Comentário Bíblico
Adventista
Voltarei - (cba)
Mateus 12:44
A expressão “espírito imundo” (Mateus 12:43) indica que sua ausência podia ser temporária. É provável que Cristo tinha em mente o homem do qual expulsara um demônio pouco tempo antes (ver com. de Mateus 12:22). Talvez esse homem estivesse entre os ouvintes, e essa pode ter sido uma advertência para ele em particular, hem como aos ouvintes em geral. Certamente o foi para os fariseus (ver Mateus 12:31-37).
- 43 Ora, havendo o espírito imundo saido do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. Mateus 12:43 22 Trouxeram-lhe então um endemoninhado cego e mudo; e ele o curou, de modo que o mudo falava e via. Mateus 12:22 31 Portanto vos digo: Todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. 32 Se alguém disser alguma palavra contra o Filho do homem, isso lhe será perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no vindouro. 33 Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom; ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. 34 Raça de víboras! como podeis vós falar coisas boas, sendo maus? pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. 35 O homem bom, do seu bom tesouro tira coisas boas, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. 36 Digo-vos, pois, que de toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo. 37 Porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado. Mateus 12:31-37
Vazia, varrida e ornamentada - (cba)
Mateus 12:44
A condição da “casa”, isto é, pessoa, restaurada à situação antes de o demônio se estabelecer ali. A religião cristã não consiste basicamente em se abster do mal, mas em aplicar a mente e a vida de forma inteligente e diligente ao que é bom. O cristianismo não é uma religião negativa que consiste de várias proibições, mas uma força positiva e construtiva para o bem. Não é suficiente que demônios, quer literais ou simbólicos, sejam expulsos do coração e da mente; o Espírito de Deus deve entrar na vida e ser posto no controle do pensamento e da conduta (ver 2 Crônicas 6:16; Efésios 2:22). Não é suficiente odiar o mal; devemos amar e cuidar do que é bom (ver Amós 5:15; 2 Tessalonicenses 2:10; ver com. de Mateus 6:24).
- 16 Agora, pois, Senhor, Deus de Israel, cumpre ao teu servo Davi, meu pai, o que lhe promete-te, dizendo: Nunca te faltará varão diante de mim, que se assente sobre o trono de Israel; tão somente que teus filhos guardem o seu caminho para andarem na minha lei, como tu andaste diante de mim. 2 Crônicas 6:16 22 no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito. Efésios 2:22 15 Aborrecei o mal, e amai o bem, e estabelecei o juízo na porta. Talvez o Senhor, o Deus dos exércitos, tenha piedade do resto de José. Amós 5:15 10 e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos. 2 Tessalonicenses 2:10 24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. Mateus 6:24
O infeliz representado pela “casa” não se colocou do lado de Deus de forma positiva. Suas intenções eram boas. Não imaginava que o espírito imundo voltaria e, portanto, falhou em entregar a “casa" ao controle de Cristo. A submissão a Cristo não lhe possibilitaria usar a “casa” como quisesse, por isso decidiu, ao menos por um tempo, viver a vida como bem entendesse. Se tivesse se entregado a Cristo, um novo poder teria estado no controle (ver Romanos 6:16), e o espírito imundo jamais teria entrado. Nossa única segurança está na entrega total do coração a Cristo, a fim de que Ele possa entrar e viver vida perfeita em nós (Colossenses 2:20; Apocalipse 3:20). Essa parábola é uma advertência solene contra simples melhorias; não é suficiente evitar o mal, devemos ativamente buscar “as coisas lá do alto” (Colossenses 3:1,2).
- 16 Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? Romanos 6:16 20 Se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo, Colossenses 2:20 20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Apocalipse 3:20 1 Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. 2 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Colossenses 3:1,2
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nenhuma neutralidade possível
Mateus 12:43-45
Ver Lucas 11:24-26. Cristo mostra que não pode haver neutralidade em Seu serviço. A alma não deve ficar satisfeita com nada menos que a consagração total - consagração do pensamento, voz, espírito e todos os órgãos da mente e do corpo. Não é suficiente que o vaso seja esvaziado; deve ser preenchido com a graça de Cristo ( Manuscrito 78, 1899 ).
