Comentário Bíblico
Adventista
Repartas o teu pão - (cba)
Isaías 58:7
A verdadeira religião é prática. Sem dúvida, inclui os ritos e as cerimônias da igreja, mas é na atitude perante o próximo que se manifesta a presença ou a ausência da verdadeira religião. Não é tanto uma questão de se abster do alimento quanto o é de compartilhar o alimento com o faminto. A bondade na prática é o único tipo de religião reconhecida no juízo divino (Mateus 25:34-46).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Abre-se uma Vinha Ampla e Extensa
Isaías 58:1-14
A piedade e o avançado conhecimento espiritual e o crescimento de uma igreja são proporcionais ao zelo, piedade e inteligência missionária que nela foram introduzidas e levadas a cabo para serem uma bênção para aqueles que mais precisam de nossa ajuda. Novamente eu exorto você a considerar Isaías 58, que abre uma vasta e extensa vinha para ser trabalhada nas linhas que o Senhor indicou. Quando isso for feito, haverá um aumento das fontes morais e a igreja não mais permanecerá quase estacionária. Haverá bênção e poder acompanhando seu trabalho. Eles venceram o egoísmo que prendeu suas almas, e agora sua luz está sendo dada ao mundo em raios claros e brilhantes de uma fé viva e exemplo piedoso. O Senhor tem Suas promessas para todos os que cumprirem Suas exigências. [ Salmos 41:1-3; Salmos 37:3; Provérbios 3:9,10; Provérbios 11:24,25; Provérbios 19:17; Isaías 58:10,11.]
- 1 Bem-aventurado é aquele que considera o pobre; o Senhor o livrará no dia do mal. 2 O Senhor o guardará, e o conservará em vida; será abençoado na terra; tu, Senhor não o entregarás à vontade dos seus inimigos. 3 O Senhor o sustentará no leito da enfermidade; tu lhe amaciarás a cama na sua doença. Salmos 41:1-3 3 Confia no Senhor e faze o bem; assim habitarás na terra, e te alimentarás em segurança. Salmos 37:3 9 Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda; 10 assim se encherão de fartura os teus celeiros, e trasbordarão de mosto os teus lagares. Provérbios 3:9,10 24 Um dá liberalmente, e se torna mais rico; outro retém mais do que é justo, e se empobrece. 25 A alma generosa prosperará, e o que regar também será regado. Provérbios 11:24,25 17 O que se compadece do pobre empresta ao Senhor, que lhe retribuirá o seu benefício. Provérbios 19:17 10 e se abrires a tua alma ao faminto, e fartares o aflito; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio dia. 11 O Senhor te guiará continuamente, e te fartará até em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca falham. Isaías 58:10,11
A Palavra de Deus está cheia de promessas preciosas, como as acima ( Manuscrito 14a, 1897 ).
Em nosso trabalho encontraremos uma alta profissão de piedade e muita exatidão externa atado com grande maldade interior. As pessoas representadas em Isaías 58 reclamam que o Senhor permite que seus serviços passem despercebidos. Esta queixa é a expressão de corações não subjugados pela graça, rebeldes contra a verdade. Aqueles que recebem a verdade que opera por amor e purifica a alma são leais a Deus, honrando-O pela obediência à Sua lei, que é santa, justa e boa. O espírito do verdadeiro jejum e oração é o espírito que entrega mente, coração e vontade a Deus.
Ministros de Deus têm sido culpados do pecado de desconsiderar um “Assim diz o Senhor”. Eles têm levado os membros de suas igrejas a observar ritos que não têm fundamento na Palavra de Deus, mas estão em oposição direta à Sua lei. Pela perversão e deturpação da Palavra de Deus, eles têm levado o povo a cometer pecado. Deus os recompensará de acordo com suas obras. Assim como fizeram os sacerdotes e príncipes no tempo de Cristo, eles fizeram o povo errar. Cristo diz deles como disse dos líderes judeus: “Em vão me adoram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens” ( Manuscrito 28, 1900 ).
