Comentário Bíblico
Adventista
O homem bom - (cba)
Mateus 12:35
Aplicação literal do princípio declarado em Mateus 12:33 sob a figura de uma árvore.
Tesouro - (cba)
Mateus 12:35
Do gr. thêsauros, “cofre [para joias]”, “uma tesouraria”, “um armazém” (ver com. de Mateus 2:11). Neste caso, refere-se à mente como um armazém onde se guardam o conhecimento e a experiência acumulados e as atitudes e emoções cultivadas, a fim de empregá-los para enfrentar os problemas da vida.
Do seu coração (ACF) - (cba)
Mateus 12:35
A evidência textual favorece a omissão destas palavras.
Tira - (cba)
Mateus 12:35
Literalmente, “lança fora ”.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Mateus 12:34-37
Veja Salmos 19:14; Isaías 6:5-7.
- 14 Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu! Salmos 19:14 5 Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos! 6 Então voou para mim um dos serafins, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; 7 e com a brasa tocou-me a boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado o teu pecado. Isaías 6:5-7
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 12:33-37
Através do idioma de um homem se descobre de que país ele procede, igualmente de que classe e de que espírito é. o coração é a fonte, as palavras são os ribeiros. Uma fonte turva e uma corrente corrupta devem produzir ribeiros barrosos e desagradáveis. Nada curará as águas, amadurecerá o falar, nem purificará a comunicação corrupta, senão o sal da graça, lançada na corrente. o homem mau tem um mau tesouro em seu coração, do qual o pecador tira as más palavras e as más ações para desonrar a Deus e ferir ao próximo. Vigiemos continuamente sobre nós mesmos, para que possamos falar palavras de acordo com o caráter cristão.
- Veja também

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 102

Para Conhece-lo, Pág. 137

Exaltai-O, Pág. 326
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 52 E disse-lhes: Por isso, todo escriba que se fez discípulo do reino dos céus é semelhante a um homem, proprietário, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas. Mateus 13:52 30 A boca do justo profere sabedoria; a sua língua fala o que é reto. 31 A lei do seu Deus está em seu coração; não resvalarão os seus passos. Salmos 37:30,31 20 A língua do justo é prata escolhida; o coração dos ímpios é de pouco valor. 21 Os lábios do justo apascentam a muitos; mas os insensatos, por falta de entendimento, morrem. Provérbios 10:20,21 6 As palavras dos ímpios são emboscadas para derramarem sangue; a boca dos retos, porém, os livrará. 17 Quem fala a verdade manifesta a justiça; porém a testemunha falsa produz a fraude. 18 Há palrador cujas palavras ferem como espada; porém a língua dos sábios traz saúde. 19 O lábio veraz permanece para sempre; mas a língua mentirosa dura só um momento. Provérbios 12:6,17-19 4 Uma língua suave é árvore de vida; mas a língua perversa quebranta o espírito. 23 O homem alegra-se em dar uma resposta adequada; e a palavra a seu tempo quão boa é! 28 O coração do justo medita no que há de responder; mas a boca dos ímpios derrama coisas más. Provérbios 15:4,23,28 21 O sábio de coração será chamado prudente; e a doçura dos lábios aumenta o saber. 22 O entendimento, para aquele que o possui, é uma fonte de vida, porém a estultícia é o castigo dos insensatos. 23 O coração do sábio instrui a sua boca, e aumenta o saber nos seus lábios. Provérbios 16:21-23 11 Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo. 12 Como pendentes de ouro e gargantilhas de ouro puro, assim é o sábio repreensor para o ouvido obediente. Provérbios 25:11,12 29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem. Efésios 4:29 16 A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações. Colossenses 3:16 6 A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um. Colossenses 4:6 34 Raça de víboras! como podeis vós falar coisas boas, sendo maus? pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. Mateus 12:34