Comentário Bíblico
Adventista
Eu, porém, vos digo - (cba)
Mateus 5:34
Ver com. de Mateus 5:22.
De modo algum jureis - (cba)
Mateus 5:34
Jesus não Se refere ao juramento solene judicial (MDC, 66; ver com. de Mateus 26:64), mas aos juramentos comuns entre os judeus. No geral, iniciar uma frase com as palavras “eu juro” fazia da declaração um juramento. Mas, como em outras coisas, os judeus tinham muitos recursos para se libertar das obrigações aceitas sob juramentos. A atitude de Cristo para com os juramentos é apresentada com mais detalhes em Mateus 23:16-22.
- 64 Repondeu-lhe Jesus: É como disseste; contudo vos digo que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu. Mateus 26:64 16 Ai de vós, guias cegos! que dizeis: Quem jurar pelo ouro do santuário, esse fica obrigado ao que jurou. 17 Insensatos e cegos! Pois qual é o maior; o ouro, ou o santuário que santifica o ouro? 18 E: Quem jurar pelo altar, isso nada é; mas quem jurar pela oferta que está sobre o altar, esse fica obrigado ao que jurou. 19 Cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar que santifica a oferta? 20 Portanto, quem jurar pelo altar jura por ele e por tudo quanto sobre ele está; 21 e quem jurar pelo santuário jura por ele e por aquele que nele habita; 22 e quem jurar pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está assentado. Mateus 23:16-22
Perante Caifás, o próprio Cristo respondeu sob juramento (Mateus 26:63,64). Paulo repetidamente invocou a Deus como testemunha de que o que dizia era verdade (2 Coríntios 1:23; 2 Coríntios 11:31; 1 Tessalonicenses 5:27). O decálogo não proíbe juramentos, mas perjúrio (Êxodo 20:7,16). “Se existe alguém que possa coerentemente testificar sob juramento, esse é o cristão’’ (MDC, 67).
- 63 Jesus, porém, guardava silêncio. E o sumo sacerdote disse- lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho do Deus. 64 Repondeu-lhe Jesus: É como disseste; contudo vos digo que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu. Mateus 26:63,64 23 Ora, tomo a Deus por testemunha sobre a minha alma de que é para vos poupar que não fui mais a Corinto; 2 Coríntios 1:23 31 O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é eternamente bendito, sabe que não minto. 2 Coríntios 11:31 27 Pelo Senhor vos conjuro que esta epístola seja lida a todos os irmãos. 1 Tessalonicenses 5:27 7 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão. 16 Não dirás falso testemunho contra o teu proximo. Êxodo 20:7,16
Quando há no coração disposição para falar a verdade, o juramento se torna desnecessário. A prática de invocar o nome de Deus em certos momentos indica que uma afirmação sob tais circunstâncias e mais confiável do que em outras. Cristo ordena que haja verdade em tudo o que se faz. “Tudo quanto os cristãos fazem deve ser tão transparente como a luz do Sol” (MDC, 68).
Nem pelo céu - (cba)
Mateus 5:34
Os rabis diziam que jurar “pelo céu e pela terra” não obrigava a pessoa a cumprir o que tinha prometido, mas jurar por um substituto do nome divino ou por um dos atributos de Deus tornava a pessoa responsável (Mishnah, Shebuoth, 4.13, ed. Soncino, Talmude, p. 202, 203).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Mateus 5:21-48
As questões abordadas nestes versículos têm sido tradicionalmente chamadas de as seis antiteses (ou declarações adversativas), porque todas começam com Ouvistes que foi dito. [...] Eu, porém, vos digo. Jesus toma um ensino ou a interpretação de uma passagem das Escrituras e lhe atribui uma compreensão mais plena, profunda e espiritual (Mateus 5:17)
jurars
Mateus 5:33-37
O foco está em ser verdadeiro, não em fazer votos em geral ou um juramento num contexto jurídico.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 5:33-37
Não há razão para considerar que são maus os votos solenes em um tribunal de justiça, ou em outras ocasiões apropriadas, sempre e quando sejam formulados com a devida reverência. Porém, todos os votos feitos sem necessidade ou na conversação comum, são pecaminosos, como assim também todas as expressões que apelam a Deus, ainda que as pessoas pensem que por estes se eximam da culpa de jurar. Quanto piores forem os homens, menos comprometidos estarão pelos votos; quanto melhores sejam, menos necessidade há dos votos. Nosso Senhor não indica os termos precisos com que temos de afirmar ou negar, mas que o cuidado constante com a verdade tornaria os votos e os juramentos desnecessários.
- Veja também

Conselhos para a Igreja, Pág. 323

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 58

Refletindo a Cristo, Pág. 63

Testemunhos Seletos 1, Pág. 72
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 21 Quando fizeres algum voto ao Senhor teu Deus, não tardarás em cumpri-lo; porque o Senhor teu Deus certamente o requererá de ti, e em ti haverá pecado. 22 Se, porém, te abstiveres de fazer voto, não haverá pecado em ti. 23 O que tiver saído dos teus lábios guardarás e cumprirás, tal como voluntariamente o votaste ao Senhor teu Deus, prometendo-o pela tua boca. Deuteronômio 23:21-23 2 Tudo sucede igualmente a todos: o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao mau, ao puro e ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento. Eclesiastes 9:2 12 Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; seja, porém, o vosso sim, sim, e o vosso não, não, para não cairdes em condenação. Tiago 5:12 16 Ai de vós, guias cegos! que dizeis: Quem jurar pelo ouro do santuário, esse fica obrigado ao que jurou. 17 Insensatos e cegos! Pois qual é o maior; o ouro, ou o santuário que santifica o ouro? 18 E: Quem jurar pelo altar, isso nada é; mas quem jurar pela oferta que está sobre o altar, esse fica obrigado ao que jurou. 19 Cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar que santifica a oferta? 20 Portanto, quem jurar pelo altar jura por ele e por tudo quanto sobre ele está; 21 e quem jurar pelo santuário jura por ele e por aquele que nele habita; 22 e quem jurar pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está assentado. Mateus 23:16-22 15 Porque assim diz o Alto e o Excelso, que habita na eternidade e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes, e para vivificar o coração dos contritos. Isaías 57:15 1 Assim diz o Senhor: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés. Que casa me edificaríeis vós? e que lugar seria o do meu descanso? Isaías 66:1 22 e quem jurar pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está assentado. Mateus 23:22