Comentário Bíblico
Adventista
Não queremos - (cba)
1 Tessalonicenses 4:13
Paulo pode ter associado conscientemente Silas e Timóteo nesta declaração, ou a utilização da primeira pessoa do plural pode ser editorial (ver com. de 1 Tessalonicenses 1:1).
O apóstolo aborda um novo tópico: o destino dos cristãos mortos com relação ao retorno de Cristo. Pode ser que Timóteo, ao retornar de Tessalônica (1 Tessalonicenses 3:6), tenha trazido notícias de que os membros da igreja estavam preocupados com o destino daqueles que faziam parte do grupo, mas morreram depois de convertidos. Como compartilhariam das glórias do reino de Cristo em Sua vinda? Paulo passa a considerar o assunto em detalhes (1 Tessalonicenses 3:13-18) e lida com o tópico relacionado: o tempo da vinda de Cristo (1 Tessalonicenses 5:1-11). Ele trata os dois assuntos não como novas doutrinas, mas como ensinos familiares sobre os quais os crentes precisavam de instrução e admoestação adicionais. Paulo não teve tempo para responder a todas as perguntas ou a esclarecer todos os temas enquanto esteve com eles.
- 6 Mas agora que Timóteo acaba de regressar do vosso meio, trazendo-nos boas notícias da vossa fé e do vosso amor, dizendo que sempre nos tendes em afetuosa lembrança, anelando ver-nos assim como nós também a vós; 1 Tessalonicenses 3:6 13 para vos confirmar os corações, de sorte que sejam irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos. 1 Tessalonicenses 3:13-18 1 Mas, irmãos, acerca dos tempos e das épocas não necessitais de que se vos escreva: 2 porque vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como vem o ladrão de noite; 3 pois quando estiverem dizendo: Paz e segurança! então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão. 4 Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que aquele dia, como ladrão, vos surpreenda; 5 porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas; 6 não durmamos, pois, como os demais, antes vigiemos e sejamos sóbrios. 7 Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite; 8 mas nós, porque somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação; 9 porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo, 10 que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele. 11 Pelo que exortai-vos uns aos outros e edificai-vos uns aos outros, como na verdade o estais fazendo. 1 Tessalonicenses 5:1-11
Aos que dormem - (cba)
1 Tessalonicenses 4:13
Do gr. koimaõ, "dormir", “morrer" (sobre o sono como uma metáfora da morte, ver com. de João 11:11). Evidências textuais podem ser citadas para a variante “estão dormindo". Cristãos morriam continuamente. As inscrições gregas demonstram que uma sepultura era conhecida às vezes como koimêtêrion, palavra utilizada também para um dormitório ou quarto de dormir. No uso cristão pensava-se na morte como um sono, aguardando a manhã da ressurreição.
Para não vos entristecerdes - (cba)
1 Tessalonicenses 4:13
Parece que os tessalonicenses sofriam desnecessariamente por aqueles que morreram depois de aceitar o evangelho. Os que permaneceram temiam que o falecido perdesse a gloriosa experiência que os cristãos esperavam desfrutar no retorno de Cristo. Paulo devota 1 Tessalonicenses 4:13-18 para desfazer esse malentendido e para consolar os crentes. Ele explica que não há necessidade para os cristãos vivos ficarem tristes pelos irmãos mortos, porque a esperança da ressurreição remove o motivo para a tristeza. Paulo não está mostrando aversão ao pesar natural. Ele ensina os crentes a não imergir em desesperadora tristeza humana, mas a erguer a cabeça em expectação da reunião com os amados que partiram na época do retorno do Senhor e da ressurreição.
Como os demais - (cba)
1 Tessalonicenses 4:13
Melhor, “como os demais”, isto é, os não cristãos.
