Comentário Bíblico
Adventista
Graça - (cba)
Gálatas 6:18
Ver com. de Romanos 1:7; Romanos 3:24; 2 Coríntios 13:14; 2 Timóteo 4:22; Filemon 1:25. Ao longo da epístola, Paulo destacou o fato de que somente se alcança a salvação por meio da graça, e que ela nunca pode ser conquistada pelas obras. Não há outra maneira de estar em paz com Deus. A graça e mais do que um atributo passivo de Deus; é o amor divino e a bondade divina em ação. Paulo conclui assim seu apelo às igrejas da Galácia, cujos membros ele amava e pelos quais sentia uma solícita preocupação.
- 7 a todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados para serdes santos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Romanos 1:7 24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, Romanos 3:24 14 A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós. 2 Coríntios 13:14 22 O Senhor seja com o teu espírito. A graça seja convosco. 2 Timóteo 4:22 25 A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito. Filemon 1:25
Irmãos - (cba)
Gálatas 6:18
A mesma forma de tratamento com a qual Paulo começou a epístola (Gálatas 1:2). Tinha em estima a comunhão com eles, plenamente confiante de que aceitariam seu conselho (ver com. de Gálatas 5:10). O fato de que nada mais se ouvira dos problemas na Galácia sobre o assunto dos judaizantes é o testemunho silencioso do êxito que alcançou com esta exortação.
- 2 e todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia: Gálatas 1:2 10 Confio de vós, no Senhor, que de outro modo não haveis de pensar; mas aquele que vos perturba, seja quem for, sofrerá a condenação. Gálatas 5:10
Vosso espírito - (cba)
Gálatas 6:18
Ou seja, vós (cf. com. de Salmos 16:10).
Amém - (cba)
Gálatas 6:18
Ver com. de Mateus 5:18. O posfácio depois de Gálatas 6:18 não consta em nenhum manuscrito mais antigo, e não fazia parte do registro original, inspirado. I lá um consenso geral de que essa epístola foi escrita de Corinto durante a terceira viagem missionária de Paulo (comparar com. de Romanos 16:27; 1 Coríntios 16:24).
- 18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido. Mateus 5:18 18 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito. Amém. Gálatas 6:18 27 ao único Deus sábio seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém. Romanos 16:27 24 O meu amor seja com todos vós em Cristo Jesus. 1 Coríntios 16:24
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gálatas 6:16-18
Uma nova criação à imagem de Cristo, que demonstre a fé nEle, é a maior distinção entre um homem e outro, e uma bênção declarada a todos aqueles que andam conforme esta regra. As bênçãos são paz e misericórdia. Paz com Deus e com a nossa consciência, e todos os consolos desta vida, à medida que sejam necessários. E a misericórdia e o interesse pelo amor e pelo favor gratuitos de Deus em Cristo são o manancial e a fonte de todas as demais bênçãos.
A Palavra de Deus escrita é a regra pela qual devemos nos dirigir, tanto por seus preceitos como por suas doutrinas. Que a sua graça esteja sempre com o nosso espírito para santificar-nos, vivificar-nos e alegrarnos, e que nós estejamos sempre prontos para sustentar a honra daquEle que é, sem dúvida, a nossa vida. O apóstolo trazia em seu corpo as marcas do Senhor Jesus, as cicatrizes dos ferimentos infligidos pelos inimigos perseguidores, porque se apegava fortemente a Cristo e à doutrina do Evangelho.
O apóstolo trata os gálatas como seus irmãos, mostrando desta forma a sua humildade e o seu afeto por estes, e conclui a epístola com uma oração muito séria, pedindo que eles desfrutem do favor de Cristo Jesus em seus efeitos, ao invés de fazê-lo em suas provas. Não precisamos desejar mais do que a graça de nosso Senhor para sermos felizes. O apóstolo não ora para que a lei de Moisés ou a justiça das obras seja com eles, mas que a graça de Cristo seja com cada um deles, para que possa estar em seus corações e com o espírito de cada um deles, avivando-os, consolando-os e fortalecendo-os. A tudo isto coloca o seu amém, expressando o seu desejo de que assim seja, e a sua fé de que assim seria.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 20 E o Deus de paz em breve esmagará a Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. 24 [A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.] Romanos 16:20,24 14 A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós. 2 Coríntios 13:14 22 O Senhor seja com o teu espírito. A graça seja convosco. 2 Timóteo 4:22 25 A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito. Filemon 1:25 21 A graça do Senhor Jesus seja com todos. Apocalipse 22:21 15 Naqueles dias levantou-se Pedro no meio dos irmãos, sendo o número de pessoas ali reunidas cerca de cento e vinte, e disse: Atos 1:15 13 E não quero que ignoreis, irmãos, que muitas vezes propus visitar-vos (mas até agora tenho sido impedido), para conseguir algum fruto entre vós, como também entre os demais gentios. Romanos 1:13 15 Irmãos, como homem falo. Um testamento, embora de homem, uma vez confirmado, ninguém o anula, nem lhe acrescenta coisa alguma. Gálatas 3:15 12 Irmãos, rogo-vos que vos torneis como eu, porque também eu me tornei como vós. Nenhum mal me fizestes; 28 Ora vós, irmãos, sois filhos da promessa, como Isaque. 31 Pelo que, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da livre. Gálatas 4:12,28,31