Comentário Bíblico
Adventista
Abismo - (cba)
Apocalipse 20:3
Ver com. de Apocalipse 20:1.ap:20:1.
Pôs selo - (cba)
Apocalipse 20:3
Do gr. sphragizõ, “selar. Leia sobre a função dos selos antigos no com. de Apocalipse 7:2. Este selo pode ser comparado ao que foi colocado na sepultura de Jesus (Mateus 27:66). O selamento simboliza que Satanás será efetivamente preso durante o período mencionado.
- 2 E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, tendo o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, quem fora dado que danificassem a terra e o mar, Apocalipse 7:2 66 Foram, pois, e tornaram seguro o sepulcro, selando a pedra, e deixando ali a guarda. Mateus 27:66
Enganasse as nações - (cba)
Apocalipse 20:3
A obra satânica de engano será interrompida pela ausência de população na Terra. Não haverá ninguém a quem ele poderá enganar (ver com. de Apocalipse 20:1).
É necessário - (cba)
Apocalipse 20:3
Do gr. dei. O termo sugere necessidade com base em razões morais e éticas. Neste caso, é uma necessidade porque Deus deseja que seja, como parte de Seu plano.
Solto - (cba)
Apocalipse 20:3
Reversão da prisão à qual o diabo foi submetido na segunda vinda de Cristo. Satanás novamente recebe permissão para enganar os seres humanos e realizar sua vontade com eles em oposição a Deus. Tinha sido o despovoamento da Terra que pusera fim a sua obra de engano. Sua soltura será realizada por meio de um repovoamento do planeta, que ocorrerá por meio da ressurreição dos ímpios ao fim dos mil anos (ver com. de Apocalipse 20:5). Eles serão alvo dos enganos do inimigo em seu plano final de medir forças com Yahweh.
Pouco tempo - (cba)
Apocalipse 20:3
A duração deste “pouco tempo" não é informada. Será tempo suficiente para Satanás organizar os ímpios ressurretos a fim de atacar a nova Jerusalém.
Nota Adicional #1 a Apocalipse 20 - (cba)
Apocalipse 20:1-15
Apocalipse 20:5 apresenta um problema textual. A frase “Os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos” não é encontrada em alguns manuscritos. Isso levantou uma dúvida quanto à autenticidade da passagem. Segue-se uma análise das evidências textuais existentes sobre o problema.
Existem seis principais testemunhas unciais para o livro de Apocalipse: (1) o Papiro Chester Beatty, do terceiro século, chamado de P47, o mais antigo testemunho substancial do livro e alguns fragmentos de papiros; (2) o Sinaítico (denominado N) do quarto século; (3) o Alexandrino (denominado “A ) do quinto século; (4) o Efraimita (Efraemi Rescriptus, “C”); (5) o Porfiriano (“P"), do nono ou décimo século; e (6) um manuscrito Vaticano às vezes chamado de B , mas diferente do Códice Vaticano, consistentemente denominado "B". O Apocalipse não faz parte do Códice Vaticano, e a ausência foi suprida por um manuscrito do oitavo século que recebe vários nomes: “Vaticano gr. 2066”, “046" ou "a 1070”.
Além desses testemunhos unciais, há uma série de manuscritos em letras cursivas (também chamados “minúsculos”) de data comparativamente tardia.
Deve-se observar que nem todos esses manuscritos antigos estão completos. Em alguns, faltam folhas inteiras e outros ficaram mutilados. Às vezes, seções completas se encontram ausentes. Por exemplo, conforme mencionado há pouco, todo o livro de Apocalipse está faltando no Códice Vaticano. O Papiro Chester Beatty de Apocalipse contém apenas o trecho de Apocalipse 9:10 a 17:2, com certas linhas faltando nas folhas às quais ainda se tem acesso. Portanto, o testemunho desses importantes unciais sobre Apocalipse 20:5 é desconhecido. O mesmo se aplica ao testemunho do Códice Efraimita (C) e do Porfiriano (P), pois falta todo o capítulo 20 do “C” e os nove primeiros versículos do “P . Esta seção também não é encontrada em alguns minúsculos.
A versão Peshitta (início do quinto século) nunca conteve os livros de 2 Pedro, 2 João, 3 João, Judas e Apocalipse, porque a igreja síria não os reconhece como parte do cânon. O texto de Apocalipse que ocorre nas versões impressas modernas da Peshitta desde 1672 foi emprestado de uma tradução siríaca posterior conhecida como Heracleana.
