Comentário Bíblico
Adventista
Uma boa capa babilônica - (cba)
Josué 7:21
A LXX traz: "um manto bordado [de muitas cores]". Essas vestes eram decoradas com figuras trabalhadas no próprio tecido ou bordadas com agulha (ver Ezequiel 23:15). Eram caras, só se encontravam ao alcance dos membros da realeza ou dos cidadãos mais ricos. Josefo diz que se tratava de "uma vestimenta real, tecida inteiramente de ouro".
É provável que Acã tenha dado os passos costumeiros de todo pecado. Primeiro olhou, depois cobiçou e finalmente agiu. Após furtar, o passo seguinte foi ocultar o que havia feito. Para conseguir evitar o pecado, é preciso expulsar de imediato a primeira insinuação do mal: a primeira olhada (ver Gênesis 3:6).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
O pecado deve ser pesquisado e reprovado
Josué 7:16-26
A história de Acã ensina a lição solene de que pelo pecado de um homem o desprazer de Deus repousará sobre um povo ou uma nação até que a transgressão seja investigada e punida. O pecado é corruptor em sua natureza. Um homem infectado com sua lepra mortal pode transmitir a contaminação a milhares. Aqueles que ocupam posições de responsabilidade como guardiães do povo são falsos quanto à sua confiança, se não buscarem fielmente e reprovarem o pecado. Muitos não ousam condenar a iniqüidade, para que não sacrifiquem posição ou popularidade. E por alguns é considerado falta de caridade repreender o pecado. O servo de Deus nunca deve permitir que seu próprio espírito seja misturado com a reprovação que ele deve dar; mas ele tem a mais solene obrigação de apresentar a Palavra de Deus, sem medo ou favor. Ele deve chamar o pecado pelo seu nome correto.
O amor de Deus nunca levará a menosprezar o pecado; nunca encobrirá ou desculpará um erro não confessado. Acã aprendeu tarde demais que a lei de Deus, como seu Autor, é imutável. Tem a ver comtodos os nossos atos, pensamentos e sentimentos. Ele nos segue e atinge cada fonte secreta de ação. Pela condescendência com o pecado, os homens são levados a considerar levianamente a lei de Deus. Muitos escondem suas transgressões de seus semelhantes, e se gabam de que Deus não será estrito para assinalar a iniqüidade. Mas Sua lei é o grande padrão do direito, e com ela todo ato da vida deve ser comparado naquele dia em que Deus trará a julgamento toda obra, com toda coisa secreta, seja boa ou má. Pureza de coração levará à pureza de vida. Todas as desculpas para o pecado são vãs. Quem pode suplicar pelo pecador quando Deus testifica contra ele? ( The Signs of the Times, 21 de abril de 1881 ).
A confissão sem arrependimento não tem valor
Josué 7:20-21
Existem muitos professos cristãos cujas confissões de pecado são semelhantes à de Acã. Eles irão, de uma maneira geral, reconhecer sua indignidade, mas se recusam a confessar os pecados cuja culpa repousa sobre sua consciência e que trouxeram o desagrado de Deus sobre Seu povo. Assim, muitos ocultam pecados de egoísmo, exagero, desonestidade para com Deus e seu próximo, pecados na família e muitos outros que é apropriado confessar em público.
O arrependimento genuíno surge de um senso do caráter ofensivo do pecado. Essas confissões gerais não são fruto de uma verdadeira humilhação da alma diante de Deus. Eles deixam o pecador com um espírito autocomplacente para continuar como antes, até que sua consciência se endureça, e as advertências que uma vez o despertaram dificilmente produzem um sentimento de perigo e depois de algum tempo sua conduta pecaminosa parece correta. Tarde demais, seus pecados o descobrirão, naquele dia em que não serão purificados com sacrifício nem oferta para sempre. Há uma grande diferença entre admitir os fatos depois de provados e confessar pecados que só nós conhecemos e Deus ( The Signs of the Times, 5 de maio de 1881 ).
