Comentário Bíblico
Adventista
Expele a Satanás - (cba)
Mateus 12:26
O inimigo estava envolvido num combate mortal com Cristo (ver Apocalipse 12:7-9; Mateus 4:1-11; João 12:31; João 16:11; etc.). O diabo não seria tolo de trabalhar contra si mesmo, confirmando as afirmações de seu arqui-inimigo, Cristo, cooperando com Ele na expulsão de demônios que ele próprio tinha infligido às pessoas. Com base em tal política, “seu reino” certamente ruiria. Dessa forma, Jesus reduziu o argumento dos fariseus ao absurdo, e Seu raciocínio foi tão claro e simples que todos puderam compreender.
- 7 Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, 8 mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu. 9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele. Apocalipse 12:7-9 1 Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. 2 E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome. 3 Chegando, então, o tentador, disse-lhe: Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães. 4 Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. 5 Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o sobre o pináculo do templo, 6 e disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. 7 Replicou-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. 8 Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles; 9 e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares. 10 Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. 11 Então o Diabo o deixou; e eis que vieram os anjos e o serviram. Mateus 4:1-11 31 Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo. João 12:31 11 e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. João 16:11
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Olhos fechados para a evidência
Mateus 12:24-32
Ver Mateus 9:34; Marcos 3:22; Lucas 11:15. Eles [os fariseus] atribuíram aos agentes satânicos o santo poder de Deus, manifestado nas obras de Cristo. Assim, os fariseus pecaram contra o Espírito Santo. Teimosos, taciturnos, de coração de ferro, eles decidiram fechar os olhos a todas as evidências, e assim cometeram o pecado imperdoável ( The Review and Herald, 18 de janeiro de 1898 ).
- 34 Os fariseus, porém, diziam: É pelo príncipe dos demônios que ele expulsa os demônios. Mateus 9:34 22 E os escribas que tinham descido de Jerusalém diziam: Ele está possesso de Belzebu; e: É pelo príncipe dos demônios que expulsa os demônios. Marcos 3:22 15 Mas alguns deles disseram: É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios. Lucas 11:15
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 12:22-30
Uma alma submetida ao poder de Satanás e presa por ele está cega para as coisas de Deus e muda perante o trono da graça; nada vê e nada diz com propósitos. Satanás cega os olhos com incredulidade e sela os lábios, impedindo-os de orar. Enquanto mais pessoas magnificavam a Cristo, os fariseus estavam mais desejosos de injuriá-lo. Era evidente que se Satanás ajudasse Jesus a expulsar demônios, o reino do inferno estaria dividido contra si mesmo; então, como poderia resistir? E se diziam que Jesus expulsava demônios pelo príncipe dos demônios, não podiam provar que seus filhos os expulsaram por algum outro poder.
Existem dois grandes interesses no mundo; e quando os espíritos imundos são expulsos pelo Espírito Santo, na conversão dos pecadores a uma vida de fé e obediência, tem chegado a nós o reino de Deus. Todos os que não ajudam, nem se regozijam com este tipo de mudança estão contra Cristo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 31 Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo. João 12:31 30 Já não falarei muito convosco, porque vem o príncipe deste mundo, e ele nada tem em mim; João 14:30 11 e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. João 16:11 4 nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. 2 Coríntios 4:4 13 e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado; Colossenses 1:13 19 Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno. 1 João 5:19 11 Tinham sobre si como rei o anjo do abismo, cujo nome em hebraico é Abadom e em grego Apoliom. Apocalipse 9:11 9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele. Apocalipse 12:9 10 O quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e os homens mordiam de dor as suas línguas. Apocalipse 16:10 2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos. 3 Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem. Depois disto é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo. Apocalipse 20:2,3 10 Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Mateus 4:10 19 A todo o que ouve a palavra do reino e não a entende, vem o Maligno e arrebata o que lhe foi semeado no coração; este é o que foi semeado à beira do caminho. Mateus 13:19