Portanto, a autenticidade da frase em pauta deve ser avaliada com base nas testemunhas remanescentes, que são relativamente poucas. Na verdade, existem bem menos testemunhas antigas de Apocalipse do que dos evangelhos, de Atos e das epístolas de Paulo.
Dentre os manuscritos que contêm este trecho de Apocalipse, a frase “Os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos” é omitida no Sinaítico (X), em vários minúsculos e nas versões siríacas. É encontrada no Alexandrino (A), em 046 e em grande quantidade de minúsculos. O processo para determinar a autenticidade de uma variante é complexo demais para ser abordado aqui. mas, com base nas evidências disponíveis, os eruditos aceitam, de modo geral, como autêntica a frase aqui analisada. É por isso que ela ocorre na maioria das traduções. O fato de alguns tradutores colocarem a passagem entre parênteses não significa que duvidam da autenticidade do trecho; eles podem apenas considerá-lo parentético.
Já foi destacado que a passagem inteira apresentaria uma leitura mais coerente se a frase em questão for omitida, sobretudo se a última parte de Apocalipse 20:4 for traduzida: “eles reviveram e reinaram com Cristo por mil anos”, variante permitida pela sintaxe do grego. Contudo, apenas esta observação não é justificativa para definir a autenticidade de um trecho em particular. Não se pode negar a um autor o privilégio de introduzir uma ideia parentética de uma linha de pensamento que, sem ela, fluiria mais tranquilamente.
Não há problema contextuai na frase em debate, pois o que ela afirma está subentendido no contexto, em especial, quando são estudados os textos bíblicos relacionados ao assunto. A Bíblia trata de duas ressurreições principais: a dos justos e a dos injustos (ver João 5:28,29; Atos 24:15). A dos justos ocorre de modo evidente, junto com a segunda vinda de Cristo (ver 1 Tessalonicenses 4:13-17). Em Apocalipse 20:4, declara-se que alguns grupos “viveram e reinaram com Cristo durante mil anos”. Ela deveria ser traduzida conforme observado acima: “eles reviveram e reinaram com Cristo por mil anos”. De acordo com esta tradução, a frase “Esta é a primeira ressurreição” (Apocalipse 20:5) forma uma conexão lógica com Apocalipse 20:4. Quando o autor chama esta ressurreição de "primeira”, deixa subentendida uma segunda. Uma vez que todos os ímpios são mortos na segunda vinda de Cristo (Apocalipse 19:21) e que são representados atacando a cidade no fim do milênio (Apocalipse 20:8,9), conclui-se que eles devem ter ressuscitado. Logo, a segunda ressurreição no final dos mil anos fica subentendida no contexto.
- 28 Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: 29 os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo. João 5:28,29 15 tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição tanto dos justos como dos injustos. Atos 24:15 13 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. 14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. 15 Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. 16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. 1 Tessalonicenses 4:13-17 4 Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Apocalipse 20:4 5 Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição. Apocalipse 20:5 21 E os demais foram mortos pela espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo; e todas as aves se fartaram das carnes deles. Apocalipse 19:21 8 e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha. 9 E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade querida; mas desceu fogo do céu, e os devorou; Apocalipse 20:8,9
Nota Adicional #2 a Apocalipse 20 - (cba)
Apocalipse 20:1-15
O período de mil anos comumente chamado de “milênio" é mencionado na Bíblia somente em Apocalipse 20. A palavra “milênio", que significa apenas “mil anos”, não é um termo das Escrituras, mas a expressão “mil anos" ocorre seis vezes em Apocalipse 20:1-7. Os eruditos divergem em suas interpretações do milênio.
Esta Nota Adicional se propõe a elencar motivos bíblicos para a posição defendida pelos adventistas do sétimo dia e mostrar por que os adventistas consideram implausíveis outras posições que têm sido propagadas.
