Comentário Bíblico
Adventista
Este o jejum - (cba)
Isaías 58:5
O jejum que faziam não era o indicado por Deus e, portanto, era inaceitável. Eles jejuavam apenas para garantir o favor de Deus e assegurar a aprovação de seus atos maus, como se a abstinência de alimento fosse mais importante para Deus do que se afastar da iniquidade (ver com. de Mateus 6:16).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Abre-se uma Vinha Ampla e Extensa
Isaías 58:1-14
A piedade e o avançado conhecimento espiritual e o crescimento de uma igreja são proporcionais ao zelo, piedade e inteligência missionária que nela foram introduzidas e levadas a cabo para serem uma bênção para aqueles que mais precisam de nossa ajuda. Novamente eu exorto você a considerar Isaías 58, que abre uma vasta e extensa vinha para ser trabalhada nas linhas que o Senhor indicou. Quando isso for feito, haverá um aumento das fontes morais e a igreja não mais permanecerá quase estacionária. Haverá bênção e poder acompanhando seu trabalho. Eles venceram o egoísmo que prendeu suas almas, e agora sua luz está sendo dada ao mundo em raios claros e brilhantes de uma fé viva e exemplo piedoso. O Senhor tem Suas promessas para todos os que cumprirem Suas exigências. [ Salmos 41:1-3; Salmos 37:3; Provérbios 3:9,10; Provérbios 11:24,25; Provérbios 19:17; Isaías 58:10,11.]
- 1 Bem-aventurado é aquele que considera o pobre; o Senhor o livrará no dia do mal. 2 O Senhor o guardará, e o conservará em vida; será abençoado na terra; tu, Senhor não o entregarás à vontade dos seus inimigos. 3 O Senhor o sustentará no leito da enfermidade; tu lhe amaciarás a cama na sua doença. Salmos 41:1-3 3 Confia no Senhor e faze o bem; assim habitarás na terra, e te alimentarás em segurança. Salmos 37:3 9 Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda; 10 assim se encherão de fartura os teus celeiros, e trasbordarão de mosto os teus lagares. Provérbios 3:9,10 24 Um dá liberalmente, e se torna mais rico; outro retém mais do que é justo, e se empobrece. 25 A alma generosa prosperará, e o que regar também será regado. Provérbios 11:24,25 17 O que se compadece do pobre empresta ao Senhor, que lhe retribuirá o seu benefício. Provérbios 19:17 10 e se abrires a tua alma ao faminto, e fartares o aflito; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio dia. 11 O Senhor te guiará continuamente, e te fartará até em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca falham. Isaías 58:10,11
A Palavra de Deus está cheia de promessas preciosas, como as acima ( Manuscrito 14a, 1897 ).
Em nosso trabalho encontraremos uma alta profissão de piedade e muita exatidão externa atado com grande maldade interior. As pessoas representadas em Isaías 58 reclamam que o Senhor permite que seus serviços passem despercebidos. Esta queixa é a expressão de corações não subjugados pela graça, rebeldes contra a verdade. Aqueles que recebem a verdade que opera por amor e purifica a alma são leais a Deus, honrando-O pela obediência à Sua lei, que é santa, justa e boa. O espírito do verdadeiro jejum e oração é o espírito que entrega mente, coração e vontade a Deus.
Ministros de Deus têm sido culpados do pecado de desconsiderar um “Assim diz o Senhor”. Eles têm levado os membros de suas igrejas a observar ritos que não têm fundamento na Palavra de Deus, mas estão em oposição direta à Sua lei. Pela perversão e deturpação da Palavra de Deus, eles têm levado o povo a cometer pecado. Deus os recompensará de acordo com suas obras. Assim como fizeram os sacerdotes e príncipes no tempo de Cristo, eles fizeram o povo errar. Cristo diz deles como disse dos líderes judeus: “Em vão me adoram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens” ( Manuscrito 28, 1900 ).
