Comentário Bíblico
Adventista
Estrado de Seus pés - (cba)
Mateus 5:35
Comparar com Isaías 66:1. Uma expressão poética que enfatiza a insignificância da Terra e de seus habitantes em comparação a Deus (cf. Isaías 57:15; Eclesiastes 5:2; Lamentações 2:1).
- 1 Assim diz o Senhor: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés. Que casa me edificaríeis vós? e que lugar seria o do meu descanso? Isaías 66:1 15 Porque assim diz o Alto e o Excelso, que habita na eternidade e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes, e para vivificar o coração dos contritos. Isaías 57:15 2 Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma na presença de Deus; porque Deus está no céu, e tu estás sobre a terra; portanto sejam poucas as tuas palavras. Eclesiastes 5:2 1 Como cobriu o Senhor de nuvens na sua ira a filha de Sião! derrubou do céu à terra a glória de Israel, e no dia da sua ira não se lembrou do escabelo de seus pés. Lamentações 2:1
Grande Rei - (cba)
Mateus 5:35
Isto é, Deus.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Mateus 5:21-48
As questões abordadas nestes versículos têm sido tradicionalmente chamadas de as seis antiteses (ou declarações adversativas), porque todas começam com Ouvistes que foi dito. [...] Eu, porém, vos digo. Jesus toma um ensino ou a interpretação de uma passagem das Escrituras e lhe atribui uma compreensão mais plena, profunda e espiritual (Mateus 5:17)
jurars
Mateus 5:33-37
O foco está em ser verdadeiro, não em fazer votos em geral ou um juramento num contexto jurídico.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 5:33-37
Não há razão para considerar que são maus os votos solenes em um tribunal de justiça, ou em outras ocasiões apropriadas, sempre e quando sejam formulados com a devida reverência. Porém, todos os votos feitos sem necessidade ou na conversação comum, são pecaminosos, como assim também todas as expressões que apelam a Deus, ainda que as pessoas pensem que por estes se eximam da culpa de jurar. Quanto piores forem os homens, menos comprometidos estarão pelos votos; quanto melhores sejam, menos necessidade há dos votos. Nosso Senhor não indica os termos precisos com que temos de afirmar ou negar, mas que o cuidado constante com a verdade tornaria os votos e os juramentos desnecessários.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 5 Exaltai o Senhor nosso Deus, e prostrai-vos diante do escabelo de seus pés; porque ele é santo. Salmos 99:5 6 mas escolhi Jerusalém para que ali estivesse o meu nome; e escolhi Davi para que estivesse sobre o meu povo Israel. 2 Crônicas 6:6 2 De bela e alta situação, alegria de toda terra é o monte Sião aos lados do norte, a cidade do grande Rei. Salmos 48:2 2 O Senhor ama as portas de Sião mais do que todas as habitações de Jacó. Salmos 87:2 14 Mas seja maldito o enganador que, tendo animal macho no seu rebanho, o vota, e sacrifica ao Senhor o que tem mácula; porque eu sou grande Rei, diz o Senhor dos exércitos, e o meu nome é temível entre as nações. Malaquias 1:14 2 E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo. 10 E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou- me a santa cidade de Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, Apocalipse 21:2,10 1 Assim diz o Senhor: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés. Que casa me edificaríeis vós? e que lugar seria o do meu descanso? Isaías 66:1 49 O céu é meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés. Que casa me edificareis, diz o Senhor, ou qual o lugar do meu repouso? Atos 7:49