Comentário Bíblico
Adventista
Partidos - (cba)
1 Coríntios 11:19
Do gr. haireseis, singular hairesis. Originalmente hairesis significava “escolher”, “escolha”, então “o que é escolhido”, “opinião”. Mais tarde, veio a significar um grupo de pessoas que defendia uma opinião particular, uma seita, um partido. Neste caso, é provável que a palavra não seja usada num tom negativo, e sim para referir a opiniões diferentes. Quando indivíduos de diferentes origens se associam em companheirismo cristão, é inevitável que existam diferentes níveis de compreensão da verdade do evangelho. Essas diferenças provocam discussões que podem ter efeitos saudáveis e não precisam levar a divisões.
Os aprovados - (cba)
1 Coríntios 11:19
Isto é, os que estão dispostos a obedecer a Deus e a cooperar com Ele. Divisões na igreja revelam os revoltosos, ambiciosos e insatisfeitos, os que não estão dispostos a ser guiados pelo Espírito Santo, mas que buscam fazer a própria vontade. Esses não estão preparados para abandonar suas próprias opiniões em nome da paz e da harmonia na igreja. Pessoas desse tipo devem ser evitadas (ver com. de Romanos 16:17). Por outro lado, existem os que reconhecem sua pecaminosidade natural e não se dispõem a confiar nas próprias opiniões, percebendo o perigo de ser influenciados por impulsos, desejos e inclinações do coração natural. Esses se declaram a favor do cumprimento, com satisfação e de forma pacífica, de todas as instruções de Deus (ver Romanos 8:14; Gálatas 5:16,17; Gálatas 5:19-26). Durante os eventos que abalarão o mundo pouco antes do final da história da Terra, quando todos terão que demonstrar de que lado estão, muitos cuja, fidelidade à verdade passou quase despercebida, brilharão como estrelas numa noite escura (verT5, 80, 81).
- 17 Rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. Romanos 16:17 14 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Romanos 8:14 16 Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. 17 Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. Gálatas 5:16,17 19 Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, 20 a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, 21 as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus. 22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. 23 a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. 24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. 25 Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. 26 Não nos tornemos vangloriosos, provocando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros. Gálatas 5:19-26
Para que [...] se tornem conhecidos - (cba)
1 Coríntios 11:19
A presença na igreja de Corinto de alguns em desarmonia com o evangelho tornava necessário que os problemas fossem tratados publicamente a fim de que os crentes fossem estimulados a buscar o conhecimento da vontade de Deus. Isso faria com que se descobrissem aqueles que se recusavam a ser guiados pelo Espírito Santo (ver Lucas 2:34,35; 1 João 2:18,19). Assim, a presença de diferenças doutrinárias e de opiniões diversas relativas ao correto de procedimento na igreja e na sociedade serviu como um meio de peneirar a igreja e separar o joio do trigo.
- 34 E Simeão os abençoou, e disse a Maria, mãe do menino: Eis que este é posto para queda e para levantamento de muitos em Israel, e para ser alvo de contradição, 35 sim, e uma espada traspassará a tua própria alma, para que se manifestem os pensamentos de muitos corações. Lucas 2:34,35 18 Filhinhos, esta é a última hora; e, conforme ouvistes que vem o anticristo, já muitos anticristos se têm levantado; por onde conhecemos que é a última hora. 19 Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; mas todos eles saíram para que se manifestasse que não são dos nossos. 1 João 2:18,19
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A ceia do Senhor pervertida
1 Coríntios 11:18,19,20,21,22,23,24,35,26,27,28,29,30,31,32,33,34
Ver Mateus 26:26-29. Os coríntios estavam se afastando amplamente da simplicidade da fé e da harmonia da igreja. Eles continuaram a se reunir para a adoração, mas com corações distantes um do outro. Eles haviam pervertido o verdadeiro significado da Ceia do Senhor, seguindo em grande medida as festas idólatras. Eles se reuniram para celebrar os sofrimentos e a morte de Cristo, mas transformaram a ocasião em um período de festa e alegria egoísta.
Era costume, antes de participar da comunhão, reunir-se para uma refeição social. Famílias que professavam a fé traziam sua própria comida ao local de reunião e a comiam sem esperar cortesmente que as outras estivessem prontas. A sagrada instituição da Ceia do Senhor era, para os ricos, transformada em uma festa glutona; enquanto os pobres ficavam envergonhados quando seus parcos alimentos eram trazidos em contraste com os caros alimentos de seus irmãos ricos.
