Comentário Bíblico
Adventista
Guarda o coração - (cba)
Provérbios 4:23
Ou seja, "guarda a mente" (ver com. de Provérbios 2:10). A purificação da mente é o primeiro requisito para uma vida sem pecado. O bem e o mal vêm daquilo que enche o coração, ou a mente (ver Lucas 6:45). O pecado é a indulgência aos desejos de um coração pecador e enganoso (Jeremias 17:9), daí a necessidade de vigiar a mente, para mantê-la submissa a Deus, o único capaz de conservá-la pura (ver Efésios 4:17,23).
- 10 Pois a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será aprazível à tua alma; Provérbios 2:10 45 O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. Lucas 6:45 9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer? Jeremias 17:9 17 Portanto digo isto, e testifico no Senhor, para que não mais andeis como andam os gentios, na verdade da sua mente, 23 a vos renovar no espírito da vossa mente; Efésios 4:17,23
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Como os corações podem ser guardados para Deus
Provérbios 4:23
Ver 1 Tessalonicenses 5:17; Salmos 19:14. “Guarda o teu coração com toda a diligência; pois dele procedem as questões da vida.” A guarda diligente do coração é essencial para um crescimento saudável na graça. O coração em seu estado natural é uma habitação para pensamentos profanos e paixões pecaminosas. Quando trazido em sujeição a Cristo, deve ser purificado pelo Espírito de toda contaminação. Isso não pode ser feito sem o consentimento do indivíduo.
- 17 Orai sem cessar. 1 Tessalonicenses 5:17 14 Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu! Salmos 19:14
Quando a alma foi purificada, é dever do cristão mantê-la imaculada. Muitos parecem pensar que a religião de Cristo não exige o abandono dos pecados diários, a libertação dos hábitos que têm mantido a alma em escravidão. Renunciam a algumas coisas condenadas pela consciência, mas deixam de representar Cristo na vida cotidiana. Eles não trazem a semelhança de Cristo para dentro do lar. Eles não mostram um cuidado ponderado na escolha das palavras. Com demasiada frequência, são ditas palavras iradas e impacientes, palavras que despertam as piores paixões do coração humano. Tais pessoas precisam da presença permanente de Cristo na alma. Somente em Sua força podem guardar as palavras e as ações.
Na obra de guardar o coração, devemos ser insistentes em oração, incansáveis em suplicar ao trono da graça por auxílio. Os que tomam o nome de cristãos devem dirigir-se a Deus com seriedade e humildade, suplicando ajuda. O Salvador nos disse para orar sem cessar. O cristão nem sempre pode estar na posição de oração, mas seus pensamentos e desejos sempre podem ser para cima. Nossa autoconfiança desapareceria, se falássemos menos e orássemos mais ( The Youth's Instructor, 5 de março de 1903 ).
Nota
Provérbios 4:23
Ver Salmos 19:14; Efésios 4:13. Os cristãos devem ter o cuidado de guardar o coração com toda a diligência. Devem cultivar o amor pela meditação e nutrir um espírito de devoção. Muitos parecem invejar os momentos gastos em meditação, na busca das Escrituras e na oração, como se o tempo assim ocupado estivesse perdido. Eu gostaria que todos vocês pudessem ver essas coisas na luz que Deus deseja que vocês; pois então você faria o reino dos céus de primeira importância. Manter seu coração no céu dará vigor a todas as suas graças e colocará vida em todos os seus deveres. Disciplinar a mente para habitar nas coisas celestiais, colocará vida e seriedade em todos os nossos esforços. Nossos esforços são lânguidos, e corremos a carreira cristã lentamente, e manifestamos indolência e preguiça, porque tão pouco valorizamos o prêmio celestial. Somos anões em realizações espirituais. É privilégio e dever do cristão “crescer no conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo”. [Efésios 4:13 .] Como o exercício aumenta o apetite e dá força e vigor saudável ao corpo, os exercícios devocionais trarão um aumento de graça e vigor espiritual.
- 14 Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu! Salmos 19:14 13 até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo; Efésios 4:13
As afeições devem centrar-se em Deus. Contemple Sua grandeza, Sua misericórdia e excelências. Deixe Sua bondade, amor e perfeição de caráter cativar seu coração. Converse sobre Seus encantos divinos e as mansões celestiais que Ele está preparando para os fiéis. Aquele cuja conversa está no céu, é o cristão mais lucrativo para todos ao seu redor. Suas palavras são úteis e revigorantes. Eles têm um poder transformador sobre aqueles que os ouvem, e irão derreter e subjugar a alma ( The Review and Herald, 29 de março de 1870 ).
A religião prática exala fragrância
Provérbios 4:23
Suba a Deus a oração: “Cria em mim um coração puro”; pois uma alma pura e purificada tem Cristo habitando nela, e da abundância do coração são as saídas da vida. A vontade humana deve ser rendida a Cristo. Em vez de passar adiante, fechando o coração no egoísmo, há necessidade de abrir o coração às doces influências do Espírito de Deus. A religião prática exala sua fragrância em todos os lugares. É um cheiro de vida para vida ( Carta 31a, 1894 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Provérbios 4:14-27
O caminho dos homens maus parece agradável e o mais próximo para conseguir alguma finalidade; porém, é um caminho mau e terminará mal; se amas o teu Deus e a tua alma, evita-o. Não foi dito: mantenha a distância devida, mas: mantenha uma grande distância; nunca penses que podes chegar suficientemente longe disto. O caminho do justo é luz. Cristo é o seu caminho e Ele é a luz. Os santos não serão perfeitos até que cheguem ao céu, mas ali brilharão como o sol em sua força.
O caminho do pecado é trevas, e o caminho do ímpio é tenebroso; portanto, perigoso; eles caem em pecado, mas não sabem como evitá-lo. Envolvem-se em problemas, mas nunca procuram saber se Deus contende com eles, nem qual será o fim dele. Este é o caminho que insistentemente somos admoestados a evitar. Ouvir atentamente a Palavra de Deus é um bom sinal da obra da graça começada no coração, e um bom meio de a realizarmos sempre. Na Palavra de Deus há um remédio apropriado para todas as enfermidades da alma. Guarda o teu coração com toda a diligência. Devemos colocar em "nossas almas uma estrita vigilância, e impedir que nossos corações infiram dor e sejam feridos. É dada uma boa razão: porque daí surgem os assuntos da vida. sobretudo, devemos buscar ao Senhor Jesus, a Água viva, o Espírito santificador, que brota para a vida eterna. Assim, seremos capacitados a eliminar uma boca perversa e lábios pervertidos; nossos olhos serão impedidos de contemplar a vaidade quando olhamos adiante e corretamente, andamos pela regra da Palavra de Deus, e vamos após os passos de nosso Senhor e Mestre. Senhor, perdoa o passado e capacitenos a seguir-te de maneira mais próxima no tempo vindouro.
- Veja também

