Comentário Bíblico
Adventista
Aprendei a fazer o bem - (cba)
Isaías 1:17
Os que servem a Deus odiarão o mal e amarão o bem (Amós 5:15). A pessoa passivamente boa, que apenas se refreia de fazer o mal, não é suficientemente cristã. A bondade é um princípio ativo, e o cultivo da retidão é a garantia mais segura contra a iniquidade. Qualquer que tenha sido a inclinação anterior, a pessoa deve não só deixar de fazer o mal, mas apresentar esforços sinceros para fazer o bem. Para atingir esse objetivo, é preciso firmeza de propósito e a ajuda do Céu. Ninguém nasce na vida cristã com perfeição de caráter; deve-se aprender devagar e com dificuldade, a andar nos caminhos de Deus. Com estudo e diligência, paciência e perseverança, determinação e prática, todos podem, com o tempo, adquirir hábitos de vida correta . Toda pessoa correta já passou pelo processo lento e difícil de aprender a fazer o bem, e ninguém aprende de verdade a fazer o bem até que os caminhos santos lhes sejam familiares.
Repreendei ao opressor - (cba)
Isaías 1:17
De preferência, "corrigi a opressão" ou "fazei justiça ao mal". Muitos em Israel eram oprimidos por seus irmãos. Era dever daqueles que amavam a Deus corrigir isso. Os opressores deviam ser refreados, e os oprimidos precisavam de alívio.
Defendei o direito do órfão - (cba)
Isaías 1:17
Aqueles que amam o que é correto defenderão a causa dos órfãos e buscarão que a justiça lhes seja feita.
Pleiteai a causa das viúvas - (cba)
Isaías 1:17
O pobre e o necessitado, o desafortunado e oprimido precisavam desesperadamente de alívio. Os líderes do professo povo de Deus estavam tirando vantagem dessas classes desafortunadas e se enriquecendo às suas custas. Essa situação demandava um ponto final. Amor verdadeiro e simpatia deviam se manifestar nos esforços para corrigir o mal e estabelecer a justiça a todos. Nenhuma religião é digna de seu nome se não luta contra os problemas desta vida e se não anda em harmonia com os princípios do reino dos céus. Uma religião que consiste na observância de cerimônias magnificentes, mas que negligencia as necessidades dos órfãos e das viúvas, é sem sentido (ver com. de Tiago 1:27).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Isaías 1:16-20
Não somente precisamos sentir dor pelo pecado cometido, mas devemos romper com a prática deles. Não podemos ficar ociosos, e sim fazer o bem que o nosso Senhor nos pede. É evidente que os sacrifícios da Lei não podiam expiar sequer um dos delitos superficiais da nação. Porém, bendito seja Deus, há uma Fonte aberta na qual podem ser lavados os pecados de todo tipo e idade. Ainda que os nossos pecados tenham sido como escarlate e carmesim, de tintura dobrada e profunda, primeiro na lã da inclinação à corrupção e, logo depois nos muitos fios da transgressão presente; ainda que muitas vezes não temos naufragado no pecado, por muitos deslizes, de qualquer modo a misericórdia que perdoa lavará a mancha (Salmos 51:7).
Os israelitas deveriam ter toda a felicidade e bem estar desejado. A vida e a morte, o bem e o mal, estão colocados diante de nós. oh, Senhor inclina-nos a todos a viver para a tua glória.
- Veja também

Profetas e Reis, Pág. 315

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 590

Minha Consagração Hoje, Pág. 226
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 23 Os teus príncipes são rebeldes, e companheiros de ladrões; cada um deles ama as peitas, e anda atrás de presentes; não fazem justiça ao órfão, e não chega perante eles a causa da viúva. Isaías 1:23 3 Fazei justiça ao pobre e ao órfão; procedei retamente com o aflito e o desamparado. 4 Livrai o pobre e o necessitado, livrai-os das mãos dos ímpios. Salmos 82:3,4 9 Abre a tua boca; julga retamente, e faze justiça aos pobres e aos necessitados. Provérbios 31:9 3 Assim diz o Senhor: Exercei o juízo e a justiça, e livrai o espoliado da mão do opressor. Não façais nenhum mal ou violencia ao estrangeiro, nem ao orfão, nem a viúva; não derrameis sangue inocente neste lugar. 15 Acaso reinarás tu, porque procuras exceder no uso de cedro? O teu pai não comeu e bebeu, e não exercitou o juízo e a justiça? Por isso lhe sucedeu bem. 16 Julgou a causa do pobre e necessitado; então lhe sucedeu bem. Porventura não é isso conhecer-me? diz o Senhor. Jeremias 22:3,15,16 27 Portanto, ó rei, aceita o meu conselho, e põe fim aos teus pecados, praticando a justiça, e às tuas iniqüidades, usando de misericórdia com os pobres, se, porventura, se prolongar a tua tranqüilidade. Daniel 4:27 8 Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus? Miquéias 6:8 3 Buscai ao Senhor, vós todos os mansos da terra, que tendes posto por obra o seu juizo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura sereis escondidos no dia da ira do Senhor. Sofonias 2:3 9 Assim falou o Senhor dos exércitos: Executai juízo verdadeiro, mostrai bondade e compaixão cada um para com o seu irmao; 10 e não oprimais a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre; e nenhum de vós intente no seu coração o mal contra o seu irmao. Zacarias 7:9,10 16 Eis as coisas que deveis fazer: Falai a verdade cada um com o seu próximo; executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas; Zacarias 8:16 25 O lobo e o cordeiro juntos se apascentarão, o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor. Isaías 65:25