Comentário Bíblico
Adventista
Ordem - (cba)
1 Coríntios 15:23
Do gr. tagma, “aquilo que foi posto em ordem”, “tropa [de soldados]”. Tagma não ocorre em outra parte no NT. A palavra era originalmente um termo militar e se refere a uma série de categorias, como sugerido neste versículo. O Cristo triunfante abriu o caminho na manhã da ressurreição e será seguido pelas fileiras de Seus santos que dormem.
Primícias - (cba)
1 Coríntios 15:23
Ver com. de 1 Coríntios 15:20. Outros, como Moisés (ver com. de Mateus 17:3) e Lázaro (ver com. de João 11:43), morreram e foram ressuscitados antes de Jesus ressurgir. Mas isso aconteceu apenas em virtude e na expectativa da ressurreição do próprio Cristo (cf. DTN, 530). Sem a vitória de Cristo sobre a morte, nenhuma ressurreição tcria sido possível. Nesse sentido real, Cristo é as primícias daqueles que são vivificados.
- 20 Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. 1 Coríntios 15:20 3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. Mateus 17:3 43 E, tendo dito isso, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora! João 11:43
Depois - (cba)
1 Coríntios 15:23
Do gr. epeita, “daí em diante”, “então” ou “depois”, usado para enumerar eventos sucessivos e, em geral, sugere uma ordem cronológica. É empregado dessa forma em 1 Coríntios 15:6,7, ocorrendo em 1 Coríntios 15:7,24 com sentido semelhante. A ressurreição do próprio Cristo como as primícias é separada da ressurreição dos justos.
- 6 depois apareceu a mais de quinhentos irmãos duma vez, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormiram; 7 depois apareceu a Tiago, então a todos os apóstolos; 1 Coríntios 15:6,7 7 depois apareceu a Tiago, então a todos os apóstolos; 24 Então virá o fim quando ele entregar o reino a Deus o Pai, quando houver destruído todo domínio, e toda autoridade e todo poder. 1 Coríntios 15:7,24
De Cristo - (cba)
1 Coríntios 15:23
Isto é, o povo que pertence a Cristo, os que morreram confiando no Redentor. Esse grupo inclui todos que foram justificados pela fé na época do AT, que creram em Cristo nos dias de Paulo e os que desde então têm crido nEle. Os redimidos de todas as eras são “de Cristo”, pois o Redentor comprou cada um com Seu próprio sangue.
Na Sua vinda - (cba)
1 Coríntios 15:23
Sobre a “vinda” (do gr. parousia), ver com. de Mateus 24:3. Paulo relaciona a ressurreição dos remidos à volta de Cristo (ver com. de João 14:3; 1 Coríntios 15:51-53; 1 Tessalonicenses 4:14-16; Apocalipse 20:6).
- 3 E estando ele sentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Declara-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo. Mateus 24:3 3 E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. João 14:3 51 Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, 52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53 Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. 1 Coríntios 15:51-53 14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. 15 Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. 16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 1 Tessalonicenses 4:14-16 6 Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos. Apocalipse 20:6
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 15:20-34
Àqueles que por fé se unem a Cristo, por sua ressurreição, é assegurado a sua própria ressurreição. Por causa do pecado do primeiro Adão, todos os homens se tornaram mortais, porque todos passaram a ter a sua mesma natureza pecaminosa. Assim, por meio da ressurreição de Cristo, todos se tornaram participantes do Espírito, e da natureza espiritual; ressuscitaremos e viveremos para sempre.
Haverá uma ordem na ressurreição. O próprio Cristo foi o primeiro; em sua vinda ressuscitará o seu povo redimido antes das demais pessoas; ao final, os ímpios também serão ressuscitados. Então, será o fim do presente estado das coisas. Se queremos triunfar nessa solene e importante ocasião, detemos submetermo-nos agora ao seu reinado, aceitar a sua salvação, e viver para a sua glória. Então, nos regozijaremos ao concluir-se a sua obra, para que Deus receba toda a glória de nossa salvação, o sirvamos para sempre e desfrutemos o seu favor.
O que farão aqueles que se batizam pelos monos, se de modo algum os mortos ressuscitam? Provavelmente aqui o batismo seja usado como uma figura de aflições, sofrimentos e martírio, como em Mateus 20.22,23. O que é, ou o que será daqueles que sofreram muitos danos graves e até perderam a sua vida por causa desta doutrina da ressurreição, se os mortos de modo nenhum ressuscitam?
Qualquer que seja o significado, sem dúvida os coríntios entendiam o argumento do apóstolo. Para nós é evidente que o cristianismo seria uma confissão néscia, se não nos propusesse esperanças para mais além desta vida, ao menos em tempos de perigo, como nos primeiros tempos, e muitas vezes desde então.
É lícito e adequado que os cristãos saibam que possuem benefícios para si mesmos por sua fidelidade a Deus; e que dêem fruto para a santidade, e que o nosso fim seja a vida eterna. Porém, não devemos viver como animais porque não morremos como eles. Deve ser a ignorância sobre Deus o que leva alguém a não crer na ressurreição e na vida futura. Aqueles que reconhecem que existe um Deus e uma providência, e observam quão injustas são as coisas na vida, e quão frequentemente vai muito mal aos melhores homens, não podem duvidar de um estado futuro onde tudo será corrigido com justiça. Não nos juntemos aos ímpios, mas advirtamos a todos os que nos rodeiam, especialmente às crianças e aos jovens, para que os evitem, como evitariam uma peste. Despertemos para a justiça e não pequemos.
- Veja também Um Grande Movimento Mundial 15:23
O Grande Conflito, Pág. 359
Profecias Alentadoras 15:23O Grande Conflito, Pág. 399
|
- Análise em Cadeia 20 Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. 1 Coríntios 15:20 19 Os teus mortos viverão, os seus corpos ressuscitarão; despertai e exultai, vós que habitais no pó; porque o teu orvalho é orvalho de luz, e sobre a terra das sombras fá-lo-ás cair. Isaías 26:19 15 Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. 16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. 1 Tessalonicenses 4:15-17 23 e vós de Cristo, e Cristo de Deus. 1 Coríntios 3:23 7 Olhais para as coisas segundo a aparência. Se alguém confia de si mesmo que é de Cristo, pense outra vez isto consigo, que, assim como ele é de Cristo, também nós o somos. 2 Coríntios 10:7 29 E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa. Gálatas 3:29 24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Gálatas 5:24 23 isto é, como o Cristo devia padecer, e como seria ele o primeiro que, pela ressurreiçao dos mortos, devia anunciar a luz a este povo e também aos gentios. Atos 26:23 5 e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Aquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, Apocalipse 1:5 14 Ora, Deus não somente ressuscitou ao Senhor, mas também nos ressuscitará a nós pelo seu poder. 1 Coríntios 6:14 52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. 1 Coríntios 15:52 16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 1 Tessalonicenses 4:16 19 Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória, diante de nosso Senhor Jesus na sua vinda? Porventura não o sois vós? 1 Tessalonicenses 2:19