Cristãos não são um bando de enlutados
Isaías 58:5-7
Temos tudo para agradecer. Nunca os cristãos devem se mover como um bando de enlutados em um trem funerário. Deus não exige isso de Seus seguidores. Ele não lhes pede que espalhem pano de saco e cinzas sob eles. “É tão rápido que eu escolhi?” Ele pergunta; “um dia para um homem afligir sua alma? é inclinar a cabeça como o junco e estender pano de saco e cinza debaixo dele? Você chamará isso de jejum e dia aceitável para o Senhor?” Deus nos diz que tipo de jejum Ele escolheu. “Não é este o jejum que escolhi? desatar as ligaduras da impiedade, desfazer os fardos pesados, e libertar os oprimidos, e quebrar todo jugo?” Este é o jejum que Ele deseja que observemos. Nestas palavras, nosso dever é delineado. Deus nos mostra onde devemos colocar nossos tesouros. Ao seguirmos o caminho da abnegação e do sacrifício próprio, ajudando os necessitados e sofredores, acumularemos tesouros diante do trono de Deus ( Manuscrito 31, 1901 ).
Só os sinais exteriores não têm valor
Isaías 58:5-7
Os sinais exteriores de jejum e oração, sem um espírito quebrantado e contrito, não têm valor aos olhos de Deus. A obra interior da graça é necessária. A humilhação da alma é essencial. Deus olha para isso. Ele graciosamente receberá aqueles que humilharem seus corações diante dEle. Ele ouvirá suas petições e curará suas apostasias.
Os ministros e o povo precisam da obra de purificação em suas almas, para que os juízos de Deus sejam desviados deles. Deus está esperando, esperando por humilhação e arrependimento. Ele receberá todos os quese voltarão para Ele de todo o coração ( Manuscrito 33, 1903 ).
Ajude os que sofrem por causa da verdade
Isaías 58:5-7
A causa de Deus abrange todo santo necessitado e sofredor. Não devemos, egoisticamente, destacar alguns parentes e amigos e ajudá-los, deixando nosso trabalho terminar aqui. Todos os necessitados que vierem ao nosso conhecimento devem ser ajudados, mas especialmente aqueles que estão sofrendo por causa da verdade. Se negligenciarmos este trabalho, Deus nos responsabilizará. Não devemos nós, como um povo que pratica a justiça, seguir as condições que Deus estabeleceu e ser praticantes de Sua Palavra ( Manuscrito 145, 1899 )?
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Isaías 58:3-12
O jejum é um dia para afligir a alma; se não expressar um verdadeiro pesar pelo pecado, nem fomentar o abandono do pecado, não será um jejum. Estes confessos haviam mostrado tristeza em jejuns estabelecidos e ocasionais, mas abrigavam o orgulho, a cobiça e as paixões malignas. ser generoso e misericordioso é mais aceitável a Deus do que o jejum, que sem tais elementos é vão e hipócrita. Muitos que parecem humildes na casa de Deus são excessivamente rigorosos no ambiente em que vivem e trabalham, e acusam a sua família. Porém ele não justifica o homem se não agir por amor. Contudo, existem pessoas, famílias, vizinhos, igrejas ou nações que mostram arrependimento e pesar pelo pecado, jejuando sinceramente e com motivos justos, arrependendo-se e fazendo boas obras. o pesado jugo do pecado e a opressão devem ser tirados. Como o pecado e a dor secam os ossos e debilitam a mais forte constituição humana, assim os deveres da bondade e a caridade fortalecem e refrescam o corpo e a alma. os que fazem justiça e amam a misericórdia terão consolo ainda neste mundo. As boas obras trarão a bênção de Deus, sempre e quando forem feitas por amor a Ele e ao homem, e o Espírito santo as produzirá na alma.
- Veja também

