Comentário Bíblico
Adventista
Relações sexuais ilícitas - (cba)
Mateus 5:32
Do gr. porneia, termo geral que se aplica à relação sexual ilícita. A escola liberal de Hillel ensinava que um homem podia se divorciar pelo motivo mais trivial, como por exemplo, se sua esposa deixasse a comida queimar (Mishnah, Gittm, 9.10, ed. Soncino, Talmude, p. 436, 437; cf. MDC, 63). No entanto, a escola mais conservadora de Shammai interpretava a expressão “coisa indecente” (Deuteronômio 24:1) como “coisa imprópria” com o significado de “imodesto” ou “indecente” (Mishnah, Gittin, 9.10, ed. Soncino, Talmude, p. 436). Mas Jesus deixou claro que não devia haver divórcio, exceto no caso de infidelidade. A relação matrimonial foi pervertida pelo pecado, e Jesus veio restaurá-la à pureza e beleza originais dadas pelo Criador (ver com. de Deuteronômio 14:26).
- 1 Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, se ela não achar graça aos seus olhos, por haver ele encontrado nela coisa vergonhosa, far-lhe-á uma carta de divórcio e lha dará na mão, e a despedirá de sua casa. Deuteronômio 24:1 26 E aquele dinheiro darás por tudo o que desejares, por bois, por ovelhas, por vinho, por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; comerás ali perante o Senhor teu Deus, e te regozijarás, tu e a tua casa. Deuteronômio 14:26
Em Sua providência, Deus quis que a instituição do casamento fosse uma bênção que elevasse a humanidade. O companheirismo entre marido e mulher foi ordenado por Deus como o ambiente ideal para o caráter cristão amadurecer. A maior parte dos ajustes de personalidade da vida conjugal e das dificuldades encontradas por muitos em fazer esses ajustes requer domínio próprio e, muitas vezes, abnegação e sacrifício. O amor verdadeiro é “paciente, é benigno”, “não procura os seus interesses”, “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1 Coríntios 13:4-7). Quando cristãos se casam, devem aceitar a responsabilidade de aplicar os princípios afirmados nesses versículos. Maridos e esposas que fazem isso e que desejam que a graça de Cristo opere em sua vida verão que não há dificuldade, por mais séria que pareça, que não possa ser solucionada. Nos pontos em que os temperamentos não são compatíveis, a solução do cristão é modificar as inclinações, e não trocar de cônjuge.
Comete adultério - (cba)
Mateus 5:32
Uma esposa repudiada naturalmente buscaria um novo lar. Mas, ao casar-se com outro, ela cometeria adultério, porque seu casamento anterior não foi dissolvido de modo legal aos olhos de Deus (cf. Marcos 10:11,12). Cristo com ousadia pôs de lado a tradição rabínica de Seus dias, principalmente a da escola de Hillel, que permitia o divórcio por qualquer motivo. Para os judeus desse período, era relativamente fácil que os maridos se livrassem do casamento de modo legal. Jesus enfatizou que o casamento foi instituído por Deus e, quando devidamente efetivado, tinha aprovação divina. O que Deus tinha unido nenhuma tradição ou prática rabínica poderia separar.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Mateus 5:21-48
As questões abordadas nestes versículos têm sido tradicionalmente chamadas de as seis antiteses (ou declarações adversativas), porque todas começam com Ouvistes que foi dito. [...] Eu, porém, vos digo. Jesus toma um ensino ou a interpretação de uma passagem das Escrituras e lhe atribui uma compreensão mais plena, profunda e espiritual (Mateus 5:17)
divórcio
Mateus 5:31-32
Duas escolas rabínicas interpretavam. que Deuteronômio 24:1 permitia o divórcio. Hillel o permitia por qualquer motivo, mas Shammai, somente no caso de relações sexuais ilicitas. O objetivo de Jesus neste versículo não é destacar a exceção (ver Mateus 19:3-9; Marcos 10:11,12; Lucas 16:18). Em vez disso, ele corrige o mau uso de uma passagem biblica ao enfatizar a importância e a permanência do casamento.
