Comentário Bíblico
Adventista
Amai, porém, os vossos inimigos - (cba)
Lucas 6:35
Ver com. de Mateus 5:44-46.
Esperar - (cba)
Lucas 6:35
Do gr. a-pelpizõ, que ocorre unicamente aqui no NT. Na literatura grega, ela significa “desesperar" ou “ceder ao desespero”.
Evidências textuais favorecem a tradução “não desesperar de ninguém”, embora também haja apoio para a tradução “não desesperar de nada”. Os comentaristas geralmente sugerem “nunca desespere” como a melhor tradução, ou “não desistir de nada por desespero”. No entanto, o contraste aqui parece exigir uma frase oposta a “esperais receber” (Lucas 6:34), e, consequentemente, há alguma justificativa para a tradução “sem esperar nenhuma paga”. Há evidências textuais para a tradução "não desapontando a nenhum homem”. A tradução da KJV está baseada na Vulgata, que interpreta: “por este motivo, não espere nada”. Em consonância com a Vulgata, a Igreja Católica proibiu, por séculos, o empréstimo de dinheiro a juros e, como resultado, os judeus se tornaram os grandes credores e banqueiros da Europa (sobre os princípios bíblicos com relação ao empréstimo de dinheiro a juros, ver com. de Êxodo 22:25).
- 34 E se emprestardes àqueles de quem esperais receber, que mérito há nisso? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto. Lucas 6:34 25 Se emprestares dinheiro ao meu povo, ao pobre que está contigo, não te haverás com ele como credor; não lhe imporás juros. Êxodo 22:25
O contexto de Lucas 6:30-35 deixa claro que Cristo não Se refere, aqui, a juros sobre empréstimos, mas ao grande princípio de que os cristãos deveriam ser doadores (Lucas 6:30), tratar aos outros com equidade (Lucas 6:31), lazer o bem (Lucas 6:31,35) e amar aos outros (Lucas 6:32) - sem calcular com antecedência a probabilidade de obter de volta a mesma quantia ou além dela. Os cristãos devem ajudar mesmo em casos aparentemente sem esperança.
- 30 Dá a todo o que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho reclames. 31 Assim como quereis que os homens vos façam, do mesmo modo lhes fazei vós também. 32 Se amardes aos que vos amam, que mérito há nisso? Pois também os pecadores amam aos que os amam. 33 E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que mérito há nisso? Também os pecadores fazem o mesmo. 34 E se emprestardes àqueles de quem esperais receber, que mérito há nisso? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto. 35 Amai, porém a vossos inimigos, fazei bem e emprestai, nunca desanimado; e grande será a vossa recompensa, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os integrantes e maus. Lucas 6:30-35 30 Dá a todo o que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho reclames. Lucas 6:30 31 Assim como quereis que os homens vos façam, do mesmo modo lhes fazei vós também. Lucas 6:31 31 Assim como quereis que os homens vos façam, do mesmo modo lhes fazei vós também. 35 Amai, porém a vossos inimigos, fazei bem e emprestai, nunca desanimado; e grande será a vossa recompensa, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os integrantes e maus. Lucas 6:31,35 32 Se amardes aos que vos amam, que mérito há nisso? Pois também os pecadores amam aos que os amam. Lucas 6:32
A palavra apelpizõ é utilizada na literatura grega para o desespero médico de um caso sem esperança. O auxílio deve estar baseado na necessidade, não na expectativa de obter retorno do investimento em boas obras.
O cristão nunca deve se “cansar de fazer o bem” (cf. Gálatas 6:9), nem deveria sentir que seu trabalho é “em vão” (1 Coríntios 15:58).
- 9 E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Gálatas 6:9 58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. 1 Coríntios 15:58
Vosso galardão - (cba)
Lucas 6:35
Cristo destacou que haverá recompensas para o viver correto, não primariamente como incentivos. Por outro lado, se corretamente compreendidas, elas são incentivos adequados para demonstrar que, embora as pessoas não apreciem os elevados princípios pelos quais atuam os cidadãos do reino celestial, Deus os conhece e aprecia. Ele dará fim ao reino do pecado e recomporá as coisas deste mundo em harmonia com os princípios pelos quais Seus “filhos” suportam a injustiça no mundo atual. Nossa maior motivação não é ter uma vida melhor a fim de adquirir determinadas recompensas, embora elas tenham seu lugar, mas viver corretamente em reconhecimento de que, por si só, isso é uma vida melhor. Um cristão encontra satisfação total em viver em harmonia com os grandes princípios eternos do reino celestial.
Filhos - (cba)
Lucas 6:35
A semelhança moral entre eles e Deus demonstra que são Seus filhos porque pensam, falam e vivem em harmonia com Seus princípios (ver com. de Mateus 5:45).
Do Altíssimo - (cba)
Lucas 6:35
Do gr. Hupsistos. A expressão “filhos do Altíssimo” de Lucas é equivalente à expressão “filhos do vosso Pai”, em Mateus 5:45. O equivalente hebraico da palavra Hupsistos é ‘Elyon (ver com. de Gênesis 14:18; Números 24:16).
- 45 para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. Mateus 5:45 18 Ora, Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; pois era sacerdote do Deus Altíssimo; Gênesis 14:18 16 fala aquele que ouve as palavras de Deus e conhece os desígnios do Altíssimo, que vê a visão do Todo-Poderoso, que cai, e se lhe abrem os olhos: Números 24:16
Os ingratos - (cba)
Lucas 6:35
Cristo não está tão preocupado com o fato de essas pessoas não expressarem apreciação pela bondade demonstrada a elas pelos cidadãos do reino celestial, quanto está preocupado com a atitude básica dos ingratos. Apesar disso, Deus ainda é bondoso com eles, e os filhos de Deus na Terra, aqueles que se assemelham ao Pai celestial no caráter, agirão do mesmo modo (ver com. de João 8:44).
Maus - (cba)
Lucas 6:35
No grego, o artigo definido “os” não é repetido. Lê-se, literalmente, a frase completa: “aos indelicados e maus”. Os “indelicados” e “maus” são tratados neste versículo como um único grupo, e não como dois grupos separados. A bondade que Deus oferece se baseia em Sua própria benevolência como doador, e não em qualquer benevolência por parte dos beneficiários. Acontece, às vezes, que a benevolência oferecida às pessoas mais indignas e desinteressadas desperta nelas o desejo de escapar da prisão do pecado e, finalmente, produz uma transformação no caráter.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 6:27-36
Estas são lições duras para a carne e o sangue; porém, se estivermos bem fundamentados na fé e no amor de Cristo, isto fará com que os seus mandamentos se tornem fáceis para nós. Todo aquele que dirige-se a Cristo para que seja lavado em seu sangue, e conheça a grandeza da misericórdia e do amor que há nEle, pode dizer de forma verdadeira e sincera: Senhor, o que queres que eu faça? Então, que o nosso propósito seja o de ser misericordiosos, conforme a misericórdia de nosso Pai celestial para conosco.
- Veja também

