Comentário Bíblico
Adventista
Com que letras grandes - (cba)
Gálatas 6:11
Ainda não está claro se Paulo se refere aqui a toda a epístola ou apenas a Gálatas 6:11-18. A maior parte das epístolas de Paulo foi ditada a um escriba ou amanuense (cl. Romanos 16:22). No entanto, alguns anos antes desse tempo, ele começou o costume de acrescentar uma breve seção de próprio punho, como garantia da autenticidade da carta (ver 1 Coríntios 16:21; Colossenses 4:18). Possivelmente, algumas cartas tinham sido lorjadas em seu nome (ver 2 Tessalonicenses 2:2; 2 Tessalonicenses 3:17). Aqueles que consideram que Paulo escreveu toda a epístola, sem a ajuda de um amanuense, sugerem que não havia nenhum escriba cristão adequado para a tarefa. No entanto, geralmente se admite que a epístola aos Romanos foi escrita por volta do mesmo tempo que a epístola aos Gálatas. E, ao escrever a anterior, Paulo fez uso dos serviços de um escriba chamado Tércio (Romanos 16:22). A suposição mais adequada é que o próprio Paulo escreveu somente a seção de encerramento de Gálatas. Se toda a epístola foi escrita diretamente pelo apóstolo, esse foi um dos únicos casos (incluindo-se a epístola a Filemom), portanto, a probabilidade de que atenha escrito é mínima.
- 11 Vede com que grandes letras vos escrevo com minha própria mão. 12 Todos os que querem ostentar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. 13 Porque nem ainda esses mesmos que se circuncidam guardam a lei, mas querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne. 14 Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. 15 Pois nem a circuncisão nem a incircuncisão é coisa alguma, mas sim o ser uma nova criatura. 16 E a todos quantos andarem conforme esta norma, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus. 17 Daqui em diante ninguém me moleste; porque eu trago no meu corpo as marcas de Jesus. 18 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito. Amém. Gálatas 6:11-18 22 Eu, Tércio, que escrevo esta carta, vos saúdo no Senhor. Romanos 16:22 21 Esta saudação é de meu próprio punho, Paulo. 1 Coríntios 16:21 18 Esta saudação é de próprio punho, de Paulo. Lembrai-vos das minhas cadeias. A graça seja convosco. Colossenses 4:18 2 que não vos movais facilmente do vosso modo de pensar, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola como enviada de nós, como se o dia do Senhor estivesse já perto. 2 Tessalonicenses 2:2 17 Esta saudação é de próprio punho, de Paulo, o que é o sinal em cada epístola; assim escrevo. 2 Tessalonicenses 3:17
O fato de que Paulo escrevera com “letras grandes" sugere que. pelo menos no momento em que ele escreveu aos Gálatas, sua caligrafia estava imperfeita. A grande erudição de Paulo exclui a possibilidade de que o apóstolo não soubesse escrever de modo aceitável. Alguns têm sugerido que sua má caligrafia era o resultado da visão deficiente (ver com. de 2 Coríntios 12:7-9; Gálatas 4:15); outros, que suas mãos tinham sofrido lesões mais ou menos permanentes devido aos maus-tratos infligidos pelos seus perseguidores (cf. 2 Coríntios 11:24-27).
- 7 E, para que me não exaltasse demais pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte demais; 8 acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim; 9 e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. 2 Coríntios 12:7-9 15 Onde está, pois, aquela vossa satisfação? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, teríeis arrancado os vossos olhos, e mos teríeis dado. Gálatas 4:15 24 dos judeus cinco vezes recebi quarenta açoites menos um. 25 Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; 26 em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha raça, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; 27 em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejuns muitas vezes, em frio e nudez. 2 Coríntios 11:24-27
Escrevi - (cba)
Gálatas 6:11
A forma do verbo em grego permite também a tradução interpretativa: "escrevo" ou “estou escrevendo". No NT, há outros casos em que o autor da epístola considera que escreve no momento do ponto de vista daqueles que a leem (Filemon 1:19; 1 Pedro 5:12; 1 João 2:14,21,26). Os que acreditam que Paulo se refere aqui apenas ao pós-escrito usam a tradução "estou escrevendo". Aqueles que pensam que ele se refere a toda a carta utilizam o verbo no passado: “escrevi".
- 19 Eu, Paulo, de meu próprio punho o escrevo, eu o pagarei, para não te dizer que ainda a ti mesmo a mim te deves. Filemon 1:19 12 Por Silvano, nosso fiel irmão, como o considero, escravo abreviadamente, exortando e testificando que esta é a verdadeira graça de Deus; nela permanecei firmes. 1 Pedro 5:12 14 Eu vos escrevi, meninos, porque conheceis o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque conheceis aquele que é desde o princípio. Eu escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno. 21 Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade. 26 Estas coisas vos escrevo a respeito daqueles que vos querem enganar. 1 João 2:14,21,26
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gálatas 6:6-11
Muitos escusam-se da obra da religião, mesmo fingindo participar desta e professá-la. Podem ser capazes de imporem-se aos demais, porém, estarão se enganado se pensam que podem enganar a Deus, que conhece os seus corações e as suas atitudes. E como Ele não pode ser enganado, ninguém será capaz de zombar dEle. O nosso tempo é um tempo de semeadura; no outro mundo segaremos aquilo que semearmos agora.
Há dois tipos de semeadura; uma para a carne e outra para o Espírito. Assim será a prestação de contas no porvir. Aqueles que levam uma vida sexual pecaminosa e uma vida carnal, não deverão esperar outro fruto deste caminho que não seja a miséria e a fruto. Porém, aqueles que, sob a direção e o poder do Espírito Santo, levam uma vida de fé em Cristo e são abundantes na graça cristã, colherão do Espírito Santo a vida eterna.
Todos nós temos uma forte inclinação a nos cansarmos do dever, particularmente de fazer o bem. Devemos vigiar com grande cuidado e guardar-nos a este respeito. A recompensa é prometida somente àqueles que perseveram em fazer o bem.
Aqui há uma exortação a todos, para que façam o bem no lugar em que estão. Devemos ter o cuidado de fazer o bem em nossa vida, e fazer dele a atividade de nossa existência, especialmente quando se apresentarem ocasiões novas, e até onde sejamos capazes de fazê-lo por nosso próprio poder.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|