Comentário Bíblico
Adventista
Que soltes as ligaduras - (cba)
Isaías 58:6
O verdadeiro jejum foi designado para purificar as inclinações e reformar a vida. Mas, entre os judeus, as práticas religiosas tinham se tornado um manto para ocultar a opressão dos fracos, o roubo às viúvas e aos órfãos, e todas as formas de suborno, engano e injustiça (Isaías 1:17,23; Oséias 4:2; Amós 2:6; Amós 3:10; Amós 4:1; Amós 5:11; Amós 8:4-6; Miquéias 6:11,12). O verdadeiro propósito da religião é libertar o ser humano dos fardos do pecado, eliminar a intolerância e a opressão e promover justiça, liberdade e paz. Deus queria que Seus filhos fossem livres, mas os líderes de Israel os estavam convertendo em escravos e mendigos.
- 17 aprendei a fazer o bem; buscai a justiça, acabai com a opressão, fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva. 23 Os teus príncipes são rebeldes, e companheiros de ladrões; cada um deles ama as peitas, e anda atrás de presentes; não fazem justiça ao órfão, e não chega perante eles a causa da viúva. Isaías 1:17,23 2 Só prevalecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar, e o adulterar; há violências e homicídios sobre homicídios. Oséias 4:2 6 Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Israel, sim, por quatro, não retirarei o castigo; porque vendem o justo por dinheiro, e o necessitado por um par de sapatos. Amós 2:6 10 Pois não sabem fazer o que é reto, diz o Senhor, aqueles que entesouram nos seus palácios a violência e a destruição. Amós 3:10 1 Ouvi esta palavra, vós, vacas de Basã, que estais no monte de Samária, que oprimis os pobres, que esmagais os necessitados, que dizeis a vossos maridos: Dai cá, e bebamos. Amós 4:1 11 Portanto, visto que pisais o pobre, e dele exigis tributo de trigo, embora tenhais edificado casas de pedras lavradas, não habitareis nelas; e embora tenhais plantado vinhas desejáveis, não bebereis do seu vinho. Amós 5:11 4 Ouvi isto, vós que pisais os necessitados, e destruís os miseráveis da terra, 5 dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos o grão? e o sábado, para expormos o trigo, diminuindo a medida, e aumentando o preço, e procedendo dolosamente com balanças enganadoras, 6 para comprarmos os pobres por dinheiro, e os necessitados por um par de sapatos, e para vendermos o refugo do trigo? Amós 8:4-6 11 Justificerei ao que tem balanças falsas, e uma bolsa de pesos enganosos? 12 Pois os ricos da cidade estão cheios de violência, e os seus habitantes falam mentiras, e a lingua deles é enganosa na sua boca. Miquéias 6:11,12
Ataduras da servidão - (cba)
Isaías 58:6
Literalmente, "as ataduras do jugo".
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Abre-se uma Vinha Ampla e Extensa
Isaías 58:1-14
A piedade e o avançado conhecimento espiritual e o crescimento de uma igreja são proporcionais ao zelo, piedade e inteligência missionária que nela foram introduzidas e levadas a cabo para serem uma bênção para aqueles que mais precisam de nossa ajuda. Novamente eu exorto você a considerar Isaías 58, que abre uma vasta e extensa vinha para ser trabalhada nas linhas que o Senhor indicou. Quando isso for feito, haverá um aumento das fontes morais e a igreja não mais permanecerá quase estacionária. Haverá bênção e poder acompanhando seu trabalho. Eles venceram o egoísmo que prendeu suas almas, e agora sua luz está sendo dada ao mundo em raios claros e brilhantes de uma fé viva e exemplo piedoso. O Senhor tem Suas promessas para todos os que cumprirem Suas exigências. [ Salmos 41:1-3; Salmos 37:3; Provérbios 3:9,10; Provérbios 11:24,25; Provérbios 19:17; Isaías 58:10,11.]
- 1 Bem-aventurado é aquele que considera o pobre; o Senhor o livrará no dia do mal. 2 O Senhor o guardará, e o conservará em vida; será abençoado na terra; tu, Senhor não o entregarás à vontade dos seus inimigos. 3 O Senhor o sustentará no leito da enfermidade; tu lhe amaciarás a cama na sua doença. Salmos 41:1-3 3 Confia no Senhor e faze o bem; assim habitarás na terra, e te alimentarás em segurança. Salmos 37:3 9 Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda; 10 assim se encherão de fartura os teus celeiros, e trasbordarão de mosto os teus lagares. Provérbios 3:9,10 24 Um dá liberalmente, e se torna mais rico; outro retém mais do que é justo, e se empobrece. 25 A alma generosa prosperará, e o que regar também será regado. Provérbios 11:24,25 17 O que se compadece do pobre empresta ao Senhor, que lhe retribuirá o seu benefício. Provérbios 19:17 10 e se abrires a tua alma ao faminto, e fartares o aflito; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio dia. 11 O Senhor te guiará continuamente, e te fartará até em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca falham. Isaías 58:10,11
A Palavra de Deus está cheia de promessas preciosas, como as acima ( Manuscrito 14a, 1897 ).
