Comentário Bíblico
Adventista
Portanto - (cba)
Hebreus 9:23
Isto é, por causa dos princípios gerais apresentados em Hebreus 9:22.
Figuras - (cba)
Hebreus 9:23
Do gr. hupodeigmata (ver com. de Hebreus 8:5). O tabernáculo do deserto e seus móveis eram representações de realidades celestiais, prenunciando o trabalho que o grande sumo sacerdote realizaria.
Purificassem - (cba)
Hebreus 9:23
Do gr. katharizõ (ver com. de Hebreus 9:14).
Com tais - (cba)
Hebreus 9:23
Ou seja, as coisas mencionadas em Hebreus 9:18-22.
As próprias coisas celestiais - (cba)
Hebreus 9:23
A palavra “coisas" é acrescentada. O texto grego tem apenas um artigo plural com o adjetivo plural. No entanto, o gênero neutro indica que a expressão foi acrescentada corretamente. O autor contrasta as coisas celestiais com os vários itens terrestres que mencionou. O termo é muito geral e pode se referir a qualquer coisa relacionada com o serviço celestial de Cristo. A ênfase da passagem não está no ato de se purificar, mas na necessidade de purificação por um sacrifício melhor, ou seja, pelo sangue de Cristo.
Há grande discussão entre os estudiosos a respeito de que alguma coisa no Céu, que é um lugar de pureza, necessite de purificação, e sobre o que teria sido purificado pelo sangue de Cristo. Alguns afirmam que é quase impossível entender a intenção do autor. Outros sugerem que a purificação teve como objetivo pacificar a ira de Deus. Essa visão deve ser rejeitada, pois revela um malentendido sobre a natureza de Deus e da expiação (ver com. de Romanos 5:10).
Talvez, a dificuldade se deva ao fato de se levar a comparação do autor longe demais. Seu objetivo principal é claro: ele argumenta que o sacrifício de Cristo é muito superior ao de animais. O sangue de bezerros e bodes purificava as “coisas” (Hebreus 9:22) relativas ao tabernáculo terrestre, o santuário da antiga aliança (Hebreus 9:1). Por sua vez, o sangue de Cristo está relacionado com o serviço no “verdadeiro tabernáculo” (Hebreus 8:2), o santuário do novo concerto (Hebreus 9:11,15). O primeiro provia a purificação cerimonial, o segundo, a moral (ver com. de Hebreus 9:13,14). Cristo compareceu "por nós, diante de Deus” (Hebreus 9:24) e vive "sempre para interceder” pelos pecadores (Hebreus 7:25). A razão pela qual o ser humano precisa de alguém para interceder por ele na presença de Deus é que ele pecou. Cristo "Se manifestou [...] para aniquilar, pelo sacrifício de Si mesmo, o pecado" (Hebreus 9:26). Agora, Ele está ministrando os benefícios de Sua expiação em favor do pecador. Como resultado disso, a consciência do cristão é purificada (Hebreus 9:14). A palavra traduzida aqui como “purificar" é katharizõ, que em Hebreus 9:23 é vertida como “purificassem". Em 1 João 1:9, katharizõ é traduzida por “purificar” (ver com. ali). Assim, Jesus, como ministro do verdadeiro tabernáculo, comparecendo à presença de Deus e intercedendo por nós, realiza um trabalho de purificação e de limpeza pelos pecados confessados.
- 22 E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão. Hebreus 9:22 1 Ora, também o primeiro pacto tinha ordenanças de serviço sagrado, e um santuário terrestre. Hebreus 9:1 2 ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, que o Senhor fundou, e não o homem. Hebreus 8:2 11 Mas Cristo, tendo vindo como sumo sacerdote dos bens já realizados, por meio do maior e mais perfeito tabernáculo (não feito por mãos, isto é, não desta criação), 15 E por isso é mediador de um novo pacto, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões cometidas debaixo do primeiro pacto, os chamados recebam a promessa da herança eterna. Hebreus 9:11,15 13 Porque, se a aspersão do sangue de bodes e de touros, e das cinzas duma novilha santifica os contaminados, quanto à purificação da carne, 14 quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo? Hebreus 9:13,14 24 Pois Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, mas no próprio céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; Hebreus 9:24 25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles. Hebreus 7:25 26 doutra forma, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas agora, na consumação dos séculos, uma vez por todas se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. Hebreus 9:26 14 quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo? Hebreus 9:14 23 Era necessário, portanto, que as figuras das coisas que estão no céu fossem purificadas com tais sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes. Hebreus 9:23 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1:9
No entanto, Cristo também realiza uma obra especial de purificação do santuário celestial, que era prefigurada pelo serviço do sumo sacerdote no santuário terrestre, no Dia da Expiação (ver com. de Lv 16). Desse trabalho especial de Cristo, o profeta Daniel fala: “Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado [;katharizõ, LXX]” (Daniel 8:14). Quando o princípio dia-ano é aplicado a essa profecia, o tempo de seu término é 1844 d.C. (ver com. de Daniel 8:14). Nessa época, o templo terrestre, modelo das coisas que estão no Céu, há muito havia desaparecido. Portanto, a referência (Daniel 8:14) deve ser ao santuário da nova aliança, “o verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, não o homem" (Hebreus 8:2; ver com. de Daniel 8:14).
- 14 Ele me respondeu: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; então o santuário será purificado. Daniel 8:14 2 ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, que o Senhor fundou, e não o homem. Hebreus 8:2
Sacrifícios [...] superiores - (cba)
Hebreus 9:23
O plural é usado aqui em relação ao único sacrifício de Cristo, provavelmente porque esse sacrifício substituiu os melhores sacrifícios do antigo sistema.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Hebreus 9:23-28
É evidente que os sacrifícios de Cristo são infinitamente melhores que os da lei, que não podiam conceder o perdão pelo pecado, nem dar poder contra o pecado que havia sobre nós e havia nos dominado. Jesus Cristo, por meio de um sacrifício, destruiu as obras do Diabo para que nós, os crentes, fôssemos feitos justos, santos e felizes. Como nenhuma sabedoria, conhecimento, virtude, riqueza ou poder pode impedir que algum homem morra, assim nada pode livrar um pecador de ser condenado no dia do juízo, salvo o sacrifício expiatório de Cristo; nem tampouco será salvo do castigo eterno aquele que desprezar ou rejeitar esta grande salvação.
O crente sabe que seu Redentor vive e que o verá. Nisto consiste a fé e a paciência da Igreja, de todos os crentes sinceros. Daqui pois, a nossa oração continua como fruto e expressão de nossa fé. Amém, assim seja, vem Senhor Jesus.
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 356