Profetas e Reis, Pág. 718

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 369

A Ciência do Bom Viver, Pág. 257

A Ciência do Bom Viver, Pág. 147

Nossa Alta Vocação, Pág. 185

A Ciência do Bom Viver, Pág. 206

Minha Consagração Hoje, Pág. 224

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 272

Testemunhos Seletos 2, Pág. 520
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 10 e se abrires a tua alma ao faminto, e fartares o aflito; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio dia. Isaías 58:10 7 Não deste ao cansado água a beber, e ao faminto retiveste o pão. Jó 22:7 18 (pois desde a minha mocidade o órfão cresceu comigo como com seu pai, e a viúva, tenho-a guiado desde o ventre de minha mãe); 19 se tenho visto alguém perecer por falta de roupa, ou o necessitado não ter com que se cobrir; 20 se os seus lombos não me abençoaram, se ele não se aquentava com os velos dos meus cordeiros; 21 se levantei a minha mão contra o órfão, porque na porta via a minha ajuda; Jó 31:18-21 9 Espalhou, deu aos necessitados; a sua justiça subsiste para sempre; o seu poder será exaltado em honra. Salmos 112:9 9 Quem vê com olhos bondosos será abençoado; porque dá do seu pão ao pobre. Provérbios 22:9 21 Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer, e se tiver sede, dá-lhe água para beber; Provérbios 25:21 27 O que dá ao pobre não terá falta; mas o que esconde os seus olhos terá muitas maldições. Provérbios 28:27 1 Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. 2 Reparte com sete, e ainda até com oito; porque não sabes que mal haverá sobre a terra. Eclesiastes 11:1,2 7 não oprimindo a ninguém, tornando, porém, ao devedor e seu penhor, e não roubando, repartindo e seu pão com o faminto, e cobrindo ao nu com vestido; 16 nem oprima a ninguém, e não empreste sob penhores, nem roube, porém reparta o seu pão com o faminto, e cubra ao nu com vestido; Ezequiel 18:7,16 27 Portanto, ó rei, aceita o meu conselho, e põe fim aos teus pecados, praticando a justiça, e às tuas iniqüidades, usando de misericórdia com os pobres, se, porventura, se prolongar a tua tranqüilidade. Daniel 4:27 35 porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; 36 estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me. 37 Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? 38 Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos? 39 Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te? 40 E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes. Mateus 25:35-40 41 Dai, porém, de esmola o que está dentro do copo e do prato, e eis que todas as coisas vos serão limpas. Lucas 11:41 8 Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado. Lucas 19:8 20 Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. 21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. Romanos 12:20,21 6 Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará, 7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria. 8 E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra; 9 conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre. 10 Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também dará e multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça. 2 Coríntios 9:6-10 10 aprovada com testemunho de boas obras, se criou filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os atribulados, se praticou toda sorte de boas obras. 1 Timóteo 5:10 7 Pois tive grande gozo e consolação no teu amor, porque por ti, irmão, os corações dos santos têm sido reanimados. Filemon 1:7 15 Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano. 16 e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito há nisso? Tiago 2:15,16 17 Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitando, lhe fechar o seu coração, como permanece nele o amor de Deus? 18 Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade. 1 João 3:17,18 3 Dá conselhos, executa juízo; põe a tua sombra como a noite ao pino do meio-dia; esconde os desterrados, e não traias o fugitivo. 4 Habitem entre vós os desterrados de Moabe; serve-lhes de refúgio perante a face do destruidor. Quando o homem violento tiver fim, e a destruição tiver cessado, havendo os opressores desaparecido de sobre a terra, Isaías 16:3,4 2 Levantando Abraão os olhos, olhou e eis três homens de pé em frente dele. Quando os viu, correu da porta da tenda ao seu encontro, e prostrou-se em terra, 3 e disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo. 4 Eia, traga-se um pouco d'água, e lavai os pés e recostai-vos debaixo da árvore; 5 e trarei um bocado de pão; refazei as vossas forças, e depois passareis adiante; porquanto por isso chegastes ate o vosso servo. Responderam-lhe: Faze assim como disseste. Gênesis 18:2-5 2 e disse: Eis agora, meus senhores, entrai, peço-vos em casa de vosso servo, e passai nela a noite, e lavai os pés; de madrugada vos levantareis e ireis vosso caminho. Responderam eles: Não; antes na praça passaremos a noite. Gênesis 19:2 20 Disse-lhe o ancião: Paz seja contigo; tudo quanto te faltar fique ao meu cargo; tão-somente não passes a noite na praça. 