Em nosso trabalho encontraremos uma alta profissão de piedade e muita exatidão externa atado com grande maldade interior. As pessoas representadas em Isaías 58 reclamam que o Senhor permite que seus serviços passem despercebidos. Esta queixa é a expressão de corações não subjugados pela graça, rebeldes contra a verdade. Aqueles que recebem a verdade que opera por amor e purifica a alma são leais a Deus, honrando-O pela obediência à Sua lei, que é santa, justa e boa. O espírito do verdadeiro jejum e oração é o espírito que entrega mente, coração e vontade a Deus.
Ministros de Deus têm sido culpados do pecado de desconsiderar um “Assim diz o Senhor”. Eles têm levado os membros de suas igrejas a observar ritos que não têm fundamento na Palavra de Deus, mas estão em oposição direta à Sua lei. Pela perversão e deturpação da Palavra de Deus, eles têm levado o povo a cometer pecado. Deus os recompensará de acordo com suas obras. Assim como fizeram os sacerdotes e príncipes no tempo de Cristo, eles fizeram o povo errar. Cristo diz deles como disse dos líderes judeus: “Em vão me adoram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens” ( Manuscrito 28, 1900 ).
Cristãos não são um bando de enlutados
Isaías 58:5-7
Temos tudo para agradecer. Nunca os cristãos devem se mover como um bando de enlutados em um trem funerário. Deus não exige isso de Seus seguidores. Ele não lhes pede que espalhem pano de saco e cinzas sob eles. “É tão rápido que eu escolhi?” Ele pergunta; “um dia para um homem afligir sua alma? é inclinar a cabeça como o junco e estender pano de saco e cinza debaixo dele? Você chamará isso de jejum e dia aceitável para o Senhor?” Deus nos diz que tipo de jejum Ele escolheu. “Não é este o jejum que escolhi? desatar as ligaduras da impiedade, desfazer os fardos pesados, e libertar os oprimidos, e quebrar todo jugo?” Este é o jejum que Ele deseja que observemos. Nestas palavras, nosso dever é delineado. Deus nos mostra onde devemos colocar nossos tesouros. Ao seguirmos o caminho da abnegação e do sacrifício próprio, ajudando os necessitados e sofredores, acumularemos tesouros diante do trono de Deus ( Manuscrito 31, 1901 ).
Só os sinais exteriores não têm valor
Isaías 58:5-7
Os sinais exteriores de jejum e oração, sem um espírito quebrantado e contrito, não têm valor aos olhos de Deus. A obra interior da graça é necessária. A humilhação da alma é essencial. Deus olha para isso. Ele graciosamente receberá aqueles que humilharem seus corações diante dEle. Ele ouvirá suas petições e curará suas apostasias.
Os ministros e o povo precisam da obra de purificação em suas almas, para que os juízos de Deus sejam desviados deles. Deus está esperando, esperando por humilhação e arrependimento. Ele receberá todos os quese voltarão para Ele de todo o coração ( Manuscrito 33, 1903 ).
Ajude os que sofrem por causa da verdade
Isaías 58:5-7
A causa de Deus abrange todo santo necessitado e sofredor. Não devemos, egoisticamente, destacar alguns parentes e amigos e ajudá-los, deixando nosso trabalho terminar aqui. Todos os necessitados que vierem ao nosso conhecimento devem ser ajudados, mas especialmente aqueles que estão sofrendo por causa da verdade. Se negligenciarmos este trabalho, Deus nos responsabilizará. Não devemos nós, como um povo que pratica a justiça, seguir as condições que Deus estabeleceu e ser praticantes de Sua Palavra ( Manuscrito 145, 1899 )?
Nenhum jugo a ser colocado
Isaías 58:6
O Senhor não deu ao homem a obra de colocar jugos no pescoço de Seu povo, amarrando-os de tal maneira que não sejam livres para olhar para Ele e para serem guiados e guiados por Ele. Não é o desígnio do Senhor que Seu povo se torne receptivo a seus semelhantes, que são eles próprios totalmente dependentes de Deus ( Carta 76, 1902 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Isaías 58:3-12
O jejum é um dia para afligir a alma; se não expressar um verdadeiro pesar pelo pecado, nem fomentar o abandono do pecado, não será um jejum. Estes confessos haviam mostrado tristeza em jejuns estabelecidos e ocasionais, mas abrigavam o orgulho, a cobiça e as paixões malignas. ser generoso e misericordioso é mais aceitável a Deus do que o jejum, que sem tais elementos é vão e hipócrita. Muitos que parecem humildes na casa de Deus são excessivamente rigorosos no ambiente em que vivem e trabalham, e acusam a sua família. Porém ele não justifica o homem se não agir por amor. Contudo, existem pessoas, famílias, vizinhos, igrejas ou nações que mostram arrependimento e pesar pelo pecado, jejuando sinceramente e com motivos justos, arrependendo-se e fazendo boas obras. o pesado jugo do pecado e a opressão devem ser tirados. Como o pecado e a dor secam os ossos e debilitam a mais forte constituição humana, assim os deveres da bondade e a caridade fortalecem e refrescam o corpo e a alma. os que fazem justiça e amam a misericórdia terão consolo ainda neste mundo. As boas obras trarão a bênção de Deus, sempre e quando forem feitas por amor a Ele e ao homem, e o Espírito santo as produzirá na alma.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 278