Cuidado de Deus, Pág. 102

Refletindo a Cristo, Pág. 155

Nossa Alta Vocação, Pág. 156

O Lar Adventista, Pág. 15

Nos Lugares Celestiais, Pág. 164

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 219

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 297

A Ciência do Bom Viver, Pág. 349

Patriarcas e Profetas, Pág. 460

Este Dia com Deus, Pág. 71

Minha Consagração Hoje, Pág. 77

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 99
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 5 Espinhos e laços há no caminho do perverso; o que guarda a sua alma retira-se para longe deles. Provérbios 22:5 19 Ouve tu, filho meu, e sê sábio; e dirige no caminho o teu coração. Provérbios 23:19 26 O que confia no seu próprio coração é insensato; mas o que anda sabiamente será livre. Provérbios 28:26 9 Tão-somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, para que não te esqueças das coisas que os teus olhos viram, e que elas não se apaguem do teu coração todos os dias da tua vida; porém as contarás a teus filhos, e aos filhos de teus filhos; Deuteronômio 4:9 23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; 24 vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno. Salmos 139:23,24 9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer? Jeremias 17:9 38 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. Marcos 14:38 15 tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem; Hebreus 12:15 7 A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis adquire o entendimento. Provérbios 4:7 21 Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos: guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso; Provérbios 3:21 16 A mulher aprazível obtém honra, e os homens violentos obtêm riquezas. Provérbios 11:16 3 O que guarda a sua boca preserva a sua vida; mas o que muito abre os seus lábios traz sobre si a ruína. Provérbios 13:3 13 Há um grave mal que vi debaixo do sol: riquezas foram guardadas por seu donó para o seu próprio dano; Eclesiastes 5:13 35 O homem bom, do seu bom tesouro tira coisas boas, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Mateus 12:35 19 Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. Mateus 15:19 21 Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios, 22 a cobiça, as maldades, o dolo, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a insensatez; 23 todas estas más coisas procedem de dentro e contaminam o homem. Marcos 7:21-23 14 Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; 15 então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Tiago 1:14,15 34 Raça de víboras! como podeis vós falar coisas boas, sendo maus? pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. Mateus 12:34 18 Mas o que sai da boca procede do coração; e é isso o que contamina o homem. 19 Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. Mateus 15:18,19 45 O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. Lucas 6:45
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Cuidado de Deus, Pág. 102

Refletindo a Cristo, Pág. 155

Nossa Alta Vocação, Pág. 156

O Lar Adventista, Pág. 15

Nos Lugares Celestiais, Pág. 164

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 219

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 297

A Ciência do Bom Viver, Pág. 349

Patriarcas e Profetas, Pág. 460

Este Dia com Deus, Pág. 71

Minha Consagração Hoje, Pág. 77

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 99