Comentário Bíblico
Adventista
Então, clamarás - (cba)
Isaías 58:9
As promessas de Deus dependem da obediência. Isaías indica a diferença entre a oração que Deus responde e aquela que não é aceitável para Ele (Isaías 1:11-17; Isaías 58:2-4). Se mostrasse favor àqueles que não se aproximam dEle com sinceridade e verdade, Deus os estaria confirmando em seus caminhos maus.
- 11 De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? diz o Senhor. Estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes. 12 Quando vindes para comparecerdes perante mim, quem requereu de vós isto, que viésseis pisar os meus átrios? 13 Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação. As luas novas, os sábados, e a convocação de assembléias ... não posso suportar a iniqüidade e o ajuntamento solene! 14 As vossas luas novas, e as vossas festas fixas, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer. 15 Quando estenderdes as vossas mãos, esconderei de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei; porque as vossas mãos estão cheias de sangue. 16 Lavai-vos, purificai-vos; tirai de diante dos meus olhos a maldade dos vossos atos; cessai de fazer o mal; 17 aprendei a fazer o bem; buscai a justiça, acabai com a opressão, fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva. Isaías 1:11-17 2 Todavia me procuram cada dia, tomam prazer em saber os meus caminhos; como se fossem um povo que praticasse a justiça e não tivesse abandonado a ordenança do seu Deus, pedem-me juízos retos, têm prazer em se chegar a Deus!, 3 Por que temos nós jejuado, dizem eles, e tu não atentas para isso? por que temos afligido as nossas almas, e tu não o sabes? Eis que no dia em que jejuais, prosseguis nas vossas empresas, e exigis que se façam todos os vossos trabalhos. 4 Eis que para contendas e rixas jejuais, e para ferirdes com punho iníquo! Jejuando vós assim como hoje, a vossa voz não se fara ouvir no alto. Isaías 58:2-4
Se tirares - (cba)
Isaías 58:9
Com crítica, censura, fofocas e insinuações, muitas pessoas tornam o fardo do próximo quase insuportável. Muitos cristãos são esmagados e enviados à sepultura desanimados e derrotados por terem sido objeto de escárnio de outros cristãos. Deus não pode se aproximar de Seu povo enquanto este estiver ocupado em criticar e oprimir o próximo.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Abre-se uma Vinha Ampla e Extensa
Isaías 58:1-14
A piedade e o avançado conhecimento espiritual e o crescimento de uma igreja são proporcionais ao zelo, piedade e inteligência missionária que nela foram introduzidas e levadas a cabo para serem uma bênção para aqueles que mais precisam de nossa ajuda. Novamente eu exorto você a considerar Isaías 58, que abre uma vasta e extensa vinha para ser trabalhada nas linhas que o Senhor indicou. Quando isso for feito, haverá um aumento das fontes morais e a igreja não mais permanecerá quase estacionária. Haverá bênção e poder acompanhando seu trabalho. Eles venceram o egoísmo que prendeu suas almas, e agora sua luz está sendo dada ao mundo em raios claros e brilhantes de uma fé viva e exemplo piedoso. O Senhor tem Suas promessas para todos os que cumprirem Suas exigências. [ Salmos 41:1-3; Salmos 37:3; Provérbios 3:9,10; Provérbios 11:24,25; Provérbios 19:17; Isaías 58:10,11.]
- 1 Bem-aventurado é aquele que considera o pobre; o Senhor o livrará no dia do mal. 2 O Senhor o guardará, e o conservará em vida; será abençoado na terra; tu, Senhor não o entregarás à vontade dos seus inimigos. 3 O Senhor o sustentará no leito da enfermidade; tu lhe amaciarás a cama na sua doença. Salmos 41:1-3 3 Confia no Senhor e faze o bem; assim habitarás na terra, e te alimentarás em segurança. Salmos 37:3 9 Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda; 10 assim se encherão de fartura os teus celeiros, e trasbordarão de mosto os teus lagares. Provérbios 3:9,10 24 Um dá liberalmente, e se torna mais rico; outro retém mais do que é justo, e se empobrece. 25 A alma generosa prosperará, e o que regar também será regado. Provérbios 11:24,25 17 O que se compadece do pobre empresta ao Senhor, que lhe retribuirá o seu benefício. Provérbios 19:17 10 e se abrires a tua alma ao faminto, e fartares o aflito; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio dia. 11 O Senhor te guiará continuamente, e te fartará até em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca falham. Isaías 58:10,11