Profetas e Reis, Pág. 685

Patriarcas e Profetas, Pág. 357

O Grande Conflito, Pág. 417

Patriarcas e Profetas, Pág. 343
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 9 que é uma parábola para o tempo presente, conforme a qual se oferecem tando dons como sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que presta o culto; 10 sendo somente, no tocante a comidas, e bebidas, e várias abluções, umas ordenanças da carne, impostas até um tempo de reforma. 24 Pois Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, mas no próprio céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; Hebreus 9:9,10,24 5 os quais servem àquilo que é figura e sombra das coisas celestiais, como Moisés foi divinamente avisado, quando estava para construir o tabernáculo; porque lhe foi dito: Olha, faze conforme o modelo que no monte se te mostrou. Hebreus 8:5 1 Porque a lei, tendo a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, não pode nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem de ano em ano, aperfeiçoar os que se chegam a Deus. Hebreus 10:1 17 que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo. Colossenses 2:17 11 Mas Cristo, tendo vindo como sumo sacerdote dos bens já realizados, por meio do maior e mais perfeito tabernáculo (não feito por mãos, isto é, não desta criação), 12 e não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção. 14 quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo? 24 Pois Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, mas no próprio céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; Hebreus 9:11,12,14,24 4 porque é impossível que o sangue de touros e de bodes tire pecados. 10 É nessa vontade dele que temos sido santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez para sempre. 11 Ora, todo sacerdote se apresenta dia após dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar pecados; 12 mas este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, assentou-se para sempre à direita de Deus, 13 daí por diante esperando, até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés. 14 Pois com uma só oferta tem aperfeiçoado para sempre os que estão sendo santificados. 15 E o Espírito Santo também no-lo testifica, porque depois de haver dito: 16 Este é o pacto que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, e as escreverei em seu entendimento; acrescenta: 17 E não me lembrarei mais de seus pecados e de suas iniqüidades. Hebreus 10:4,10-17 26 Porventura não importa que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória? 46 e disse-lhes: Assim está escrito que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos; Lucas 24:26,46 3 E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. João 14:3 19 mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo, 20 o qual, na verdade, foi conhecido ainda antes da fundação do mundo, mas manifesto no fim dos tempos por amor de vós, 21 que por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de modo que a vossa fé e esperança estivessem em Deus. 1 Pedro 1:19-21 9 E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação; Apocalipse 5:9
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Contaminação e Purificação: o Vocabulário Bíblico Em Hebreus (William G. Johnsson)
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 356

Profetas e Reis, Pág. 685

Patriarcas e Profetas, Pág. 357

O Grande Conflito, Pág. 417

Patriarcas e Profetas, Pág. 343