Comentário Bíblico
Adventista
E, passando o SENHOR - (cba)
Êxodo 34:6
Como prometido em Êxodo 33:22,23. O nome do Senhor representa Seu caráter, que segundo essa descrição tem três qualidades fundamentais: misericórdia, justiça e verdade. Coloca-se grande ênfase sobre a misericórdia, pois o relacionamento de Deus conosco está baseado nela (1 João 4:7-12). Ela foi especialmente importante naquele momento em que tinham perdido o favor divino, que não seria restaurado, não fosse Sua misericórdia. Há seis maneiras diferentes nas quais o Senhor manifesta amor por Seu povo. Ele é "compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade; que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado". Seria difícil imaginar uma declaração mais completa de Seu cuidado e amor pelos pecadores. Quando o Senhor Se revelou a Moisés na sarça ardente, Ele declarou ser o "Eu sou" ou "O que existe por Si mesmo", enfatizando assim a clara distinção entre Si e todos os outros deuses.
- 22 E quando a minha glória passar, eu te porei numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado. 23 Depois, quando eu tirar a mão, me verás pelas costas; porém a minha face não se verá. Êxodo 33:22,23 7 Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8 Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. 9 Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos. 10 Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. 11 Amados, se Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12 Ninguém jamais viu a Deus; e nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é em nós aperfeiçoado. 1 João 4:7-12
Nessa ocasião, em vista do pesar e da humilhação de Israel (Êxodo 33:4-6), era necessário algo mais para lhes dar esperança e segurança. Por si mesma a lei não podia ser misericordiosa e bondosa. Sua ênfase estava na retidão. Era necessária uma revelação adicional do caráter bondoso de Deus a Moisés. Na revelação do caráter de Deus a Moisés, o Sinai proclama não apenas a lei divina, mas também Sua graça. Esse fato prova que não tem fundamento a noção popular de que o Sinai representa a justiça mas não a misericórdia. A excelsa proclamação da graça feita no Sinai de modo algum anulou a lei nem impediu a justiça divina; em vez disso, esclareceu a relação de uma com a outra. Numa crise posterior, Moisés recordou a Deus do equilíbrio entre justiça e misericórdia proclamado nessa ocasião (Números 14:11-19).
- 4 E quando o povo ouviu esta má notícia, pôs-se a prantear, e nenhum deles vestiu os seus atavios. 5 Pois o Senhor tinha dito a Moisés: Dize aos filhos de Israel: És um povo de dura cerviz; se por um só momento eu subir no meio de ti, te consumirei; portanto agora despe os teus atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer. 6 Então os filhos de Israel se despojaram dos seus atavios, desde o monte Horebe em diante. Êxodo 33:4-6 11 Disse então o Senhor a Moisés: Até quando me desprezará este povo e até quando não crerá em mim, apesar de todos os sinais que tenho feito no meio dele? 12 Com pestilência o ferirei, e o rejeitarei; e farei de ti uma nação maior e mais forte do que ele. 13 Respondeu Moisés ao Senhor: Assim os egípcios o ouvirão, eles, do meio dos quais, com a tua força, fizeste subir este povo, 14 e o dirão aos habitantes desta terra. Eles ouviram que tu, ó Senhor, estás no meio deste povo; pois tu, ó Senhor, és visto face a face, e a tua nuvem permanece sobre eles, e tu vais adiante deles numa coluna de nuvem de dia, e numa coluna de fogo de noite. 15 E se matares este povo como a um só homem, então as nações que têm ouvido da tua fama, dirão: 16 Porquanto o Senhor não podia introduzir este povo na terra que com juramento lhe prometera, por isso os matou no deserto. 17 Agora, pois, rogo-te que o poder do meu Senhor se engrandeça, segundo tens dito: 18 O Senhor é tardio em irar-se, e grande em misericórdia; perdoa a iniqüidade e a transgressão; ao culpado não tem por inocente, mas visita a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e a quarta geração. 19 Perdoa, rogo-te, a iniqüidode deste povo, segundo a tua grande misericórdia, como o tens perdoado desde o Egito até, aqui. Números 14:11-19