A Ciência do Bom Viver, Pág. 208

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 311

A Ciência do Bom Viver, Pág. 423
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 27 Mas a vós que ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, 28 bendizei aos que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam. 29 Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, não lhe negues também a túnica. 30 Dá a todo o que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho reclames. 31 Assim como quereis que os homens vos façam, do mesmo modo lhes fazei vós também. Lucas 6:27-31 35 Também, se teu irmão empobrecer ao teu lado, e lhe enfraquecerem as mãos, sustentá-lo-ás; como estrangeiro e peregrino viverá contigo. 36 Não tomarás dele juros nem ganho, mas temerás o teu Deus, para que teu irmao viva contigo. 37 Não lhe darás teu dinheiro a juros, nem os teus víveres por lucro. Levítico 25:35-37 26 Ele é sempre generoso, e empresta, e a sua descendência é abençoada. Salmos 37:26 5 Ditoso é o homem que se compadece, e empresta, que conduz os seus negócios com justiça; Salmos 112:5 17 O que se compadece do pobre empresta ao Senhor, que lhe retribuirá o seu benefício. Provérbios 19:17 9 Quem vê com olhos bondosos será abençoado; porque dá do seu pão ao pobre. Provérbios 22:9 8 Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. 9 Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. 10 Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. Romanos 5:8-10 9 pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela sua pobreza fôsseis enriquecidos. 2 Coríntios 8:9 44 Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; 45 para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. Mateus 5:44,45 35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros. João 13:35 8 Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. João 15:8 10 Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não é de Deus, nem o que não ama a seu irmão. 11 Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio, que nos amemos uns aos outros, 12 não sendo como Caim, que era do Maligno, e matou a seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas. 13 Meus irmãos, não vos admireis se o mundo vos odeia. 14 Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte. 1 João 3:10-14 7 Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8 Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. 9 Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos. 10 Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. 11 Amados, se Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 1 João 4:7-11 9 O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias estão sobre todas as suas obras. Salmos 145:9 17 Contudo não deixou de dar testemunho de si mesmo, fazendo o bem, dando-vos chuvas do céu e estações frutíferas, enchendo-vos de mantimento, e de alegria os vossos corações. Atos 14:17 9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus. Mateus 5:9 32 Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai; Lucas 1:32