Que não têm esperança - (cba)
1 Tessalonicenses 4:13
O não cristão não tem equivalência da esperança do cristão. O descrente não tem base para esperar vida após a morte. Para ele, a morte é o fim, porque sabe que nenhum poder consegue quebrar os laços da morte e dar vida ao morto. Somente o cristão conhece Aquele que conquistou a morte a favor de Si mesmo e de Seus seguidores. Dessa forma, Paulo contrasta a perspectiva do crente com o desespero do mundo pagão no entorno.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Erros relativos à vinda de Cristo
1 Tessalonicenses 4:13-14
Ainda havia outro motivo para a comunicação de Paulo a esses irmãos. Alguns dos que haviam sido introduzidos recentemente na fé haviam cometido erros com respeito aos que haviam morrido desde sua conversão. Eles esperavam que todos testemunhassem a segunda vinda de Cristo; mas eles estavam em grande tristeza quando um após o outro dos crentes caíram sob o poder da morte, tornando-se impossível para eles contemplarem aquele evento desejável - a vinda de Cristo nas nuvens do céu.
Alguns, que haviam caído no erro de que Cristo viria em seus dias, absorveram a ideia fanática de que era louvável mostrar sua fé desistindo de todos os negócios e resignando-se a ficar ociosos à espera do grande evento que pensavam estar próximo ( Esboços da Vida de Paulo, 110 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Tessalonicenses 4:13-18
Aqui há consolo para os parentes e amigos daqueles que morrem no Senhor. O sofrimento pela morte de nossos amigos é lícito; podemos prantear a nossa própria perda, mesmo que seja na realidade ganho para aqueles que partiram. O cristianismo não proíbe os nossos afetos naturais, e a graça não os elimina. Porém, não devemos exagerar em nosso pesar; porque esta seria uma atitude muito parecida com a daqueles que não têm esperança de uma vida melhor. A morte é desconhecida e pouco sabemos do estado que vem logo após a morte; porém, as doutrinas da ressurreição e da Segunda vinda de Cristo são o remédio contra o temor à morte, e contra o sofrimento exagerado pela morte de nossos amigos cristãos; temos a plena segurança nestas doutrinas.
Será uma grande felicidade que os santos sejam reunidos e permaneçam juntos para todo o sempre, mas a principal felicidade no céu é estar com o Senhor, vê-lo, viver com Ele e alegrarmo-nos nEle para todo o sempre.
Devemos dar apoio uns aos outros nos momentos de tristeza, sem mortificarmos o espírito uns dos outros, nem enfraquecermos as mãos uns dos outros. É possível fazê-lo porque há muitas lições a aprender sobre a ressurreição dos mortos e sobre a Segunda Vinda de Cristo. Que consolo deverá ser para o homem quando lhe for dito que comparecerá perante o trono do juízo de Deus! Quem pode ser consolado por meio destas palavras? Somente o homem, cujo espírito Deus dá testemunho de que os seus pecados foram perdoados e que seu coração foi purificado pelo Espírito Santo, de modo que pode amar a Deus e magnificar dignamente o seu nome. Não estaremos em um estado seguro, a menos que esta seja a nossa situação, ou que desejemos que assim seja.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 258

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 182

Cuidado de Deus, Pág. 73
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 13 E não quero que ignoreis, irmãos, que muitas vezes propus visitar-vos (mas até agora tenho sido impedido), para conseguir algum fruto entre vós, como também entre os demais gentios. Romanos 1:13 1 Pois não quero, irmãos, que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar; 1 Coríntios 10:1 1 Ora, a respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. 1 Coríntios 12:1 8 Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira oprimidos acima das nossas forças, de modo tal que até da vida desesperamos; 2 Coríntios 1:8 8 Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. 2 Pedro 3:8 15 Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. 1 Tessalonicenses 4:15 10 que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele. 1 Tessalonicenses 5:10 21 Doutro modo sucederá que, quando o rei meu senhor dormir com seus pais, eu e Salomão meu filho seremos tidos por ofensores. 