Comentário Bíblico
Adventista
Então - (cba)
Mateus 12:38
[O sinal de Jonas, Mateus 12:38-42 = Lucas 11:29-32]. Sobre a relação de Mateus 12:38-42 com a seção anterior do cap. 12, ver com. de Mateus 12:22.
- 38 Então alguns dos escribas e dos fariseus, tomando a palavra, disseram: Mestre, queremos ver da tua parte algum sinal. 39 Mas ele lhes respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal; e nenhum sinal se lhe dará, senão o do profeta Jonas; 40 pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra. 41 Os ninivitas se levantarão no juízo com esta geração, e a condenarão; porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis aqui quem é maior do que Jonas. 42 A rainha do sul se levantará no juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis aqui quem é maior do que Salomão. Mateus 12:38-42 29 Como afluíssem as multidões, começou ele a dizer: Geração perversa é esta; ela pede um sinal; e nenhum sinal se lhe dará, senão o de Jonas; 30 porquanto, assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, também o Filho do homem o será para esta geração. 31 A rainha do sul se levantará no juízo com os homens desta geração, e os condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; e eis, aqui quem é maior do que Salomão. 32 Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração, e a condenarão; porque se arrependeram com a pregação de Jonas; e eis aqui quem é maior do que Jonas. Lucas 11:29-32 22 Trouxeram-lhe então um endemoninhado cego e mudo; e ele o curou, de modo que o mudo falava e via. Mateus 12:22
Alguns escribas - (cba)
Mateus 12:38
Quase todo o capítulo trata da oposição dos fariseus a Cristo (ver Mateus 12:2,14,24,38). Somente Mateus 12:46-50 falam de outro assunto (sobre os escribas, ver com. de Marcos 1:22).
- 2 Os fariseus, vendo isso, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos estão fazendo o que não é lícito fazer no sábado. 14 Os fariseus, porém, saindo dali, tomaram conselho contra ele, para o matarem. 24 Mas os fariseus, ouvindo isto, disseram: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios. 38 Então alguns dos escribas e dos fariseus, tomando a palavra, disseram: Mestre, queremos ver da tua parte algum sinal. Mateus 12:2,14,24,38 46 Enquanto ele ainda falava às multidões, estavam do lado de fora sua mãe e seus irmãos, procurando falar-lhe. 47 Disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, e procuram falar contigo. 48 Ele, porém, respondeu ao que lhe falava: Quem é minha mãe? e quem são meus irmãos? 49 E, estendendo a mão para os seus discípulos disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos. 50 Pois qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe. Mateus 12:46-50 22 E maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas. Marcos 1:22
Mestre - (cba)
Mateus 12:38
Do gr. didaskalos, “professor”. Ao se referirem a Jesus como “Mestre”, os escribas e fariseus não admitiram que Ele fosse um. Ele ensinava, e didaskalos era a forma popular de se dirigir a alguém que ensinava.
Algum sinal - (cba)
Mateus 12:38
O outro pedido por um sinal, registrado em Mateus 16:1-5, provavelmente se deu durante o verão de 30 d.C., mais ou menos nove meses após o incidente registrado aqui. Tendo em vista o notável milagre que acabara de ser realizado (Mateus 12:22,23; DTN, 321), o pedido por um “sinal” (ver com. de Lucas 2:12) não passava de um insulto. Indicava que o que acontecera não era um milagre e insinuava sutilmente que Cristo ainda não tinha dado nenhuma evidência que atestasse suas pretensões sobrenaturais. Que tipo de “sinal” queriam ou esperavam? Possivelmente quisessem ver algum portento no céu (ver Joel 2:30; Apocalipse 13:13), ou um “sinal” tal como aqueles pelos quais Moisés confirmou sua missão perante faraó (ver Êxodo 7:9-13; etc.). Talvez considerassem que um sinal assim fosse uma demonstração convincente de poder sobrenatural. Durante o julgamento de Cristo perante o Sinédrio, os líderes judeus novamente pediram um milagre (DTN, 704, 705). Herodes fez uma exigência similar e prometeu libertar Jesus se desse esse “sinal” (DTN, 729).