- 1 Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, se ela não achar graça aos seus olhos, por haver ele encontrado nela coisa vergonhosa, far-lhe-á uma carta de divórcio e lha dará na mão, e a despedirá de sua casa. Deuteronômio 24:1 3 Aproximaram-se dele alguns fariseus que o experimentavam, dizendo: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo? 4 Respondeu-lhe Jesus: Não tendes lido que o Criador os fez desde o princípio homem e mulher, 5 e que ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne? 6 Assim já não são mais dois, mas um só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem. 7 Responderam-lhe: Então por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio e repudiá-la? 8 Disse-lhes ele: Pela dureza de vossos corações Moisés vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas não foi assim desde o princípio. 9 Eu vos digo porém, que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, e casar com outra, comete adultério; [e o que casar com a repudiada também comete adultério.] Mateus 19:3-9 11 Ao que lhes respondeu: Qualquer que repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério contra ela; 12 e se ela repudiar seu marido e casar com outro, comete adultério. Marcos 10:11,12 18 Todo aquele que repudia sua mulher e casa com outra, comete adultério; e quem casa com a que foi repudiada pelo marido, também comete adultério. Lucas 16:18
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 5:27-32
A vitória sobre os desejos do coração deve ser acompanhada de exercícios dolorosos, e devem ser feitos. Todas as condições rios são dadas para nos salvarmos de nossos pecados, e não neles. Todos os nossos sentidos e faculdades devem evitar as coisas que nos conduzem a transgredir. Aqueles que levam aos demais à tentação de pecar, seja pela roupa ou por qualquer outra forma, ou deixam-nos nesta condição, ou expõem-nos a esta, fazem-se culpados por seus pecados, e serão considerados responsáveis por dar contas por eles. se as pessoas submetem-se a cirurgias dolorosas para salvar a vida, do que a nossa mente deveria se reter quando o que está em jogo é a salvação de nossa alma? Existe terna misericórdia após todos os requisitos divinos, e as graças e consolos do Espírito nos capacitarão para cumpri-los.
- Veja também Uma união para a vida, 4 de Setembro 5:32
A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 251
Divórcio 5:32O Lar Adventista, Pág. 340
|
- Análise em Cadeia 28 Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Mateus 5:28 30 E eis que estavam falando com ele dois varões, que eram Moisés e Elias, 35 E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho, o meu eleito; a ele ouvi. Lucas 9:30,35 8 Disse-lhes ele: Pela dureza de vossos corações Moisés vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas não foi assim desde o princípio. 9 Eu vos digo porém, que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, e casar com outra, comete adultério; [e o que casar com a repudiada também comete adultério.] Mateus 19:8,9 14 Todavia perguntais: Por que? Porque o Senhor tem sido testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, para com a qual procedeste deslealmente sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança. 15 E não fez ele somente um, ainda que lhe sobejava espírito? E por que somente um? Não é que buscava descendência piedosa? Portanto guardai-vos em vosso espírito, e que ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade. 16 Pois eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel, e aquele que cobre de violência o seu vestido; portanto cuidai de vós mesmos, diz o Senhor dos exércitos; e não sejais infiéis. Malaquias 2:14-16 5 Disse-lhes Jesus: Pela dureza dos vossos corações ele vos deixou escrito esse mandamento. 6 Mas desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher. 7 Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, [e unir-se-á à sua mulher,] 8 e serão os dois uma só carne; assim já não são mais dois, mas uma só carne. 9 Porquanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem. 10 Em casa os discípulos interrogaram-no de novo sobre isso. 11 Ao que lhes respondeu: Qualquer que repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério contra ela; 12 e se ela repudiar seu marido e casar com outro, comete adultério. Marcos 10:5-12 18 Todo aquele que repudia sua mulher e casa com outra, comete adultério; e quem casa com a que foi repudiada pelo marido, também comete adultério. Lucas 16:18 3 De sorte que, enquanto viver o marido, será chamado adúltera, se for de outro homem; mas, se ele morrer, ela está livre da lei, e assim não será adúltera se for de outro marido. Romanos 7:3 4 A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido; e também da mesma sorte o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. 10 Todavia, aos casados, mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido; 11 se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher. 1 Coríntios 7:4,10,11 11 Ao que lhes respondeu: Qualquer que repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério contra ela; Marcos 10:11