O segundo advento de Cristo precede o milênio. A narrativa de Apocalipse 19 e 20 é contínua, deixando claro que o segundo advento precede o milênio. O segundo advento é retratado simbolicamente em Apocalipse 19:11-21, e a narrativa continua sem intervalos até o cap. 20, que trata do período do milênio. A continuidade da narrativa é patentemente demostrada pela inter-relação dos eventos. Os três grandes poderes que se opõem à obra de Cristo e reúnem os reis da Terra para a batalha logo antes do advento são identificados como o dragão, a besta e o falso profeta (Apocalipse 16:19). De acordo com Apocalipse 19:19, quando “a besta e os reis da terra, com os seus exércitos” se reúnem para guerrear contra Cristo por ocasião de Seu advento, a besta e o falso profeta são pegos e lançados vivos em um lago de fogo e enxofre (Apocalipse 19:20,21). A narrativa do cap. 20 prossegue, revelando o destino do terceiro membro do trio, o dragão, que é preso e lançado no abismo, onde permanece por mil anos.
- 11 E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava montado nele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga a peleja com justiça. 12 Os seus olhos eram como chama de fogo; sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. 13 Estava vestido de um manto salpicado de sangue; e o nome pelo qual se chama é o Verbo de Deus. 14 Seguiam-no os exércitos que estão no céu, em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. 15 Da sua boca saía uma espada afiada, para ferir com ela as nações; ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso. 16 No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores. 17 E vi um anjo em pé no sol; e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, ajuntai-vos para a grande ceia de Deus, 18 para comerdes carnes de reis, carnes de comandantes, carnes de poderosos, carnes de cavalos e dos que neles montavam, sim, carnes de todos os homens, livres e escravos, pequenos e grandes. 19 E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos para fazerem guerra àquele que estava montado no cavalo, e ao seu exército. 20 E a besta foi presa, e com ela o falso profeta que fizera diante dela os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e os que adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. 21 E os demais foram mortos pela espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo; e todas as aves se fartaram das carnes deles. Apocalipse 19:11-21 19 e a grande cidade fendeu-se em três partes, e as cidades das nações caíram; e Deus lembrou-se da grande Babilônia, para lhe dar o cálice do vinho do furor da sua ira. Apocalipse 16:19 19 E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos para fazerem guerra àquele que estava montado no cavalo, e ao seu exército. Apocalipse 19:19 20 E a besta foi presa, e com ela o falso profeta que fizera diante dela os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e os que adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. 21 E os demais foram mortos pela espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo; e todas as aves se fartaram das carnes deles. Apocalipse 19:20,21
Qualquer definição ou descrição do milênio deve se basear na estrutura da doutrina milenar expressa nos capítulos 19 e 20, pois este é o único trecho das Escrituras que trata diretamente do assunto.
Os inimigos de Cristo são mortos no segundo advento. Quando a besta e o falso profeta são lançados no lago de fogo (Apocalipse 19:20), “os restantes” (Apocalipse 19:21) de seus seguidores são mortos pela espada de Cristo. São os reis, capitães, poderosos e "todos, quer livres, quer escravos" (Apocalipse 19:18). As mesmas classes são mencionadas durante o sexto selo, tentando se esconder da face do Cordeiro (Apocalipse 6:14-17), quando os céus se enrolam como um pergaminho e todas as montanhas e ilhas se movem. É evidente que este texto retrata o mesmo evento que abalará a Terra, o segundo advento de Cristo.
- 20 E a besta foi presa, e com ela o falso profeta que fizera diante dela os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e os que adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. Apocalipse 19:20 21 E os demais foram mortos pela espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo; e todas as aves se fartaram das carnes deles. Apocalipse 19:21 18 para comerdes carnes de reis, carnes de comandantes, carnes de poderosos, carnes de cavalos e dos que neles montavam, sim, carnes de todos os homens, livres e escravos, pequenos e grandes. Apocalipse 19:18 14 E o céu recolheu-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares. 15 E os reis da terra, e os grandes, e os chefes militares, e os ricos, e os poderosos, e todo escravo, e todo livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas; 16 e diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos da face daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; 17 porque é vindo o grande dia da ira deles; e quem poderá subsistir? Apocalipse 6:14-17
Quantos se envolveram na morte dos “restantes” (Apocalipse 19:21)? De acordo com Apocalipse 13:8, haverá apenas duas classes na Terra por ocasião do advento: "adorá-la-ão [a besta] todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro”. Portanto, fica claro que, quando “os restantes" forem "mortos com a espada" (Apocalipse 19:21), não ficarão sobreviventes, a não ser os que resistiram à besta, a saber, aqueles cujo nome está escrito no Livro da Vida (Apocalipse 13:8). Antes de mencionar que este grupo entra no reino milenar (Apocalipse 20:4), João relata como o terceiro grande inimigo, o dragão, receberá sua retribuição (Apocalipse 20:1-3).