A Palavra de Deus está cheia de promessas preciosas, como as acima ( Manuscrito 14a, 1897 ).
Em nosso trabalho encontraremos uma alta profissão de piedade e muita exatidão externa atado com grande maldade interior. As pessoas representadas em Isaías 58 reclamam que o Senhor permite que seus serviços passem despercebidos. Esta queixa é a expressão de corações não subjugados pela graça, rebeldes contra a verdade. Aqueles que recebem a verdade que opera por amor e purifica a alma são leais a Deus, honrando-O pela obediência à Sua lei, que é santa, justa e boa. O espírito do verdadeiro jejum e oração é o espírito que entrega mente, coração e vontade a Deus.
Ministros de Deus têm sido culpados do pecado de desconsiderar um “Assim diz o Senhor”. Eles têm levado os membros de suas igrejas a observar ritos que não têm fundamento na Palavra de Deus, mas estão em oposição direta à Sua lei. Pela perversão e deturpação da Palavra de Deus, eles têm levado o povo a cometer pecado. Deus os recompensará de acordo com suas obras. Assim como fizeram os sacerdotes e príncipes no tempo de Cristo, eles fizeram o povo errar. Cristo diz deles como disse dos líderes judeus: “Em vão me adoram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens” ( Manuscrito 28, 1900 ).
Características dos verdadeiros reformadores
Isaías 58:8-14
Aqui são dadas as características daqueles que serão reformadores, que levarão a bandeira da mensagem do terceiro anjo, aqueles que se declaram o povo que guarda os mandamentos de Deus, e que honram a Deus, e estão fervorosamente engajados no visão de todo o universo, na construção dos velhos lugares desolados. Quem é que os chama, Os reparadores da brecha, Os restauradores dos caminhos para habitar? É Deus. Seus nomes são registrados no céu como reformadores, restauradores, levantando os fundamentos de muitas gerações ( The Review and Herald, 13 de outubro de 1891 ).
A Compaixão Faz Nascer a Luz
Isaías 58:9-10
Ao nosso redor há almas aflitas. Procuremos esses sofredores e digamos uma palavra oportuna para confortar seus corações. Aqui e ali - em todos os lugares - vamos encontrá-los. Sejamos sempre canais pelos quais possam fluir para eles as águas refrescantes da compaixão. Para aqueles que atendem às necessidades dos famintos e aflitos, a promessa é: “Então a tua luz se levantará na obscuridade”.
Muitos estão na obscuridade. Eles perderam o rumo. Eles não sabem que curso seguir. Que os perplexos procurem outros que estão perplexos, e lhes falem palavras de esperança e encorajamento. Quando começarem a fazer esta obra, a luz do Céu lhes revelará o caminho que devem seguir. Por suas palavras de consolação aos aflitos, eles mesmos serão consolados. Ajudando os outros, eles mesmos serão ajudados a sair de suas dificuldades. A alegria substitui a tristeza e a melancolia. O coração, cheio do Espírito de Deus, brilha com calor em relação a cada próximo. Cada um desses não está mais nas trevas; pois sua “escuridão” é “como o meio-dia” ( Manuscrito 116, 1902 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Isaías 58:3-12
O jejum é um dia para afligir a alma; se não expressar um verdadeiro pesar pelo pecado, nem fomentar o abandono do pecado, não será um jejum. Estes confessos haviam mostrado tristeza em jejuns estabelecidos e ocasionais, mas abrigavam o orgulho, a cobiça e as paixões malignas. ser generoso e misericordioso é mais aceitável a Deus do que o jejum, que sem tais elementos é vão e hipócrita. Muitos que parecem humildes na casa de Deus são excessivamente rigorosos no ambiente em que vivem e trabalham, e acusam a sua família. Porém ele não justifica o homem se não agir por amor. Contudo, existem pessoas, famílias, vizinhos, igrejas ou nações que mostram arrependimento e pesar pelo pecado, jejuando sinceramente e com motivos justos, arrependendo-se e fazendo boas obras. o pesado jugo do pecado e a opressão devem ser tirados. Como o pecado e a dor secam os ossos e debilitam a mais forte constituição humana, assim os deveres da bondade e a caridade fortalecem e refrescam o corpo e a alma. os que fazem justiça e amam a misericórdia terão consolo ainda neste mundo. As boas obras trarão a bênção de Deus, sempre e quando forem feitas por amor a Ele e ao homem, e o Espírito santo as produzirá na alma.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 369