Acã não se sentiu remorso
Josué 7:20-21
Aquilo que Acã estimava como uma coisa muito pequena foi causa de grande angústia e tristeza para os homens responsáveis de Israel, e isso sempre acontece quando é manifesto que o Senhor está irado com Seu povo. São os homens sobre os quais repousa o fardo da obra, os que mais agudamente sentem o peso dos pecados do povo e que oram em agonia de alma por causa da repreensão do Senhor. Achan, o culpado, não sentiu o fardo. Ele aceitou com muita frieza. Não encontramos nada no relato que indique que ele se sentiu angustiado. Não há nenhuma evidência de que ele sentiu remorso, ou raciocinou da causa para o efeito, dizendo. "É meu pecado que trouxe o desagrado do Senhor sobre o povo." Ele não perguntou, “Será que foi porque eu roubei aquela cunha de ouro e aquela vestimenta babilônica que fomos derrotados na batalha?” Ele não tinha ideia de consertar seu erro pela confissão de pecado e humilhação de alma (Carta 13, 1893 ).
Método de Deus Vindicado
Josué 7:20-21
A confissão de Acã, embora tarde demais para estar disponível em trazer a ele qualquer virtude salvadora, ainda vindicou o caráter de Deus em Sua maneira de lidar com ele e fechou a porta para a tentação que tão continuamente afligia os filhos de Israel, para cobrar dos servos de Deus a obra que o próprio Deus ordenou que se fizesse ( Carta 13, 1893 ).
Crescimento da cobiça de Acã
Josué 7:21
Acã fomentou a cobiça e o engano em seu coração, até que sua percepção do pecado se tornou embotada e ele caiu fácil presa da tentação. Os que se aventuram a cometer um pecado conhecido serão mais facilmente vencidos na segunda vez. A primeira transgressão abre a porta ao tentador, e ele gradualmente vence toda resistência e toma posse plena da cidadela da alma. Acã tinha ouvido advertências freqüentemente repetidas contra o pecado da cobiça. A lei de Deus, direta e positiva, proibia o roubo e todo engano, mas ele continuou a acariciar o pecado. Como ele não foi detectado e abertamente repreendido, ele ficou mais ousado; as advertências tiveram cada vez menos efeito sobre ele, até que sua alma foi acorrentada pelas trevas ( The Signs of the Times, 21 de abril de 1881)
Em troca de sua alma
Josué 7:21
Por um manto babilônico e um tesouro insignificante de ouro e prata, Acã consentiu em se vender ao mal, trazer sobre sua alma a maldição de Deus, perder seu título de uma rica posse em Canaã e perder toda perspectiva do futuro, herança imortal na terra feita nova. Um preço terrível de fatoele pagou por seus ganhos ilícitos! ( The Signs of the Times, 5 de maio de 1881 ).
Deus exige uma vida limpa
Josué 7:21
Muitos há hoje que classificariam o pecado de Acã como de pouca consequência, e desculpariam sua culpa; mas é porque eles não têm consciência do caráter do pecado e suas consequências, nenhum senso da santidade de Deus e de Seus requisitos. Costuma-se ouvir a afirmação de que Deus não se preocupa em dar ou não atenção diligente à Sua Palavra, se obedecemos ou não a todos os mandamentos de Sua santa lei; mas o registro de Seu trato com Acã deve ser uma advertência para nós. Ele de forma alguma inocentará o culpado ....
A controvérsia pela verdade terá pouco sucesso quando o pecado está sobre os que a defendem. Homens e mulheres podem ser bem versados no conhecimento da Bíblia, tão familiarizados com as Escrituras como os israelitas estavam com a arca, e ainda assim, se seus corações não forem retos diante de Deus, o sucesso não acompanhará seus esforços. Deus não estará com eles. Eles não têm um alto senso das obrigações da lei do céu, nem percebem o caráter sagrado da verdade que estão ensinando. A acusação é: "Sede limpos, vós que portais os vasos do Senhor".