- 21 E os demais foram mortos pela espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo; e todas as aves se fartaram das carnes deles. Apocalipse 19:21 8 E adora-la-ão todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. Apocalipse 13:8 4 Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Apocalipse 20:4 1 E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. 2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos. 3 Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem. Depois disto é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo. Apocalipse 20:1-3
Os justos mortos ressuscitarão no segundo advento. A Bíblia fala de duas ressurreições, a dos justos e a dos injustos, separadas por um período de mil anos (ver com. de Apocalipse 20:1,4,5). Não pode haver apenas uma ressurreição geral, pois há uma ressurreição que, aparentemente, nem todos podem alcançar (Filipenses 3:11; Lucas 14:14; Lucas 20:35). Os justos são caracterizados, em outras passagem, como “os que são de Cristo, na Sua vinda” [1 Coríntios 15:23]). Alguns defendem que Apocalipse 20:4 fala apenas dos mártires cristãos. Contudo, a comparação com outros textos das Escrituras revela que todos os justos, inclusive os santos do AT (ver com. de Romanos 4:3; 1 Coríntios 15:18) e os justos vivos, receberão a imortalidade nessa ocasião (1 Coríntios 15:51-54) e ascenderão com Cristo no segundo advento (ver com. de 1 Tessalonicenses 4:16,17).
- 1 E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. 4 Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. 5 Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição. Apocalipse 20:1,4,5 11 para ver se de algum modo posso chegar à ressurreição dentre os mortos. Filipenses 3:11 14 e serás bem-aventurado; porque eles não têm com que te retribuir; pois retribuído te será na ressurreição dos justos. Lucas 14:14 35 mas os que são julgados dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem se casam nem se dão em casamento; Lucas 20:35 23 Cada um, porém, na sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. 1 Coríntios 15:23 4 Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Apocalipse 20:4 3 Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Romanos 4:3 18 Logo, também os que dormiram em Cristo estão perdidos. 1 Coríntios 15:18 51 Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, 52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53 Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. 54 Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória. 1 Coríntios 15:51-54 16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. 1 Tessalonicenses 4:16,17
Não há justificativa bíblica válida para separar os bem-aventurados e santos (que enfrentaram a perseguição da besta) dos santos imortais mencionados em 1 Tessalonicenses 4 e 1 Coríntios 15.
A unidade do segundo adventoAs várias referências bíblicas ao segundo advento se combinam a fim de retratar um único evento na vinda de Cristo para reunir Seus santos e destruir os perseguidores. As principais referências podem ser resumidas da seguinte forma:
1. Mateus 24:29-31. A vinda de Cristo será visível, “sobre as nuvens do céu", “em seguida à tribulação”. Jesus envia Seus anjos “com grande clangor de trombeta" para reunir "os Seus escolhidos”.
2. 1 Coríntios 15:23,51,52,53. "Os que são de Cristo, na Sua vinda” (tanto os mortos ressuscitados quanto os vivos) recebem a imortalidade "ao ressoar da última trombeta .
3. 1 Tessalonicenses 4:15-17. O Senhor desce com “a trombeta de Deus" para ressuscitar e se unir aos “mortos em Cristo", junto com aqueles que estão "vivos” e ficaram até o dia de Sua vinda. Eles sobem 'entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares”, a fim de estar “para sempre com o Senhor".
4. 2 Tessalonicenses 1:6-8. A igreja receberá “alívio" da perseguição quando “do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do Seu poder", a fim de punir aqueles que “não obedecem ao evangelho”.
5. 2 Tessalonicenses 2:1,2,3,8. A “reunião” com Cristo, com a qual os tessalonicenses estavam preocupados, só ocorreria após a “apostasia” e a revelação do “homem da iniquidade [o anticristo]”, que será destruído “com o sopro de Sua boca [de Cristo]” e a “manifestação de Sua vinda”.
6. Apocalipse 1:7. A vinda de Jesus será "com as nuvens" e visível a “todo olho”.
7. Apocalipse 14:14-20. Quando Cristo voltar, fará uma dupla colheita: dos justos e dos injustos.
8. Apocalipse 19:11-21 a Apocalipse 20:1-6. Em Sua vinda, representado como um guerreiro acompanhado pelos exércitos do Céu, Cristo joga a "besta" perseguidora e o “falso profeta” no lago de fogo e mata o restante de Seus inimigos com a espada "da Sua boca”. Um anjo prende Satanás. Os fiéis (os mortos ressuscitados e os vivos) recebem a recompensa; eles reinam “com Ele [Cristo] os mil anos”.
