Comentário Bíblico
Adventista
Pacificadores - (cba)
Mateus 5:9
Do gr. eirênopoioi, de eirênê, “paz”, e poieõ “fazer”. Cristo, neste caso, se refere principalmente a estar em harmonia com Deus (DTN, 302-305; MDC, 28). “O pendor da carne é inimizade contra Deus" (Romanos 8:7), mas Cristo, o grande pacificador, veio para mostrar ao ser humano que Deus não é um inimigo (ver MDC, 25). Cristo é “o Príncipe da Paz” (Isaías 9:6,7; Miquéias 5:5). Ele foi o mensageiro da paz de Deus para o ser humano, e “justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus” por intermédio dEle (Romanos 5:1). Quando Jesus concluiu Sua missão e voltou para o Pai, Ele pôde dizer: “Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou” (João 14:27; 2 Tessalonicenses 3:16).
- 7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; Romanos 8:7 6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. 7 Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos exércitos fará isso. Isaías 9:6,7 5 E este será a nossa paz. Quando a Assíria entrar em nossa terra, e quando pisar em nossos palácios, então suscitaremos contra ela sete pastores e oito príncipes dentre os homems. Miquéias 5:5 1 Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, Romanos 5:1 27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14:27 16 Ora, o próprio Senhor da paz vos dê paz sempre e de toda maneira. O Senhor seja com todos vós. 2 Tessalonicenses 3:16
A fim de compreender o que Cristo quis dizer com “pacificadores” é útil observar o significado de paz no pensamento e na fala semíticos. O equivalente hebraico do gr. eirênê é shalom, que significa “plenitude ”, “inteireza”, “prosperidade”, “bem-estar" ou “paz”. Tendo em vista o fato de que Cristo e o povo comum usavam o aramaico, idioma bem parecido com o hebraico, Jesus sem dúvida usou a palavra com conotações semíticas.
Os cristãos devem viver em paz entre si (1 Tessalonicenses 5:13) e seguir “a paz com todos” (Hebreus 12:14). Devem orar por paz, trabalhar pela paz e ter interesse nas atividades que contribuem para uma sociedade pacífica.
- 13 e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obras. Tende paz entre vós. 1 Tessalonicenses 5:13 14 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, Hebreus 12:14
Filhos de Deus - (cba)
Mateus 5:9
Os judeus se consideravam “filhos de Deus” (cf. Deuteronômio 14:1; Oséias 1:10; etc.), conceito que os cristãos também têm (1 João 3:1). Ser um filho de Deus significa ter um caráter semelhante ao dEle (1 João 3:2; João 8:44). “Pacificadores” são os “filhos de Deus” porque estão em paz com Ele e se dedicam a fazer com que seu próximo esteja em paz com o Céu.
- 1 Filhos sois do Senhor vosso Deus; não vos cortareis a vós mesmos, nem abrireis calva entre vossos olhos por causa de algum morto. Deuteronômio 14:1 10 Todavia o número dos filhos de Israel será como a areia do mar, que não pode ser medida nem contada; e no lugar onde se lhes dizia: Vós não sois meu povo, se lhes dirá: Vós sois os filhos do Deus vivo. Oséias 1:10 1 Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos. Por isso o mundo não nos conhece; porque não conheceu a ele. 1 João 3:1 2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos. 1 João 3:2 44 Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Bem-aventurados
Mateus 5:3-12
Alguns traduzem o termo por "felizes". Mas é questionável que Jesus estivesse falando do estado subjetivo de felicidade. O estado objetivo de bem-aventurança é independente de circunstâncias externas. As bem-aventuranças são dez e podem ser separadas de maneira semelhante às duas tábuas da lei entregues no monte Sinai: as quatro primeiras tratam do relacionamento com Deus e as seis últimas, do relacionamento com os seres humanos (comparar com Êxodo 20:1-17).
Suficiente para evitar confusão
Mateus 5:1-12
Um estudo do maravilhoso sermão de Cristo no monte ensinará ao crente quais devem ser as características daqueles a quem o Senhor chama de “bem-aventurados”.