Nos Lugares Celestiais, Pág. 109

Testemunhos Seletos 1, Pág. 212

Este Dia com Deus, Pág. 233

Olhando para o Alto, Pág. 290

Olhando para o Alto, Pág. 49

E Recebereis Poder, Pág. 81
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 10 Também eu, meus irmãos e meus moços lhes temos emprestado dinheiro e trigo. Deixemos, peço-vos este ganho. 11 Restituí-lhes hoje os seus campos, as suas vinhas, os seus olivais e as suas casas, como também a centésima parte do dinheiro, do trigo, do mosto e do azeite, que deles tendes exigido. 12 Então disseram: Nós lho restituiremos, e nada lhes pediremos; faremos assim como dizes. Então, chamando os sacerdotes, fi-los jurar que fariam conforme prometeram. Neemias 5:10-12 8 A palavra que da parte do Senhor veio a Jeremias, depois que o rei Zedequias fez um pacto com todo o povo que estava em Jerusalém, para lhe fazer proclamação de liberdade, 9 para que cada um libertasse o seu escravo, e cada um a sua escrava, hebreu ou hebréia, de maneira que ninguém se servisse mais dos judeus, seus irmãos, como escravos. 10 E obedeceram todos os príncipes e todo o povo que haviam entrado no pacto de libertarem cada qual o seu escravo, e cada qual a sua escrava, de maneira a não se servirem mais deles, sim, obedeceram e os libertaram. 11 Mas depois se arrependeram, e fizeram voltar os escravos e as escravas que haviam libertado, e tornaram a escravizá-los. Jeremias 34:8-11 2 A vós que aborreceis o bem, e amais o mal, que arrancais a pele de cima deles, e a carne de cima dos seus ossos, 3 os que também comeis a carne do meu povo e lhes arrancais a pele, e lhes esmiuçais os ossos, e os repartis em pedaços como para a panela e como carne dentro do caldeirão. 4 Então clamarão ao Senhor; ele, porém, não lhes responderá, antes esconderá deles a sua face naquele tempo, conforme eles fizeram mal nas suas obras. Miquéias 3:2-4 1 Todos os servos que estão debaixo do jugo considerem seus senhores dignos de toda honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados. 1 Timóteo 6:1 17 aprendei a fazer o bem; buscai a justiça, acabai com a opressão, fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva. Isaías 1:17 9 Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente; Isaías 58:9
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 278

Nos Lugares Celestiais, Pág. 109

Testemunhos Seletos 1, Pág. 212

Este Dia com Deus, Pág. 233

Olhando para o Alto, Pág. 290

Olhando para o Alto, Pág. 49

E Recebereis Poder, Pág. 81