Uma influência reformatória de Deus necessária
Isaías 58:1-5
As pessoas aqui descritas percebem que não têm o favor de Deus; mas em vez de buscar Seu favor à Sua própria maneira, entram em conflito com Deus. Eles perguntam por que, visto que observam tantas cerimônias, o Senhor não lhes dá reconhecimento especial. Deus responde às suas queixas: “Eis que no dia do vosso jejum encontrareis prazer e realizareis todos os vossos trabalhos. Eis que jejuais para contendas e contendas, e para ferirdes com punho de iniqüidade; não jejueis como hoje, para fazer ouvir a vossa voz no alto”. Esses jejuns são apenas uma demonstração externa, mera pretensão, uma zombaria de humildade. Esses adoradores, enquanto lamentam e lamentam, retêm todos os seus traços de caráter censuráveis. Seus corações não são humilhados, nem purificados da contaminação espiritual. Eles não receberam as suaves chuvas da graça de Deus. Eles são destituídos do Espírito Santo, destituídos da doçura da influência celestial. Eles não manifestam arrependimento, nem fé que opera por amor e purifica a alma. São injustos e egoístas em suas relações, oprimindo sem piedade aqueles que consideram seus inferiores. No entanto, eles acusam Deus de negligência em manifestar Seu poder a eles, e os exaltam acima dos outros por causa de sua justiça. O Senhor lhes envia uma mensagem de reprovação positiva, mostrando por que eles não são visitados por Sua graça ( e exaltá-los acima dos outros por causa de sua justiça. O Senhor lhes envia uma mensagem de reprovação positiva, mostrando por que eles não são visitados por Sua graça ( e exaltá-los acima dos outros por causa de sua justiça. O Senhor lhes envia uma mensagem de reprovação positiva, mostrando por que eles não são visitados por Sua graça (Manuscrito 48, 1900 ).
Cristãos não são um bando de enlutados
Isaías 58:5-7
Temos tudo para agradecer. Nunca os cristãos devem se mover como um bando de enlutados em um trem funerário. Deus não exige isso de Seus seguidores. Ele não lhes pede que espalhem pano de saco e cinzas sob eles. “É tão rápido que eu escolhi?” Ele pergunta; “um dia para um homem afligir sua alma? é inclinar a cabeça como o junco e estender pano de saco e cinza debaixo dele? Você chamará isso de jejum e dia aceitável para o Senhor?” Deus nos diz que tipo de jejum Ele escolheu. “Não é este o jejum que escolhi? desatar as ligaduras da impiedade, desfazer os fardos pesados, e libertar os oprimidos, e quebrar todo jugo?” Este é o jejum que Ele deseja que observemos. Nestas palavras, nosso dever é delineado. Deus nos mostra onde devemos colocar nossos tesouros. Ao seguirmos o caminho da abnegação e do sacrifício próprio, ajudando os necessitados e sofredores, acumularemos tesouros diante do trono de Deus ( Manuscrito 31, 1901 ).
Só os sinais exteriores não têm valor
Isaías 58:5-7
Os sinais exteriores de jejum e oração, sem um espírito quebrantado e contrito, não têm valor aos olhos de Deus. A obra interior da graça é necessária. A humilhação da alma é essencial. Deus olha para isso. Ele graciosamente receberá aqueles que humilharem seus corações diante dEle. Ele ouvirá suas petições e curará suas apostasias.
Os ministros e o povo precisam da obra de purificação em suas almas, para que os juízos de Deus sejam desviados deles. Deus está esperando, esperando por humilhação e arrependimento. Ele receberá todos os quese voltarão para Ele de todo o coração ( Manuscrito 33, 1903 ).
Ajude os que sofrem por causa da verdade
Isaías 58:5-7
A causa de Deus abrange todo santo necessitado e sofredor. Não devemos, egoisticamente, destacar alguns parentes e amigos e ajudá-los, deixando nosso trabalho terminar aqui. Todos os necessitados que vierem ao nosso conhecimento devem ser ajudados, mas especialmente aqueles que estão sofrendo por causa da verdade. Se negligenciarmos este trabalho, Deus nos responsabilizará. Não devemos nós, como um povo que pratica a justiça, seguir as condições que Deus estabeleceu e ser praticantes de Sua Palavra ( Manuscrito 145, 1899 )?
