Comentário Bíblico
Adventista
Não tendes, porventura, casas [...]? - (cba)
1 Coríntios 11:22
Se eles se reuniam apenas para comer o alimento e tomar a bebida que levavam individualmente, então podiam fazer isso em suas casas e evitar desonrar a causa de Deus.
Menosprezais - (cba)
1 Coríntios 11:22
Paulo afirma que eles pouco pensavam na prática geral das igrejas cristãs em outros lugares e, por isso, colocavam de lado os princípios, a fim de satisfazer o orgulho das facções e os apetites egoístas.
Nada têm - (cba)
1 Coríntios 11:22
A pobreza dos necessitados se tornava ainda mais evidente pela maneira insensível com que muitos dos membros da igreja agiam nas cerimônias de comunhão. Não ajudar o pobre não só atraía atenção para sua condição de carência, mas também revelava que os que agiam dessa maneira estavam despreparados para participar do rito.
O fato de eles terem perdido de vista a natureza santa da Ceia do Senhor, praticando glutonaria e negligenciando o pobre, mereceu a mais severa repreensão. Isso mostrava que os que agiram desse modo estavam desprovidos do espírito de Cristo, que a todos ama igualmente e considera os desafortunados de Seu rebanho (ver Levítico 19:10; Salmos 41:1; Salmos 72:4; Salmos 132:15; Provérbios 14:21; Isaías 14:32; Isaías 58:7; Mateus 26:11; Lucas 14:13; Tiago 2:5). Desprezar e ignorar os pobres é considerado pelo Senhor como maus-tratos a Ele próprio. Os que tratam os pobres dessa maneira estão equivocados quanto aos princípios do reino de Deus (ver Mateus 25:40-46; T2, 24-29, 34-37). Ajudar os pobres, doentes e anciãos é pôr em prática os princípios do cristianismo.
- 10 Semelhantemente não rabiscarás a tua vinha, nem colherás os bagos caídos da tua vinha; deixá-los-ás para o pobre e para o estrangeiro. Eu sou o senhor vosso Deus. Levítico 19:10 1 Bem-aventurado é aquele que considera o pobre; o Senhor o livrará no dia do mal. Salmos 41:1 4 Julgue ele os aflitos do povo, salve os filhos do necessitado, e esmague o opressor. Salmos 72:4 15 Abençoarei abundantemente o seu mantimento; fartarei de pão os seus necessitados. Salmos 132:15 21 O que despreza ao seu vizinho peca; mas feliz é aquele que se compadece dos pobres. Provérbios 14:21 32 Que se responderá pois aos mensageiros do povo? Que o Senhor fundou a Sião, e que nela acharão refúgio os aflitos do seu povo. Isaías 14:32 7 Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desamparados? que vendo o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne? Isaías 58:7 11 Porquanto os pobres sempre os tendes convosco; a mim, porém, nem sempre me tendes. Mateus 26:11 13 Mas quando deres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os mancos e os cegos; Lucas 14:13 5 Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que são pobres quanto ao mundo para fazê-los ricos na fé e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam? Tiago 2:5 40 E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes. 41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; 42 porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; 43 era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes. 44 Então também estes perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? 45 Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim. 46 E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna. Mateus 25:40-46
Não vos louvo - (cba)
1 Coríntios 11:22
Embora procurasse um motivo para elogiar os coríntios, o apóstolo não encontrou nada de bom em relação ao modo como observavam o rito sagrado. Pelo contrário, havia muitas coisas a censurar. A situação exigia a explicação do propósito da Ceia do Senhor, descrito em 1 Coríntios 11:23-30.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A ceia do Senhor pervertida
1 Coríntios 11:18,19,20,21,22,23,24,35,26,27,28,29,30,31,32,33,34
Ver Mateus 26:26-29. Os coríntios estavam se afastando amplamente da simplicidade da fé e da harmonia da igreja. Eles continuaram a se reunir para a adoração, mas com corações distantes um do outro. Eles haviam pervertido o verdadeiro significado da Ceia do Senhor, seguindo em grande medida as festas idólatras. Eles se reuniram para celebrar os sofrimentos e a morte de Cristo, mas transformaram a ocasião em um período de festa e alegria egoísta.
