateus 25:41,46 24 Em verdade o Filho do homem vai, conforme está escrito a seu respeito; mas ai daquele por quem o Filho do homem é traido! bom seria para esse homem se não houvera nascido. Mateus 26:24 43 E se a tua mão te fizer tropeçar, corta-a; melhor é entrares na vida aleijado, do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. 44 [onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.] 45 Ou, se o teu pé te fizer tropeçar, corta-o; melhor é entrares coxo na vida, do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno. 46 [onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.] 47 Ou, se o teu olho te fizer tropeçar, lança-o fora; melhor é entrares no reino de Deus com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no inferno. 48 onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga. 49 Porque cada um será salgado com fogo. Marcos 9:43-49 25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que em tua vida recebeste os teus bens, e Lázaro de igual modo os males; agora, porém, ele aqui é consolado, e tu atormentado. 26 E além disso, entre nós e vós está posto um grande abismo, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem os de lá passar para nós. Lucas 16:25,26 14 Depois Jesus o encontrou no templo, e disse-lhe: Olha, já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior. João 5:14 19 cujo fim é a perdição; cujo deus é o ventre; e cuja glória assenta no que é vergonhoso; os quais só cuidam das coisas terrenas. Filipenses 3:19 29 de quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do pacto, com que foi santificado, e ultrajar ao Espírito da graça? Hebreus 10:29 17 Estes são fontes sem água, névoas levadas por uma tempestade, para os quais está reservado o negrume das trevas. 2 Pedro 2:17 7 mas os céus e a terra de agora, pela mesma palavra, têm sido guardados para o fogo, sendo reservados para o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios. 2 Pedro 3:7 13 ondas furiosas do mar, espumando as suas próprias torpezas, estrelas errantes, para as quais tem sido reservado para sempre o negrume das trevas. Judas 1:13 10 também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se acha preparado sem mistura, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. 11 A fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, nem aquele que recebe o sinal do seu nome. Apocalipse 14:10,11 14 E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. Apocalipse 20:14 8 Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte. Apocalipse 21:8 15 Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira. Apocalipse 22:15 8 E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. Gênesis 3:8 16 Então saiu Caim da presença do Senhor, e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden. Gênesis 4:16 14 Eles dizem a Deus: retira-te de nós, pois não desejamos ter conhecimento dos teus caminhos. Jó 21:14 17 Diziam a Deus: retira-te de nós; e ainda: Que é que o Todo-Poderoso nos pode fazer? Jó 22:17 11 Tu me farás conhecer a vereda da vida; na tua presença há plenitude de alegria; à tua mão direita há delícias perpetuamente. Salmos 16:11 11 Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito. Salmos 51:11 23 Então lhes direi claramemnte: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Mateus 7:23 13 Ordenou então o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes. Mateus 22:13 41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; Mateus 25:41 27 e ele vos responderá: Não sei donde sois; apartaivos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade. Lucas 13:27 8 e então será revelado esse iníquo, a quem o Senhor Jesus matará como o sopro de sua boca e destruirá com a manifestação da sua vinda; 2 Tessalonicenses 2:8 2 Disse ele: O Senhor veio do Sinai, e de Seir raiou sobre nós; resplandeceu desde o monte Parã, e veio das miríades de santos; à sua direita havia para eles o fogo da lei. Deuteronômio 33:2 10 Entra nas rochas, e esconde-te no pó, de diante da espantosa presença do Senhor e da glória da sua majestade. 19 Então os homens se meterão nas cavernas das rochas, e nas covas da terra, por causa da presença espantosa do Senhor, e da glória da sua majestade, quando ele se levantar para assombrar a terra. 21 para se meter nas fendas das rochas, e nas cavernas das penhas, por causa da presença espantosa do Senhor e da glória da sua majestade, quando ele se levantar para assombrar a terra. Isaías 2:10,19,21 27 Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras. Mateus 16:27 30 Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. Mateus 24:30 13 aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, Tito 2:13 11 E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiram a terra e o céu; e não foi achado lugar para eles. Apocalipse 20:11 3 pois quando estiverem dizendo: Paz e segurança! então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão. 1 Tessalonicenses 5:3