- 11 E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava montado nele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga a peleja com justiça. 12 Os seus olhos eram como chama de fogo; sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. 13 Estava vestido de um manto salpicado de sangue; e o nome pelo qual se chama é o Verbo de Deus. 14 Seguiam-no os exércitos que estão no céu, em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. 15 Da sua boca saía uma espada afiada, para ferir com ela as nações; ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso. 16 No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores. 17 E vi um anjo em pé no sol; e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, ajuntai-vos para a grande ceia de Deus, 18 para comerdes carnes de reis, carnes de comandantes, carnes de poderosos, carnes de cavalos e dos que neles montavam, sim, carnes de todos os homens, livres e escravos, pequenos e grandes. 19 E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos para fazerem guerra àquele que estava montado no cavalo, e ao seu exército. 20 E a besta foi presa, e com ela o falso profeta que fizera diante dela os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e os que adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. 21 E os demais foram mortos pela espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo; e todas as aves se fartaram das carnes deles. Apocalipse 19:11-21 1 E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. 2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos. 3 Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem. Depois disto é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo. 4 Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. 5 Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição. 6 Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos. Apocalipse 20:1-6
Estas referências bíblicas estão de acordo com o retrato do retorno glorioso do Senhor como um único acontecimento visível. Elas mostram que, neste evento único, ocorrerá: (1) a reunião imortal dos santos da Terra para estar com Deus, certamente nas “moradas” celestes, o lugar que Cristo foi preparar para eles (João 14:2,3); e (2) a execução dos perseguidores da última geração, com todos os ímpios, pela glória consumidora de Sua vinda.
Portanto, fica claro que, quando o milênio começar, todos os seres humanos terão sido levados para o Céu após receber a imortalidade, ou deixados mortos na Terra desolada. É esse despovoamento da Terra que prende Satanás (ver com. de Apocalipse 20:1,2). Ele fica incapaz de tocar os remidos e sem poder para enganar seus súditos humanos, até eles ressuscitarem ao fim dos “mil anos” (Apocalipse 20:5).
- 1 E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. 2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos. Apocalipse 20:1,2 5 Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição. Apocalipse 20:5
Base equivocada para a crença no milênio terrestre. Alguns defendem que o milênio será um período de justiça, paz e prosperidade na Terra. Chegam a esse conceito ao aplicar ao milênio, de maneira literal ou figurada, as profecias de restauração do reino feitas ao antigo Israel no AT. Os pré-milenaristas que pertencem a este grupo aplicam tais profecias literalmente a um reino mundial da igreja ou dos judeus em um milênio futuro, posterior à segunda vinda. Os pós-milenaristas aplicam as mesmas predições a uma era de ouro futura da igreja antes do segundo advento. Um terceiro grupo, os amilenaristas, reduzem as descrições do reino feitas no AT para o antigo Israel a meras alegorias das vitórias da igreja na dispensação do evangelho.
E dupla a falácia desses três posicionamentos: (1) nenhum deles atende aos requisitos expressos em Apocalipse 19:11 a 20:15, a principal passagem bíblica a respeito do milênio. Este texto evidencia que não haverá nenhum ser humano vivo na Terra durante o período (ver acima; cf. com. de Apocalipse 20:1). Logo, o milênio não pode ser um período de justiça, paz e prosperidade na Terra; (2) tais pontos de vista se baseiam em um conceito falso da natureza das profecias do AT.
Por exemplo, muitos pré-milenaristas defendem que as profecias sobre o reino consistem em decretos literais e inalteráveis que ainda se cumprirão ao Israel literal, isto é, aos judeus (leia sobre o termo “Israel" sendo aplicado a judeus de todas as tribos no com. de Atos 1:6). Essa crença equivocada resultou em um sistema conhecido como futurismo, que, em vez de considerar a igreja cristã a herdeira das promessas feitas a Israel, classifica a era cristã como um “parêntese” na profecia, isto é, um período que preenche um intervalo até que as profecias antigas acerca de Israel se cumpram de maneira literal no tuturo (cf. p. II2).