A maldição da justiça própria
Mateus 12:43-45
Ver Isaías 57:12; 2 Pedro 2:20,21. A casa enfeitada representa a alma hipócrita. Satanás é expulso por Cristo. Mas ele voltou, na esperança de encontrar uma entrada. Ele encontra a casa vazia, varrida e decorada. Apenas a autojustiça permanece ali. “Então vai e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele; e eles entram e habitam ali: e o último estado desse homem é pior do que o primeiro. ”
- 12 Eu publicarei essa justiça tua; e quanto às tuas obras, elas não te aproveitarão. Isaías 57:12 20 Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo pelo pleno conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, ficam de novo envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior que o primeiro. 21 Porque melhor lhes fora não terem conhecido o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. 2 Pedro 2:20,21
A justiça própria é uma maldição, um enfeite humano, que Satanás usa para sua glória. Aqueles que adornam a alma com auto-elogio e lisonja preparam o caminho para os outros sete espíritos mais perversos do que o primeiro. Em sua própria recepção da verdade, essas almas se enganam. Eles estão construindo sobre um alicerce de justiça própria. As orações das congregações podem ser oferecidas a Deus com uma série de cerimônias, mas se forem feitas em justiça própria, Deus não é honrado por elas. O Senhor declara: “Declararei a tua justiça e as tuas obras; porque eles não te aproveitarão. ” Apesar de toda sua exibição, sua habitação enfeitada, Satanás entra com uma tropa de anjos maus e toma seu lugar na alma, para ajudar no engano. O apóstolo escreve, “Se depois de terem escapado das poluições do mundo por meio do conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem novamente enredados nisso e vencidos, o último fim é pior para eles do que o início. Pois teria sido melhor para eles não conhecerem o caminho da justiça do que, depois de o conhecerem, abandonar o santo mandamento que lhes foi entregue ”(Manuscrito 78, 1899 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 12:38-45
Ainda que Cristo esteja sempre pronto para ouvir e responder os desejos e as orações dos santos, os que pedem mal, pedem e não recebem. Foram dados sinais aos que os desejavam para confirmar sua fé, como no caso de Abraão e Gideão; porém, foram negados aos que os exigiam para desculpar sua incredulidade. A ressurreição de Cristo dentre os mortos por seu poder aqui se chama sinal "do profeta Jonas", e é a grande prova de que Cristo é o Messias. Assim como Jonas esteve três dias e três noites dentro do grande peixe, e em seguida voltou a sair vivo, assim estaria Cristo por este mesmo período na tumba e ressuscitaria.
Os ninivitas envergonhariam os judeus por não arrependerem-se; a rainha de Sabá os envergonharia por não crer em Cristo. Não temos tais impedimentos, nem vamos a Cristo com tais inseguranças. Esta parábola representa o caso da Igreja e nação judia. Também é aplicável a todos os que ouvem a palavra de Deus e reformam-se parcialmente, mas não se convertem de verdade. o espírito imundo se vai por um tempo, e quando volta, percebe que Cristo não está ali para impedi-lo de entrar, o coração está varrido pela reforma externa, mas adornado pelos preparativos para cumprir as más sugestões; e o homem se torna um inimigo ainda maior. Todo coração é a residência de espíritos imundos, salvo os que são templo do Espírito Santo, por fé em Cristo.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 323

E Recebereis Poder, Pág. 350
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 29 Ou, como pode alguém entrar na casa do valente, e roubar-lhe os bens, se primeiro não amarrar o valente? e então lhe saquear a casa. Mateus 12:29 21 Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança estão os seus bens; 22 mas, sobrevindo outro mais valente do que ele, e vencendo-o, tira-lhe toda a armadura em que confiava, e reparte os seus despojos. Lucas 11:21,22 27 E, logo após o bocado, entrou nele Satanás. Disse-lhe, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa. João 13:27 2 nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, Efésios 2:2 4 Filhinhos, vós sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo. 1 João 4:4 20 E o que foi semeado nos lugares pedregosos, este é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; 21 mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e sobrevindo a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. 22 E o que foi semeado entre os espinhos, este é o que ouve a palavra; mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera. Mateus 13:20-22 11 Mas o meu povo não ouviu a minha voz, e Israel não me quis. 12 Pelo que eu os entreguei à obstinação dos seus corações, para que andassem segundo os seus próprios conselhos. Salmos 81:11,12 6 Pois têm preparado o coração como um forno, enquanto estão de espreita; toda a noite dorme a sua ira; pela manhã arde como fogo de chama. Oséias 7:6 6 Ora, ele disse isto, não porque tivesse cuidado dos pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, subtraía o que nela se lançava. João 12:6 2 Enquanto ceavam, tendo já o Diabo posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, que o traísse, João 13:2 1 Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, 2 e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e levando a outra parte, a depositou aos pés dos apóstolos. 3 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? Atos 5:1-3 18 Quando Simão viu que pela imposição das mãos dos apóstolos se dava o Espírito Santo, ofereceu-lhes dinheiro, 19 dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu impuser as mãos, receba o Espírito Santo. 20 Mas disse-lhe Pedro: Vá tua prata contigo à perdição, pois cuidaste adquirir com dinheiro o dom de Deus. 21 Tu não tens parte nem sorte neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Deus. 22 Arrepende-te, pois, dessa tua maldade, e roga ao Senhor para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração; 23 pois vejo que estás em fel de amargura, e em laços de iniquidade. Atos 8:18-23 19 E até importa que haja entre vós facções, para que os aprovados se tornem manifestos entre vós. 1 Coríntios 11:19 9 a esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira, 10 e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos. 11 E por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira; 12 para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na injustiça. 2 Tessalonicenses 2:9-12 4 é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, injúrias, suspeitas maliciosas, 5 disputas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade é fonte de lucro; 9 Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição. 10 Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. 1 Timóteo 6:4,5,9,10 19 Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; mas todos eles saíram para que se manifestasse que não são dos nossos. 1 João 2:19 4 Porque se introduziram furtivamente certos homens, que já desde há muito estavam destinados para este juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de nosso Deus, e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo. 5 Ora, quero lembrar-vos, se bem que já de uma vez para sempre soubestes tudo isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram; Judas 1:4,5 3 Também vi uma de suas cabeças como se fora ferida de morte, mas a sua ferida mortal foi curada. Toda a terra se maravilhou, seguindo a besta, 4 e adoraram o dragão, porque deu à besta a sua autoridade; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? quem poderá batalhar contra ela? 8 E adora-la-ão todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. 9 Se alguém tem ouvidos, ouça. Apocalipse 13:3,4,8,9