A Ciência do Bom Viver, Pág. 257

Olhando para o Alto, Pág. 138

Olhando para o Alto, Pág. 263

E Recebereis Poder, Pág. 311

Jesus Meu Modelo, Pág. 334

Olhando para o Alto, Pág. 49
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 15 Quando estenderdes as vossas mãos, esconderei de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei; porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Isaías 1:15 19 Na verdade o povo habitará em Sião, em Jerusalém; não chorarás mais; certamente se compadecerá de ti, à voz do teu clamor; e, ouvindo-a, te responderá. Isaías 30:19 24 E acontecerá que, antes de clamarem eles, eu responderei; e estando eles ainda falando, eu os ouvirei. Isaías 65:24 15 Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor. 16 A face do Senhor está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles. 17 Os justos clama, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias. Salmos 34:15-17 4 Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração. Salmos 37:4 15 e invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás. Salmos 50:15 18 Se eu tivesse guardado iniqüidade no meu coração, o Senhor não me teria ouvido; 19 mas, na verdade, Deus me ouviu; tem atendido à voz da minha oração. Salmos 66:18,19 15 Quando ele me invocar, eu lhe responderei; estarei com ele na angústia, livrá-lo-ei, e o honrarei. Salmos 91:15 5 Do meio da angústia invoquei o Senhor; o Senhor me ouviu, e me pôs em um lugar largo. Salmos 118:5 12 Então me invocareis, e ireis e orareis a mim, e eu vos ouvirei. 13 Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. Jeremias 29:12,13 7 Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. 8 Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á. Mateus 7:7,8 21 Amados, se o coração não nos condena, temos confiança para com Deus; 22 e qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista. 1 João 3:21,22 18 E veio Jacó a seu pai, e chamou: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui; quem és tu, meu filho? Gênesis 27:18 4 o Senhor chamou: Samuel! Samuel! Ele respondeu: Eis-me aqui. 5 E correndo a Eli, disse-lhe: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Eu não te chamei; torna a deitar-te. E ele foi e se deitou. 6 Tornou o Senhor a chamar: Samuel! E Samuel se levantou, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Eu não te chamei, filho meu; torna a deitar-te. 7 Ora, Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e a palavra de Senhor ainda não lhe tinha sido revelada. 8 O Senhor, pois, tornou a chamar a Samuel pela terceira vez. E ele, levantando-se, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o Senhor chamava o menino. 1 Samuel 3:4-8 6 Acaso não é este o jejum que escolhi? que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo? e que deixes ir livres os oprimidos, e despedaces todo jugo? Isaías 58:6 4 De quem fazeis escárnio? Contra quem escancarais a boca, e deitais para fora a língua? Porventura não sois vós filhos da transgressão, estirpe da falsidade, Isaías 57:4 13 pisca os olhos, faz sinais com os pés, e acena com os dedos; Provérbios 6:13 3 Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniqüidade; os vossos lábios falam a mentira, a vossa língua pronuncia perversidade. 4 Ninguém há que invoque a justiça com retidão, nem há quem pleiteie com verdade; confiam na vaidade, e falam mentiras; concebem o mal, e dão à luz a iniqüidade. Isaías 59:3,4 2 Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobre. Salmos 12:2 8 Portanto assim diz o Senhor Deus: Porque tendes falado vaidade, e visto mentiras, por isso eis que eu sou contra vós, diz o Senhor Deus. Ezequiel 13:8 2 Pois os terafins falam vaidade, e os adivinhos vêem mentira e contam sonhos falsos; em vão procuram consolar; por isso seguem o seu caminho como ovelhas; estão aflitos, porque não há pastor. Zacarias 10:2 6 Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Isaías 55:6 13 transgredimos, e negamos o Senhor, e nos desviamos de seguir após o nosso Deus; falamos a opressão e a rebelião, concebemos e proferimos do coração palavras de falsidade. Isaías 59:13
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 369

A Ciência do Bom Viver, Pág. 257

Olhando para o Alto, Pág. 138

Olhando para o Alto, Pág. 263

E Recebereis Poder, Pág. 311

Jesus Meu Modelo, Pág. 334

Olhando para o Alto, Pág. 49