Os intérpretes desta escola aplicam grande parte das predições de Apocalipse aos judeus e acreditam que tais predições se cumprirão naquilo que chamam de “tempo do fim”. Eles têm a expectativa de que as profecias do reino destinadas a Israel, feitas no AT, se cumprirão durante o milênio. Dividem a história sagrada em dispensações, ou períodos, dentro das quais a “era da igreja” é classificada como um ínterim, a dispensação da graça, que fica entre as eras judaicas passada e futura da lei. Esta divisão em dispensações requer, por questão de lógica, um “arrebatamento pré-tribulação" (ver com. de 1 Tessalonicenses 4:17), a fim de retirar os santos cristãos da Terra antes do “período da tribulação”. Esses intérpretes defendem ainda que os judeus que sobreviverem aceitarão a Cristo quando Ele aparecer nas nuvens após a tribulação; então, as “nações” sobreviventes entrarão no milênio e, embora ainda mortais, viverão na terra parcialmente renovada. Nessa época, de acordo com esse ponto de vista, os judeus desfrutarão, além de prosperidade material e longa vida, o reino restaurado de Davi, um novo templo e um sistema sacrificial "comemorativo”, com a lei, o sábado, um domínio político mundial e o exercício do "cetro de ferro" de Cristo sobre as nações submissas, mas, por fim, rebeldes, tudo isso no reino milenar terreno, enquanto os santos cristãos reinam com Cristo em imortalidade.
Seguem-se alguns princípios de interpretação profética do AT negligenciados por aqueles que reservam as profecias do reino do AT aos judeus de uma era futura (ver vol. 4, p. 12-25; ver com. de Deuteronômio 18:15).
1. As promessas ao antigo Israel eram condicionais. Deus disse: “Se diligentemente ouvirdes [...], então, sereis a Minha propriedade peculiar dentre todos os povos” (Êxodo 19:5; Deuteronômio 7:8,27,28,29,30; Jeremias 18:6-10).
- 5 Agora, pois, se atentamente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu pacto, então sereis a minha possessão peculiar dentre todos os povos, porque minha é toda a terra; Êxodo 19:5 8 mas, porque o Senhor vos amou, e porque quis guardar o juramento que fizera a vossos pais, foi que vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito. Deuteronômio 7:8,27,28,29,30 6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel. 7 Se em qualquer tempo eu falar acerca duma nação, e acerca dum reino, para arrancar, para derribar e para destruir, 8 e se aquela nação, contra a qual falar, se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que intentava fazer-lhe. 9 E se em qualquer tempo eu falar acerca duma nação e acerca dum reino, para edificar e para plantar, 10 se ela fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem que lhe intentava fazer. Jeremias 18:6-10
2. A nação de Israel não cumpriu os requisitos e, por isso, perdeu o reino e as promessas. Quando Cristo, o Filho de Davi, veio, a nação judaica rejeitou seu Rei e perdeu o reino (ver com. de Mateus 21:43; cf. com. de Apocalipse 20:1).
- 43 Portanto eu vos digo que vos será tirado o reino de Deus, e será dado a um povo que dê os seus frutos. Mateus 21:43 1 E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. Apocalipse 20:1
3. A igreja cristã, o “Israel espiritual”, é agora a herdeira das promessas. A falha do Israel literal não significa que “a palavra de Deus haja falhado” (Romanos 9:6). Quando a nação de Israel foi cortada fora, como galhos mortos do verdadeiro tronco de Abraão, o verdadeiro Israel passou a corresponder ao remanescente judeu fiel que aceitou o Messias (ver com. de Romanos 11:5); a esses cristãos judeus foram acrescentados os cristãos gentios, enxertados no ramo original. Logo, a árvore agora inclui os filhos espirituais de Abraão (Gálatas 3:16,26,27,28,29), a saber, a igreja cristã.
