Comentário Bíblico
Adventista
De próprio punho - (cba)
1 Coríntios 16:21
Paulo tinha o costume de contar com a ajuda de um secretário para escrever suas epístolas às igrejas. Ele dava autenticidade à carta, assinando seu nome e expressando suas saudações aos irmãos (cf. Colossenses 4:18; 2 Tessalonicenses 3:17). Essa assinatura era uma prova de que o conteúdo da carta era de fato dele, assim como uma indicação de seu interesse pela igreja. Ele tinha sido incomodado por cartas forjadas em seu nome (ver com. de 2 Tessalonicenses 2:2). Sua assinatura pessoal tinha o propósito de frustrar os desígnios desses falsários.
- 18 Esta saudação é de próprio punho, de Paulo. Lembrai-vos das minhas cadeias. A graça seja convosco. Colossenses 4:18 17 Esta saudação é de próprio punho, de Paulo, o que é o sinal em cada epístola; assim escrevo. 2 Tessalonicenses 3:17 2 que não vos movais facilmente do vosso modo de pensar, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola como enviada de nós, como se o dia do Senhor estivesse já perto. 2 Tessalonicenses 2:2
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 16:19-24
O cristianismo não destrói em absoluto o civismo. A religião deve promover um temperamento cortês e amável para com todos. Aqueles que encontram na religião o ânimo para serem irritáveis e obstinados, transmitem uma falsa idéia sobre ela e lhe causam reprovação. As saudações cristãs não são simples cumprimentos vazios, mas expressões reais de boa vontade para com o próximo, e os encomendam à graça e à bênção divinas. Toda família cristã deve ser como uma igreja cristã. Onde quer que dois ou três se reúnam em nome de Cristo, Ele estará no meio deles, e ali haverá uma igreja.
Aqui há uma advertência solene: muitas pessoas que pronunciam frequentemente o nome de Cristo não têm por Ele um amor verdadeiro em seus corações. Aquele que não ama as Íeis de Cristo nem obedece aos seus mandamentos não o ama de verdade. Muitos são cristãos apenas de nome, porque não amam a Cristo, o Senhor, com sinceridade. Os tais estão separados do povo e do favor de Deus. Aqueles que não amam ao Senhor Jesus Cristo devem perecer sem remédio. Não descansemos em nenhuma profissão religiosa onde não há o amor de Cristo, os sinceros desejos por sua salvação, a gratidão por suas misericórdias, e a obediência aos seus mandamentos.
A graça do Senhor Jesus Cristo tem em si mesma tudo o que é bom para o tempo e a eternidade. Desejar que os nossos amigos tenham esta graça consigo é desejar-lhes o supremo bem. Devemos desejar isto a todos os nossos amigos e irmãos em Cristo. Não podemos desejar-lhes nada maior que isto, e não devemos desejar-lhes nada menos. O cristianismo verdadeiro faz com que desejemos as bênçãos de ambos os mundos para aqueles a quem amamos; isto significa desejar-lhes que a graça de Cristo esteja com eles.
O apóstolo tratara de modo claro com os coríntios, e falou-lhes de suas faltas com justa severidade, mas despede-se com uma solene profissão de seu amor por eles, por amor a Cristo. Que o nosso amor seja com todos os que estão em Cristo Jesus. Provemos se todas as coisas nos parecem sem valor quando as comparamos com Cristo e com a sua justiça. Nos permitimos algum pecado conhecido ou a negligência de algum dever conhecido? Fazendo tais perguntas de modo fiel, podemos julgar o estado de nossas almas.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 11 Vede com que grandes letras vos escrevo com minha própria mão. Gálatas 6:11 18 Esta saudação é de próprio punho, de Paulo. Lembrai-vos das minhas cadeias. A graça seja convosco. Colossenses 4:18 17 Esta saudação é de próprio punho, de Paulo, o que é o sinal em cada epístola; assim escrevo. 2 Tessalonicenses 3:17 22 Eu, Tércio, que escrevo esta carta, vos saúdo no Senhor. Romanos 16:22
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
