Comentário Bíblico
Adventista
Salvou os outros - (cba)
Mateus 27:42
Jesus havia salvado pessoas de doenças, possessão demoníaca e morte. Talvez aqueles que zombavam estivessem pensando na então recente ressurreição de Lázaro.
A Si mesmo não pode salvar-Se - (cba)
Mateus 27:42
Caso salvasse a Si mesmo, Jesus teria perdido o poder de salvar os outros. O plano de salvação teria falhado. Embora não soubessem, os líderes judeus deram expressão a uma verdade profunda. A recusa de Cristo em salvar a Si mesmo era a demonstração suprema do amor divino (cf. João 15:13). Precisamente porque Jesus não quis salvar a Si mesmo naquele momento é que Ele pode salvar os outros. Na cruz, Ele deu um exemplo do princípio enunciado em Mateus 10:39. No deserto da tentação, Jesus enfrentou a questão do uso de Seu poder divino para benefício pessoal e tomou a decisão de que não iria fazê-lo.
- 13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. João 15:13 39 Quem achar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á. Mateus 10:39
É rei - (cba)
Mateus 27:42
Ele havia alegado ser (João 18:33-37). Como a inscrição acima de Sua cabeça anunciava, Ele fora condenado à morte por essa afirmação. Não poder descer da cruz, para alguns ali, era prova de que Jesus não era o que afirmava ser e também de que merecia o destino que Lhe fora dado.
Creremos - (cba)
Mateus 27:42
De acordo com o pensamento judaico, prosperidade era uma evidência do favor divino, e a adversidade era o contrário disso. A lição exemplificada na experiência de Jó não tinha alterado a filosofia do sofrimento na mente dos judeus (ver com. de Jó 42:5; Salmos 38:3; Salmos 39:9). Em vários momentos durante Seu ministério, Jesus tinha tentado refutar esse falso conceito, mas sem sucesso (ver com. de Marcos 1:40; Marcos 2:5; João 9:2). Essa falsa visão do sofrimento era um dispositivo pelo qual Satanás pretendia obscurecer a mente dos que testemunharam o sofrimento de Jesus na cruz. Para o judeu comum era inconcebível que Deus permitisse que o Messias sofresse como Jesus estava sofrendo, por isso Jesus não devia ser quem Ele afirmava ser.
- 5 Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te vêem os meus olhos. Jó 42:5 3 Não há coisa sã na minha carne, por causa da tua cólera; nem há saúde nos meus ossos, por causa do meu pecado. Salmos 38:3 9 Emudecido estou, não abro a minha boca; pois tu és que agiste, Salmos 39:9 40 E veio a ele um leproso que, de joelhos, lhe rogava, dizendo: Se quiseres, bem podes tornar-me limpo. Marcos 1:40 5 E Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Filho, perdoados são os teus pecados. Marcos 2:5 2 Perguntaram-lhe os seus discípulos: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? João 9:2
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 27:35-44
Costumava-se envergonhar os malfeitores com um letreiro que notificava o delito pelo qual sofriam. Assim, puseram um sobre a cabeça de Cristo, para sua reprovação, mas Deus o ignorou porque até esta acusação foi para sua honra.
Dois ladrões foram crucificados com Ele, ao mesmo tempo. Em sua morte foi contado com os pecadores, para que em nossa morte, sejamos contados com os santos. As zombarias e afrontas que Ele recebeu estão registradas aqui. os inimigos de Cristo trabalham intensamente para fazer com que os demais creiam em coisas a respeito da religião e do povo de Deus, que eles mesmos sabem ser falsas.
Os principais sacerdotes e escribas, e os anciãos escarneceram de Cristo por ser o Rei de Israel. Muita gente poderia gostar muito do Rei de Israel, se Ele houvesse descido da cruz; se eles pudessem ter seu reino sem a tribulação através da qual devem entrar agora. Mas se não há cruz, não há Cristo nem coroa. Aqueles que vão reinar com Ele devem estar dispostos a sofrer com Ele. Assim, pois, nosso Senhor Jesus, havendo empreendido a satisfação da justiça de Deus, o fez submetendo-se ao pior castigo dos homens. E a cada registro minuciosamente detalhado dos sofrimentos de Cristo, encontramos cumprida alguma predição dos profetas e dos Salmos.
- Veja também

O Grande Conflito, Pág. 643

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 749

Olhando para o Alto, Pág. 139

E Recebereis Poder, Pág. 165

Atos dos Apóstolos, Pág. 25

E Recebereis Poder, Pág. 275

O Grande Conflito, Pág. 630

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 780
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 24 Então chamaram pela segunda vez o homem que fora cego, e lhe disseram: Dá glória a Deus; nós sabemos que esse homem é pecador. João 9:24 47 E, se alguém ouvir as minhas palavras, e não as guardar, eu não o julgo; pois eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. João 12:47 14 E vendo em pé com eles o homem que fora curado, nada tinham que dizer em contrário. Atos 4:14 37 Puseram-lhe por cima da cabeça a sua acusação escrita: ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS. Mateus 27:37 2 Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo. Mateus 2:2 38 dizendo: Bendito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas. Lucas 19:38 49 Respondeu-lhe Natanael: Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és rei de Israel. João 1:49 31 De igual modo também os principais sacerdotes, com os escribas, escarnecendo-o, diziam entre si: A outros salvou; a si mesmo não pode salvar; Marcos 15:31 35 E o povo estava ali a olhar. E as próprias autoridades zombavam dele, dizendo: Aos outros salvou; salve-se a si mesmo, se é o Cristo, o escolhido de Deus. Lucas 23:35 37 e dizendo: Se tu és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo. Lucas 23:37 13 tomaram ramos de palmeiras, e saíram-lhe ao encontro, e clamavam: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito o rei de Israel! João 12:13
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

O Grande Conflito, Pág. 643

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 749

Olhando para o Alto, Pág. 139

E Recebereis Poder, Pág. 165

Atos dos Apóstolos, Pág. 25

E Recebereis Poder, Pág. 275

O Grande Conflito, Pág. 630

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 780