Agradeço ao Senhor que orientações tão claras são dados aos crentes. Se não tivéssemos outra instrução senão a contida nestas poucas palavras, aqui é suficiente, para que ninguém fique confuso. Mas temos uma Bíblia inteira cheia de instruções preciosas. Ninguém precisa estar em trevas e incertezas. Os que buscarão pela fé e oração e fervoroso estudo das Escrituras obter as virtudes aqui apresentadas, serão facilmente distinguidos dos que não andam na luz. Aqueles que se recusam a seguir um “Assim diz o Senhor” não terão desculpa para apresentar por sua persistente resistência à Palavra de Deus ( Carta 258, 1907 ).
Palavras de um Caráter Diferente
Mateus 5:1-12
Como se envolto em uma nuvem de brilho celestial, Cristo pronunciou do monte das bem-aventuranças Suas bênçãos. As palavras faladas por Ele eram de caráter inteiramente diferente daquelas que saíam dos lábios dos escribas e fariseus. Aqueles a quem Ele declarou bem-aventurados eram os mesmos que eles teriam denunciado como malditos de Deus. Para aquela grande multidão de pessoas, Ele declarou que poderia dispensar os tesouros da eternidade a quem Ele quisesse. Embora Sua divindade estivesse revestida de humanidade, Ele pensava que não era roubo ser igual a Deus. Desse modo público, Ele descreveu os atributos daqueles que deveriam compartilhar as recompensas eternas. Ele apontou em particular aqueles que sofreriam perseguição por causa do Seu nome. Eles deveriam ser ricamente abençoados, tornando-se herdeiros de Deus e co-herdeiros com Jesus Cristo.Manuscrito 72, 1901 ).
Um tesouro de bondade
Mateus 5:1-12
Cristo ansiava por encher o mundo com uma paz e alegria que fossem semelhantes às encontradas no mundo celestial.
Com clareza e poder, Ele pronunciou as palavras que deveriam ser transmitidas aos nossos dias como um tesouro de bondade. Que palavras preciosas elas eram, e quão cheias de encorajamento. De Seus lábios divinos caíram com plenitude e abundante segurança as bênçãos que mostraram ser Ele a fonte de toda a bondade, e que era Sua prerrogativa abençoar e impressionar a mente de todos os presentes. Ele estava empenhado em Sua província sagrada e peculiar, e os tesouros da eternidade estavam sob Seu comando. Na disposição deles, Ele não conhecia controle. Não foi roubo para Ele agir no ofício de Deus. Em Suas bênçãos, Ele abraçou aqueles que deveriam compor Seu reino neste mundo. Ele havia trazido ao mundo todas as bênçãos essenciais para a felicidade e alegria de cada alma, e diante daquela vasta assembléia apresentou as riquezas da graça do céu.
Aqui Ele especificou quem deveria ser o súdito de Seu reino celestial. Ele não disse uma palavra para lisonjear os homens da mais alta autoridade, os dignitários do mundo. Mas Ele apresenta todos os traços de caráter que devem ser possuídos pelo povo peculiar que formará a família real no reino dos céus. Ele especifica aqueles que se tornarão herdeiros de Deus e co-herdeiros Dele. Ele proclama publicamente Sua escolha de súditos e designa-lhes seu lugar em Seu serviço como unidos a Si mesmo. Aqueles que possuem o caráter especificado compartilharão com Ele as bênçãos, a glória e a honra que sempre Lhe serão concedidas.
Aqueles que são assim distintos e abençoados serão um povo peculiar, negociando com os dons do Senhor. Ele fala daqueles que sofrerão por amor de Seu nome, recebendo uma grande recompensa no reino dos céus. Ele falou com a dignidade de Alguém que tinha autoridade ilimitada, Alguém que tinha todas as vantagens celestiais para conceder àqueles que O recebessem como seu Salvador.
Os homens podem usurpar a autoridade de grandeza neste mundo; mas Cristo não os reconhece; eles são usurpadores.