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Isaías 58:3-12
O jejum é um dia para afligir a alma; se não expressar um verdadeiro pesar pelo pecado, nem fomentar o abandono do pecado, não será um jejum. Estes confessos haviam mostrado tristeza em jejuns estabelecidos e ocasionais, mas abrigavam o orgulho, a cobiça e as paixões malignas. ser generoso e misericordioso é mais aceitável a Deus do que o jejum, que sem tais elementos é vão e hipócrita. Muitos que parecem humildes na casa de Deus são excessivamente rigorosos no ambiente em que vivem e trabalham, e acusam a sua família. Porém ele não justifica o homem se não agir por amor. Contudo, existem pessoas, famílias, vizinhos, igrejas ou nações que mostram arrependimento e pesar pelo pecado, jejuando sinceramente e com motivos justos, arrependendo-se e fazendo boas obras. o pesado jugo do pecado e a opressão devem ser tirados. Como o pecado e a dor secam os ossos e debilitam a mais forte constituição humana, assim os deveres da bondade e a caridade fortalecem e refrescam o corpo e a alma. os que fazem justiça e amam a misericórdia terão consolo ainda neste mundo. As boas obras trarão a bênção de Deus, sempre e quando forem feitas por amor a Ele e ao homem, e o Espírito santo as produzirá na alma.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 278

O Lar Adventista, Pág. 167
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 3 Então Jeosafá teve medo, e pôs-se a buscar ao Senhor, e apregoou jejum em todo o Judá. 2 Crônicas 20:3 6 Em seguida Esdras se levantou de diante da casa de Deus, e entrou na câmara de Joanã, filho de Eliasibe; e, chegando lá, não comeu pão, nem bebeu água, porque pranteava por causa da infidelidade dos do cativeiro. Esdras 10:6 1 Ora, no dia vinte e quatro desse mês, se ajuntaram os filhos de Israel em jejum, vestidos de sacos e com terra sobre as cabeças. 2 E os da linhagem de Israel se apartaram de todos os estrangeiros, puseram-se em pé e confessaram os seus pecados e as iniquidades de seus pais. Neemias 9:1,2 3 Em todas as províncias aonde chegava a ordem do rei, e o seu decreto, havia entre os judeus grande pranto, com jejum, e choro, e lamentação; e muitos se deitavam em saco e em cinza. 16 Vai, ajunta todos os judeus que se acham em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; e eu e as minhas moças também assim jejuaremos. Depois irei ter com o rei, ainda que isso não é segundo a lei; e se eu perecer, pereci. Ester 4:3,16 3 Eu, pois, dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza. 4 E orei ao Senhor meu Deus, e confessei, e disse: Ó Senhor, Deus grande e tremendo, que guardas o pacto e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos; 5 pecamos e cometemos iniqüidades, procedemos impiamente, e fomos rebeldes, apartando-nos dos teus preceitos e das tuas ordenanças. 6 Não demos ouvidos aos teus servos, os profetas, que em teu nome falaram aos nossos reis, nossos príncipes, e nossos pais, como também a todo o povo da terra. 7 A ti, ó Senhor, pertence a justiça, porém a nós a confusão de rosto, como hoje se vê; aos homens de Judá, e aos moradores de Jerusalém, e a todo o Israel; aos de perto e aos de longe, em todas as terras para onde os tens lançado por causa das suas transgressões que cometeram contra ti. 8 Ó Senhor, a nós pertence a confusão de rosto, aos nossos reis, aos nossos príncipes, e a nossos pais, porque temos pecado contra ti. 9 Ao Senhor, nosso Deus, pertencem a misericórdia e o perdão; pois nos rebelamos contra ele, 10 e não temos obedecido à voz do Senhor, nosso Deus, para andarmos nas suas leis, que nos deu por intermédio de seus servos, os profetas. 11 Sim, todo o Israel tem transgredido a tua lei, desviando-se, para não obedecer à tua voz; por isso a maldição, o juramento que está escrito na lei de Moisés, servo de Deus, se derramou sobre nós; porque pecamos contra ele. 12 E ele confirmou a sua palavra, que falou contra nós, e contra os nossos juízes que nos julgavam, trazendo sobre nós um grande mal; porquanto debaixo de todo o céu nunca se fez como se tem feito a Jerusalém. 