- 6 Não que a palavra de Deus haja falhado. Porque nem todos os que são de Israel são israelitas; Romanos 9:6 5 Assim, pois, também no tempo presente ficou um remanescente segundo a eleição da graça. Romanos 11:5 16 Ora, a Abraão e a seu descendente foram feitas as promessas; não diz: E a seus descendentes, como falando de muitos, mas como de um só: E a teu descendente, que é Cristo. 26 Pois todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. 27 Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. 28 Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. 29 E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa. Gálatas 3:16,26,27,28,29
Paulo diz que “todo o Israel será salvo” (Romanos 11:26), mas deixa bem claro que “todo o Israel” não significa todos os judeus (ver com. ali). Ele exclui os meros “filhos da carne” e inclui somente os “filhos da promessa” (Romanos 9:6-8). A esses ele acrescenta os gentios que têm a verdadeira circuncisão espiritual, a qual vem de Cristo (Romanos 2:26,28,29; Colossenses 2:11; ver com. de Romanos 11:25,26; Filipenses 3:3). Ele diz especificamente que os não judeus salvos pela graça de Cristo não são mais estrangeiros à “comunidade de Israel”, nem estranhos às “alianças da promessa”, mas, sim, “concidadãos dos santos” (Efésios 2:8-22). No Israel espiritual, “não pode haver judeu nem grego”; em vez disso, todos são um em Cristo (Gálatas 3:28).
- 26 e assim todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades; Romanos 11:26 6 Não que a palavra de Deus haja falhado. Porque nem todos os que são de Israel são israelitas; 7 nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência. 8 Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus; mas os filhos da promessa são contados como descendência. Romanos 9:6-8 26 Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura a incircuncisão não será reputada como circuncisão? 28 Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. 29 Mas é judeu aquele que o é interiormente, e circuncisão é a do coração, no espírito, e não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. Romanos 2:26,28,29 11 no qual também fostes circuncidados com a circuncisão não feita por mãos no despojar do corpo da carne, a saber, a circuncisão de Cristo; Colossenses 2:11 25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado; 26 e assim todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades; Romanos 11:25,26 3 Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne. Filipenses 3:3 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; 9 não vem das obras, para que ninguém se glorie. 10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas. 11 Portanto, lembrai-vos que outrora vós, gentios na carne, chamam circuncisão, feita pela mão dos homens, 12 estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. 13 Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. 14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, 15 isto é, a lei dos mandamentos contidos em ordenanças, para criar, em si mesmo, dos dois um novo homem, assim fazendo a paz, 16 e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um só corpo, tendo por ela matado a inimizade; 17 e, vindo, ele evangelizou paz a vós que estáveis longe, e paz aos que estavam perto; 18 porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. 19 Assim, pois, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, 20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina; 21 no qual todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor, 22 no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito. Efésios 2:8-22 28 Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. Gálatas 3:28
Paulo estende a “toda a descendência", formada por judeus e cristãos gentios, a promessa do reino (ver com. de Romanos 4:13,16). Pedro cita, quase que palavra por palavra, o texto-chave (Êxodo 19:5,6) que promete a Israel a posição de povo escolhido, nação santa, “reino de sacerdotes” e a aplica aos cristãos não judeus. Isso mostra que ele vê a igreja cristã como uma herdeira da posição especial que antes pertencia ao Israel desobediente (ver com. de 1 Pedro 2:5-10). João usa duas vezes uma expressão que parece aludir a esta mesma passagem de Êxodo: “reino, sacerdotes”, “reino e sacerdotes” (ver com. de Apocalipse 1:6; Apocalipse 5:10), mostrando que faz uma aplicação semelhante da promessa do reino à igreja, não só à igreja triunfante futura, mas também aos cristãos da Ásia Menor (sobre aplicações semelhantes, ver Atos 2:16-21; Atos 13:47; Atos 15:13-17).