21 Assim o fez entrar em sua casa, e deu ração aos jumentos; e, depois de lavarem os pés, comeram e beberam. Juízes 19:20,21 15 Depois que foi batizada, ela e a sua casa, rogou-nos, dizendo: Se haveis julgado que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso. 34 Então os fez subir para sua casa, pôs-lhes a mesa e alegrou- se muito com toda a sua casa, por ter crido em Deus. Atos 16:15,34 13 acudi aos santos nas suas necessidades, exercei a hospitalidade; Romanos 12:13 2 Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, sem o saberem, hospedaram anjos. 3 Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo. Hebreus 13:2,3 15 E os homens já mencionados por nome se levantaram e tomaram os cativos, e vestiram do despojo a todos os que dentre eles estavam nus; vestiram-nos, e os calçaram, e lhes deram de comer e de beber, e os ungiram; e, levando sobre jumentos todos os que estavam fracos, conduziram-nos a Jericó, a cidade das palmeiras, a seus irmãos. Depois voltaram para Samária. 2 Crônicas 28:15 19 se tenho visto alguém perecer por falta de roupa, ou o necessitado não ter com que se cobrir; 20 se os seus lombos não me abençoaram, se ele não se aquentava com os velos dos meus cordeiros; Jó 31:19,20 7 não oprimindo a ninguém, tornando, porém, ao devedor e seu penhor, e não roubando, repartindo e seu pão com o faminto, e cobrindo ao nu com vestido; Ezequiel 18:7 35 porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; 36 estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me. 37 Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? 38 Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos? 39 Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te? 40 E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes. 41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; 42 porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; 43 era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes. 44 Então também estes perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? 45 Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim. Mateus 25:35-45 11 Respondia-lhes então: Aquele que tem duas túnicas, reparta com o que não tem nenhuma, e aquele que tem alimentos, faça o mesmo. Lucas 3:11 14 Tendo saído Ló, falou com seus genros, que haviam de casar com suas filhas, e disse-lhes: Levantai-vos, saí deste lugar, porque o Senhor há de destruir a cidade. Mas ele pareceu aos seus genros como quem estava zombando. Gênesis 19:14 2 Falai, peço-vos, aos ouvidos de todos os cidadãos de Siquém: Que é melhor para vós? que setenta homens, todos os filhos de Jerubaal, dominem sobre vós, ou que um só domine sobre vós? Lembrai-vos também de que sou vosso osso e vossa carne. Juízes 9:2 5 Ora, a nossa carne é como a carne de nossos irmãos, e nossos filhos como os filhos deles; e eis que estamos sujeitando nossos filhos e nossas filhas para serem servos, e algumas de nossas filhas já estão reduzidas à escravidão. Não está em nosso poder evitá-lo, pois outros têm os nossos campos e as nossas vinhas. Neemias 5:5 26 Perguntou-lhe Jesus: Que está escrito na lei? Como lês tu? 27 Respondeu-lhe ele: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. 28 Tornou-lhe Jesus: Respondeste bem; faze isso, e viverás. 29 Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo? 30 Jesus, prosseguindo, disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores, os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. 31 Casualmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e vendo-o, passou de largo. 32 De igual modo também um levita chegou àquele lugar, viu-o, e passou de largo. 33 Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão; 34 e aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. 35 No dia seguinte tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que gastares a mais, eu to pagarei quando voltar. 36 Qual, pois, destes três te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? Lucas 10:26-36 17 Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitando, lhe fechar o seu coração, como permanece nele o amor de Deus? 1 João 3:17 35 porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; 36 estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me. Mateus 25:35,36 31 Casualmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e vendo-o, passou de largo. 32 De igual modo também um levita chegou àquele lugar, viu-o, e passou de largo. Lucas 10:31,32
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Profetas e Reis, Pág. 718

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 369

A Ciência do Bom Viver, Pág. 257

A Ciência do Bom Viver, Pág. 147

Nossa Alta Vocação, Pág. 185

A Ciência do Bom Viver, Pág. 206

Minha Consagração Hoje, Pág. 224

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 272

Testemunhos Seletos 2, Pág. 520