1 Reis 1:21 10 Depois Davi dormiu com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi. 1 Reis 2:10 2 E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. Daniel 12:2 52 os sepulcros se abriram, e muitos corpos de santos que tinham dormido foram ressuscitados; Mateus 27:52 52 E todos choravam e pranteavam; ele, porém, disse: Não choreis; ela não está morta, mas dorme. 53 E riam-se dele, sabendo que ela estava morta. Lucas 8:52,53 11 E, tendo assim falado, acrescentou: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. 12 Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, ficará bom. 13 Mas Jesus falara da sua morte; eles, porém, entenderam que falava do repouso do sono. João 11:11-13 60 E pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. Tendo dito isto, adormeceu. E Saulo consentia na sua morte. Atos 7:60 36 Porque Davi, na verdade, havendo servido a sua própria geração pela vontade de Deus, dormiu e foi depositado junto a seus pais e experimentou corrupção. Atos 13:36 6 depois apareceu a mais de quinhentos irmãos duma vez, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormiram; 18 Logo, também os que dormiram em Cristo estão perdidos. 1 Coríntios 15:6,18 4 e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. 2 Pedro 3:4 35 E levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o consolarem; ele, porém, recusou ser consolado, e disse: Na verdade, com choro hei de descer para meu filho até o Seol. Assim o chorou seu pai. Gênesis 37:35 28 Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor. Levítico 19:28 1 Filhos sois do Senhor vosso Deus; não vos cortareis a vós mesmos, nem abrireis calva entre vossos olhos por causa de algum morto. 2 Porque és povo santo ao Senhor teu Deus, e o Senhor te escolheu para lhe seres o seu próprio povo, acima de todos os povos que há sobre a face da terra. Deuteronômio 14:1,2 19 Davi, porém, percebeu que seus servos cochichavam entre si, e entendeu que a criança havia morrido; pelo que perguntou a seus servos: Morreu a criança? E eles responderam: Morreu. 20 Então Davi se levantou da terra, lavou-se, ungiu-se, e mudou de vestes; e, entrando na casa do Senhor, adorou. Depois veio a sua casa, e pediu o que comer; e lho deram, e ele comeu. 2 Samuel 12:19,20 33 Pelo que o rei ficou muito comovido e, subindo à sala que estava por cima da porta, pôs-se a chorar; e andando, dizia assim: Meu filho Absalão, meu filho, meu filho Absalão! quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho! 2 Samuel 18:33 21 e disse: Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei para lá. O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor. Jó 1:21 16 Filho do homem, eis que dum golpe tirarei de ti o desejo dos teus olhos; todavia não te lamentarás, nem chorarás, nem te correrão as lágrimas. 17 Geme, porém, em silêncio; não faças lamentação pelos mortos; ata na cabeça o teu turbante, e mete nos pés os teus sapatos; não cubras os teus lábios e não comas o pão dos homens. 18 Assim falei ao povo pela manhã, e à tarde morreu minha mulher; e fiz pela manhã como se me deu ordem. Ezequiel 24:16-18 24 Disse-lhe Marta: Sei que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia. João 11:24 2 E uns homens piedosos sepultaram a Estêvão, e fizeram grande pranto sobre ele. Atos 8:2 12 estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Efésios 2:12 25 Pois eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. 26 E depois de consumida esta minha pele, então fora da minha carne verei a Deus; 27 vê-lo-ei ao meu lado, e os meus olhos o contemplarão, e não mais como adversário. O meu coração desfalece dentro de mim! Jó 19:25-27 32 O ímpio é derrubado pela sua malícia; mas o justo até na sua morte acha refúgio. Provérbios 14:32 11 Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que eles dizem: Os nossos ossos secaram-se, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo cortados. Ezequiel 37:11 19 Se é só para esta vida que esperamos em Cristo, somos de todos os homens os mais dignos de lástima. 1 Coríntios 15:19 3 entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. Efésios 2:3 6 não durmamos, pois, como os demais, antes vigiemos e sejamos sóbrios. 1 Tessalonicenses 5:6