Comentário Bíblico
Adventista
O discípulo - (cba)
Lucas 6:40
Isto é, o aprendiz não está acima do professor. Esta frase é semelhante ao provérbio em que a corrente de água não se eleva acima do nível de sua nascente. Os chineses têm um provérbio com o sentido de que “o estudante não sobressai ao seu professor”. Nesse relacionamento contextual de Lucas 6:39, o provérbio acerca do estudante e seu professor equipara o “mestre” com o cego que tenta liderar ou instruir a outro cego, e o “discípulo”, com o liderado. Ou seja, aqueles que posam como professores devem ter clara visão dos assuntos sobre os quais se propõem a instruir. A menos que ajam assim, atingirão um baixo padrão.
Essa “parábola” ilustra a mesma lição demonstrada na metáfora de Lucas 6:41,42, acerca do homem que se propôs tirar o cisco do olho de seu irmão quando havia uma trave no próprio olho. Um homem deve se enxergar plenamente antes que possa ser de alguma ajuda para outros.
Perfeito (ARC) - (cba)
Lucas 6:40
Do gr. katartizõ, “preparar", “treinar”, “equipar cuidadosamente”. A palavra também é usada como um termo médico para descrever a fixação de um osso ou de uma articulação óssea.
Será como o seu mestre - (cba)
Lucas 6:40
Isto é, não será melhor que seu mestre (cf. Lucas 6:39).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 6:37-49
O Senhor Jesus Cristo muitas vezes utilizava todos estes dizeres, e era fácil aplicá-los. Devemos ser muito cuidadosos quando culpamos ao próximo, pois nós mesmos precisamos de fiança. Se somos de espírito que dá e perdoa, colheremos o benefício. Ainda que seja no outro mundo, paga-se com medida cheia e exata, mas não é assim neste mundo; não obstante, a providência de Deus faz aquilo que há de estimularmos para que façamos o bem. Aqueles que seguem a outros para fazerem o mal vão pelo caminho largo, que conduz à perdição. A árvore é conhecida por seus frutos; que a Palavra de Cristo seja enxertada de tal maneira em nossos corações que possamos ser frutíferos em toda boa palavra e obra. o que a boca fala está de acordo com aquilo que há de modo abundante no coração.
Somente aqueles que pensam, falam e agem conforme a Palavra de Cristo, fazem um trabalho seguro para as suas almas e para a eternidade, e seguem o rumo que lhes será benéfico no tempo das provas. Aqueles que se esforçam na fé encontrarão a sua esperança em Cristo, a Rocha dos séculos, e ninguém pode colocar um outro fundamento. Na morte e no juízo eles estarão a salvo se forem sustentados pelo poder de Cristo, por meio da fé para a salvação, e jamais perecerão.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 24 Não é o discípulo mais do que o seu mestre, nem o servo mais do que o seu senhor. 25 Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao dono da casa, quanto mais aos seus domésticos? Mateus 10:24,25 16 Em verdade, em verdade vos digo: Não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. João 13:16 20 Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa. João 15:20 15 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o tornais duas vezes mais filho do inferno do que vós. Mateus 23:15