- 1 Então chegaram a ele os fariseus e os saduceus e, para o experimentarem, pediram-lhe que lhes mostrasse algum sinal do céu. 2 Mas ele respondeu, e disse-lhes: Ao cair da tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está rubro. 3 E pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Ora, sabeis discernir o aspecto do céu, e não podeis discernir os sinais dos tempos? 4 Uma geração má e adúltera pede um sinal, e nenhum sinal lhe será dado, senão o de Jonas. E, deixando-os, retirou-se. 5 Quando os discípulos passaram para o outro lado, esqueceram- se de levar pão. Mateus 16:1-5 22 Trouxeram-lhe então um endemoninhado cego e mudo; e ele o curou, de modo que o mudo falava e via. 23 E toda a multidão, maravilhada, dizia: É este, porventura, o Filho de Davi? Mateus 12:22,23 12 E isto vos será por sinal: Achareis um menino envolto em faixas, e deitado em uma manjedoura. Lucas 2:12 30 E mostrarei prodígios no céu e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça. Joel 2:30 13 E operava grandes sinais, de maneira que fazia até descer fogo do céu à terra, à vista dos homens; Apocalipse 13:13 9 Quando Faraó vos disser: Apresentai da vossa parte algum milagre; diras a Arão: Toma a tua vara, e lança-a diante de Faraó, para que se torne em serpente. 10 Então Moisés e Arão foram ter com Faraó, e fizeram assim como o Senhor ordenara. Arão lançou a sua vara diante de Faraó e diante dos seus servos, e ela se tornou em serpente. 11 Faraó também mandou vir os sábios e encantadores; e eles, os magos do Egito, também fizeram o mesmo com os seus encantamentos. 12 Pois cada um deles lançou a sua vara, e elas se tornaram em serpentes; mas a vara de Arão tragou as varas deles. 13 Endureceu-se, porém, o coração de Faraó, e ele não os ouviu, como o Senhor tinha dito. Êxodo 7:9-13
A falta de sinceridade em todos esses pedidos é confirmada a partir do fato de que nenhum daqueles que os fizeram reagiram de forma favorável aos milagres que Cristo realizou. Cada evidência de Sua divindade só os tornava ainda mais determinados a silenciá-Lo, até que, finalmente, a ressurreição de Lázaro serviu para que redobrassem seus esforços para matá-Lo.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 12:38-45
Ainda que Cristo esteja sempre pronto para ouvir e responder os desejos e as orações dos santos, os que pedem mal, pedem e não recebem. Foram dados sinais aos que os desejavam para confirmar sua fé, como no caso de Abraão e Gideão; porém, foram negados aos que os exigiam para desculpar sua incredulidade. A ressurreição de Cristo dentre os mortos por seu poder aqui se chama sinal "do profeta Jonas", e é a grande prova de que Cristo é o Messias. Assim como Jonas esteve três dias e três noites dentro do grande peixe, e em seguida voltou a sair vivo, assim estaria Cristo por este mesmo período na tumba e ressuscitaria.
Os ninivitas envergonhariam os judeus por não arrependerem-se; a rainha de Sabá os envergonharia por não crer em Cristo. Não temos tais impedimentos, nem vamos a Cristo com tais inseguranças. Esta parábola representa o caso da Igreja e nação judia. Também é aplicável a todos os que ouvem a palavra de Deus e reformam-se parcialmente, mas não se convertem de verdade. o espírito imundo se vai por um tempo, e quando volta, percebe que Cristo não está ali para impedi-lo de entrar, o coração está varrido pela reforma externa, mas adornado pelos preparativos para cumprir as más sugestões; e o homem se torna um inimigo ainda maior. Todo coração é a residência de espíritos imundos, salvo os que são templo do Espírito Santo, por fé em Cristo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 1 Então chegaram a ele os fariseus e os saduceus e, para o experimentarem, pediram-lhe que lhes mostrasse algum sinal do céu. 2 Mas ele respondeu, e disse-lhes: Ao cair da tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está rubro. 3 E pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Ora, sabeis discernir o aspecto do céu, e não podeis discernir os sinais dos tempos? 4 Uma geração má e adúltera pede um sinal, e nenhum sinal lhe será dado, senão o de Jonas. E, deixando-os, retirou-se. Mateus 16:1-4 11 Saíram os fariseus e começaram a discutir com ele, pedindo-lhe um sinal do céu, para o experimentarem. 12 Ele, suspirando profundamente em seu espírito, disse: Por que pede esta geração um sinal? Em verdade vos digo que a esta geração não será dado sinal algum. Marcos 8:11,12 16 E outros, experimentando-o, lhe pediam um sinal do céu. 29 Como afluíssem as multidões, começou ele a dizer: Geração perversa é esta; ela pede um sinal; e nenhum sinal se lhe dará, senão o de Jonas; Lucas 11:16,29 18 Protestaram, pois, os judeus, perguntando-lhe: Que sinal de autoridade nos mostras, uma vez que fazes isto? João 2:18 48 Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e prodígios, de modo algum crereis. João 4:48 22 Pois, enquanto os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria, 1 Coríntios 1:22 30 Perguntaram-lhe, então: Que sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos e te creiamos? Que operas tu? João 6:30