Era costume, antes de participar da comunhão, reunir-se para uma refeição social. Famílias que professavam a fé traziam sua própria comida ao local de reunião e a comiam sem esperar cortesmente que as outras estivessem prontas. A sagrada instituição da Ceia do Senhor era, para os ricos, transformada em uma festa glutona; enquanto os pobres ficavam envergonhados quando seus parcos alimentos eram trazidos em contraste com os caros alimentos de seus irmãos ricos.
Paulo repreende os coríntios por fazerem da casa de Deus um lugar de festa e folia, como um grupo de idólatras: “O quê? Não tendes casa para comer e beber? ou desprezai a igreja de Deus e envergonha os que não o fazem? ” As festas religiosas públicas dos gregos eram conduzidas dessa maneira, e era por seguir os conselhos de falsos mestres que os cristãos foram levados a imitar seu exemplo. Esses professores começaram assegurando-lhes que não era errado assistir a festas idólatras e, finalmente, introduziram práticas semelhantes na igreja cristã.
Paulo passou a dar a ordem e o objetivo da Ceia do Senhor, e então advertiu seus irmãos contra a perversão desta ordenança sagrada ( Sketches from the Life of Paul, 170, 171 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 11:17-22
O apóstolo repreende as desordens na celebração da ceia do Senhor. As ordenanças de Cristo, se não nos tornarem melhores por causa de nossa desobediência, terão a tendência de piorar a nossa situação, se o uso delas não corrigir, endurecerá. Ao se reunirem, eles caíram em divisões e partidarismos. Os cristãos podem se separar da comunhão uns dos outros, mas ainda serem caridosos uns com os outros; ou podem continuar na mesma comunhão, mas sem serem caridosos. Este último caso é uma divisão maior do que o primeiro.
Participar da ceia do Senhor de forma descuidada e irregular acrescenta a culpa. Parece que muitos coríntios ricos agiram de maneira má na participação da mesa do Senhor, ou nas festas fraternais que aconteciam ao mesmo tempo que a ceia do Senhor. O rico desprezava o pobre, comia e bebia das provisões que trazia e não permitia que o pobre participasse; assim, alguns ficavam sem nada, enquanto outros tinham mais que o suficiente. O que deveria ser um vínculo de amor e afeto mútuo, foi transformado em instrumento de discórdia e desunião. Devemos ser cuidadosos para que nada de nossa conduta à mesa do Senhor pareça desconsiderar esta sagrada instituição. A ceia do Senhor não é, agora, uma ocasião de glutonaria ou de festa, mas às vezes, pode converter-se em um apoio para a soberba da justiça própria ou em um manto para a hipocrisia! Não descansemos nas formas exteriores de adoração, mas examinemos os nossos corações.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 34 Se algum tiver fome, coma em casa, a fim de que não vos reunais para condenação vossa. E as demais coisas eu as ordenarei quando for. 1 Coríntios 11:34 32 Não vos torneis causa de tropeço nem a judeus, nem a gregos, nem a igreja de Deus; 1 Coríntios 10:32 9 Pois eu sou o menor dos apóstolos, que nem sou digno de ser chamado apóstolo, porque persegui a igreja de Deus. 1 Coríntios 15:9 28 Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue. Atos 20:28 5 (pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); 15 para que, no caso de eu tardar, saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual é a igreja do Deus vivo, coluna e esteio da verdade. 1 Timóteo 3:5,15 5 O que escarnece do pobre insulta ao seu Criador; o que se alegra da calamidade não ficará impune. Provérbios 17:5 5 Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que são pobres quanto ao mundo para fazê-los ricos na fé e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam? 6 Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não são os ricos os que vos oprimem e os que vos arrastam aos tribunais? Tiago 2:5,6 2 Ora, eu vos louvo, porque em tudo vos lembrais de mim, e guardais os preceitos assim como vo-los entreguei. 17 Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, mas para pior. 1 Coríntios 11:2,17