Esse mesmo caráter imutável de Deus é o que dá ao pobre e desvalido pecador a esperança da vida eterna (Salmos 103:8-14; Salmos 145:8; Jeremias 29:11; Jeremias 31:3). Visto que não se pode confiar em alguém que não é verdadeiro, Deus é digno de receber nossa confiança por ser "abundante" em "verdade". A verdade está na raiz do caráter moral; é o oposto da hipocrisia (Salmos 108:4; Salmos 117:2; João 14:6; Tiago 3:14).
- 8 Compassivo e misericordioso é o Senhor; tardio em irar-se e grande em benignidade. 9 Não repreenderá perpetuamente, nem para sempre conservará a sua ira. 10 Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui segundo as nossas iniqüidades. 11 Pois quanto o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua benignidade para com os que o temem. 12 Quanto o oriente está longe do ocidente, tanto tem ele afastado de nós as nossas transgressões. 13 Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem. 14 Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó. Salmos 103:8-14 8 Bondoso e compassivo é o Senhor, tardio em irar-se, e de grande benignidade. Salmos 145:8 11 Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança. Jeremias 29:11 3 De longe o Senhor me apareceu, dizendo: Pois que com amor eterno te amei, também com benignidade te atraí. Jeremias 31:3 4 Pois grande, acima dos céus, é a tua benignidade, e a tua verdade ultrapassa as mais altas nuvens. Salmos 108:4 2 Porque a sua benignidade é grande para conosco, e a verdade do Senhor dura para sempre. Louvai ao Senhor. Salmos 117:2 6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 14 Mas, se tendes amargo ciúme e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Tiago 3:14
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Êxodo 34:5-9
Como sinal aberto de sua presença e manifestação de sua glória, o Senhor desceu em uma nuvem e, dali, proclamou o seu nome; isto é, a perfeição e o caráter denotados pelo nome Jeová:
1. O Senhor Deus é misericordioso e pronto para perdoar o pecador e socorrer o necessitado.
2. Ele é piedoso e disposto a conceder benefícios não merecidos.
3. Ele é tardio para irar-se e, por ser longânimo, concede tempo para o arrependimento, e somente castiga quando é necessário.
4. Ele é grande em misericórdia e verdade, pois até os pecadores recebem em abundância as riquezas de sua magnificência, mesmo que abusem dela. Tudo o que Ele revela é a verdade infalível, e tudo o que Ele promete o faz com fidelidade.
5. Ele guarda a misericórdia a milhares: Ele continuamente mostra misericórdia aos pecadores até o final dos tempos, e possui tesouros que jamais poderão se esgotar.
6. Ele perdoa a iniquidade, a rebelião e o pecado, pois a sua misericórdia e bondade chegam ao perdão pleno e gratuito dos pecados.
7. De nenhum modo terá por inocente o malvado, aquele que é culpado, pois a santidade e a justiça de Deus são parte de seu amor e piedade para com todas as suas criaturas. Nos sofrimentos de Cristo, a santidade e a justiça divina são plenamente mostradas, e dá-se a conhecer a maldade do pecado. A misericórdia de Deus, que perdoa sempre, vai acompanhada de sua graça, que con,verte e santifica. Ninguém tem o perdão, exceto aqueles que se arrependem e abandonam a prática intencional de todo o pecado. Ninguém, que abusa, descuida ou despreza esta grande salvação, poderá escapar.
Moisés inclinou-se e adorou com reverência. O crente pode invocar qualquer perfeição que faça parte do nome de Deus, para pedir-lhe o perdão de seus pecados, para que seja santificado em seu coração, e que se estenda o reino do Redentor.
- Veja também