Não basta argumentar em defesa da verdade. A evidência mais reveladora de seu valor é vista em uma vida piedosa; e sem isso as declarações mais conclusivas perderão peso e força prevalecente; pois nossa força está em estarmos conectados com Deus por Seu Espírito Santo, e a transgressão nos separa dessa proximidade sagrada com a Fonte de nosso poder e sabedoria ( The Review and Herald, 20 de março de 1888 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Josué 7:16-26
Observe quão néscios são os que prometem guardar segredo ao pecar. Deus tem muitas maneiras de trazer à luz as obras ocultas das trevas. observe também até que ponto é nosso dever buscar a causa de nossa tribulação, quando Deus contende contra nós. Devemos orar como Jó: "Senhor faz-me entender porque contendes comigo". O pecado de Acã começou pelos olhos, viu todas aquelas coisas formosas, como Eva observou o fruto proibido. Observe no que resulta tolerar que o coração ande conforme a concupiscência dos olhos, e a necessidade que temos de fazer pacto com nossos olhos, que chorarão se vaguearem. os que querem evitar as ações pecaminosas devem mortificar e controlar dentro de si os desejos pecaminosos, particularmente, a cobiça das riquezas mundanas. Se Acã tivesse olhado essas coisas com os olhos da fé, as teria visto como anátema e as desprezaria com temor; porém, ao olhá-las unicamente com os olhos dos sentidos, as enxergou como coisas valiosas e as cobiçou. E quando cometeu o pecado, procurou ocultá-lo. Assim que conseguiu o despojo desejado, este se transformou em um peso, e não se atreveu a utilizar o tesouro que foi conseguido ilicitamente. Quão diferentemente se vêem à distância os objetos da tentação, de quando são alcançados, observe aqui o engano do pecado: o que é agradável ao cometer, é amargo em sua consequência, observe como se enganam os que roubam a Deus, o pecado é algo mui perturbador, não só para o próprio pecador, mas também para todos os que o rodeiam. Deus certamente recompensará com tribulação os que transtornam o seu povo.
Acã não pereceu sozinho em seu pecado. os que abraçam mais do que lhes pertence perdem os seus. os filhos de Acã morreram com ele. Provavelmente, ajudaram-lhe a esconder os objetos cobiçados. Que consequências fatais seguem ainda neste mundo o pecador e a tudo que pertence a ele. Um pecador destrói muito do que é bom. Então como será a ira vindoura?
Fujamos dela em direção a Cristo, o amigo do pecador. Há circunstâncias na confissão de Acã que marcam o progresso do pecado, desde a sua entrada no coração até que seja posto em prática, o que pode servir como a história de quase todas as ofensas cometidas contra a lei de Deus, e o sacrifício de Jesus Cristo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu. Gênesis 3:6 2 viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. Gênesis 6:2 2 Ora, aconteceu que, numa tarde, Davi se levantou do seu leito e se pôs a passear no terraço da casa real; e do terraço viu uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. 2 Samuel 11:2 1 Fiz pacto com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem? Jó 31:1 37 Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no teu caminho. Salmos 119:37 31 Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. Provérbios 23:31 22 Aquele que é cobiçoso corre atrás das riquezas; e não sabe que há de vir sobre ele a penúria. Provérbios 28:22 28 Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. 29 Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. Mateus 5:28,29 15 Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. 1 João 2:15,16 10 O princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar. Gênesis 10:10 17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo. Êxodo 20:17 25 As imagens esculpidas de seus deuses queimarás a fogo; não cobiçarás a prata nem o ouro que estão sobre elas, nem deles te apropriarás, para que não te enlaces neles; pois são abominação ao Senhor teu Deus. Deuteronômio 7:25 1 Sucedeu depois destas coisas que, tendo Nabote, o jizreelita, uma vinha em Jizrreel, junto ao palácio de Acabe, rei de Samária, 2 falou este a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, porque está vizinha, ao pé da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor; ou, se desejares, dar-te-ei o seu valor em dinheiro. 1 Reis 21:1,2 20 Quando Naamã já ia a uma pequena distância, Geazi, moço de Eliseu, o homem de Deus, disse: Eis que meu senhor poupou a este sírio Naamã, não recebendo da mão dele coisa alguma do que trazia; vive o Senhor, que hei de correr atrás dele, e receber dele alguma coisa. 21 Foi pois, Geazi em alcance de Naamã. Este, vendo que alguém corria atrás dele, saltou do carro a encontrá-lo, e perguntou: Vai tudo bem? 22 Respondeu ele: Tudo vai bem. Meu senhor me enviou a dizer-te: Eis que agora mesmo vieram a mim dois mancebos dos filhos dos profetas da região montanhosa de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de roupa. 