Houve ocasiões em que Cristo falava com uma autoridade que enviava Suas palavras para casa com força irresistível, com um senso avassalador da grandeza do orador, e os instrumentos humanos se reduziram a nada em comparação com Aquele que os antecedeu. Eles ficaram profundamente comovidos; suas mentes ficaram impressionadas de que Ele estava repetindo a ordem da mais excelente glória. Quando Ele convocou o mundo para ouvir, eles ficaram fascinados e em transe, e a convicção veio a suas mentes. Cada palavra fez para si um lugar, e os ouvintesacreditou e recebeu as palavras que eles não tinham poder para resistir. Cada palavra que proferiu parecia aos ouvintes a vida de Deus. Ele estava dando evidência de que era a luz do mundo e a autoridade da igreja, reivindicando preeminência sobre todos eles ( Manuscrito 118, 1905 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 5:3-12
Aqui nosso Salvador dá oito características da gente bemaventurada, que para nós representam as principais graças do cristianismo.
1. Os pobres de espírito são bem-aventurados. Estes levam suas mentes à sua condição quando esta é baixa. São humildes e pequenos segundo seu próprio critério. Enxergam a sua necessidade, condoem-se por sua culpa e têm sede de um Redentor. O reino da graça é dos tais; o reino da glória é para eles.
2. Os que choram são bem-aventurados. Parece que aqui se trata desta tristeza santa, que realiza verdadeiro arrependimento, vigilância, mente humilde e dependência contínua para ser aceito pela misericórdia de Deus em Cristo Jesus, com a busca constante do Espírito Santo, para limpar o mal restante. O céu é o gozo de nosso Senhor; um monte de gozo, pelo qual nosso caminho atravessa um vale de lágrimas. Tais doentes serão consolados por seu Deus.
3. Os mansos são bem-aventurados. São aqueles que submetem-se silenciosamente a Deus; os que podem tolerar insultos; são calados e respondem com respostas brandas; os que, em sua paciência, conservam o domínio de suas almas, quando raramente possuem alguma outra coisa. Estes mansos são bem-aventurados mesmo neste mundo. A mansidão aumenta a riqueza, o conselho e a segurança ainda neste mundo.
4. Os que têm fome e sede de justiça são bem-aventurados. A justiça está posta aqui por causa de todas as bênçãos espirituais. Estas são compradas para nós pela justiça de Cristo, confirmadas pela fidelidade de Deus. Nossos desejos de bênçãos espirituais devem ser fervorosos. Ainda que todos os desejos de graça não sejam graça, contudo, um desejo como este é um desejo daqueles que são criados por Deus, e Ele não abandonará a obra de suas mãos.
5. Os misericordiosos são bem-aventurados. Devemos não somente suportar as nossas aflições com paciência, mas também devemos fazer tudo que pudermos para ajudar aqueles que estão passando por situações de miséria. Devemos ter compaixão pela alma do próximo, e ajudar-lhes; compadecermo-nos dos que estão em pecado e procurar tirá-los como tições para fora do fogo.
6. Os limpos de coração são bem-aventurados, pois verão a Deus. Aqui são plenamente descritas e unidas a santidade e a felicidade. os corações devem ser purificados pela fé e mantidos por Deus. "Cria em mim, ó Deus, um coração limpo". Ninguém senão o limpo é capaz de ver a Deus, e o céu não está prometido para o impuro. Assim como Deus não tolera ver a iniquidade, assim eles não podem ver a sua pureza.
7. Os pacificadores são bem-aventurados. Eles amam, desejam e se deleitam na paz; e para eles é agradável estar quietos. Conservam a paz para que não seja destruída, e recuperam-na quando é quebrantada. Se os pacificadores são bem-aventurados, ai daqueles que destroem a paz!
8. Aqueles que são perseguidos por causa da justiça são bemaventurados. Este dito é peculiar do cristianismo; e se enfatiza com mais intensidade do que os demais. Não há nada em nossos sofrimentos que possa ser considerado mérito diante de Deus; porém, Ele verá que aqueles que perdem algo por amor a Ele, mesmo que seja a própria vida, não sofrerão nenhuma perda final por causa dEle. Bendito Jesus, quão diferentes são suas as tuas máximas das dos homens deste mundo! Eles chamam ditoso ao orgulhoso, e admiram ao alegre, ao rico, ao poderoso e ao vitorioso. Alcancemos misericórdia do Senhor; que possamos ser reconhecidos como seus filhos, e herdemos o reino. Com estes deleites e esperanças podemos dar boas vindas com alegria às circunstâncias difíceis ou dolorosas.
- Veja também