O Grande Conflito, Pág. 627

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 209

Profetas e Reis, Pág. 296

Profetas e Reis, Pág. 312

O Grande Conflito, Pág. 500

A Ciência do Bom Viver, Pág. 508

O Grande Conflito, Pág. 541

Patriarcas e Profetas, Pág. 628

Patriarcas e Profetas, Pág. 329

Conselhos aos Professores, Pág. 30

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 189

O Grande Conflito, Pág. 19

Refletindo a Cristo, Pág. 206

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 229

Refletindo a Cristo, Pág. 232

Nos Lugares Celestiais, Pág. 246

Conselhos sobre a Educação, Pág. 252

Exaltai-O, Pág. 264

Refletindo a Cristo, Pág. 273

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 302

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 305

Olhando para o Alto, Pág. 32

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 339

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 346

A Ciência do Bom Viver, Pág. 464

Jesus Meu Modelo, Pág. 56

Para Conhece-lo, Pág. 75
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 20 E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum pode ver a minha face e viver. 21 Disse mais o Senhor: Eis aqui um lugar junto a mim; aqui, sobre a penha, te poras. 22 E quando a minha glória passar, eu te porei numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado. 23 Depois, quando eu tirar a mão, me verás pelas costas; porém a minha face não se verá. Êxodo 33:20-23 11 Ao que Deus lhe disse: Vem cá fora, e põe-te no monte perante o Senhor: E eis que o Senhor passou; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto, porém o Senhor não estava no terremoto; 1 Reis 19:11 17 Agora, pois, rogo-te que o poder do meu Senhor se engrandeça, segundo tens dito: 18 O Senhor é tardio em irar-se, e grande em misericórdia; perdoa a iniqüidade e a transgressão; ao culpado não tem por inocente, mas visita a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e a quarta geração. 19 Perdoa, rogo-te, a iniqüidode deste povo, segundo a tua grande misericórdia, como o tens perdoado desde o Egito até, aqui. Números 14:17-19 4 E direis naquele dia: Dai graças ao Senhor, invocai o seu nome, fazei notórios os seus feitos entre os povos, proclamai quão excelso é o seu nome. Isaías 12:4 13 Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? 14 Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. 15 E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é o meu nome eternamente, e este é o meu memorial de geração em geração. 16 Vai, ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, apareceu-me, dizendo: certamente vos tenho visitado e visto o que vos tem sido feito no Egito; Êxodo 3:13-16 10 e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos. Deuteronômio 5:10 9 Pois, se voltardes para o Senhor, vossos irmãos e vossos filhos acharão misericórdia diante dos que os levaram cativos, e tornarão para esta terra; porque o Senhor vosso Deus é clemente e compassivo, e não desviará de vós o seu rosto, se voltardes para ele. 2 Crônicas 30:9 17 recusando ouvir-te e não se lembrando das tuas maravilhas, que fizeste no meio deles; antes endureceram a cerviz e, na sua rebeldia, levantaram um chefe, a fim de voltarem para sua servidão. Tu, porém, és um Deus pronto para perdoar, clemente e misericordioso, tardio em irar-te e grande em beneficência, e não os abandonaste. Neemias 9:17 5 Porque tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para com todos os que te invocam. 15 Mas tu, Senhor, és um Deus compassivo e benigno, longânimo, e abundante em graça e em fidelidade. Salmos 86:5,15 8 Compassivo e misericordioso é o Senhor; tardio em irar-se e grande em benignidade. 9 Não repreenderá perpetuamente, nem para sempre conservará a sua ira. 10 Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui segundo as nossas iniqüidades. 11 Pois quanto o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua benignidade para com os que o temem. 12 Quanto o oriente está longe do ocidente, tanto tem ele afastado de nós as nossas transgressões. 13 Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem. Salmos 103:8-13 4 Ele fez memoráveis as suas maravilhas; compassivo e misericordioso é o Senhor. Salmos 111:4 4 Aos retos nasce luz nas trevas; ele é compassivo, misericordioso e justo. Salmos 112:4 5 Compassivo é o Senhor, e justo; sim, misericordioso é o nosso Deus. Salmos 116:5 8 Bondoso e compassivo é o Senhor, tardio em irar-se, e de grande benignidade. Salmos 145:8 13 E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal. Joel 2:13 2 E orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor! não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso é que me apressei a fugir para Társis, pois eu sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal. Jonas 4:2 4 Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento? Romanos 2:4 19 Oh! quão grande é a tua bondade, que guardaste para os que te temem, a qual na presença dos filhos dos homens preparaste para aqueles que em ti se refugiam! Salmos 31:19 18 Quem é Deus semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade, e que te esqueces da transgressão do resto da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque ele se deleita na benignidade. Miquéias 7:18 4 Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento? Romanos 2:4 20 Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; 21 para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor. Romanos 5:20,21 7 em quem temos a redenção pelo seu sangue, a redenção dos nossos delitos, segundo as riquezas da sua graça, 8 que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência, Efésios 1:7,8 10 Pois a tua benignidade é grande até os céus, e a tua verdade até as nuvens. Salmos 57:10 4 Ele te cobre com as suas penas, e debaixo das suas asas encontras refúgio; a sua verdade é escudo e broquel. Salmos 91:4 4 Pois grande, acima dos céus, é a tua benignidade, e a tua verdade ultrapassa as mais altas nuvens. Salmos 108:4 8 firmados estão para todo o sempre; são feitos em verdade e retidão. Salmos 111:8 2 Inclino-me para o teu santo templo, e louvo o teu nome pela tua benignidade, e pela tua fidelidade; pois engrandeceste acima de tudo o teu nome e a tua palavra. Salmos 138:2 6 que fez os céus e a terra, o mar e tudo quanto neles há, e que guarda a verdade para sempre; Salmos 146:6 23 renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. Lamentações 3:23 20 Mostrarás a Jacó a fidelidade, e a Abraão a benignidade, conforme juraste a nossos pais desde os dias antigos. Miquéias 7:20 17 Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. João 1:17 18 O Senhor é tardio em irar-se, e grande em misericórdia; perdoa a iniqüidade e a transgressão; ao culpado não tem por inocente, mas visita a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e a quarta geração. Números 14:18 31 porquanto o Senhor teu Deus é Deus misericordioso, e não te desamparará, nem te destruirá, nem se esquecerá do pacto que jurou a teus pais. Deuteronômio 4:31
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

O Grande Conflito, Pág. 627

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 209

Profetas e Reis, Pág. 296

Profetas e Reis, Pág. 312

O Grande Conflito, Pág. 500

A Ciência do Bom Viver, Pág. 508

O Grande Conflito, Pág. 541

Patriarcas e Profetas, Pág. 628

Patriarcas e Profetas, Pág. 329

Conselhos aos Professores, Pág. 30

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 189

O Grande Conflito, Pág. 19

Refletindo a Cristo, Pág. 206

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 229

Refletindo a Cristo, Pág. 232

Nos Lugares Celestiais, Pág. 246

Conselhos sobre a Educação, Pág. 252

Exaltai-O, Pág. 264

Refletindo a Cristo, Pág. 273

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 302

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 305

Olhando para o Alto, Pág. 32

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 339

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 346

A Ciência do Bom Viver, Pág. 464

Jesus Meu Modelo, Pág. 56

Para Conhece-lo, Pág. 75