- 13 Porque não foi pela lei que veio a Abraão, ou à sua descendência, a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo, mas pela justiça da fé. 16 Porquanto procede da fé o ser herdeiro, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a descendência, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós. Romanos 4:13,16 5 Agora, pois, se atentamente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu pacto, então sereis a minha possessão peculiar dentre todos os povos, porque minha é toda a terra; 6 e vós sereis para mim reino sacerdotal e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel. Êxodo 19:5,6 5 vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo. 6 Por isso, na Escritura se diz: Eis que ponho em Sião uma principal pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. 7 E assim para vós, os que credes, é a preciosidade; mas para os descrentes, a pedra que os edificadores rejeitaram, esta foi posta como a principal da esquina, 8 e: Como uma pedra de tropeço e rocha de escândalo; porque tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. 9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 10 vós que outrora nem éreis povo, e agora sois de Deus; vós que não tínheis alcançado misericórdia, e agora a tendes alcançado. 1 Pedro 2:5-10 6 e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém. Apocalipse 1:6 10 e para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra. Apocalipse 5:10 16 Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: 17 E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos; 18 e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão. 19 E mostrarei prodígios em cima no céu; e sinais embaixo na terra, sangue, fogo e vapor de fumaça. 20 O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor. 21 e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Atos 2:16-21 47 porque assim nos ordenou o Senhor: Eu te pus para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até os confins da terra. Atos 13:47 13 Depois que se calaram, Tiago, tomando a palavra, disse: Irmãos, ouvi-me: 14 Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios para tomar dentre eles um povo para o seu Nome. 15 E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito: 16 Depois disto voltarei, e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído; reedificarei as suas ruínas, e tornarei a levantá-lo; 17 para que o resto dos homens busque ao Senhor, sim, todos os gentios, sobre os quais é invocado o meu nome, Atos 15:13-17
4. Profecias que, em princípio, eram literais podem se cumprir espiritualmente ao "Israel espiritual" nesta era e de maneira transcendente no mundo por vir. As aplicações do NT mostram que profecias literais feitas ao antigo Israel podem ter um cumprimento não literal para a igreja sob as novas condições da era cristã e um cumprimento final, sem os elementos da mortalidade, no reino eterno.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
lançou-o [...] fechou
Apocalipse 20:3
Reviravolta em relação a Apocalipse 9:1-11.
é necessário que ele seja solto
Apocalipse 20:3
A libertação de Satanás atende ao propósito divino de demonstrar, pela última vez, a natureza do pecado e suas consequências.
Referências cruzadas
Apocalipse 20:3
Daniel 6:17; Apocalipse 12:9; Apocalipse 20:8,10.
- 17 E uma pedra foi trazida e posta sobre a boca da cova; e o rei a selou com o seu anel e com o anel dos seus grandes, para que no tocante a Daniel nada se mudasse: Daniel 6:17 9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele. Apocalipse 12:9 8 e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha. 10 e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos. Apocalipse 20:8,10
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Apocalipse 20:1-3
Aqui há uma visão que mostra, figuradamente as limitações colocadas ao próprio Satanás. Cristo, com poder onipotente, impedirá que o Diabo engane a humanidade como tem feito até agora. Não faltam a Ele poder, nem instrumentos para exterminar o poder de Satanás. Cristo o prende com seu poder e o sela por sua autoridade. A Igreja terá um tempo de paz e prosperidade, mas ainda não terão terminado todas as suas provas.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 1 E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. Apocalipse 20:1 8 A besta que viste era e já não é; todavia está para subir do abismo, e vai-se para a perdição; e os que habitam sobre a terra e cujos nomes não estão escritos no livro da vida desde a fundação do mundo se admirarão, quando virem a besta que era e já não é, e que tornará a vir. Apocalipse 17:8 17 E uma pedra foi trazida e posta sobre a boca da cova; e o rei a selou com o seu anel e com o anel dos seus grandes, para que no tocante a Daniel nada se mudasse: Daniel 6:17 66 Foram, pois, e tornaram seguro o sepulcro, selando a pedra, e deixando ali a guarda. Mateus 27:66 8 e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha. Apocalipse 20:8 9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele. Apocalipse 12:9 14 e, por meio dos sinais que lhe foi permitido fazer na presença da besta, enganava os que habitavam sobre a terra e lhes dizia que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia. Apocalipse 13:14 14 Pois são espíritos de demônios, que operam sinais; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso. 15 (Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua nudez.) 16 E eles os congregaram no lugar que em hebraico se chama Armagedom. Apocalipse 16:14-16 2 com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam sobre a terra se embriagaram com o vinho da sua prostituição. Apocalipse 17:2 24 porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Mateus 24:24 3 Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo. 13 Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo. 14 E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. 15 Não é muito, pois, que também os seus ministros se disfarcem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras. 2 Coríntios 11:3,13-15 9 a esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira, 10 e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos. 11 E por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira; 2 Tessalonicenses 2:9-11 4 Porque mil anos aos teus olhos são como o dia de ontem que passou, e como uma vigília da noite. Salmos 90:4 8 Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. 2 Pedro 3:8 7 Ora, quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, 8 e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha. 9 E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade querida; mas desceu fogo do céu, e os devorou; 10 e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos. Apocalipse 20:7-10 8 e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha. 10 e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos. Apocalipse 20:8,10