Paulo repreende os coríntios por fazerem da casa de Deus um lugar de festa e folia, como um grupo de idólatras: “O quê? Não tendes casa para comer e beber? ou desprezai a igreja de Deus e envergonha os que não o fazem? ” As festas religiosas públicas dos gregos eram conduzidas dessa maneira, e era por seguir os conselhos de falsos mestres que os cristãos foram levados a imitar seu exemplo. Esses professores começaram assegurando-lhes que não era errado assistir a festas idólatras e, finalmente, introduziram práticas semelhantes na igreja cristã.
Paulo passou a dar a ordem e o objetivo da Ceia do Senhor, e então advertiu seus irmãos contra a perversão desta ordenança sagrada ( Sketches from the Life of Paul, 170, 171 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 11:17-22
O apóstolo repreende as desordens na celebração da ceia do Senhor. As ordenanças de Cristo, se não nos tornarem melhores por causa de nossa desobediência, terão a tendência de piorar a nossa situação, se o uso delas não corrigir, endurecerá. Ao se reunirem, eles caíram em divisões e partidarismos. Os cristãos podem se separar da comunhão uns dos outros, mas ainda serem caridosos uns com os outros; ou podem continuar na mesma comunhão, mas sem serem caridosos. Este último caso é uma divisão maior do que o primeiro.
Participar da ceia do Senhor de forma descuidada e irregular acrescenta a culpa. Parece que muitos coríntios ricos agiram de maneira má na participação da mesa do Senhor, ou nas festas fraternais que aconteciam ao mesmo tempo que a ceia do Senhor. O rico desprezava o pobre, comia e bebia das provisões que trazia e não permitia que o pobre participasse; assim, alguns ficavam sem nada, enquanto outros tinham mais que o suficiente. O que deveria ser um vínculo de amor e afeto mútuo, foi transformado em instrumento de discórdia e desunião. Devemos ser cuidadosos para que nada de nossa conduta à mesa do Senhor pareça desconsiderar esta sagrada instituição. A ceia do Senhor não é, agora, uma ocasião de glutonaria ou de festa, mas às vezes, pode converter-se em um apoio para a soberba da justiça própria ou em um manto para a hipocrisia! Não descansemos nas formas exteriores de adoração, mas examinemos os nossos corações.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 7 Ai do mundo, por causa dos tropeços! pois é inevitável que venham; mas ai do homem por quem o tropeço vier! Mateus 18:7 1 Disse Jesus a seus discípulos: É impossível que não venham tropeços, mas ai daquele por quem vierem! Lucas 17:1 30 e que dentre vós mesmos se levantarão homens, falando coisas perversas para atrair os discípulos após si. Atos 20:30 1 Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios, 2 pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada, 1 Timóteo 4:1,2 1 Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. 2 E muitos seguirão as suas dissoluções, e por causa deles será blasfemado o caminho da verdade; 2 Pedro 2:1,2 17 Levantando-se o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele (isto é, a seita dos saduceus), encheram-se de inveja, Atos 5:17 5 Mas alguns da seita dos fariseus, que tinham crido, levantaram-se dizendo que era necessário circuncidá-los e mandar-lhes observar a lei de Moisés. Atos 15:5 5 Temos achado que este homem é uma peste, e promotor de sedições entre todos os judeus, por todo o mundo, e chefe da seita dos nazarenos; 14 Mas confesso-te isto: que, seguindo o caminho a que eles chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas, Atos 24:5,14 5 pois me conhecem desde o princípio e, se quiserem, podem dar testemunho de que, conforme a mais severa seita da nossa religião, vivi fariseu. Atos 26:5 22 No entanto bem quiséramos ouvir de ti o que pensas; porque, quanto a esta seita, notório nos é que em toda parte é impugnada. Atos 28:22 20 a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, Gálatas 5:20 10 Ao homem faccioso, depois da primeira e segunda admoestação, evita-o, Tito 3:10 3 não ouvireis as palavras daquele profeta, ou daquele sonhador; porquanto o Senhor vosso Deus vos está provando, para saber se amais o Senhor vosso Deus de todo o vosso coração e de toda a vossa alma. Deuteronômio 13:3 35 sim, e uma espada traspassará a tua própria alma, para que se manifestem os pensamentos de muitos corações. Lucas 2:35 5 Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados. 6 Mas espero que entendereis que nós não somos reprovados. 7 Ora, rogamos a Deus que não façais mal algum, não para que nós pareçamos aprovados, mas que vós façais o bem, embora nós sejamos como reprovados. 2 Coríntios 13:5-7 19 Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; mas todos eles saíram para que se manifestasse que não são dos nossos. 1 João 2:19