Comentário Bíblico
Adventista
Porque Me viste - (cba)
João 20:29
Aparentemente Tomé não chegou a tocar as marcas dos pregos e a cicatriz deixada pelo golpe de lança (João 20:27). Mas ele queria pelo menos comprovar com os olhos. Ele não estava disposto a acreditar unicamente pelo testemunho dos outros. Jesus repreendeu sua falta de fé e louvou aqueles que estavam dispostos a acreditar, sem a comprovação dos sentidos.
Bem-aventurados - (cba)
João 20:29
Do gr. makarioi (ver com. de Mateus 5:3).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Ternura venceu Tomé
João 20:24-29
Jesus, ao tratar Tomé, deu a Seus seguidores uma lição sobre a maneira como devem tratar os que têm dúvidas sobre a verdade religiosa e que tornam essas dúvidas proeminentes. Ele não subjugou Tomé com palavras de reprovação, nem entrou em controvérsia com ele; mas, com marcada condescendência e ternura, revelou-se ao duvidoso. Thomas havia assumido a posição mais irracional, ao ditar as únicas condições de sua fé; mas Jesus, por Seu amor e consideração generosos, quebrou todas as barreiras que havia levantado. A controvérsia persistente raramente enfraquecerá a incredulidade, mas sim a colocará em autodefesa, onde encontrará novo apoio e desculpa. Jesus, revelado em Seu amor e misericórdia como o Salvador crucificado, trará de muitos lábios antes relutantes o reconhecimento de Tomé: "Meu Senhor e meu Deus" (O Espírito de Profecia 3: 222 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 20:26-29
Desde o princípio ficou estabelecido que um dentre cada sete dias deveria ser religiosamente observado. E que no reino do Messias, o primeiro dia da semana seria este dia solene. Foi mostrado que neste dia Cristo se reuniu com os seus discípulos em uma assembléia religiosa. O cumprimento religioso dele nos tem chegado através de todas as eras da Igreja.
Não há em nosso idioma uma palavra de incredulidade, nem um pensamento em nossa mente, que não sejam conhecidos pelo Senhor Jesus Cristo. E aprouve a Ele resolver ainda o problema de Tomé, ao invés de deixá-lo entregue à sua incredulidade. Devemos deste modo suportar aqueles que são fracos (Romanos 15:1,2). Esta advertência é dada a todos. Se formos infiéis, estaremos sem Cristo, infelizes, sem esperanças, e sem alegria.
Tomé sentiu-se envergonhado por causa de sua incredulidade e clamou: Senhor meu, e Deus meu!
Os crentes sãos e sinceros serão aceitos gratuitamente pelo Senhor Jesus, ainda que sejam lentos e fracos. É dever de todos aqueles que ouvem ou que lêem o Evangelho crerem e aceitarem a doutrina de Cristo e o testemunho a respeito dEle (1 João 5:11).
- Veja também

Vidas Que Falam, Pág. 330

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 807
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 8 Então entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu e creu. João 20:8 48 Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e prodígios, de modo algum crereis. João 4:48 45 Bem-aventurada aquela que creu que se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas. Lucas 1:45 7 (porque andamos por fé, e não por vista); 2 Coríntios 5:7 1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. 27 Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como quem vê aquele que é invisível. 39 E todos estes, embora tendo recebido bom testemunho pela fé, contudo não alcançaram a promessa; Hebreus 11:1,27,39 8 a quem, sem o terdes visto, amais; no qual, sem agora o verdes, mas crendo, exultais com gozo inefável e cheio de glória, 1 Pedro 1:8