Comentário Bíblico
Adventista
Que vos parece? - (cba)
Lucas 6:9
De acordo com o relato de Mateus, parece que os fariseus já tinham levantado a questão da cura no sábado (ver Mateus 12:10).
É lícito [...]? - (cba)
Lucas 6:9
Ver com. de Marcos 2:24. Novamente, as leis rabínicas se mostraram em conflito com as necessidades humanas. Aqueles que, hoje, afirmam que Jesus não considerou a lei de Deus, em outras palavras, que por preceito e exemplo Ele Se afastou das reivindicações do quarto mandamento, unem-se aos escribas e fariseus e compartilham do espírito deles. No final de Sua vida terrestre, Jesus afirmou que guardara todos os mandamentos de Seu Pai (ver Jó 15:10).
- 24 E os fariseus lhe perguntaram: Olha, por que estão fazendo no sábado o que não é lícito? Marcos 2:24 10 Conosco estão os encanecidos e idosos, mais idosos do que teu pai. Jó 15:10
Fazer o bem ou o mal? - (cba)
Lucas 6:9
Neste caso, no sentido de trazer benefício ou dano. De acordo com o relato de Mateus, os escribas e fariseus dirigiram a questão primeiramente a Jesus, para saber se era lícito curar no sábado (Mateus 12:10). Os regulamentos rabínicos distinguiam cuidadosamente os casos de enfermidades crônicas e os casos que envolviam perigo de morte. Para ser mais preciso, certas doenças eram indicadas como mais graves, e os que padeciam com elas poderiam receber auxílio de acordo com a necessidade. No sábado eram feitos poucos preparativos para aliviar a dor que não envolviam doença grave, ou para auxiliar os que sofriam havia muito tempo, como a pessoa que Jesus estava prestes a curar. É possível que, em geral, a lei fosse interpretada liberalmente, e que as pessoas que sofriam com muitas outras doenças recebiam cuidados no sábado (sobre os princípios rabínicos para cuidados aos doentes no sábado, ver Mishnah, Shabbath, 14.4; 22.6, ed. Soncino, Talmude, p. 539, 540, 747).
Salvar a vida [...]? - (cba)
Lucas 6:9
De acordo com outra máxima judaica, recusar fazer o bem seria causar dano, negligenciar cuidar da vida seria tirá-la. Mas a vida deste homem não estava em perigo, e o ato de curar poderia ser postergado até que se passasse o sábado. No entanto, Jesus afirmou que não era errado fazer o bem no sábado. Do ponto de vista de Jesus, deixar passar a oportunidade de trazer alívio ao sofredor seria fazer o mal. Os escribas e fariseus pensavam nas regras mesquinhas que seriam violadas; Jesus dirigia a atenção aos princípios fundamentais envolvidos. Não salvar uma vida seria tirá-la; não fazer o que melhora a vida, seria reduzi-la (ver Tiago 4:17). Esse princípio era uma extensão do sexto mandamento, como esclarecido por Cristo no Sermão do Monte (ver com. de Mateus 5:21-24), e o sexto mandamento não conflitava com o quarto. Jesus disse que o sábado foi "estabelecido por causa do homem” (Marcos 2:27), e os atos de misericórdia aos necessitados estavam inteiramente de acordo com esses objetivos.
- 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Tiago 4:17 21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e, Quem matar será réu de juízo. 22 Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno. 23 Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta. Mateus 5:21-24 27 E prosseguiu: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Marcos 2:27
Os escribas e fariseus matavam, no íntimo. A acusação deles era parte de uma conspiração para tirar a vida de Jesus (ver com. de Lucas 6:11; Atos 3:15) que, "conhecendo-lhes os pensamentos”, sabia que conspiravam para destruí-Lo (ver Lucas 6:8). Talvez Jesus tivesse esse quadro em mente quando falou sobre destruir a vida, e procurou dirigir-lhes a atenção ao fato de que a malícia os tornava verdadeiros transgressores do sábado.
- 11 Mas eles se encheram de furor; e uns com os outros conferenciam sobre o que fariam a Jesus. Lucas 6:11 15 e matastes o Autor da vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas. Atos 3:15 8 Mas ele, conhecendo-lhes os pensamentos, disse ao homem que tinha a mão atrofiada: Levanta-te, e fica em pé aqui no maio. E ele, levantando-se, ficou em pé. Lucas 6:8
Mateus acrescenta a significativa ilustração por meio da qual Cristo chamou a atenção para o fato de eles fazerem por um animal o que não estavam dispostos a fazer por um ser humano (ver Mateus 12:11,12). Alguns deles deixariam uma pessoa sofrer, mas salvariam um animal do sofrimento, para que não resultasse em perda financeira ao proprietário. Somente um falso conceito de Deus poderia levar a uma regulamentação para o sábado que valorizava menos a vida humana do que a dos animais.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 6:6-11
Cristo não se envergonha e nem teme reconhecer os propósitos de sua graça. Cura ao pobre, mesmo sabendo que os seus inimigos utilizariam este milagre contra Ele. Que nenhuma oposição, seja do tipo que for, nos afaste de cumprirmos os nossos deveres ou de sermos úteis. Bem podemos nos sentir assombrados de que os filhos dos homens sejam tão maus.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 3 E Jesus, tomando a palavra, falou aos doutores da lei e aos fariseus, e perguntou: É lícito curar no sábado, ou não? Lucas 14:3 12 Ora, quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Portanto, é lícito fazer bem nos sábados. 13 Então disse àquele homem: estende a tua mão. E ele a estendeu, e lhe foi restituída sã como a outra. Mateus 12:12,13 4 Então lhes perguntou: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida ou matar? Eles, porém, se calaram. Marcos 3:4 19 Não vos deu Moisés a lei? no entanto nenhum de vós cumpre a lei. Por que procurais matar-me? 20 Respondeu a multidão: Tens demônio; quem procura matar-te? 21 Replicou-lhes Jesus: Uma só obra fiz, e todos vós admirais por causa disto. 22 Moisés vos ordenou a circuncisão (não que fosse de Moisés, mas dos pais), e no sábado circuncidais um homem. 23 Ora, se um homem recebe a circuncisão no sábado, para que a lei de Moisés não seja violada, como vos indignais contra mim, porque no sábado tornei um homem inteiramente são? João 7:19-23 56 [Pois o Filho do Homem não veio para destruir as vidas dos homens, mas para salvá-las.] E foram para outra aldeia. Lucas 9:56