13 Como está escrito na lei de Moisés, todo este mal nos sobreveio; apesar disso, não temos implorado o favor do Senhor nosso Deus, para nos convertermos das nossas iniqüidades, e para alcançarmos discernimento na tua verdade. 14 por isso, o Senhor vigiou sobre o mal, e o trouxe sobre nós; pois justo é o Senhor, nosso Deus, em todas as obras que faz; e nós não temos obedecido à sua voz. 15 Na verdade, ó Senhor, nosso Deus, que tiraste o teu povo da terra do Egito com mão poderosa, e te adquiriste nome como hoje se vê, temos pecado, temos procedido impiamente. 16 e Senhor, segundo todas as tuas justiças, apartem-se a tua ira e o teu furor da tua cidade de Jerusalém, do teu santo monte; porquanto por causa dos nossos pecados, e por causa das iniqüidades de nossos pais, tornou-se Jerusalém e o teu povo um opróbrio para todos os que estão em redor de nós. 17 Agora, pois, ó Deus nosso, ouve a oração do teu servo, e as suas súplicas, e sobre o teu santuário assolado faze resplandecer o teu rosto, por amor do Senhor. 18 Inclina, ó Deus meu, os teus ouvidos, e ouve; abre os teus olhos, e olha para a nossa desolação, e para a cidade que é chamada pelo teu nome; pois não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias. 19 Ó Senhor, ouve; ó Senhor, perdoa; ó Senhor, atende-nos e põe mãos à obra sem tardar, por amor de ti mesmo, ó Deus meu, porque a tua cidade e o teu povo se chamam pelo teu nome. Daniel 9:3-19 5 Fala a todo o povo desta terra, e aos sacerdotes, dizendo: Quando jejuastes, e pranteastes, no quinto e no sétimo mês, durante estes setenta anos, acaso foi mesmo para mim que jejuastes? Zacarias 7:5 3 Por que temos nós jejuado, dizem eles, e tu não atentas para isso? por que temos afligido as nossas almas, e tu não o sabes? Eis que no dia em que jejuais, prosseguis nas vossas empresas, e exigis que se façam todos os vossos trabalhos. Isaías 58:3 29 Também isto vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e não fareis trabalho algum, nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vos; Levítico 16:29 27 Sucedeu, pois, que Acabe, ouvindo estas palavras, rasgou as suas vestes, cobriu de saco a sua carne, e jejuou; e jazia em saco, e andava humildemente. 28 Então veio a palavra do Senhor a Elias, o tisbita, dizendo: 29 Não viste que Acabe se humilha perante mim? Por isso, porquanto se humilha perante mim, não trarei o mal enquanto ele viver, mas nos dias de seu filho trarei o mal sobre a sua casa. 1 Reis 21:27-29 30 Ouvindo o rei as palavras desta mulher, rasgou as suas vestes (ora, ele ia passando pelo muro); e o povo olhou e viu que o rei trazia saco por dentro, sobre a sua carne. 2 Reis 6:30 8 E Jó, tomando um caco para com ele se raspar, sentou-se no meio da cinza. Jó 2:8 5 E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior deles até o menor. 6 A notícia chegou também ao rei de Nínive; e ele se levantou do seu trono e, despindo-se do seu manto e cobrindo-se de saco, sentou-se sobre cinzas. 7 E fez uma proclamação, e a publicou em Nínive, por decreto do rei e dos seus nobres, dizendo: Não provem coisa alguma nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas; não comam, nem bebam água; 8 mas sejam cobertos de saco, tanto os homens como os animais, e clamem fortemente a Deus; e convertam-se, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos. Jonas 3:5-8 8 Assim diz o Senhor: No tempo aceitável te ouvi, e no dia da salvação te ajudei; e te guardarei, e te darei por pacto do povo, para restaurares a terra, e lhe dares em herança as herdades assoladas; Isaías 49:8 2 a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; Isaías 61:2 13 Eu, porém, faço a minha oração a ti, ó Senhor, em tempo aceitável; ouve-me, ó Deus, segundo a grandeza da tua benignidade, segundo a fidelidade da tua salvação. Salmos 69:13 19 e para proclamar o ano aceitável do Senhor. Lucas 4:19 2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2 5 vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo. 1 Pedro 2:5