Comentário Bíblico
Adventista
Quer ser - (cba)
1 Coríntios 11:16
Ou, “deseja ser”.
Contencioso - (cba)
1 Coríntios 11:16
Do gr. 'philoneikos, “que gosta de brigas”. Depois de tudo o que foi dito sobre o assunto, era possível que ainda houvesse alguém na igreja de Corinto que sentisse ter o direito de se opor à instrução de que as mulheres deviam usar o véu, e pudesse desejar impor seu ensinamento à igreja, contrariamente ao conselho de Paulo. Tal pessoa devia compreender que Deus conduz a igreja como um todo, e não indivíduos isolados. A opinião pessoal deve se submeter à voz da igreja à medida que o corpo de crentes avança de acordo com as instruções do Senhor (ver TM, 30, 476; T5, 534, 535; T4, 239, 256, 257; T9, 257, 258). Isso não elimina a necessidade de estudo individual e investigação da verdade. Do contrário, os crentes são advertidos a examinar as Escrituras e se preparar para testemunhar da verdade. Mas se alguém mantém uma opinião que não está em harmonia com a Bíblia, deve renunciar a ela, sabendo que não pode haver luz em nenhuma idéia ou crença que conflite com a Palavra de Deus (ver Isaías 8:20; João 5:39; 2 Timóteo 2:15).
- 20 A Lei e ao Testemunho! se eles não falarem segundo esta palavra, nunca lhes raiará a alva. Isaías 8:20 39 Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim; João 5:39 15 Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2:15
Nós - (cba)
1 Coríntios 11:16
Isto é, os apóstolos, os líderes da igreja apontados por Deus.
Não temos tal costume - (cba)
1 Coríntios 11:16
Os apóstolos não ensinavam nem aprovavam que as mulheres devessem participar da adoração pública sem o véu. O fato de que, nas igrejas cristãs em toda parte, em especial na Judeia, as mulheres não participavam dos serviços com a cabeça descoberta devia ter sugerido às mulheres de Corinto o que deveríam fazer. O não cumprimento da regra aceita nas igrejas de outros lugares seria motivo de má compreensão e ofensa. A opinião e a conduta do grande corpo de crentes deviam ser respeitadas e não criticadas por membros com opiniões próprias e equivocadas da igreja de Corinto. Eis um princípio verdadeiro: um indivíduo ou alguns indivíduos não devem crer que suas idéias são superiores à opinião geral da igreja como um todo, nem procurar impor essas idéias à maioria, sem considerar os ensinos das Escrituras e a prática aceita pela igreja (ver Atos 15:5,6; Atos 15:22-29; T9, 260, 261).
- 5 Mas alguns da seita dos fariseus, que tinham crido, levantaram-se dizendo que era necessário circuncidá-los e mandar-lhes observar a lei de Moisés. 6 Congregaram-se pois os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto. Atos 15:5,6 22 Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos com toda a igreja escolher homens dentre eles e enviá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens influentes entre os irmãos. 23 E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos e os anciãos, irmãos, aos irmãos dentre os gentios em Antioquia, na Síria e na Cicília, saúde. 24 Portanto ouvimos que alguns dentre nós, aos quais nada mandamos, vos têm perturbado com palavras, confundindo as vossas almas, 25 pareceu-nos bem, tendo chegado a um acordo, escolher alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo, 26 homens que têm exposto as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 27 Enviamos portanto Judas e Silas, os quais também por palavra vos anunciarão as mesmas coisas. 28 Porque pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas necessárias: 29 Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição; e destas coisas fareis bem de vos guardar. Bem vos vá. Atos 15:22-29
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 11:2-16
Aqui começam os detalhes acerca das assembléias públicas, (capítulo 14). Alguns abusos haviam se introduzido na abundância de dons espirituais concedidos aos coríntios; porém, como Cristo fez a vontade de Deus, cuja honra procurou, assim o cristão deve confessar sua submissão a Cristo, fazendo a sua vontade e procurando a sua glória. Devemos, até em nossas vestes e hábitos, evitar tudo o que possa desonrar a Cristo.
A mulher foi submetida ao homem porque foi criada para sua ajuda e consolo. Ela não deve fazer nada nas assembléias cristãs que pareça uma pretensão de ser igual ao homem. Ela deve ter um sinal de potestade sobre a sua cabeça, isto é, um véu, por causa dos anjos. A presença deles deve guardar os cristãos de tudo o que é mau enquanto adoram a Deus. Contudo, o homem e a mulher foram feitos um para o outro. seriam consolação e bênção mútua; ela não seria uma escrava e ele um tirano. Deus tem estabelecido todas as coisas, no reino da providência e da graça, de modo que a autoridade e a sujeição de cada parte sejam para ajuda e benefício mútuo. Era costume nas igrejas que as mulheres se apresentassem usando um véu nas assembléias públicas, e assim ingressassem na adoração em público; e era bom que fizessem assim. A religião cristã sanciona os costumes nacionais onde quer que estes não sejam contrários aos grandes princípios da verdade e da santidade; as peculiaridades afetadas não recebem nenhum consentimento bíblico.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 3 Se alguém ensina alguma doutrina diversa, e não se conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, 4 é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, injúrias, suspeitas maliciosas, 1 Timóteo 6:3,4 21 e têm sido informados a teu respeito que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a se apartarem de Moisés, dizendo que não circuncidem seus filhos, nem andem segundo os costumes da lei. 24 toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles as despesas para que rapem a cabeça; e saberão todos que é falso aquilo de que têm sido informados a teu respeito, mas que também tu mesmo andas corretamente, guardando a lei. Atos 21:21,24 17 Somente ande cada um como o Senhor lhe repartiu, cada um como Deus o chamou. E é isso o que ordeno em todas as igrejas. 1 Coríntios 7:17 33 porque Deus não é Deus de confusão, mas sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos, 34 as mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei. 1 Coríntios 14:33,34 1 Ora, quanto à coleta para os santos fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galiléia. 1 Coríntios 16:1 14 Pois vós, irmãos, vos haveis feito imitadores das igrejas de Deus em Cristo Jesus que estão na Judéia; porque também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que elas padeceram dos judeus; 1 Tessalonicenses 2:14 5 Portanto nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não só trará à luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o seu louvor. 1 Coríntios 4:5