Nossa Alta Vocação, Pág. 174

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 306

Refletindo a Cristo, Pág. 30

Nos Lugares Celestiais, Pág. 31

Refletindo a Cristo, Pág. 325

Patriarcas e Profetas, Pág. 667
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 17 Davi saiu-lhes ao encontro e lhes disse: Se viestes a mim pacificamente para me ajudar, o meu coração se unirá convosco; porém se é para me entregar aos meus inimigos, sem que haja mal nas minhas mãos, o Deus de nossos pais o veja e o repreenda. 1 Crônicas 12:17 12 Quem é o homem que deseja a vida, e quer longos dias para ver o bem? Salmos 34:12 6 Há muito que eu habito com aqueles que odeiam a paz. Salmos 120:6 6 Orai pela paz de Jerusalém; prosperem aqueles que te amam. 7 Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios. 8 Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: Haja paz dentro de ti. Salmos 122:6-8 26 No dia seguinte apareceu-lhes quando brigavam, e quis levá- los à paz, dizendo: Homens, sois irmãos; por que vos maltratais um ao outro? Atos 7:26 18 Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. Romanos 12:18 1 Ora, ao que é fraco na fé, acolhei-o, mas não para condenar-lhe os escrúpulos. 2 Um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come só legumes. 3 Quem come não despreze a quem não come; e quem não come não julgue a quem come; pois Deus o acolheu. 4 Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai; mas estará firme, porque poderoso é o Senhor para o firmar. 5 Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente convicto em sua própria mente. 6 Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz. E quem come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus. 7 Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. 17 porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo. 18 Pois quem nisso serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens. 19 Assim, pois, sigamos as coisas que servem para a paz e as que contribuem para a edificação mútua. Romanos 14:1-7,17-19 6 Mas vai um irmão a juízo contra outro irmão, e isto perante incrédulos? 1 Coríntios 6:6 20 De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus. 2 Coríntios 5:20 11 Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco. 2 Coríntios 13:11 22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. Gálatas 5:22 1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, Efésios 4:1 1 Portanto, se há alguma exortação em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão do Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, 2 completai o meu gozo, para que tenhais o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, pensando a mesma coisa; 3 nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo; Filipenses 2:1-3 2 Rogo a Evódia, e rogo a Síntique, que sintam o mesmo no Senhor. Filipenses 4:2 13 suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também. Colossenses 3:13 22 Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor. 23 E rejeita as questões tolas e desassisadas, sabendo que geram contendas; 24 e ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser brando para com todos, apto para ensinar, paciente; 2 Timóteo 2:22-24 14 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, Hebreus 12:14 19 Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar. 20 Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Tiago 1:19,20 16 Porque onde há ciúme e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má. 17 Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se em paz para aqueles que promovem a paz. Tiago 3:16-18 45 para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. 48 Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial. Mateus 5:45,48 6 Eu disse: Vós sois deuses, e filhos do Altíssimo, todos vós. 7 Todavia, como homens, haveis de morrer e, como qualquer dos príncipes, haveis de cair. Salmos 82:6,7 35 Amai, porém a vossos inimigos, fazei bem e emprestai, nunca desanimado; e grande será a vossa recompensa, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os integrantes e maus. Lucas 6:35 36 porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição. Lucas 20:36 1 Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados; 2 e andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Efésios 5:1,2 15 para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo, 16 retendo a palavra da vida; para que no dia de Cristo eu tenha motivo de gloriar-me de que não foi em vão que corri nem em vão que trabalhei. Filipenses 2:15,16 14 Como filhos obedientes, não vos conformeis às concupiscências que antes tínheis na vossa ignorância; 15 mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento; 16 porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo. 1 Pedro 1:14-16 14 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Romanos 8:14
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Nossa Alta Vocação, Pág. 174

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 306

Refletindo a Cristo, Pág. 30

Nos Lugares Celestiais, Pág. 31

Refletindo a Cristo, Pág. 325

Patriarcas e Profetas, Pág. 667