Comentário Bíblico
Adventista
Os fariseus, ouvindo isto - (cba)
Mateus 12:24
A tênue esperança do povo sobre Jesus como o possível Messias (ver Mateus 12:23) enfureceu os fariseus. Marcos fala desses fariseus como “os escribas, que haviam descido de Jerusalém” (Marcos 3:22), provavelmente espiões enviados pelo Sinédrio para observar e relatar a respeito de Cristo (ver com. de Marcos 2:6). Esses inimigos astutos de Jesus não podiam negar que um milagre genuíno tinha sido realizado, pois o homem curado passou “a falar e a ver” (Mateus 12:22). Quanto maior a evidência da divindade de Jesus, maiores a raiva e o ódio deles, o que levou alguns a cometer o pecado imperdoável (ver com. de Mateus 12:31,32).
- 23 E toda a multidão, maravilhada, dizia: É este, porventura, o Filho de Davi? Mateus 12:23 22 E os escribas que tinham descido de Jerusalém diziam: Ele está possesso de Belzebu; e: É pelo príncipe dos demônios que expulsa os demônios. Marcos 3:22 6 Ora, estavam ali sentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo: Marcos 2:6 22 Trouxeram-lhe então um endemoninhado cego e mudo; e ele o curou, de modo que o mudo falava e via. Mateus 12:22 31 Portanto vos digo: Todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. 32 Se alguém disser alguma palavra contra o Filho do homem, isso lhe será perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no vindouro. Mateus 12:31,32
Este - (cba)
Mateus 12:24
Do gr. houtos. Esses fariseus mostraram seu desprezo se recusando a proferir o nome de Jesus e se referindo a Ele de forma desdenhosa como “este” (ver com. de Lucas 14:30; ).
Belzebu - (cba)
Mateus 12:24
As evidências textuais se dividem entre as variantes “Bezebul” e “Belzebu”. O significado do nome é debatido. Talvez o nome Belzebu venha do heb. baal zebul, possivelmente significando “senhor da grande casa [ou templo]” ou “senhor da casa celestial”. Várias tábuas de Ras Shamrah, de cerca de 1400 a.C., falam de “Zebul, príncipe da Terra”. Portanto, Belzebul pode significar “Baal é príncipe”. Sugeriu-se que os judeus possam ter mudado o nome de Beelzebul para Beelzebube, “senhor das moscas”, por desprezarem essa divindade pagã, o deus patrono de Ecrom (ver com. de 2 Reis 1:2).
Na cura do endemoniado cego e mudo, ficou evidente que o poder atuante era sobre-humano. Os espias se recusaram a admitir que Jesus era divino e tinha poder para realizar o milagre; portanto, devia estar associado ao demônio.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Belzebu
Mateus 12:24
Os exorcistas do tempo de Cristo usavam métodos variados para expulsar demônios. Alguns praticavam encantamentos que incluíam invocar o nome de uma longa lista de personagens antigos, o uso de ervas e certas poções, bem como de argolas no nariz para retirar os espiritos, entre outros. O fato de Jesus nunca usar esses métodos levou seus oponentes a acusa-lo de expulsar demônios pelo poder do próprio Satanás. A prática de magia era punível com o apedrejamento.
Olhos fechados para a evidência
Mateus 12:24-32
Ver Mateus 9:34; Marcos 3:22; Lucas 11:15. Eles [os fariseus] atribuíram aos agentes satânicos o santo poder de Deus, manifestado nas obras de Cristo. Assim, os fariseus pecaram contra o Espírito Santo. Teimosos, taciturnos, de coração de ferro, eles decidiram fechar os olhos a todas as evidências, e assim cometeram o pecado imperdoável ( The Review and Herald, 18 de janeiro de 1898 ).
- 34 Os fariseus, porém, diziam: É pelo príncipe dos demônios que ele expulsa os demônios. Mateus 9:34 22 E os escribas que tinham descido de Jerusalém diziam: Ele está possesso de Belzebu; e: É pelo príncipe dos demônios que expulsa os demônios. Marcos 3:22 15 Mas alguns deles disseram: É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios. Lucas 11:15
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 12:22-30
Uma alma submetida ao poder de Satanás e presa por ele está cega para as coisas de Deus e muda perante o trono da graça; nada vê e nada diz com propósitos. Satanás cega os olhos com incredulidade e sela os lábios, impedindo-os de orar. Enquanto mais pessoas magnificavam a Cristo, os fariseus estavam mais desejosos de injuriá-lo. Era evidente que se Satanás ajudasse Jesus a expulsar demônios, o reino do inferno estaria dividido contra si mesmo; então, como poderia resistir? E se diziam que Jesus expulsava demônios pelo príncipe dos demônios, não podiam provar que seus filhos os expulsaram por algum outro poder.
Existem dois grandes interesses no mundo; e quando os espíritos imundos são expulsos pelo Espírito Santo, na conversão dos pecadores a uma vida de fé e obediência, tem chegado a nós o reino de Deus. Todos os que não ajudam, nem se regozijam com este tipo de mudança estão contra Cristo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 34 Os fariseus, porém, diziam: É pelo príncipe dos demônios que ele expulsa os demônios. Mateus 9:34 22 E os escribas que tinham descido de Jerusalém diziam: Ele está possesso de Belzebu; e: É pelo príncipe dos demônios que expulsa os demônios. Marcos 3:22 15 Mas alguns deles disseram: É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios. Lucas 11:15 27 E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam os vossos filhos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes. Mateus 12:27