23 Disse Naamã: Sê servido de tomar dois talentos. E instou com ele, e amarrou dois talentos de prata em dois sacos, com duas mudas de roupa, e pô-los sobre dois dos seus moços, os quais os levaram adiante de Geazi. 24 Tendo ele chegado ao outeiro, tomou-os das mãos deles e os depositou na casa; e despediu aqueles homens, e eles se foram. 25 Mas ele entrou e pôs-se diante de seu amo. Então lhe perguntou Eliseu: Donde vens, Geazi? Respondeu ele: Teu servo não foi a parte alguma. 26 Eliseu porém, lhe disse: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro ao teu encontro? Era isto ocasião para receberes prata e roupa, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas? 27 Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então Geazi saiu da presença dele leproso, branco como a neve. 2 Reis 5:20-27 9 Ai daquele que adquire para a sua casa lucros criminosos, para pôr o seu ninho no alto, a fim de se livrar das garras da calamidade! Habacuque 2:9 7 Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. 8 Mas o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento operou em mim toda espécie de concupiscência; porquanto onde não há lei está morto o pecado. Romanos 7:7,8 3 Mas a prostituição, e toda sorte de impureza ou cobiça, nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos, Efésios 5:3 5 Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Colossenses 3:5 9 Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição. 10 Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. 1 Timóteo 6:9,10 5 Seja a vossa vida isenta de ganância, contentando-vos com o que tendes; porque ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei. Hebreus 13:5 15 os quais, deixando o caminho direito, desviaram-se, tendo seguido o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça, 2 Pedro 2:15 23 Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Provérbios 4:23 1 Ai daqueles que nas suas camas maquinam a iniqüidade e planejam o mal! quando raia o dia, põem-no por obra, pois está no poder da sua mão. 2 E cobiçam campos, e os arrebatam, e casas, e as tomam; assim fazem violência a um homem e à sua casa, a uma pessoa e à sua herança. Miquéias 2:1,2 15 então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Tiago 1:15 6 Então Davi mandou dizer a Joabe: Envia-me Urias, o heteu. E Joabe o enviou a Davi. 7 Vindo, pois, Urias a Davi, este lhe perguntou como passava Joabe, e como estava o povo, e como ia a guerra. 8 Depois disse Davi a Urias: Desce a tua casa, e lava os teus pés. E, saindo Urias da casa real, logo foi mandado após ele um presente do rei. 9 Mas Urias dormiu à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor, e não desceu a sua casa. 10 E o contaram a Davi, dizendo: Urias não desceu a sua casa. Então perguntou Davi a Urias: Não vens tu duma jornada? por que não desceste a tua casa? 11 Respondeu Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá estão em tendas; e Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados ao relento; e entrarei eu na minha casa, para comer e beber, e para me deitar com minha mulher? Como vives tu, e como vive a tua alma, não farei tal coisa. 12 Então disse Davi a Urias: Fica ainda hoje aqui, e amanhã te despedirei. Urias, pois, ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte. 13 E Davi o convidou a comer e a beber na sua presença, e o embebedou; e à tarde saiu Urias a deitar-se na sua cama com os servos de seu senhor, porém não desceu a sua casa. 14 Pela manhã Davi escreveu uma carta a Joabe, e mandou-lha por mão de Urias. 15 Escreveu na carta: Ponde Urias na frente onde for mais renhida a peleja, e retirai-vos dele, para que seja ferido e morra. 16 Enquanto Joabe sitiava a cidade, pôs Urias no lugar onde sabia que havia homens valentes. 17 Quando os homens da cidade saíram e pelejaram contra Joabe, caíram alguns do povo, isto é, dos servos de Davi; morreu também Urias, o heteu. 2 Samuel 11:6-17 24 Tendo ele chegado ao outeiro, tomou-os das mãos deles e os depositou na casa; e despediu aqueles homens, e eles se foram. 25 Mas ele entrou e pôs-se diante de seu amo. Então lhe perguntou Eliseu: Donde vens, Geazi? Respondeu ele: Teu servo não foi a parte alguma. 2 Reis 5:24,25 15 Porquanto dizeis: Fizemos pacto com a morte, e com o Seol fizemos aliança; quando passar o flagelo trasbordante, não chegará a nós; porque fizemos da mentira o nosso refúgio, e debaixo da falsidade nos escondemos. Isaías 28:15 15 Ai dos que escondem profundamente o seu propósito do Senhor, e fazem as suas obras às escuras, e dizem: Quem nos vê? e quem nos conhece? Isaías 29:15 2 Mas nada há encoberto, que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser conhecido. Lucas 12:2 5 Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Efésios 5:5